By The Time You Read This, I

By The Time You Read This, I'll Be Dead Julie Anne Peters

Resenhas - By The Time You Read This, I'll Be Dead

Nii. 10/01/2012

O livro é um relato em primeira pessoa da Daelyn, uma garota que sofreu desde pequena com as conseqüências do que para alguns não passa de brincadeirinha de criança, mas que tem se mostrado um assunto sério e cada vez mais discutido, o Bullying.

Daelyn mudou-se de escola em escola na tentativa de recomeçar e finalmente se socializar com as outras crianças sem passar pela decepção que sempre encontrava, de ser diminuída e desprezada pela aparência, por ser gorda. Cada nova oportunidade, infelizmente, sempre se mostrava frustrada. O isolamento foi se mostrando cada vez mais constante e permanente. Uma piada na sala de aula, xingamentos no corredor, uma pegadinha de mau gosto... Aos poucos os episódios foram tornando a vida de Daelyn consigo mesma quase insuportável.

Sem amor próprio e sem confiança em si, Daelyn tentou suicídio algumas vezes. O livro é narrado por Daelyn com quinze anos de idade e com uma certeza: a de que aquela será finalmente a sua libertação de uma vida que ela não agüenta mais viver. Ela acessa um site onde fará um acordo para por fim a sua vida. Durante 24 dias Daelyn conta os minutos para o dia da determinação chegar e enquanto isso, relata sobre o bullying que tem sido constante em sua vida. Essa narrativa é intercalada com a convivência de Daelyn com os pais e em seu atual colégio.

Com uma vida totalmente regulada pelos pais depois de todas as tentativas de suicídio, Daelyn vai de casa para a escola e vice-versa sempre acompanhada por eles. E é no intervalo em esperar por eles na frente da escola que Daelyn conhece Santana ou melhor, Santana conhece Daelyn. E mesmo diante da resistência de Daelyn Santana não desiste de conhecê-la e tentar entendê-la. Mas será que Daelyn ainda é capaz de sentir algo? Será que ela voltaria atrás com a idéia de tirar a própria vida? Será que ela ainda é capaz de confiar em alguém depois de tudo o que viveu?

Sei que essa sinopse ficou meio filosófica, mas é bem difícil falar sobre esse livro. A dificuldade já começar ao encarar esse título, que em uma tradução livre seria Quando você ler isso eu estarei morta. Quer dizer... Você está lendo um livro póstumo? Então imaginem minha situação ao me deparar com ele, mas não posso negar que o título é no mínimo curioso... Fora isso tem todas as fortes situações que a Daelyn viveu e que reconta no livro. Além da contagem regressiva em que os capítulos são divididos nada feliz até o dia do suicídio.

Por isso o livro é DOLORIDO, acho que essa é a palavra. Eu sofria junto com a Daelyn! Lógico que esse é o sentimento que mais se destaca, mas o livro não é só isso. No personagem Santana a gente consegue encontra um bom humor e também quem ler vai entender- um exemplo de superação. Ainda com relação aos personagens, aparecem a mãe e o pai da Daelyn com seus acertos e erros normal e a Emily, em quem Daelyn acaba vendo uma pessoa que ela conhece muito bem ela mesma no passado, que vai protagonizar o momento em que eu chorei total no livro. Sim, sou emotiva a lot. Já falei que a Daelyn não fala desde a última tentativa de suicídio onde que ela machucou e feio as cordas vocais? Pois é, tenso. O livro é um tapa na cara e de uma maneira intensa vai mostrar ainda mais a importância de falar e combater o Bullying.

MAIS do que recomendado. Cinco estrelas marcantes para mim. Legal ressaltar também é que no fim do livro a autora disponibiliza informações sobre o assunto além de um questionário de discussão e que talvez alguns fiquem desapontados com o final que não é o mais dos mais claros. Entretanto eu gostei e acredito que foi um final esperançoso. Também né, depois de tudo.

Gêmeas 01/08/2010

Resenha aqui: http://gemeasthings.blogspot.com/2010/08/resenha-by-time-you-read-this-ill-be.html