Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento

Tim Keller

Resenhas - Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento

Franklin Moreno 30/04/2021

Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento
Não gosto desse mecanismo do Skoob de quando você vai reler um livro e não pode marcar progresso, isso é meio triste. Mas enfim, livro relido.
O livro tem 3 partes, e é extremamente sensacional e um dos melhores que eu já li que trata sobre o sofrimento humano. Eu tinha lido esse livro a alguns anos atrás, mas não fez tanto sentido como fez agora... realmente não podemos entender tudo o que um ser infinito faz, se não íamos enlouquecer, mas o fato de Jesus ter sofrido a punição do inferno em nosso lugar (o cálice da ira e o cumprimento da justiça), faz com que possamos confiar que no final tudo será claro e cristalino.
Na primeira parte, Tim Keller aborda o tema sofrimento e mal de uma perspectiva filosófica. Compara diversas culturas e explica porque o Cristianismo é, no conjunto de culturas, a mais preparada para lidar com o sofrimento e o nosso Secularismo como a pior e mais negacionista de todas.
Na segunda parte, como devemos lidar com as desgraças da vida com a luz no que Cristo fez por nós na cruz e de como ele comprou a nossa salvação para que no final o mal seja só um personagem que quis matar os Cristãos e deu um tiro no próprio coração.
Na terceira parte, como Deus caminha com a gente no sofrimento e como devemos caminhar nos momentos mais tenebrosos sem nos esquecermos que Jesus estará lá, exatamente porque ninguém esteve com Ele. É pelo fato de que Jesus sofreu o sofrimento infinito, que nós temos condições de passar por sofrimentos finitos. Pelo fato de que Ele foi abandonado, que nós nunca seremos. Ele se tornou pecado, recebeu a punição que nós receberíamos no inferno, para que nós fossemos tornados justos e justificados. Foi pelo fato de ter renascido dos mortos, que também quando toda essa desgraça acabar, nós estaremos juntos com ele e toda justiça será feita.
"Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".

nayarafranca 13/12/2023

Meu fiel companheiro de 2023
Há pelo menos cinco anos esse livro estava na minha estante. Eu não me identificava com o seu título, até ser diagnosticada com Câncer. Eu nunca questionei o porquê, aceitei o meu processo, e a verdade é que durante essa caminhada conheci tantas histórias mais difíceis que a minha, tantas pessoas caminhando em meio a dor e ao sofrimento, que constatei ter ficado somente com a parte boa, caminhar com Deus.
Fiz desse livro o meu devocional e aqui aprendi as mais profundas lições. Em maio deste ano - vítima de um câncer - Tim Keller nos deixou. Combateu o bom combate, terminou a corrida, guardou a fé, deixou o seu legado e foi para a Glória.
Pri de Luz 13/12/2023minha estante
Esse livro me abençoou profundamente quando o li. Outros 2 que me impctaram tremendamente foram: Aflição, da Edith Shaeffer, e O enigma de Jó, do Marcelo Aguiar. Quando tiver oportunidade de ler estes dois, são incríveis, tá?

nayarafranca 13/12/2023minha estante
já vou colocar na minha lista pra 2024! Muito obrigada pelas dicas ??

Pri de Luz 13/12/2023minha estante
Você não vai se arrepender de investir neles e ler. São especiais.

juliafinamore 31/08/2020

sensível, amoroso e prático
nesse livro o pastor tim faz uma abordagem, primeiramente, histórica e social a respeito do sofrimento. ele aborda como diferentes visões de mundo encaram essa questão. na segunda parte do livro, ele aborda o sofrimento de forma bíblica, expondo cuidadosamente os diferentes tipos e causas do sofrimento na vida dos heróis da fé e, principalmente, do próprio Deus na pessoa de Jesus Cristo. na terceira e última parte, tim aborda como a Bíblia nos ensina de forma prática a lidar com o sofrimento em nossas vidas. colocando nossas afeições e perspectivas no local correto. o sofrimento deixa de ser um fim em si mesmo e passa a ser muito pequeno se comparado a glória que está por vir. o livro é maravilhoso e me ajudou muito nesse momento da minha vida em que venho sofrendo bastante de crises de ansiedade. uma ótima abordagem num tom pastoral e sensível.
Lafaiete 31/08/2020minha estante
Eu amei ler esse livro. Me ajudou muito quando sofri um derrame e não sou lidar. Foram 10 anos sem entender o que havia ocorrido. Perguntas para Deus. Porque eu aprendi tudo errado sobre o sofrimento. Este livro trouxe luz e clareza.

juliafinamore 31/08/2020minha estante
ah que bom que te ajudou tbm! realmente é um livro que aborda o sofrimento de forma completa e bíblica!!! tbm espero que vc esteja melhor!

Lafaiete 01/09/2020minha estante
Estou bem. Obrigada!

Jonas.Pessoa 19/04/2020

Forte candidato a melhor livro de 2020
Timothy Keller dispensa apresentações. É, de longe, o melhor escritor cristão atualmente. Os insights que esse homem faz, na minha opinião, são de tirar o fôlego. Na obra em questão, o autor irá fazer uma abordagem específica quanto ao tema do sofrimento, dividindo-a em 3 partes. Na primeira, como o próprio Keller adianta ao leitor, será abordado mais o aspecto mais filosófico, histórico e social do sofrimento. De acordo com o autor, para muitos, é o trecho do livro mais abstrato. Contudo, na minha opinião, achei enriquecedora, pois pude compreender as diferentes visões acerca do tema e como muito disso se reflete em muito do que secularismo pensa a respeito do sofrimento.
Na segunda parte, ele segue com uma abordagem mais teológica, dando ênfase em passagens da Bíblia e correlacionando com a vida. Sem dúvidas, é de encher os olhos. Posteriormente, na última parte, veremos a porção mais prática do livro. Uma da melhores passagens da obra é no capítulo intitulado "Chorando". Keller mostra que muito da visão evangélica atual expressa a ideia de "repressão" da tristeza, como se fosse antibíblico, é errada. Pelo contrário, é bíblico chorar; dar vazão ao sentimento; mas sempre com a mente focada na confiança em Deus. Não vou dar spoilers, pois estragaria a experiência de vocês. Adquira essa obra e a deixe falar ao coração.

Lalis17 23/06/2022

Não tenho palavras para descrever o impacto que essa leitura me causou, gente! Eu marquei muitas páginas, a leitura me ensinou, confortou, animou, me fez entender de uma maneira maravilhosa o sacrifício que Deus fez por mim, uma pessoa super falha, o quanto Ele não sofreu ( não sei se Deus sofre) , mais se sim, como não foi terrível pra Ele ver seu único filho morrer em uma cruz, por pessoas como eu, indigna, falha, torta. Obrigada Pai, por atrásves dessa leitura aprender a andar pelo vale da morte. Vcs precisam ler, tenho certeza que vai mudar vcs tbm! ??
Lalis17 23/06/2022minha estante
Concordo, a leitura nos leva a lugares incríveis!

Me chamam de João 05/05/2020

O melhor livro que já li!
Um dos melhores livros cristãos que aborda a questão do sofrimento.

Keller apresenta como as diversas culturas retratam o sofrimento e no fim apresenta como o sofrimento é tratado pelo cristianismo.

Ao mesmo tempo que Keller é bem "técnico" no início do livro, ele é muito pastoral na segunda metade...

Sem falar que ele sempre guia o leitor sobre como o livro pode ser melhor aproveitado de acordo com o momento que o leitor está passando.... Tipo: "Se vc está enfrentando algum sofrimento e está questionando a Deus, vá para a página X"

Felipe.Teixeira 04/08/2020

Teologia da fornalha
Livro fantástico! Tim Keller vai trabalhar um tema complexo e universal: o sofrimento. A obra é dívida em três partes:
- Primeira parte: uma visão mais história do sofrimento e como as diversas visões de mundo abordam esse tema
- Segunda parte: uma perspectiva cristã acerca do sofrimento e do problema do mal, onde encara filosoficamente a partir de uma cosmovisão cristã com total apoio bíblico
- Terceira parte: é onde se encontra as maneiras práticas para se lidar com o sofrimento .
Escrita do Timothy é muito boa de se e o diálogo dele com as outras visões de mundo é bem feito. Mais que recomendado

Line 10/03/2021

? Como você lida com as situações difíceis da vida?

Cada um reage de forma diferente, mas como a sociedade contemporânea trata o assunto?

Será que somos melhores e sabemos lidar com a dor ou nos perdemos no meio do caminho?

O livro me fez refletir sobre o assunto e me levou a um passeio dividido em três partes.

? Primeira parte
Conhecemos e estudamos sobre as culturas do sofrimento e o problema do mal. Como sempre Tim Keller dá aquele 360 em filosofia e religiões para nos fazer questionar e pensar no assunto abordado.

? Segunda parte
Já focamos mais no cristianismo e seus ensinamentos sobre o sofrimento.

? Terceira parte
Dicas práticas de como passarmos pelo sofrimento pela visão cristã.

No final de cada capítulo há a história de vida de alguém que passou por situações difíceis de sofrimento e dor. Não tem como não chorar.

Mais que indicado! ??

e.zays 30/07/2022

Esse livro é incrível.
Meu pensamento sobre o sofrimento mudou bastante.
Geralmente vivemos naquela visão de que se sofremos ou Deus é injusto ou cometemos algum erro. Olhar e enfrentar o sofrimento pelas lentes do Evangelho muda totalmente como nos sentimos durante o processo.

Indico para todos que estão passando por problemas e também para os cristão que querem saber como passar por esses momentos terríveis.

Vanderlete 12/05/2021

Sem palavras!
Esse livro será meu recurso favorito (até agora) para lidar com o sofrimento tanto em minha vida pessoal quanto em aconselhamentos. A partir da imagem do sofrimento como uma formalha ardente, o livro é dividido em três

partes: (1) entendendo a formalha; (2) enfrentando a formalha; e (3) caminhando com Deus na formalha. Grosso modo, a primeira parte é filosófica; a segunda é pessoal; e a terceira é prática. Uma das coisas mais belas desse livro é justamente essa precupação do autor em discorrer sobre as questões de quem não sofre e também sobre as lutas de quem sofre. Abordar o Problema do Mal num livro como esse, por exemplo, é muito importante, mas isso é realmente um pouco abstrato para quem esteja enfrentando uma adversidade. Timothy Keller é um gênio, mas também tem sensibilidade pastoral. Ele até mesmo sugere a quem está em meio à adversidade começar a leitura a partir da segunda parte. Além disso, no final dos primeiros 10 capítulos, ele incluiu uma histórica verídica, escrita por alguém que deparou com o sofrimento e caminhou com Deus através dele. São histórias que tocam nossos corações! Isso deixa tudo muito humano. Na minha experiência pessoal, a seção "Preparando o coração para o sofrimento" (p. 218-222) da segunda parte transformou minha forma de lidar com o sofrimento das pessoas que amo. Ali eu entendi o provérbio 25:20, que diz que "o que entoa canções ao coração aflito é como quem tira a roupa em dia de frio, como vinagre sobre a ferida". Mas isso é bem pouco perto de tudo o que aprendi. Como era de se esperar, Keller usa bastante o livro de Jó, os salmos e os escritos de C. S. Lewis, mas também como é de seu feitio ele recorre a outras trocentas referências cristãs e não cristãs, com destaque para Simone Weil. Uma obra-prima!

Gilmar.Melo 26/04/2017

A didática do sofrimento
Mais um excelente livro do Keller!! Uma verdadeira teologia do sofrimento. Uma obra abrangente, profunda, filosófica, apologética, bíblica e teológica sobre, podemos chamar assim, o maior problema da vida humana que é o sofrimento. Uma obra pra se ler quando estamos bem e principalmente quando estivermos mal, em meio ao sofrimento.

Mais uma obra que atesta a capacidade literária deste autor, que é com certeza um dos principais autores cristãos da atualidade.

Gaabs7 27/12/2020

Um livro que está entre os meus favoritos da vida. É um livro que tira todo conceito de que o cristão só conquista e tem vitoria, ou que nenhum deles pode sofrer, e se riverem passando por luta, é por motivos de pecado. Um excelente livro, recomendo a todos!

Vanessa.Masfely 08/04/2021

" Se você crê em Jesus e descansa em seus braços, o sofrimento estará para o seu caráter assim como o fogo para o ouro."

Livro maravilhoso e dividido de forma muito inteligente.
O autor se preocupa em alcançar as pessoas que querem entender sobre o sofrimento teoricamente e aquelas que estão enfrentando um momento delicado na vida.
São três partes: entendendo a fornalha, enfrentando a fornalha e Caminhando com Deus na fornalha. Elas podem ser lidas individualmente e em qualquer ordem.

Nada melhor do que reafirmar para o nosso coração e nossa mente que Deus está conosco em todo e qualquer momento, inclusive naquele que sentimos sua ausência.

Através da parte mais teórica (entendo a fornalha), Timothy Keller nos leva a entender como o sofrimento era e é visto errôneamente pela sociedade e, o que cristianismo diz sobre o problema do mal. Com exemplos bíblicos, ele mostra como servos do Senhor que suportaram a dor e como Deus legítima nosso sofrimento, compreendo inclusive nossas inquietações. Além disso, ao final de cada capítulo, o livro apresenta histórias reais de pessoas que enfrentaram mementos terríveis!
Nas outras partes, o autor vai deixar um pouco a parte da teoria e falar mais profundamente como o nosso coração trazendo passagens bíblicas que dão conforto. Algumas delas me deixaram surpresa porque nunca tinha pensado de tal forma.

Enfim... Um livro muito bom e muito necessário. O sofrimento é o que mais deixa as pessoas em dúvida à respeito do caráter bondoso e misericordioso de Deus e, entender sobre o assunto é importante para nós, que as vezes questionamos o Senhor, e para auxiliar o outro.

Suellen 14/06/2022

Recomendo
Demorei 1 ano pra finalizar esse livro, ele é dividido em três partes e as duas primeiras são mais densas que a terceira, mas essenciais se você quer entender mais da filosofia e questões sobre o sofrimento. A terceira parte é mais centrado em quem está sofrendo.
Gostei muito dele, mesmo sendo uma leitura densa, agregou demais na minha vida.
O autor aborda que há vários tipos de sofrimento, de motivos, e mesmo que seja o mesmo tipo de sofrimento (perda de marido, por ex) os conselhos não são os mesmos, porque cada sofrimento é único.
Ele mostra sobre como colocar a fé e confiança em Deus é a melhor forma de se manter firme em meio às tempestades da vida.

?Se você deseja e ama qualquer coisa mais do que a Deus, sua vida será sempre um mar agitado. Você estará sempre intranquilo, sem paz nenhuma. Se você ama qualquer coisa mais do que a Deus, estará sempre ansioso quanto a isso.?

Wellyson 02/09/2018

Mente e coração
Esse livro será meu recurso favorito (até agora) para lidar com o sofrimento tanto em minha vida pessoal quanto em aconselhamentos. A partir da imagem do sofrimento como uma fornalha ardente, o livro é dividido em três partes: (1) entendendo a fornalha; (2) enfrentando a fornalha; e (3) caminhando com Deus na fornalha. Grosso modo, a primeira parte é filosófica; a segunda é pessoal; e a terceira é prática. Uma das coisas mais belas desse livro é justamente essa precupação do autor em discorrer sobre as questões de quem não sofre e também sobre as lutas de quem sofre. Abordar o Problema do Mal num livro como esse, por exemplo, é muito importante, mas isso é realmente um pouco abstrato para quem esteja enfrentando uma adversidade. Timothy Keller é um gênio, mas também tem sensibilidade pastoral. Ele até mesmo sugere a quem está em meio à adversidade começar a leitura a partir da segunda parte. Além disso, no final dos primeiros 10 capítulos, ele incluiu uma história verídica, escrita por alguém que se deparou com o sofrimento e caminhou com Deus através dele. São histórias que tocam nossos corações! Isso deixa tudo muito humano. Na minha experiência pessoal, a seção "Preparando o coração para o sofrimento" (p. 218-222) da segunda parte transformou minha forma de lidar com o sofrimento das pessoas que amo. Ali eu entendi o provérbio 25:20, que diz que "o que entoa canções ao coração aflito é como quem tira a roupa em dia de frio, como vinagre sobre a ferida". Mas isso é bem pouco perto de tudo o que aprendi. Como era de se esperar, Keller usa bastante o livro de Jó, os salmos e os escritos de C. S. Lewis, mas também como é de seu feitio ele recorre a outras trocentas referências cristãs e não cristãs, com destaque para Simone Weil. Uma obra-prima!