À Sombra de Uma Mentira

À Sombra de Uma Mentira Alex Marwood

Resenhas - À Sombra de Uma Mentira

Sabrina.Uliana 10/06/2022

À sombra de MUITAS mentiras.
É. Esse deveria ser o título real desse livro, considerando que 70% dos personagens mentem sobre algum aspecto de sua vida.

Sobre a história, achei... fraca. Acho a temática realmente muito boa (crianças "assassinas"), mas eu sinto que faltou se aprofundar mais nos personagens, considerando que alguns foram só mencionados e sumiram da história.

Enfim. É um livro bom, no máximo.

Ronaldo 01/10/2016

O prólogo foi bem impactante, dando a impressão de que um livro vibrante me aguardava. Mas bastaram algumas páginas pra eu sentir exatamente o contrário. Sabemos que as meninas foram condenadas ao reformatório por estarem envolvidas na morte de outra criança, mas não sabemos como isso aconteceu. O livro então intercala passado e presente, reconstituindo o fatídico dia em que o crime ocorreu e, nos dias atuais, apresenta as protagonistas já adultas. Ambers é a administradora de um parque de diversões, sem filhos e que vive com um namorado atraente. Apesar do início chato, das longas e maçantes cenas do cotidiano, do excesso de personagens e da falta de empatia por cada um deles, criei uma certa expectativa com o momento em que as heroínas se reencontrariam. Acreditei que a partir daí o livro decolaria, mas nada mudou. A história dá voltas e mais voltas sem sair do lugar. As páginas avançavam e eu não conseguia enxergar uma trama, apenas um emaranhado de acontecimentos desconexos. E nem mesmo a série de crimes que permeia o livro, com jovens aparecendo mortas pela cidade me instigaram. Só me animei a continuar lendo por causa de um elemento ou outro que surgia na história e dava alguma emoção, porém eram situações que não davam em nada. Não gosto de fazer resenhas depreciativas, tento sempre encontrar pontos positivos, pois sei que escrever um livro não é tarefa fácil, mas nesse caso, tive de me esforçar muito para encontrar algo bom pra dizer.

Resenha completa no blog:

Karini.Couto 25/10/2016

A Sombra de uma Mentira me chamou bastante atenção pela sua sinopse e principalmente pelos prêmios e indicações que este livro recebeu. A história é narrada em terceira pessoa, intercalando passado e presente onde podemos ter vários flashs do que foi e do que é atualmente a vida das meninas Jade e Bel.

"- Quer saber, Jade? Se quiser, saia sem se cobrir. Estão todos morrendo de vontade de ver você, acredite! Por mim, tanto faz!
Já me viram várias vezes. Nos jornais, nas notícias. É por isso que nos fazem formar fila naquelas fotos de escola todos os anos. Não é para as famílias, mas para se ter uma imagem que possa ser vendida aos jornais. Assim, eles têm alguma coisa para acrescentar um título. "O MUNDO SUPLICA, ENCONTREM O NOSSO ANJO", ou, no meu caso, "A FACE ANGELICAL DO MAL"
PÁGINA 7

A história gira em torno de duas meninas de onze anos que não tinham muito em comum, mas acabaram por ter suas vidas entrelaçadas, onde os poucos momentos convividos acabou na morte de uma terceira criança e ambas sendo condenadas ao crime, tendo que ir para reformatórios, mudar os nomes e nunca mais poderiam se ver novamente. Essas meninas eram Jade e Bel; uma muito humilde e beirando a miséria, enquanto a outra vem de uma família abastada, porém ausente.

"Está definido: não somos mais duas suspeitas, não somos mais duas crianças sob custódia. Somos "As Meninas Que Mataram Chloe". Agora nós somos o próprio Diabo." página 9.

Anos se passaram e elas seguiram cada uma seu rumo. Constituindo família, conseguindo empregos e relações aparentemente saldáveis; mas crimes estão acontecendo no local onde uma delas mora e chegando a aparecer uma jovem morta em um parque onde uma delas trabalha.

Hoje elas são Kirsty e Amber – uma é repórter freelancer, possui uma família com filhos e um marido desempregado, aparentemente possui problemas com álcool e seu marido nada sabe sobre seu passado. Vive uma vida de classe média, com mais pose do que realidade já que a única renda é de Kirsty. Enquanto Amber é administradora de um parque de diversões onde aparece uma jovem morta na casa dos espelhos, o único local que Amber limpa e prefere assim, nenhum dos outros funcionários entra lá depois do expediente, logo é Amber quem encontra o corpo e sua reação é estranha, ela não grita, corre ou chora, ela simplesmente pensa de forma fria e calculista como agir para que pareça que ela está chocada (não que não esteja, mas existe a preocupação por parte dela de uma exposição que ela gostaria muito de evitar), mas ela tenta sem sucesso fingir que não viu o corpo e acaba tendo que lidar com a situação. E é assim que ambas voltam uma para a vida da outra Jade e Bel – Kirsty e Amber. E agora resta entender essa onda de assassinatos e o passado delas que não é algo que fica exatamente claro; como a criança morreu e elas foram acusadas do crime.

A Sombra de uma mentira não traz o suspense que imaginei, com crimes cometidos e assassinatos sinistros; mas sim a psique dos envolvidos, dos supostos assassinos, o que aconteceu com suas mentes, como se sentem, como mantém ou tentam manter uma vida normal, seus traumas, suas neuras e por aí adiante. Não temos uma resposta clara para acontecimentos e sim margem para refletir por nós mesmos. E percebemos claramente que tanto Kirsty, quanto Amber possuem sérios problemas psicológicos por mais que suas vidas tenham seguido em frente, há coisas que ficam entranhadas, gerando diversas inseguranças, medos, problemas de socialização, insegurança em se manter em certas relações pelo simples fato de acharem que precisam dela e que nada melhor poderia acontecer se não aquilo entre tantas outras questões levantadas que em uma única resenha ficaria minúsculo para dissecar tudo que o autor quis nos passar. Além disso nos traz diversos outros personagens que são muito críveis e quase reais, pois possuem problemas e passam por situações que poderia acontecer no dia a dia.

".. Acho que terei que aceitar que algumas pessoas simplesmente nascem más, como dizem. Talvez isso seja possível. Não queria acreditar. Mas, meu Deus... os iguais se atraem, suponho."
página 443

Acredito que A Sombra de uma Mentira seja um livro excelente por não abordar o óbvio que esperava um livro tenso de suspense. Mas sim por trazer a margem diversas reflexões sobre temas bastante interessantes a meu ver. O final? Ah! Eu fiquei chocada e ao mesmo tempo adorei!

Eu recomendo e gostei muito!

Luke 21/10/2022

as pessoas nascem malvadas ?
esse livro é uma grande crítica a esse pensamento.
observamos um erro da infância que persegue as protagonistas até a vida adulta e as influência, positivamente e negativamente em suas ações .
a história ainda trás outris personagens igualmente profundos.
uma história muito bemx desenvolvida e realmente me surpreendi com o final .

San... 19/12/2016

Bem escrito e com personagens complexos. A narrativa intercala o presente e o passado das protagonistas sem deixar o leitor confuso ou perdido. Triste e bastante humano, retrata relacionamentos baseados em omissões, em silêncios onde outras realidades são cuidadosamente guardadas, mas não de todo esquecidas.

Ayata 26/10/2021

Sinceramente, as únicas coisas que posso dizer sobre esse livro, foi que me deixou triste e tensa durante toda a leitura.

Aione 04/10/2016

Repleto de indicações positivas em sua contracapa e vencedor do prêmio Edgar Allan Poe, À Sombra De Uma Mentira é o romance de estreia da escritora Alex Marwood publicado este ano pela Bertrand Brasil. Prometendo muito suspense e mistério, o thriller chamou minha atenção por conta de sua premissa.

Jade e Bel se conheceram aos 11 anos em um dia de verão. As únicas horas passadas juntas culminaram no assassinato de uma garotinha e na consequente separação das duas, encaminhadas para diferentes reformatórios, onde receberam a instrução de jamais voltarem a se comunicar. Anos depois, elas agora são Kirsty e Amber e construíram suas vidas ocultando o passado sombrio compartilhado por elas. Contudo, uma onda de assassinatos será responsável por um novo cruzamento no caminho das duas, colocando em risco tudo o que elas cuidadosamente haviam conseguido esconder.

Em terceira pessoa, a narrativa se alterna de acordo com a perspectiva não só das protagonistas, mas também com a de outros personagens importantes na trama. Ainda, há uma alternância na cronologia do enredo: predominantemente, há um acompanhamento dos fatos presentes; entretanto, alguns capítulos trazem os acontecimentos do fatídico dia em que Jade e Bel se conheceram, de forma que o leitor possa, também, tanto conhecer a situação quanto fazer seus próprios julgamentos sobre ela.

A sinopse e os comentários na contracapa de À Sombra De Uma Mentira criaram em mim a expectativa de um envolvente suspense; assim, em minha mente, aguardei por um thriller policial e muitas investigações. Contudo, o livro se desenvolve de maneira diferente, e confesso ainda não ter conseguido definir como me senti sobre ele e sobre a leitura como um todo.

Há sim uma tensão constante na história, porém seu suspense está mais ligado à expectativa de acontecimentos negativos do que a um mistério a ser descoberto. Inclusive, o que se destaca em À Sombra De Uma Mentira não é uma investigação policial, mas sim o retrato social e psicológico ligado aos assassinatos. Ao invés de dar pistas sobre um enigma que precisa ser resolvido, Alex Marwood apresenta a história de forma que o leitor compreenda a mensagem e elabore por si uma opinião sobre os acontecimentos. Sem sombra de dúvidas, há tanto um quadro sócio-econômico envolvido nos fatos quanto também a questão da violência contra a mulher e o machismo de modo geral, que influenciam diretamente nas vidas das mulheres da trama. Mais do que dar respostas ao leitor, a autora cria ainda mais perguntas.

À Sombra De Uma Mentira não foi envolvente como desejei e se desenvolveu de maneira bastante peculiar – seu grande destaque, em minha visão. Foi uma leitura que apreciei pelas temáticas abordadas e pelas reflexões instigadas, sendo essas reforçadas pelo, no mínimo, cruel desfecho da obra, que intensifica as mensagens transmitidas. Talvez esse seja um daqueles livros que apreciamos mais ao refletir sobre eles do que durante sua leitura em si, sendo mais importante pelo que se depreende dele do que por sua apreciação direta.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2016/10/04/resenha-sombra-de-uma-mentira-alex-marwood/
Sassa 04/10/2016minha estante
ai meo Deuss, eu tava com as expectativas altíssimas! : (

Aione 04/10/2016minha estante
Não deixa de ler! Suas impressões podem ser diferentes da minha! E não é uma má leitura, só foi diferente do esperado!

Renato 10/11/2016minha estante
Fiquei na dúvida, Aione. Assim, eu prefiro muito mais suspenses psicológicos do que policiais e inclusive fiquei até mais interessado em ler este livro depois de saber disso, mas minha dúvida é se ele é eletrizante e com reviravoltas mesmo sendo um suspense policial. Será que vou gostar?

Ju 11/12/2016

Esse livro foi recomendado e muito bem avaliado pelo Stephen King e acho que até consigo ver o porquê dele ter gostado. Dizem que o autor é bastante prolixo em suas obras e esse livro segue esse estilo também. Mas o jeito que o Stephen King escreve, mesmo em suas obras mais extensas funciona para mim, o que não aconteceu nesse livro. Eu chego até a ficar com um sentimento de "hmm, será que vai dar certo esse livro enorme sem se tornar entediante?" no começo da leitura, mas até agora sempre deu certo. Logo me vejo super envolvida com os personagens e a história e querendo mais. Mas em "À Sombra de Uma Mentira", só queria que acabasse mesmo.

Logo no começo da leitura, dá para perceber que o livro não é um thriller que foca somente em um mistério principal. Além dos assassinatos que estão ocorrendo no presente, ocasionalmente também temos flashbacks que vão mostrar aos poucos o que aconteceu no fatídico dia que levou à prisão de Jade e Bel quando as duas tinham apenas 11 anos. Por ser contada mais no presente, a história também mostra bastante da vida das protagonistas, agora vivendo com novas identidades, e de seus conhecidos. E geralmente eu gosto muito de thrillers assim, em que somos capazes de conhecer mais sobre os personagens da trama. Porém, por mais que o livro relatasse diversos acontecimentos na vida delas, não achei que eles serviram muito para as conhecermos melhor.

Há muitos personagens secundários desnecessários, se é que podem ser chamados de secundários, porque são tão desenvolvidos quanto figurantes de novela. Eu não vejo muito sentido em encher a história de personagens rasos que vão ter pouca ou nenhuma relevância a não ser confundir a cabeça de leitores cuja memória, assim como a minha, não é das melhores. Achei os personagens tão genéricos (e muitos estereotipados), que em vários diálogos do livro não conseguia saber direito quem estava falando o que e tinha que ficar relendo para encontrar algum sentido.

Não consegui me conectar com nenhum personagem, nem mesmo as protagonistas. Como eu falei, muitos acontecimentos em que estão envolvidas são apresentados, mas fiquei com a impressão que apesar de saber tanto de suas vidas, não sabia nada ao mesmo tempo. Muitos capítulos eram um tanto quanto repetitivos, principalmente os que abordavam o trabalho de jornalista de Kirsty. Senti que podia muito bem ter pulado vários sem fazer nenhuma diferença para a história como um todo.

Achei que o mistério que está acontecendo no presente, o assassinato de mulheres na cidade que Amber mora, ficou totalmente apagado. E pela sinopse, achava que seria um dos pontos de maior destaque. Por vezes, eu só lembrava dessa parte do livro quando um corpo era encontrado. E quando é feita a revelação do assassino, que para mim não foi nenhuma surpresa, tem uma explicação bem mais ou menos dos motivos e parece que essa parte do livro é simplesmente esquecida. E isso acontece faltando ainda umas 150 páginas para o final.

Apesar de ser categorizado como um thriller, acho que o livro puxa muito mais para o drama. E como não me envolvi com nenhum dos personagens, acabou sendo muito difícil levar a história até o final. Em algumas partes senti empatia por alguns e raiva de outros, mas foram momentos muito pontuais e logo já voltava para a indiferença.

Se tem uma coisa que me incomodou nesse livro foi toda a raiva e o desprezo em relação às personagens femininas. Não sei exatamente qual foi a intenção da autora ao trazer isso para a história, mas chegou em um ponto que já estava me fazendo mal ler tantos "vagabundas", "vadias" e "vacas". Os homens tratavam as mulheres assim e as próprias mulheres se tratavam assim. Não tem nenhuma amizade de verdade entre mulheres e por mais que a Amber faça de tudo por suas colegas, elas ficam o tempo todo jogando em sua cara como queriam sair com seu namorado. Aliás, constantemente as protagonistas e as pessoas que elas conhecem ficam repetindo que elas têm muita sorte por terem encontrado companheiros tão bons e coisas do tipo. Kirsty está o tempo todo se colocando como uma esposa ruim quando algum desentendimento acontece em seu casamento, por mais que ela esteja fazendo tudo que pode para sustentar a casa sozinha enquanto seu marido está desempregado.

E eu não tinha percebido isso tão claramente até ler algumas outras resenhas, mas o tempo todo parece que Kirsty venceu na vida por ter conseguido casar e formar uma família, enquanto Amber, que também tem um emprego e sua casa própria, parece que está em uma posição de menos importância. E isso é reforçado no desfecho do livro. O final não me convenceu muito, assim como a explicação do que aconteceu naquele dia do passado em que suas vidas foram condenadas para sempre.

Eu achei que a premissa do livro era muito boa, mas na minha (humilde) opinião, ela não foi bem executada. Porém, de um lado temos minha opinião, de outro a do Stephen King rs. Então sugiro que quem se interessar pela história, leia para tirar suas próprias conclusões :)

site: http://book-selfie.blogspot.com.br/2016/09/resenha-sombra-de-uma-mentira.html

Moonlight Books 25/12/2016

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

Contraditório.

As protagonistas são duas pessoas perturbadas, com fortes problemas de auto-estima e acreditam que qualquer migalha é suficiente para mantê-las vivas. Eu não afirmo que senti empatia por elas, mas cheguei mesmo a duvidar de sua culpa e se realmente mereciam a punição de toda uma vida de exclusão social e perda de identidade. Embora Bel e Jade não possuam carisma e nem sejam capazes de cativar, ainda assim despertam um misto de sentimentos no leitor e a autora consegue, de maneira inteligente, te fazer aceitar em parte o que fizeram.

Alerto que se você for ler este livro em busca de uma investigação criminal apurada, um thriller de arrepiar no melhor estilo Jo Nesbo ou Tess Gerritsen, vai se decepcionar. Não é este tipo de história que temos, aqui o drama é psicológico. A história tem um suspense que te faz crer em tragédia iminente, infelicidade e dor. O cerne não está no agora e sim no passado, na violência contra crianças, seja ela física, mental ou moral . É sobre varrer para debaixo do tapete aquilo que incomoda e acima de tudo, descobrir se quem é culpado é aquele que usou a ferramenta ou aquele que permitiu que a ferramenta fosse alcançada. Nem sempre o verdadeiro culpado tem sangue nas mãos.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2016/10/resenha-sombra-de-uma-mentira.html

Roberta474 23/05/2024

*A sombra de uma mentira*

Poucas horas depois de se conhecerem, Jade e Bel, ambas com 11 anos, veem-se envolvidas na morte de uma garotinha e tachadas de assassinas. As duas meninas são enviadas a diferentes reformatórios, onde recebem novas identidades e são instruídas a nunca mais entrar em contato uma com a outra. Agora elas são Kirsty, uma respeitável jornalista freelancer de Londres, e Amber, gerente de um parque de diversões no sul da Inglaterra. Quando Amber encontra um corpo em uma das atrações do parque, a mídia fica em polvorosa, e Kirsty, enviada para cobrir os assassinatos, acaba cruzando o caminho de sua velha conhecida. Não demora muito para as duas se darem conta de o quanto sabem uma sobre a outra. Com medo de que seu passado seja descoberto e exposto pelo frenesi da imprensa, Kirsty e Amber lutam para manter o segredo a salvo

No começo foi uma história bem interessante, bastante personagens interessantes e tudo até me surpreendi com alguns, mas a partir que a história foi desenrolando foi se perdendo muito e acabou que no final foi péssimo, além das histórias que foi deixada em aberto, eu não esperava esse final e fiquei bem desapontada. Se mudassem algumas coisas ficaria um ótimo livro.

Adriana1161 04/06/2018

Balde de água fria
Apesar do título da resenha, achei o livro bom.
É um suspense bom, bem escrito, com um viés psicológico bem interessante. O problema que achei, é que o livro vem numa expectativa crescente, e no fim é um pouco frustrante...Poderia ter tido um final bem mais impactante, sei lá!
Boa parte do livro se passa em um parque de diversões, na Inglaterra, e gostei quando uma das protagonistas disse que "andar na montanha russa era castigo, e não diversão!", me identifiquei!
É rápido de ler, boa diversão!

Silvia.Souza 21/06/2018

Gostei...
Eu achei a história muito boa, mas achei que a narrativa as vezes ficou confusa. A transição do relato de passado e presente ficou muito ruim... Não sei se isso já vem do original ou se aconteceu na tradução... Também achei que alguns fatos ou pessoas foram citadas como se soubéssemos do que se tratava, quando na verdade nada sobre isso foi narrado antes... Nesses momentos tive que voltar páginas para ter certeza se eu não havia perdido nada... Mas no geral gostei e prendeu bastante minha atenção... E ao contrário de alguns comentários de leitores, eu gostei do final...

Mariana Eleutério 07/04/2019

Surpresa e deprimida, é como me encontro
O sistema foi o seguinte: A sinopse me cativou, de longe. Havia visto um filme - não muito bem explorado com o plot semelhante há alguns anos. Para pessoas como eu, é o segredo do sucesso. Mas então a avaliação de 3.4... Desanimou um bocado.Talvez tenha sido até bom, pois fui lê-lo sem qualquer expectativa...

Jade e Bel se conheceram por um dia. Foi o bastante para que a vida de duas crianças com 11 anos mudasse completamente: No fim da tarde, eram responsáveis pelo assassinato de Chloé, um bebê de 4 anos. As meninas foram para reformatórios e receberam novas identidades, para sempre cumprindo condicional com a ordem de não se encontrarem... 25 anos depois, uma onda de assassinatos na vizinhança de Bel (agora Amber) traz Jade/Kristin, uma jornalista, para um triste encontro.

Digo triste porque o livro esboça muito bem a importância da narrativa. A crueldade da imprensa e como esta tem o poder de transformar alguém em monstro. São intercalados dentro do mesmo capítulo um pouco da história da morte de Chloé e o cotidiano atual. Isso incomodou muita gente, mas me agradou. A história dos assassinatos foi apenas um plano de fundo para conectar Bel e Jade novamente então sobre isso, não esperem grandes coisas mesmo. Acho que foi o primeiro livro que eu tive certeza sobre o assassino em sua primeira aparição.
Também acho importante frisar o quanto achei interessante a dualidade de sentimentos onde a "parceira" é a última pessoa que querem ver no mundo, mas também a atração e pesar da amizade que nunca tiveram. Achei uma boa jogada, não perfeito, mas bom!

Ket 25/07/2019

Bom, mas eu esperava mais.
Um bom livro, com ótima premissa, mas que se perde um pouco ao longo da narrativa.

Em À sombra de uma mentira temos a história de duas mulheres marcadas por uma tragédia. Quando Jade e Bel tinham 11 anos foram acusadas pelo assassinato da pequena Chloe de 4 anos. Condenadas, caíram no sistema onde cumpriram pena e adquiriram novas identidades (Kirsty e Amber). Agora adultas, ambas seguem com suas vidas tentando manter esse segredo escondido. Detalhe: elas são proibidas pela justiça de terem contato uma com a outra. Mas, uma série de assassinatos na cidade onde Amber trabalha acaba juntando novamente as duas pois Kirsty agora é jornalista freelancer e acaba sendo designada para cobrir os casos.

Achei a premissa muito boa e teria dado uma nota maior se não fosse a quantidade de caminhos narrativos que autora tomou, que a meu ver, não se costuraram de forma satisfatória. Ficou faltante um "algo". Você tem a vida adulta de Amber e Kistry sendo contada, tem também os flashbacks das duas crianças tentando nos fazer entender o que aconteceu de verdade dom a pequena Chloe, tem a trama de assassinato de jovens e tem também a história de um personagem paralelo que não acrescenta muita coisa até o final. O resultado é um livro com ideia boa, mas que se arrasta mais do que deveria e acaba não entregando nenhum plot de forma completa. Fique com a impressão de que se ela tivesse se apegado à umas duas narrativas, o livro seria 5 estrelas. O livro também aborda a questão do julgamento da imprensa e o quanto isso pode ser nocivo para um caso policial, mas isso também ficou meio no ar, sem uma reflexão satisfatória.

Mas o livro é rápido e de certa forma envolvente. Mesmo com os poréns eu li curiosa até o final para saber o que aconteceria com as duas protagonistas e se, de fato, elas eram culpadas pela morte da Chloe. Achei a solução um pouco triste e injusta, mas no caminho de tragédias de Amber e Kisrty imaginei que algo similar aconteceria.

Indico pra quem curte thriller psicológico. Mas não vá com muita expectativa.