A espiã

A espiã Paulo Coelho

Resenhas - A espiã

Silvana137 29/08/2022

O livro é interessante, tem muitas partes e citações que devem ser guardadas.
" A essa altura meu nome já deve ter sido esquecido: mas não é para ser lembrada que escrevo. O que tento é entender a mim mesma"
Uma história que me chamou atenção por ser sobre Mata Hari, uma mulher a frente do seu tempo, que buscou sim se realizar. Que sofreu e muito, em numa sociedade de antigamente mas machista ainda do que a atual . ..teve seus erros, seus pecados mas foi condenada por ser quem era.
Como disse Paulo Coelho não é uma biografia, e sim baseado em fatos reais, suas pesquisas e sua escrita como forma de ficção para juntos formarem esta história.
Gostei indico, mas sei que nem todos irão gostar

Guilherme 27/06/2021

Razoável
Não chega a ser um livro bibliográfico, como o próprio autor diz, mas do meu ponto de vista não chega também a ser uma história contada por Paulo Coelho sobre Mata Hari, mas enfim valeu a leitura.

Marcia 02/10/2016

Pior livro que já li do Paulo Coelho
Sou fã do Paulo Coelho há 10 anos, desde que comecei a me interessar por leitura. Já li praticamente todos os livros dele e posso dizer que esse foi o pior livro que já li do Paulo Coelho. Se você gostou, não me condene, pois é minha mera opinião, mas explico porquê não gostei desse livro:
A primeira coisa que notei é que essa edição da Paralelas possui folhas grossas, acredito que para disfarçar que é um livro com 180 páginas (li-o em apenas 2 horas). Uma leitura muito rápida, mas que com a "grossura" do livro pareciam mais páginas. O que não acho ruim, mas infelizmente 180 páginas foram pouco para contar a história de Mata Hari: achei a narrativa extremamente rasa, fiquei esperando o momento que eu iria me surpreender com alguma cena, mas nada. Esperava muito mais.
Outro ponto que me deixou bastante chateada foi que, apesar de não ser uma biografia, o autor conta a história de uma pessoa que realmente existiu, usando sua criatividade apenas para colocar um ou outro diálogo, como o mesmo explica no final do livro. Conclusão: ele simplesmente contou uma história, não tem nada de novidade.
Não estou querendo dizer mal da pessoa Mata Hari, que aliás pareceu ter tido uma vida interessante, mas que esse livro me deixou com cara de interrogação, pois como disse acima, a história foi contada de forma rasa.
Enfim, já li livros bem melhores dele. Esperava mais de um dos maiores escritores do mundo.
Silvia 09/01/2017minha estante
Tomara que eu goste rsrs

Gil 11/03/2017minha estante
Concordo que este livro é horrível. Perdi tempo e R$ 29,90 (quero reembolso). :(

ClAudia.Rivelli 05/06/2017minha estante
O pior livro do autor na minha opinião foi Veronika Decide Morrer.

Gonçalves 07/11/2017minha estante
Eu nunca li um livro de paulo coelho o que mais me chamou atenção, foi a personagem Mata Hari, já li muito sobre ela, espero não me desimpressionar, Muito bom sua colocação sobre o livro.

Luiza.Andrade 05/02/2018minha estante
Sou fã do Paulo Coelho desde de sempre, já li tudo que ele escreveu e com certeza, esse livro conseguiu superar "o vencedor está só" de pior livro escrito pelo mago. Fiquei muito decepcionada!

Lara.Luize 20/04/2023

Todo mundo flerta com o perigo, desde que o perigo n exista
Gosto muito da escrita de Paulo Coelho, foi uma leitura agradável, porém creio que poderia ter sido abordado muitos pontos que acabaram ficando vagos demais.

O livro conta superficialmente a história de Mata Hari misturando ficção com realidade (deixando claro que o livro não se trata de uma biografia)

Mata Hari era uma mentirosa compulsiva e manipuladora que procurava fugir de uma vida miserável em busca do que ela acreditava ser a felicidade. Ela foi uma mulher que obteve fama através da dança e da arte da sedução e cultivou um círculo vasto de "amigos" importantes, possuía uma necessidade de provar sua importância a todo momento e foi acusada e condenada a morte por ser uma espiã sem nenhuma prova disso.

"Todos nós sabemos que serei morta não por causa desta alegação estúpida de espionagem, mas porque decidi ser quem sempre sonhei, e o preço de um sonho é sempre alto".
Leticia.Camelo 20/04/2023minha estante
Já li esse livro fiquei revoltada com o final mesmo sabendo que era verdade!

Dani de Casa 08/10/2022

A Espiã
Paulo Coelho foi o autor que me despertou o interesse da leitura quando eu tinha uns 12 ou 13 anos (o primeiro livro que li dele foi: Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei, até hoje um dos meus livros favoritos) e me fez ser a leitora que sou hoje.
Tenho quase todos os seus livros publicados (senão todos) e A Espiã estava aqui na minha estante há tempos esperando para ser lido.
Um livro muito triste, baseado numa história real que aconteceu na primeira guerra mundial (creio que nenhuma história que seja contada envolvendo a guerra não seja uma história triste).
O livro conta a história de Mata Hari, uma dançarina de Paris que foi presa e condenada ao fuzilamento.
O livro fala do seu relacionamento com os diversos homens que teve, e como, em sua visão, a manipularam ? ou manipularam a sua imagem de mulher forte ? até conseguirem classificá-la como uma espiã perigosa que poderia prejudicar toda a guerra em benéfico dos alemães. Mas seu único crime foi, segundo Paulo Coelho, ter a coragem de ser uma mulher com opiniões e vontades próprias, e não se dobrar aos valores distorcidos de sua época, que sujeitavam as mulheres às vontades e moldes estipulados pelos homens.
Um livro de poucas páginas que você consegue ler numa sentada, o livro é fluido e rápido de ler por se tratar de cartas que ela escreveu para seu advogado contando sua história e cartas de seu advogado dizendo como se sentia e como eram as informações que chegaram até ele para que ele não conseguisse provar sua inocência.

#PauloCoelho #aespiã #livros #lendolivros #books #book #livrosdanidecasa #resenhasdanidecasa#minhapaixao #editoraparalela

Lana 15/03/2022

Perfeitoooo?
Maravilho, essa mulher era fodaaaa! Tô até pensando em reler. Apesar de ser triste em alguns momentos, vale muito a pena e super recomendo.

Sandellyn.Battista 19/06/2023

Uma mulher cujo maior pecado foi ter uma mente livre em um mundo onde as pessoas se tornam cada vez mais fechadas

Aryane 03/01/2023

Como sempre mostrando como homens são misóginos e acusando uma mulher apenas por ela ter atitudes livres para seu tempo. Mata hari foi livre, a mulher mais desejada da sua época o que acabou custando sua vida. É uma leitura bem tranquila e de fácil entendimento.

Apesar de não ser uma biografia e ter alguns fatos alterados para melhorar o desenvolvimento da história, o livro me instigou a procurar saber mais sobre a história dessa mulher a frente do seu tempo.

"Uma rameira? Sim, mas uma traidora - jamais!"
Beatriz3345 03/01/2023minha estante
Nossa fiquei fascinada! Vou procurar esse livro.

Aryane 03/01/2023minha estante
Procura!! É bem legal

Renata Almeida 04/01/2021

"A suposta espiã."
Mata Hari, antes conhecida por um nome escolhido por seus pais, Margaretha Zelle, e depois obrigada a adotar seu nome de casada, madame MacLeod, sendo finalmente convencida pelos alemães, em troca de miseráveis vinte mil francos, a passar a assinar tudo que escrevia como H21.
Acusada de espionagem pelo governo francês e, apesar de toda sua influência e amigos influentes, teve seus últimos dias, trancada em uma cela, alegando inocência, e que só o tempo pode provar tal condição, seus gritos foram silenciados por uma sociedade que a via como uma mulher dissoluta, frívola e sem escrúpulos, o que tornava seu julgamento mais decisivo sobre o fim de uma mulher que só queria liberdade de escolha.

Tamara127 30/10/2020

Mata Hari
"Sou uma mulher que nasceu na época errada e nada poderá corrigir isso. Não sei se o futuro se lembrará de mim, mas, caso isso ocorra, que jamais me vejam como uma vítima mas sim como alguém que deu passos corajosos e pagou sem medo o que preço que precisava pagar."

Mandark 23/03/2023

Instigante, mas superficial...
O livro é simples e direto em sua narrativa. Por ser uma versão romanceada da história de uma personagem extremamente conhecida e cuja vida é cercada de especulações, é interessante de ser lido. Na minha opinião ele começa bem, com uma narrativa em primeira pessoa. Os primeiros anos de Mata Hari têm uma descrição bacana, mas a medida que a história avança, acho que a narrativa acaba focando em detalhes desnecessários e se torna superficial demais, quando deveria ser mais detalhada. Não é um livro ruim, mas decepciona um pouco. Porém, dentre todas as minhas experiências anteriores com as obras do Paulo Coelho, esta se mostra como uma leve redenção... Demonstrando a capacidade criativa e a qualidade da escrita de um escritor pelo qual tinha grande aversão.

Bruna 05/03/2023

"As flores nos ensinam que nada é permanente; nem a beleza, nem o fato de murcharem, porque darão novas sementes. Lembre-se disso quando sentir alegria, dor ou tristeza. Tudo passa, envelhece, morre e renasce."

Bruno 30/07/2022

Um livro interessante sobre uma personagem histórica. Ele mostra, através da protagonista, muitos obstáculos enfrentados pelas mulheres na época.
Não há nada que justifique ser um livro nota máxima, mas vale a pena a leitura.

Larissa 08/11/2016

Não gostei
Raso. Não é uma biografia, mas também não é romance. O autor se delonga em aspectos irrelevantes tais como: uma lista extramente extensa sobre o que tinha na mala da Mata Hari e, em contrapartida, não se teça um parágrafo completo sobre a filha dela, por exemplo.

Os fatos simplesmente acontecem sem nenhuma explicação e contexto. A sensação que dá é que o livro foi trabalhado em tópicos.

Decepcionante...

Cintia295 17/01/2024

Pelo que estou lembrada foi meu primeiro contato com Paulo Coelho, gostei do livro, mas não amei, a história é rápida de ser lida.
Sei que esse livro não é considerado pelo autor como uma biografia, mas gostei de conhecer a história de Mari.
Acho que por ser um livro "pequeno" ficou parecendo que faltava algo, principalmente no final. Queria saber mais.