O Vencedor

O Vencedor Frei Betto

Resenhas - O Vencedor

Vinícius 15/05/2009

Bom, para novos leitores
A escrita de Frei Betto não é de todo o mal. O assunto é interessante, a narrativa tem coerência, mas o texto é mal explorado. Na minha opnião, o autor perde boas oportunidades de explorar mais a fundo questões que passam superficialmente pela história, como o preconceito, a AIDS e o tráfico de drogas.

O livro é bom, para uma pessoa que está começando a tomar gosto pela leitura. Para os veteranos de guerra, não o recomendo.
Pam 07/12/2012minha estante
Tinha 11 anos quando li, ganhei de uma professora que sabia que eu adorava ler. Não lembro direito da história, mas lembro que na época me interessei bastante.

ELISABETH 02/02/2013minha estante
Vinícius
também li e gostei deste livro

ELISABETH 13/12/2009

Aproveitei este domingo para ler
Agradeço minha sensibilidade em guardar etse livro para um de meus momentos de seca literária.
Tinha deixado ele para ler quando não tivesse nada em cima da comoda (ela é minha mesinha de cabeceira-vive cheia de livros para eu ler ou reler).
Hoje, depois que cheguei da igreja, aproveitei a solidão de minha doce casa e ataquei o pobre.
Um romance social maravilhoso. Quem dera que todas as pessoas tivessem a clareza que Mário tem ao deixar de lado sua empresa e sonho megalomanico para cuidar de seu filho.
Venceu duas vezes, a perca do filho, que se mostrava imninente e a ganãncia ao deixar de lado as ofertas de dinheiro fácil que aparece ao final.
E sua família venceu muito mais, o preconceito, a separação - tão comum nas famílias que vivem junto, mas separam-se por seus próprios desejos, mesmo morando na mesma casa.
Justo a amizade, o amor e a volta aos valores familiartes, tão fora de moda hoje, recuperam muito mais que um dependente químico, mas a família.
Frei Beto deve ser imortalizado por escrever este livro, que para muitos pode ser mais um sobre o tema, mas que de forma simples, objetiva os verdadeiros valores sociais, apesar de o dinheiro e a politicagem barata fazer parte dos altos comando, que com certeza conhece nome,Rg e endereço dos grandes carteis de dorgas que matam nossos jovens e destroem a família anível nacional e mundial.
Livro válido, com certeza.

Felipe.Ferreira 19/02/2017

O caixote das drogas
O vencedor, ótimo romance juvenil-adulto de Frei Betto, narra o uso abusivo de drogas sobre várias pespectivas . O jovem Pedro, que conhece a cocaína por amigos, se revolta com a família e nega qualquer tipo de tratamento. É a principal característica de quem se apaixona por tóxicos: a de achar que está tudo bem e não precisa de ajuda.Mas ele tem a quem puxar, o pai, Mário, um empresário politicamente correto esconde um passado de estelionato.
Mostra a droga sob a perpectiva dos traficantes, representada por um enigmático senhor Mister Big, compartilhada com a corrupção da Polícia, na figura do Delegado Fonseca.
Frei Betto, quis escrever no romance, todos os seus personagens com defeitos clássicos da esfera humana: esnobes; promíscuos, gananciosos, perversos, gananciosos,impacientes. Tudo isso para não dar a impressão do protagonista ser totalmente santo e o antagonista ser totalmente mau. Por fim, é um livro que deveria ser abordado em sala de aula, pois é uma obra que mexe com a gente, justamente por tratar um tema tão impertinente da sociedade.
INDICO A TODOS, BOA LEITURA.

Elis 23/02/2020

Li esse livro há muito tempo, tinha 13 anos. Foi recomendação da minha professora de história. Que livros senhores! Fala de drogas, desigualde social, muito bom. Recomendo muito a leitura.

Bela 16/08/2021

É um livro que trata de temas reais e importantes, mas de maneira superficial em todos eles. Uma leitura rápida e interessante, mas nada incrível.

Gabriel da Cost 03/03/2014

Um livro realista
Um dos melhores livros que já li, trata sobra a criminalidade do país, um livro que mostra em detalhes e de forma inteligente o mundo do crime brasileiro, suas armas, seus problemas, e.t.c. esse livro leva ao leitor a mergulha em uma história cheia de ação e suspense, a conhecer mais sobre o tal sistema do Brasil, um livro realista muito bom.