Depois da Tempestade

Depois da Tempestade Ricardo Amorim

Resenhas - Depois da Tempestade

Paulo Henrique 28/06/2016

Básico de economia sobre a crise financeira do Brasil
Ricardo Amorim não é um escritor, mas sim um palestrante. O livro é uma coletânia de artigos escritos por ele durante os anos de governo Dilma, tanto em revistas quanto no Pulse que é de livre acesso. A proposta do livro é interessante, pois traz o artigo original e reflexões para os dia atuais, demonstrando se ele estava certo ou não. Vejo o livro como uma obra mais comercial, que permita ao autor vender suas palestras e consultorias, afinal se ele acertou tanto com certeza contratá-lo pode ser um diferencial para sua empresa. Independente disso a leitura é muito fácil e explica os motivos do Brasil ter alcançado o fundo do poço (se é que alcançamos) na economia, criando a maior crise financeria desde 1900. Nada é tratado em profundidade, tudo muito superficialmente, o que permite ao leitor que não goste de economia, de entender porque chegamos a essa situação. Para aqueles quem gostam de ler sobre economia o livro trata do óbvio, do ponto de vista de um liberal e tem por base uma receita que funcionou para outros países.
Por fim recomendo a leitura, por ser fácil, mas se deseja algo mais instrutivo esqueça, o principal é levar o leitor a comprar os serviços da consultoria dele.

Rafael 16/07/2016

Depois da tempestade virá algo melhor
Amorim, através de artigos publicados em diversos periódicos faz um apanhado da economia brasileira de 2009 até 2016. E no decorrer dos artigos a eminência da crise econômica dava seus primeiros sinais. Mas Amorim vai além e propõe meios para que o Brasil se recupere da crise.

No livro, Amorim começa no final do mandato de Lula para posterior mandato de Dilma. Com Dilma, vemos ano a ano a retração da economia – e isso ficava cada vez mais preocupante para a população. Já no segundo mandato de Dilma, os erros da gestão, a falta de competência para avaliar o cenário em que se encontrava o país, colocaram em cheque o seu mandato.

Amorim aponta os velhos problemas estruturais do país unidos às ideologias de esquerda – como é o caso do PT. Assim ampliou-se ainda mais a crise – com uma crença num estado intervencionista; num estado que gasta nas costas de ninguém; do não incentivo à livre iniciativa; de não fechar as contas públicas. De modo que é impossível sobreviver a esse modelo de gestão. Assim, é necessário fazer o oposto desse modelo.

No entanto, Amorim acredita numa recuperação frente à crise vivida no país. Ele escreve que o prazo de validade dela esteja no fim, sobretudo, com a mudança do executivo, algo surgirá. Depois de uma crise – surgem mecanismos – novas idéias para superá-la. É sempre um ciclo que precisa terminar, é o processo natural da economia.

E lá vamos nós para mais um processo de transição. E não nos esqueçamos de cada um fazer a sua parte – para coloborar, minimamente, para um país melhor. Não podemos deixar o Brasil apenas nas mãos da classe política, que está cada vez mais desacreditada – precisamos retomar a nossa consciência individual e fazer a nossa parte como cidadãos.

Daniel.Trainoti 24/11/2016

Básico
O livro é bem básico e superficial para quem entende um pouco de economia ou está por dentro do contexto em que nosso país vive. Por todo o markeiting feito por Ricardo, esperava mais da obra. É na verdade um amontoado de artigos por ele publicados ao longo do tempo, interessante do ponto de vista histórico porém sem surpresas.

Bruna.Gaspodini 21/02/2017

Depois da Tempestade
O autor faz uma avaliação da conjuntura econômica e política nacional através de seus artigos, escritos ao longo dos últimos anos. Livro excelente, de leitura fácil, dinâmica e que descreve com muita propriedade os caminhos do nosso país nos últimos anos.

Bruno T. 26/07/2016

Informações importantes
Mesmo discordando da revista Forbes que, segundo uma das orelhas do livro, considera Amorim "o economista mais influente do Brasil", e apesar de, em geral, não gostar de livros que na verdade são coletâneas de artigos já publicados pelo autor, tenho que reconhecer as qualidades da obra em questão. Ricardo Amorim escreve bem, de forma clara e didática, e, mesmo não se aprofundando demais nos temas abordados, consegue transmitir ao leitor leigo em economia conceitos, informações e explicações importantes sobre o descalabro econômico que foi o Governo Dilma, em seu "mandato e meio", de janeiro de 2010 a abril de 2016. Ao republicar seus artigos escritos ao longo dos últimos seis anos e meio, acompanhados de "reflexões" onde avalia suas previsões, o autor consegue compor um panorama importante, necessário para quem quer entender os inúmeros equívocos cometidos por Dilma, Mantega e companhia, por incompetência, má-fé, despreparo, irresponsabilidade e apego ao poder.

Tiago Torres 26/07/2017

Pra quem quer saber detalhes do buraco que o Brasil está!
Eu gostei muito do livro, sou um grande fã do Ricardo Amorim, acho que ele é um dos poucos que sabe o que fala e transmite uma confiança muito grande. Sem falar nos "insights" que a maior parte das pessoas não consegue ver. Ele pega um número daqui, um gráfico dali e sai com uma sacada extraordinária.