O Jovem Che Guevara

O Jovem Che Guevara Roniwalter Jatobá de Almeida

Resenhas - O Jovem Che Guevara

Bruno.Eyes 11/05/2022

Sou bem imparcial com política, porém tenho minhas considerações sobre o livro.
É uma biografia bem resumida de Ernesto Guevara. Che veio como apelido pois era uma espécie de palavra que ele usava constantemente como uma gíria.
O autor romantizou a história dele de tal modo, que os diálogos beiram ao estranhamento. Diálogos esses que a gente sabe que sequer devem ter existido.
A meu ver, Che era muito inteligente, gostava de ler assuntos diversos e principalmente ligados ao social como um todo.
Se formou em medicina, e de fato outros livros e até pessoas que conviveram com ele na época diziam que ele atendia voluntariamente. No início com o amigo Alberto percorrendo a América do Sul ele não tinha ainda nenhum ideal político pré determinado. Isso veio acontecendo por ver tanta injustiça e tudo mais em locais esquecidos pelo governo. Até esse ponto a gente vê a história dele como algo bom. Mas na tomada para derrubar Fulgêncio do poder juntamente com Fidel Castro, todos aqueles ideais bonitos que ele tinha se perdem. Não foram poucas as pessoas assassinadas nesse período, entre civis inocentes e pessoas da própria guerra.
A meu ver era um ditador e assassino, há pessoas que ele ajudou no percurso? Muitas.
Porém quanto as vítimas (que não foram poucas), esquecidas.
A gente entende que tem o pretexto por estarem em uma guerra mas... Não o considero herói como muitos.
Fora que ao que da a entender, não gostava de banhos, e não tinha apego emocional a ninguém, nem mesmo com a primeira esposa Hilda que nada mais era que parceira política e nos negócios e nada mais.
O autor frisa muito as crises de asma que ele tinha desde pequeno no livro. Chega a ser meio repetitivo, enfim...
Vale a pena a leitura? Vale...
Voltaria a ler? Dificilmente.

osaif 16/10/2023

Razoável
é um livro bem rápido, facilmente dá pra ler em um dia, tem uma linguagem bem coloquial (até demais) e simples.
Como introdução e uma visão geral é um livro bem ok, realmente é muito focado na juventude do Ernesto, é bem curta a parte de sua participação na revolução de cuba, apesar de ser boa e sucinta (por mim o final é a melhor parte do livro).

Infelizmente o livro não é laaaa grandes coisas (na >minha< opiniao), chega a ser cansativo e repetitivo as passagens a respeito das crises de asma, além de informações meio ?? que ficam perdidas e até desnecessárias. E acima de tudo um ponto que me incomodou muito foram os diálogos diretos, que claramente foram inventados, logo deveriam ser escritos indiretamente para não perder o tom biográfico/sério do livro.

Como foi dito, é um livro bem pessoal e focado na juventude do Che, então é um livro bom pros curiosos mas nada além disso. E levando tudo em conta eu não leria novamente. Mas caso voce achar perdido por aí, de graça, de bobeira, vale a pena uma primeira leitura

cah 17/06/2010

Bom, porém muito sucinto.

Lylouu 12/03/2024

Eu não cheguei a desgostar do livro, mas fiquei meio decepcionada com ele.

Ele é interessante puramente pelo fator histórico, o que já ajuda bastante, mas o fato de a escrita ser tão fantasiosa me incomodou bastante.

Não é dizendo que eu não acredito que as coisas aconteceram como foi narrado, mas eu tenho absoluta certeza que pelo menos 30% desses diálogos foi criado pra dar um toque a mais, e não é isso que a gente espera de um livro que conta a história de um revolucionista.

Acho que se não fosse por esse fator eu teria terminado o livro em uma semana, no máximo, considerando que eu só fiquei de saco cheio depois de uns 40% do livro. Talvez eu realmente não sirva pra biografias contadas por terceiros.