Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos Anjos

ana carolina 27/06/2021

definitivamente não é o meu estilo de livro, não gosto muito de narração em terceira pessoa, principalmente quando a linguagem é um pouco mais complicada.
não gostei muito do final, mas a história no geral é boa.

Mateus 05/07/2022

Clara dos Anjos: Retrato da sociedade brasileira.
Clara dos Anjos traz uma análise cirúrgica dos males da sociedade brasileira. Na verdade, a obra de Lima Barreto é fundamental para entender os comportamentos e hábitos de nosso povo, e de nós mesmos.
No livro, a influência do ideal determinista alemão é perceptível. Este defendia que o meio, a natureza, a sociedade determinava o comportamento do indivíduo, o que é completamente descabido, já que o indivíduo não precisava necessariamente seguir um comportamento de massa.
Por mais que o seu nome de título a obra, Clara é mais um estereotipo ou representação de filha, desejo, e consequência do que uma má educação e a corrupção moral do indivíduo são capazes de fazer.
Cassi, um ?homem?, ( mais para moleque), completamente depravado, impulsivo, escravo do desejo, com uma intelectualidade simplória, deflorador de moças pobres, que não é avaliado por suas ações, mas pela sua riqueza, o que, naquela sociedade, isenta responsabilidade de qualquer tipo de comportamento. Este ser conhece Clara, a partir daí, situações periclitantes começam a acontecer.
Joaquim e Engrácia, pais de Clara, nunca se preocuparam em oferecer uma educação decente e efetiva para filha. Segundo o próprio narrador, Engrácia : ? Ela não sabia apontar, comentar exemplos e fatos, que iluminassem a consciência da filha e reforçassem- lhe o caráter, de forma que ela mesma pudesse resistir aos perigos que corria?. Ou seja, eles proibiam, mas não explicavam o por que da proibição, sendo assim, Clara não internalizava o que era bom ou não, perigoso ou seguro... O que tornava Clara propensa a qualquer galanteador ? roubasse? seu coração.
Outro ponto é como a corrupção moral do indivíduo deságua na corrupção da sociedade, e por fim, na corrupção do sistema, e não ao contrário, como diversos pensadores modernos defendem. Se o sistema político de um país é corrupto, é por que em algum grau, a sociedade está sendo corrupta. A decadência social antecede a decadência do sistema.
A leitura tanto deste livro, como das obras de Lima Barreto, é extremamente recomendada, para aqueles que desejam entender melhor a mentalidade e complexidade do comportamento brasileiro.