Moral, Imoral, Amoral

Moral, Imoral, Amoral Osho

Resenhas -

Thamires.Viel 05/06/2021

De inicio é preciso destacar que a opinião que vou discorrer aqui baseiam-se apenas na leitura, descartando meu posicionamento à respeito do autor. Para quem se interessa em conhecer melhor as práticas e as acusações que Osho recebeu, assista Wild Wild Courntry, documentário que retrata a seita comandada pelo guru.

Dito isso, segue minha opinião sincera.

Osho é um grande comunicador, todas as suas ideias e posicionamentos são muito bem colocados em cada linha deste livro. Em alguns momentos beira a inocências, em outros, o impossível.

De maneira geral, é um livro reflexivo à cerca de nossa postura diante o mundo, as pessoas e a sociedade. Em vários momentos consegui associar as palavras à situações cotidianas e percebi que poderia ter reagido de maneira distinta, amenizando a minha dor e de outros.

Para quem procura enxergar a vida além da religião e com mais espiritualidade é um bom começo, trata-se de um pequeno guia que auxiliar na reprogramação de velhos hábitos, de velhos padrões.

pâm 03/10/2019

O verdadeiro significado de um livro
Deixei correr alguns dias para escrever isto, e me surpreendi como situações simples desencadearam frases e sensações que tive enquanto lia este livro. Em como diversos momentos, no meio da minha rotina, algo me levava a perder alguns minutos refletindo em como somos manipulados facilmente. Já havia lido frases perdidas por aí, mas vai muito além de um post em rede social, Osho é de uma inteligência admirável. A forma como ele encara a vida me encantou a cada página.
Acredito que um livro cumpre seu papel quando ele muda algo dentro de nós. Seja nossa maneira de pensar, a forma como avaliamos os problemas, o que pensamos do amor. Mas ele muda algo em nós. Acende algo. E foi isso que aconteceu...
Só gratidão. De verdade. Isso aqui é aprendizado puro.
E explica MUITO sobre a realidade em que vivemos.

Kaire 12/02/2019

(...)
"E você quer saber, no caso de alguém perguntar a você sobre a minha posição filosófica... Não vai ser assim tão fácil, porque eu vejo o homem como um ser multidimensional. Você será capaz de declarar isso apoiado em um único pé, não haverá necessidade de sentenças, mas terá que declarar dez não mandamentos.
O primeiro: Liberdade.
O segundo: Singularidade da individualidade. O terceiro: Amor.
O quarto: Meditação.
O quinto: Não seriedade.
O sexto: Jovialidade.
O sétimo: Criatividade.
O oitavo: Sensibilidade.
O nono: Gratidão.
O décimo: Uma percepção do misterioso.
Esses dez não mandamentos constituem minha atitude básica em relação à realidade e em relação à libertação do homem de todos os tipos de escravidão espiritual."

Me senti muito bem ao ler. Mesmo não encarando suas ideias como regras, penso que muitos são tentados a seguir, e não julgaria, afinal, faça sua consciência de guia e assim viverá bem. Leitura super recomendada.

Ricardo533 02/05/2024

Na moral
Mais discursos de Osho no mesmo tom que ele sempre fala. Muitas opiniões eu acho até que já li em outros livros mas eu gosto mesmo são das historias que ele usa para ilustrar, sempre fico na duvida se são verdades ou não.