Felicidade Autêntica

Felicidade Autêntica Martin P. Seligman

Resenhas - Felicidade Autêntica

Silva 03/05/2015

Felicidade autentica.
Felicidade autentica é um daqueles livros que abra novas janelas na nossa mente e que nos faz ver o as coisas de um outro ponto de vista, no decorrer do livro o autor coloca em evidencia que a psicologia não deve focar apenas nas mazelas da alma humana, a psicologia também pode e deve ser usada não só para corrigir um mal estar psicológico mas também para melhorar ainda mais o que já esta bom... Felicidade autentica e o que todos nos devemos procurar e o livro deixa bem claro que isso é possível!

Nathalia Almeida 25/06/2015

Felicidade
O livro e ótimo, a e gostosa e prazerosa. A leitura e extensa, tendo horas que e um pouco monótona, porem a leitura e inspiradora e se faz refletir sobre vários aspectos da vida.

Sobrelivroselongas.com.br 21/10/2020

Felicidade Autêntica
Martin Seligman traz neste livro Felicidade Autêntica a nova visão sobre a Psicologia a partir da concepção da Psicologia Positiva. Podemos definir a Psicologia Positiva como o estudo daquilo que traz felicidade e realização pessoal, onde os indivíduos devem utilizar suas forças e virtudes para alcançá-las. Enquanto a Psicologia tradicional se volta para resolver os problemas, entender e tratar as fraquezas, a Positiva parte do enfoque oposto. O livro apesar de se basear em pesquisas e ter um lado técnico, se mostra uma leitura fácil para pessoas leigas na área. É justamente essa a intenção do autor, apresentar um assunto científico, trazendo alguns testes e referências acadêmicas, mas de forma que qualquer pessoa possa ser introduzida a esse novo tema e conseguir tirar benefícios desta nova forma de encarar a vida. O autor disponibiliza dezenas de testes sobre o perfil comportamental das pessoas, explorando as forças e os hábitos para que o indivíduo consiga alcançar um maior autoconhecimento.

A Psicologia Positiva se faz presente em todos os aspectos da vida, e por isso são abordados no livro questões relativas a satisfação pessoal em relação ao passado; otimismo em relação ao futuro; felicidade no presente; as forças pessoais e virtudes; satisfação pessoal e no trabalho; propósito de vida; criação de filhos. Uma das partes que mais me chamou a atenção foi quando o autor explica que a concepção da psicologia tradicional, de se encarar a vida a partir das fraquezas e tratamento dos problemas, ou seja, elementos negativos de nossas vidas, fazia muito sentido no início da humanidade e no mundo animal. Uma vez que neste caso, graças as emoções negativas que sentimos, como o medo, a raiva, a ansiedade, criamos motivação para agir em prol de nossa sobrevivência. Assim foi dos tempos do homem selvagem até a evolução da civilização. A consequência natural da evolução da civilização é a mudança do tipo de emoção que causa motivação. Nos tempos atuais as emoções positivas são fatores muito mais motivadores do que as negativas. Queremos trabalhar com algo que nos dê prazer, nos relacionar com pessoas que nos acrescentem valor, buscamos realização pessoal ao agir de acordo com nosso propósito de vida. Eis um trecho que exemplifica essa visão:

"Teria a emoção negativa evoluído para nos ajudar nas situações em que todos ganham? Quando estamos em meio a uma competição implacável, quando é “comer ou ser comido”, o medo e a ansiedade são nossos motivadores e nossos guias. Quando lutamos para evitar uma perda ou repelir uma invasão, tristeza e raiva são nossos motivadores e nossos guias. Quando sentimos uma emoção negativa, é sinal de que estamos em uma situação em que, para um ganhar, o outro tem de perder. Essas emoções abrem um repertório de ações que levam a lutar, fugir ou desistir, ativando também um estado de ânimo analítico, que estreita o foco de modo a apontar apenas para o problema. Pode ser, então, que a emoção positiva tenha evoluído para nos motivar e guiar através das situações em que todos ganham? Quando é esse o caso – namorar, caçar juntos, criar filhos, cooperar, plantar, ensinar e aprender -, alegria disposição e contentamento nos motivam e guiam nossas ações. As emoções positivas são parte de um sistema sensorial que nos alerta para a presença de uma situação potencial em que todos ganham. Além disso, abrem um repertório de ações e instalam um estado de espírito que desenvolve e amplia recursos intelectuais e sociais permanentes. As emoções positivas, em resumo, constroem as catedrais da nossa vida. Se tudo isso estiver certo, o futuro da humanidade vai ser ainda melhor do que você prevê, Bob. Se estamos no limiar de uma nova era, em que todos ganham, estamos no limiar de uma era de bons sentimentos – literalmente bons sentimentos."

O livro Felicidade Autêntica é uma leitura indispensável para quem quer se permitir encarar a vida através de um enfoque positivo

site: https://sobrelivroselongas.com.br/felicidade-autentica/

Lilian.Farias 04/03/2018

Início da Psicologia Positiva
Excelente introdução à Psicologia Positiva, com os primeiros insights e estudos de M. Seligman. Faz pensar sobre o porque agimos de certas maneiras, a estruturar pensamento no bem-estar no passado, presente e futuro. Enfim, excelente para todos, mas principalmente para aqueles que pretendem melhorar sua vida através do seu próprio comportamento e atitudes e, quem sabe, aqueles que pretendem auxiliar outros com este rico conhecimento.