Histórias de Leves Enganos e Parecenças

Histórias de Leves Enganos e Parecenças Conceição Evaristo

Resenhas - Histórias de leves enganos e parecenças

Luiza Pirajá (-) 07/01/2023

Poesia em prosa
Conceição consegue sempre.surpreender positivamente mesmo quem já conheça a qualidade de seus livros, sua escrita.

O livro é composto em sua maioria em contos curtos, de uma leveza, de uma boniteza singulares.

Lindo, poético, incrível.

Rafaela 24/06/2022

Me perco à Luz de tanto!
Ela me surpreendeu imensamente. Ela é o sonho e a realidade. Eu não esperava tava leveza. Flutua entre beleza e força e potência. Acho que Conceição quebrou tantas coisas dentro de mim e reformou ao mesmo tempo que me perco à luz de tanto. Quase não sei mais o que digo. Este é o efeito do encanto das palavras de Conceição Evaristo!

Cei 07/02/2022

Conceição com certeza é um fenômeno, um feliz acontecimento para a nossa literatura.

Ao ler um livro seu, eu não espero menos do que algo incrível e original, e por conta disso não seria diferente com "Histórias de leves enganos e parecenças", é um livro com 12 contos e 1 novela, que usa e abusa da sua "escrevivência".

De escrita poética, original e sensível, com protagonistas femininas, repleto de espiritualidade, cultura negra e afeto.

Claudia.M 15/12/2020

A possibilidade da história-corpo-palavra
Em doze contos e uma novela, Conceição Evaristo eleva as vozes e as histórias de mulheres, meninas, mães. Eu gosto mesmo é do lirismo e da beleza em cada conto. Mas neste "História de leves enganos e parecenças" podemos testemunhar em "Sebela" a defesa da "escuta de outras falas". Em tempos de discussão sobre o apagamento de vozes negras, de contações e testemunhos populares, ouvir o "contar dos outros" é a prática das escrevivências. Não aceitamos mais o discurso único que se autointitula "universal". Os acontecimentos devem ser registrados levando em conta múltiplas falas, vozes plurais. Inspirador.

Messias 28/12/2022

Conceição Evaristo é completamente fora da curva. Tem uma característica visual nas suas imagens que só pode ser construída a partir de um forte apelo à oralidade, onde a imagem deve ser construída pela palavra. Sabela, além de tudo, é uma obra de arte metalinguística, refletindo sobre a própria questão da narrativa e do ponto de vista.

[k] 12/12/2022

um milhão de formas
Sou suspeita em falar dos escritos de Conceição Evaristo, mas algumas coisas precisam ser ditas sobre Histórias de Leves Enganos e Parecenças. Desde que li tenho usado como referência para muitas coisas que faço, inclusive atividades pedagógicas, e tem me trazido muita felicidade. A escrevivência sensível da Conceição chega aqui em um milhão de formas através dos contos e ficam comigo durante muito tempo. Um dos meus preferidos

NAvea.Silveira 10/02/2024

Mais uma obra indescritível da escritora Conceição Evaristo que encanta e inquieta o coração e as certezas que carregamos.

Gisele 19/11/2021

Mais uma vez a escrita única de Conceição me envolvendo e me fazendo devorar seu conteúdo em pouco tempo

Ellaâ 11/05/2024

HISTÓRIA DE LEVES ENGANOS E PARECENÇAS
O livro "História de leves enganos e parecenças" é uma coletânea composta por diversos contos maravilhosos e um novela.

Os contos em sua maioria ocupando apenas duas folhas, apresentam narrações maravilhosas de natureza emocionante que entregam absolutamente TUDO.

Algo que com toda certeza agrega e muito para minha avaliação positiva a respeito desse livro, é o fato dele ser um livro de fácil compreensão e uma leitura bem rápida a ponto de ser possível o ler em algumas horas.

Concluindo, torna-se importante desejar a todos vocês uma ótima leitura!

Biblioteca Álvaro Guerra 18/02/2020

A amplidão que Conceição Evaristo dá conta é a do dia-a-dia que se faz com os pelos em riste, o arrasto das chinelas, a fome das estradas e a ciência dos quintais e baldios. Ela escreve o cozimento do cotidiano embebido e retesado por forças que não se pode ver mas que suam e ressoam de dentro, forças que se cultuva e que não se esgotam nas folhas do calendário que ruma apenas para um futuro.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592736002