A Serpente e o Arco-Íris

A Serpente e o Arco-Íris Wade Davis

Resenhas - A Serpente e o Arco-Íris

nunohds 27/12/2023

UMA HISTÓRIA DE REVOLTA, MAGIA E FÉ!
O Haiti sem sombra de duvidas é a maior prova de resistência e revolta da história da humanidade, uma construção social baseada em tristeza, crueldade e fé. Entender como o país foi criado é compreender o quão perverso o colonialismo europeu foi pra o planeta terra. Uma obra prima que relata as consequências da maldade humana e como o racismo destrói vidas até hoje. Esse livro mexeu comigo e me fez compreender na força que a fé humana tem perante a vida, a forma como uma sociedade é moldada através da crença e a influência que este misticismo pode controlar um país. O Haiti é um lugar magico onde parece que o impossível só acontece neste lugar, onde pessoas mortas voltam a viver controladas mentalmente pelo domínio secular de uma religião ancestral que a propósito deu forças para um bando de escravos buscarem o direito de liberdade. A fé é o principal ingrediente da poção zumbi ou talvez o medo imposto por essa construção social que domina a mente das pessoas a acreditarem que suas almas não a pertencem. Da mesma forma que vos deu forças para perceberem que em sua maioria poderiam tomar o território que aos escravos pertenciam. Essas questões me fizeram se perguntar se essa lavagem cerebral é, talvez o responsável pela "desgraça" do povo haitiano mas foi essa fé que os libertou, um jogo de troca talvez? A verdade é que nenhuma nação consegue prosperidade sobre o colonialismo sujo e perverso que até hoje os assola. É a fé que da força ao veneno e ao antídoto. A prova disso é se perguntar como um povo escravo há mais de 500 anos sem nenhuma tecnologia ou conhecimento cientifico entende os poderes da natureza e sabe o que cada ingrediente da natural é capaz de fazer? O que leva um escravo há séculos atrás entender que o composto químico extraído de um peixe é capaz de rebaixar os sinais metabólicos de um ser humano e através disso controla-lo? Provavelmente pela força dos loás. Um dos livros mais incríveis que já li, uma aula de fé, história e magia que só reforçou o meu amor ao tão sofrido povo caribenho!

Dudu Asnarium 31/03/2023

A obra recheada de paginas ricas de conteudo e conhecimento filosofico sobre voodoo. O autor se debruça sobre duas esferas espirituais de base do voodoo que são damballah e aiyda wedo e a simbologia da serpente como movimento de vida e do arco iris como renovação e alegria espirito-social. É elencado assuntos de magia negra e o imaginario voodoo e sua aplicaçãode tratamento.

Jean Thallis 10/10/2012

INCRIVEL
Bem, até onde li, fantástico, puta merda, quase chorei quando vi para vender num SEBO da minha cidade.... *-* Superou as espectativas (Já havia assitido ao filme)
Bruna 19/06/2014minha estante
Eu não acho pra comprar de jeito nenhum! Você deveria me vender! hahahhaa

mateusferreirajf 23/03/2015minha estante
Não não. Vende pra mim

Jean Thallis 24/07/2015minha estante
Muito top este livro, não sei por que nenhuma editora no Brasil resolveu lança-lo, ainda mais com a moda zumbi que tem hoje em dia, desejo sorte para vcs encontrarem este livro em PT.

mateusferreirajf 15/11/2015minha estante
Consegui ele através de uma troca aqui no Skoob. Chegou para mim sexta-feira, que por acaso foi 13. Uhuuuuuulllll

Raquel Holmes 29/11/2015minha estante
Só acho que poderíamos mandar uma mensagem para a Editora Zahar pedindo para editar novamente. Também quero!

Jean Thallis 06/01/2016minha estante
Ai sim MAtheus! Já leu ele, como foi?

Vivi Coutinho 14/10/2020minha estante
Gente, achei num sebo em São Paulo, mas está R$170,00. Eita, muito caro.... Vale a pena?

Danilo 22/03/2021minha estante
Obrigado por avisar que tem um filme sobre o mesmo... Vou correndo assistir - e ler o livro tbm, claro!

Germano 14/08/2022

Indescritivelmente bom!
Nos conta de um etnobotânico que vai pesquisar sobre a zumbificação. Relatos incríveis sobre a cultura e a ciência da coisa toda; um relato etnográfico magistral!