The End of Oz

The End of Oz Danielle Paige

Resenhas - The End of Oz

agathahslt 22/06/2021

meu deus!!!
gente oq falar dessa série de livro? INCRÍVEL.
eu vi no tiktok falando sobre o primeiro livro e quando comprei nem pensei que seria uma saga, mas quando eu acabei só queria mais e mais. é foda demais e já se tornou um tesourinho para a minha coleção, muito bom mesmo.
4,5 ??pra saga em geral e ??
Talia 31/01/2024minha estante
Olá, por onde vc leu esse livro?

agathahslt 02/02/2024minha estante
oii, baixei o livro em pdf, mas só tem em inglês

Lara 28/09/2021

Anos depois de ter lido os 3 primeiros livros, finalmente consegui finalizar essa história. Devido ao tempo não conseguia lembrar de alguns detalhes sobre a história mas sabia que o terceiro livro não havia me deixado muito animada e estava com medo de não gostar do final, porém fiquei positivamente surpresa com o final, esperava que terminasse de uma forma e autora foi por um caminho diferente que achei que fez muito sentido na história e me agradou bastante, não poderia querer um final diferente e espero que a autora escreva alguma continuação em algum momento.

J. J Coelho 21/10/2018

Dorothy NÃO deve morrer!
(contém spoilers leves sobre esse volume e os anteriores)

"The End of Oz" é o quarto e último volume da série Dorothy Must Die, a releitura moderna do clássico do L. Frank Baum que retrata uma terra de Oz distópica governada por uma Dorothy Gale ditadora, na qual deve ser morta por Amy Gumm, uma outra garota normal vinda do Kansas, em prol de restabelecer a paz no reino.

Depois de muito tempo após ter lido o terceiro volume, mergulhei de cabeça de volta para o mundo encantador recriado por Danielle Paige. Logo nas primeiras páginas eu já tinha me sentido inserido numa onda gigante de nostalgia, o que me fez perceber o quanto eu sentia falta da lírica da autora depois de um ano sem ler nada dela, uma saudade que eu nem sabia que sentia. Isso me ajudou a ver o quanto o desenvolvimento dos personagens foi feito de um modo mestral nos três volumes anteriores -- um ponto grande para o livro e para quem gosta da série.

Devo dizer que, se você não gostou da série desde o começo, ou foi daqueles que gostaram do primeiro volume e perderam o interesse nos livros seguintes, você não vai gostar desse livro. A autora pareceu deixar bem claro que o quarto e último livro não está aqui para mudar a opinião de ninguém sobre a saga, e sim apenas concluí-la de uma maneira que fizesse sentido. Pois eu arriscaria dizer que o livro 4 consegue se distanciar ainda mais da premissa inicial que a estória propôs no primeiro; "The End of Oz" é o livro com menos cenas de ação, suspense e aventura de toda a série, também é o livro com menos discrições sobre os cenários físicos que serviram de referência para os volumes anteriores. No último livro, Paige optou por projetar a luz do holofote fundamentalmente nos seus personagens principais, seus crescimentos, suas personalidades e ambições, o que não foi ruim (pelo menos não para mim). Mas, devo admitir, eu senti SIM falta de muitos elementos característicos da série nesse volume (ainda mais por ser o último, o que eu acho que deveria pelo menos trazer alguns throwbacks aos primórdios da história em consideração). A começar pelo cenário, achei muito estranho a escolha da autora em optar por fazer o final da série inteiramente fora do mundo de Oz e também fora do Kansas. Esse livro se passa na "Terra de Ev", um mundo distante dos primórdios de Oz, governado pelo Nome King. Então achei muito estranho a escolha da editora no título e sinopse de colocar, o tempo todo, o destino de Oz em jogo sendo que isso estava longe de acontecer nesse volume de fato. Fiquei verdadeiramente chateado, pois, durante três livros, nos fora dado atenção exclusiva à Oz e seus habitantes pra, no último minuto, a autora decidir jogar todo esse conceito pela janela e prender seus personagens e o leitor num mundo fantástico novo que nada tem a ver com o que vinhamos vendo anteriormente por tanto tempo, e ainda querer que nós nos importássemos com as consequências dessa tal terra na qual o leitor nem conhecia.

Outro fator que não me agradou foi o ritmo do livro. Tudo foi muito rápido, corrido e teve alguma coisinha ou outra que acabou mal explicada (coisa que eu já vinha notando no volume anterior, "Yellow Brick War"), a autora parece correr com a própria criação muitas vezes e acaba por não conseguir achar soluções plausíveis em tempo suficiente, acabando por optar em colocar Deus Ex Machinas forçados e inexplicáveis em vários pontos do enredo, deixando o leitor com mais perguntas do que com respostas -- Exemplos: desde quando os Sapatos de Prata têm o poder de voltar no tempo? Se Amy usou os sapatos para ir de Oz ao Kansas e do Kansas a Oz, então por que, do nada, ela resolveu contar pra Medison que não fazia ideia de como voltar pra casa? Qual era o objetivo de Glinda sendo má daquele jeito? Glamora ficou bem? Por que toda hora que uma bruxa morre, ela consegue voltar à vida facilmente no volume seguinte como se nada tivesse acontecido? O que foi de Pete? São essas e várias outras pontas que ficam em aberto ou que são resolvidas por conveniências do tipo "ah, é magia, ninguém entende magia, então ninguém sabe explicar o porquê de ter acontecido isso", coisa que eu acho que poderia ser evitada se o volume tivesse bem mais páginas. Eu queria ter realmente visto a batalha dos habitantes de Oz com Glinda no Palácio de Esmeralda, assim como o cliff-hanger do terceiro livro deu tanta importância, mas a autora simplesmente ignora os conflitos passados e cria novos que só funcionam exclusivamente para o volume final. Danielle Paige parece ter um problema sério em relação ao comprimento e ritmo das suas obras: ou ela as faz grandes demais, deixando o livro extenso, detalhado e enrolado demais além da conta (como no livro 1), ou ela as faz curtas demais, deixando o livro corrido e mal explicado e explorado demais (como no 3). Ela precisa de algum editor ou crítico literário que a ajude em encontrar o equilíbrio nas coisas que ela escreve antes de publicar.

Outra questão que eu desejaria ver mais sobre foi a história de certos personagens, que aliás é a melhor parte. Eu senti cada uma das emoções das caricaturas presentes nesse livro. Ouso dizer que The End of Oz é o livro mais maduro da série nesse quesito. O relacionamento entre Nox e Amy finalmente foi melhor elaborado, e a autora fez questão de pormenorizar o quanto os dois fizeram o outro crescer e como eles se completavam o tempo todo, coisa que não foi bem feita antes. Embora eu ainda ache que eu iria preferir Amy e Nox escritos como melhores amigos e não como um casal adolescente clichê, a autora conseguiu contornar os problemas entre o relacionamento dos dois de maneira realista e efetiva, o que me foi bem impressionante levando em consideração que esse era o último minuto da série. Outra coisa que eu gostei foi a Medison, ela ajudou muito a Amy e à ela mesma a crescer, eu adorei a relação de "frenemy" que as duas criaram até o final. Mas a maior surpresa para mim foi de longe em relação a esses personagens, e sim à Dorothy. Sim, ela mesma. A autora escolheu, nesse volume, colocar a vilã para narrar alguns capítulos, e a técnica funcionou! Eu achei essencial o modo com qual a escritora fez para expor todos os lados da personalidade de Dorothy, vemos os seus lados positivos e negativos, o seu passado e futuro e tudo que a influenciou a ser do jeito que ela foi no presente. Isso engrandeceu a obra mais ainda, e deixou de selecionar os personagens como branco e preto. Devo admitir que eu até mesmo cheguei a gostar da vilã. Eu comecei a me importar com a Dorothy e verdadeiramente desejar que ela não fosse morta em diversos momentos. Isso foi espetacular. Agora eu estou com muita vontade de ler os contos e as prequels da série -- eu tinha dito que não leria por falta de interesse, mas agora, após ter acabado a série com tantas facetas dos personagens secundários ainda não exploradas, estou me remoendo num gostinho de quero mais e tenho certeza de que, mais cedo ou mais tarde, vou adquirir as outras 9 obras para ler.

Gostei muito da maneira em que a história de cada personagem terminou, a da Dorothy principalmente, a solução para ela não poderia ter sido melhor. Porém, ainda desejaria ter visto mais sobre personagens menores, tipo, a mensagem toda desse volume foi sobre perdão, mas a gente não vê nada sobre o final da discussão de Amy sobre Pete e a traição dele (ela não foi capaz de perdoar ele, mas foi capaz de perdoar a Dorothy que fez coisas muito piores e monstruosas?). Os personagens novos nesse livro também serviram muito bem para determinar as escolhas dos principais, como Bupu, Langwidere ou Nome King, outro ponto que eu gostei bastante.

Durante o epílogo, eu estava sorrindo de orelha a orelha. Acreditem ou não, eu me senti genuinamente orgulhoso por Amy no final disso tudo, me senti parte dela e de tudo que ela aprendeu e conquistou. O "fim de Oz" foi essencial para que ela realizasse um novo começo, e eu achei que isso foi traduzido no livro de modo perfeito e, ao mesmo tempo, não-presunçoso. O último capítulo foi feito na medida certa, e eu não mudaria uma palavra sequer dele.

"The End of Oz" não é um livro de batalhas, surpresas ou reviravoltas, e sim de realizações e conclusões. Um contraponto bipolarizante entre a margem dos seus leitores, uma em que eu, felizmente, me encontro na dos que terminaram a leitura satisfeitos, e que se despedem desse mundo a muito contragosto.

FRASES E CITAÇÕES FAVORITAS:

- "Dorothy era exatamente como você, sabia? Cabeça-dura, inteligente e corajosa. Procurando por aventura em qualquer lugar que pudesse encontrar. Nenhum de nós é inteiramente Malvado ou inteiramente Bom. Ou inteiramente mau, nesse caso. Nós somos feitos do que nos constrói." (tradução livre)

- "Eu entendia ela. Eu sabia como era estar presa num lugar horrível sem nenhuma chance de se desprender dele--e eu sabia o quão pior era quando você sabia o quão bonito e alternativo ele poderia ser." (tradução livre)

- "O meu cansaço me dava o impulso extra para a força que eu precisava." (tradução livre)
Jane 18/02/2020minha estante
Terá a versão em Português?

J. J Coelho 14/04/2020minha estante
Então Jane, eu não sei dizer. A Rocco já traduziu os três volumes dessa série, acredito que seja questão de tempo até o último sair, viu?

Gi.Marques 05/07/2020

Acabou ;-;
Eu me lembro o quanto eu me apaixonei pelo primeiro livro quando li ele e com os outros não foi diferente. O final é lindo e a saudades que eu vou sentir desse mundo é grande ?

Wickedceci 28/10/2022

Frustração
Isso é uma resenha da série toda.

Vou começar pelos pontos positivos (que são bem poucos), gostei da habitação de Oz, a escrita é fluida e gostei da Dorothy como vilã, ela funciona bem até certo ponto.

Agora os pontos negativos, eles são bastantes.

A Amy é uma protagonista que eu até gostava no primeiro livro, mas nos próximos livros suas ações me deixaram frustrada demais, eu parava a leitura e ficava pensando ?não é possível que ela fez isso?.

O casal além de forçado é desnecessário também. Esse é o casal mais forçado e sem graça que já li, se retirasse ele não ai fazer muita diferença para mim, até acharia essa série melhor.

Por mais que a escrita seja fluída, esse livro demorou MUITO para acabar, foram 60% do livro com nada de interessante acontecendo.

Eu já tava implorando para esse livro acabar e o final ainda foi ruim. O fim foi muito previsível e nem um pouco satisfatório para mim.

Só li a série inteira porque gosto muito do Mágico de Oz, se não fosse por isso não teria passado do segundo livro.