A Geografia de Nós Dois

A Geografia de Nós Dois Jennifer E. Smith

Resenhas - A Geografia de Nós Dois

Queria Estar Lendo 23/06/2016

Resenha: A Geografia de Nós Dois
Sabe aquele livro amorzinho, com uma sinopse simples e despretensiosa? Uma história de amor inusitada, sobre dois corações jovens que encontram esse sentimento no momento mais surpreendente? A Geografia de Nós Dois mostra que, independente de onde esteja, seu coração pode querer estar em outro lugar.

Owen e Lucy não esperavam por um blecaute em plena Nova York. Não um blecaute que fosse apagar a cidade inteira; mas aconteceu, e eles ficaram presos no elevador. Aquela é uma noite abafada e simples, e ela muda suas vidas completamente. De um encontro pouco usual para uma madrugada regada a conversas no terraço, os dois jovens se tornam amigos sem saber muito da vida um do outro. Quando é anunciado a eles que Lucy está para se mudar para a Escócia e Owen vai viajar com o pai pelos Estados Unidos, eis que bate aquela dúvida: eles vão voltar a se ver algum dia? Talvez. Mas, até lá, podem mostrar um pouco do mundo um para o outro através de cartões-postais.

"Porque é isso que acontece quando se está com alguém assim: o mundo se encolhe e toma a proporção correta. Moldando-se para comportar apenas as duas pessoas, e nada mais."

Jennifer E. Smith tem uma escrita leve, doce e incrivelmente chamativa por esses dois motivos. A história é bastante comum; uma garota e um garoto que se conhecem por acaso e acabam gostando um do outro. Com interferências geográficas, eles tentam fazer esse sentimento continuar vivo - ainda que ambos não saibam exatamente que sentimento é esse.

Owen e Lucy são umas gracinhas. Sonhadores, amedrontados pela vida e pelos caminhos inesperados que residem nela. A partir do momento em que os dois deixam Nova York para trás, toda uma história de superação e encorajamento guia suas tramas paralelas.

"E a geografia da situação - a geografia dos dois - estava completa e irremediavelmente errada."

De um lado, Lucy e sua solidão amigável. Ela nunca se importou em ficar sozinha. Os pais viajam muito, os irmãos estão na faculdade, e para Lucy está tudo bem assim. Ela ama a família, ama sua cidade e ama seus sonhos mais inalcançáveis. Quando NY se torna um borrão no seu passado, Lucy é forçada a conviver com realidades muito diferentes da sua, e obriga-se a deixar a zona de conforto de lado para, de fato, viver. Ela tem muito a descobrir pelo mundo, e eu adorei a maneira singela com que a Jennifer desenvolveu a bravura da Lucy. Ela ainda é uma menina tímida, mas disposta a conquistar as novidades que coisas desconhecidas têm a oferecer. Afinal de contas, Owen é tão desconhecido quanto as cidades que ela nunca visitou, e nem por isso Lucy tem medo de pensar nele.

Owen, por outro lado, passou por uma perda drástica em sua vida, e está tentando redescobrir como seguir em frente com a assombração dela. Seu pai é seu maior companheiro e melhor amigo, e a relação entre os dois é meiga e forte e cresce de acordo com o desenvolvimento da trama, com suas viagens pelos EUA em busca de um novo lar. Sem a mãe, Owen não sabe se pode encontrar uma nova casa, mas está disposto a tentar.

"Eram como dois asteroides que tinham colidido, ela e Owen, soltando faíscas breves antes de ricochetear cada um para um lado outra vez, um pouco lascados, um pouco machucados e marcados, talvez, mas ainda com quilômetros e quilômetros a percorrer."

O incrível deste livro é como o romance é importante, mas está em segundo pano. A história é muito sobre o crescimento dos protagonistas e da relação que eles têm com as pessoas mais próximas deles - no caso do Owen, o pai, e da Lucy, sua família. Isso influencia a trama e deixa tudo mais rico e emocionante, assim como as trocas singelas de cartões postais que acontecem entre os dois. Com um oceano entre eles, Owen e Lucy fazem o possível para manter um ao outro atualizado sobre suas aventuras, sempre "desejando que o outro estivesse ali". É lindo, é fofo e não promete muito, mas entrega o bastante.

"Também era verdade que algumas coisas permanecem como são, e aquela era um exemplo: nove meses antes, ele conheceu uma garota em um elevador, e ela permaneceu em seus pensamentos desde então."

A Geografia de Nós Dois se desenvolve lindamente. Desde o elevador enguiçado até os encontros inesperados que eles conseguem orquestrar no desenrolar da história. Owen e Lucy são dois jovens aprendendo sobre o amor e sobre o mundo, e sobre como a geografia de todo um planeta pode ajudar dois corações a se encontrarem de novo.
'duarda 23/06/2016minha estante
Quero!

isabelanoivo 25/06/2016minha estante
foi o melhor da autora até agora na sua opinião ou só leu esse?

Queria Estar Lendo 25/06/2016minha estante
Foi o primeiro que eu li da Jenn, mas tô louca pra conferir A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista. Falam que é o melhor dela!

Andréa 10/07/2016minha estante
A probabilidade é lindo! Super recomendo!

Ana Claudia Car 10/01/2017minha estante
Todo o meu amor por esse livro.

Lauraa Machado 20/08/2020

Tão fofo que me surpreendeu!
Eu não esperava grande coisa desse livro. Só queria algo rápido, leve e contemporâneo. Fui surpreendida com um livro super bem escrito, muito fofo e viciante! Tinha comprado de um desapego, sem grandes planos de ler, agora estou louca por outros da autora! Posso resumir minha resenha em uma frase, basicamente: é uma história fofa que recomendo para quem busca um romance estilo comédia romântica.

O ponto alto do livro foi a escrita. Eu realmente não esperava muito, mas a autora sabe criar frases simples e lindas mesmo assim. Sabe narrar de um jeito interessante e consegue passar bastante da personalidade e dos sentimentos dos personagens em poucas palavras. Fiquei impressionada! Eles não são pessoas excepcionais ou qualquer coisa assim, mas comuns de seu próprio jeito, e encaixaram tão bem!

A história deles é bem fofa, mesmo que às vezes eu tenha me incomodado só um pouquinho com o ritmo, com como as coisas aconteciam bem devagar em umas partes e depois muito rápido em outras. Depois, percebi que era o estilo do livro, que fazia sentido, e comecei a gostar mais. Outro ponto alto é toda a geografia dele, que não podia mesmo faltar! Adorei como as partes são separadas, a terceira (Everywhere) é a minha favorita. E isso só consegueria fazer sentido para quem já leu e soubesse como elas são.

Esse livro é ideal para quem quer uma história leve e fofa, apaixonante e divertida; para quem busca um respiro em um mundo tão difícil. Super recomendo e preciso ir atrás de outros da autora! Definitivamente é bom demais para essas capas que ele ganhou (tanto na versão americana, quanto na brasileira).

Érica | @aquelacomlivros 19/08/2016

Dane-se, contém SPOILER! Tô chateada...Me deixa!
Vamos lá, primeiro quero dizer que eu acabei de ler A probabilidade do amor à primeira vista e amei tanto que fui ler este em seguida, então fica impossível não comparar os dois!
No começo, o romance é bem parecido com o primeiro livro. Dois adolescentes se conhecem presos num elevador por causa de um blackout na cidade e logo surge aquele romance fofinho e leve. Eles são resgatados do elevador, mas passam aquela noite juntos, conversando sobre suas vidas, seus dramas.
Lucy é moradora daquele prédio de riquinhos, tem uma vida abastada financeiramente, mas carente de amor e atenção, uma vez que os pais vivem viajando e parece que não fazem muita questão de sua companhia, substituindo suas presenças com cartões postais de cada lugar que visitam sem ela. Owen é filho do novo administrador do prédio, mora lá no subsolo sozinho com seu pai, pois sua mãe acaba de falecer em um acidente de carro, mas apesar de todo o sofrimento da perda e de uma vida financeira complicada, os dois são muito unidos e amor de pai é o que não falta. Igual ao livro anterior, chega um momento em que os dois vão se afastar. Ela, porque seu pai conseguiu um emprego na Inglaterra...Não, espera! É na Escócia agora! Não sei por qual motivo a autora resolveu trocar de país, mas foi assim. Ele, porque seu pai foi demitido (Que ódio daquele maldito!) e resolve pular de Cidade em Cidade de carro com o filho. E foi aqui no desenrolar, que tudo se enrolou.

A escrita da autora está mais detalhista, com muitas descrições que acabam cansando. Ao contrário do que vi em A probabilidade(...), em que a história foi simples e objetiva, aqui tem muita enrolação em torno de um simples romance adolescente. A ideia era que, por eles se afastarem, manteriam um tipo de relacionamento à distância, porém quando a menina sugere trocarem e-mail, Owen, um garoto de 17 anos, em 2016 e nos ESTADOS UNIDOS, informa que não tem um smartphone ou um computador e que não usa nenhuma rede social ou aplicativo de comunicação...Isso é surreal!
Toda a dificuldade para se falarem e estreitarem seu pseudo relacionamento, foi devido ao garoto que se limitava a enviar cartões postais!!!! Na primeira vez, achei fofo porque ele fez um trocadilho com a história dos pais dela mandarem cartões postais com frases falsas como "Queria que você estivesse aqui", mas isso virou rotina e o cara não queria saber de responder os e-mail dela porque primeiro: teria que achar uma lanhouse!!! E segundo: Achava muito sinistro escrever uma mensagem e assim que desse um clique, ela chegar para pessoa tão rápido! Sério, não to zoando!
Uma coisa que achei bem legal é que dessa vez, a autora intercala a narração entre a visão de Owen e a visão de Lucy, então a gente vai acompanhando a vida deles longe um do outro. Ela choramingando porque o Owen só manda postais com pequenas frases, ele procurando o próximo postal que ia mandar. Até que, como se não bastasse a dificuldade da distância e da má comunicação, a autora tem uma brilhante ideia! Cá estava eu lendo e pensando "Meu filho, deixa de ser retardado e escreve logo esse e-mail!" quando de repente, eu vejo que a autora acrescentou uma personagem nova na vida de Owen, alguém que ele diz ser a garota mais bonita que já beijou (Oi??) e então, eles estão lá numa vibe super deprê porque ele está contando para ela que vai se mudar de cidade já que o pai não arrumou emprego e, enquanto eu pensava que merda estava acontecendo, ele diz:
Owen: -"Vou sentir falta de muita coisa nesse lugar"
Biscate: -"Do Lago?"
Owen: -"De você"
Mas que porra está acontecendo aqui?? E não para por aí não! Coisas como: "Eles entrelaçaram seus dedos enluvados e caminharam de volta" e o safadinho do Owen beija ela de novo e DE VERDADE, a autora fez questão de frisar isso!
Então chega a visão de Lucy e a menina também tem um crush, mas está limitada, (Pobre fragilidade feminina!) não teve nem 1% do romance que o Owen tá curtindo lá com a coisinha. O carinha que ela tá pegando, leva ela em casa e faz menção de entrar, mas ela mente que os pais estão em casa e enquanto estão se beijando, ela está pensando no que há de errado com ela. A essa altura eu já não tava nem ligando, já virou bagunça mesmo, que se foda! Eu tava tipo "Pega o cara mesmo, leva ele pra casa e mostra pro imbecil do Owen que você tá cagando para os postais dele!" Mas a menina tem a auto estima tão baixa que ela diz estar esperando aquele relacionamento ruir, pois ele é perfeito e ela, uma imbecil.
A coitada fica vendo o Owen em tudo quanto é canto, esperando ansiosamente pelo seu cartão postal que há 2 meses parou de chegar! Sinceramente, imbecil é pouco!

A coisa toda piorou quando, em determinada situação, Owen está prestes a reencontrar Lucy, mas em quem ele está pensando? Na outra! Ali ele lembra de como foi a despedida deles, na expectativa da coisinha em manter o relacionamento à distância e de ele falar para ela que ligaria da estrada, mandaria uma mensagem de texto assim que entrasse no carro!!!! Wtf?????? Agora ele lembra que pode mandar mensagens pelo celular? Ok!
Assim que Lucy aparece, ele já esquece da coisinha (Que menino inconstante!) e, depois de quebrarem o gelo, os dois passeam à vontade, matando a saudade e curtindo a companhia um do outro, até que Lucy tenta beija-lo e ele recua, então informa que ele tem uma namorada que deixou na antiga cidade, ela por sua vez, também informa do gostosão da Escócia e os dois têm sua DR com direito a:
-"O nome da sua namorada é feio"
-"Ah é? E você já contou para o seu namorado que veio me ver?"
Aff! Alguém enfia um garfo nos meus olhos! Essas crianças em vez de ir assistir Chaves, ficam brincando de ser gente grande, aí dá nisso!

Enfim, a autora colocou tantos empecilhos numa fraca história de paixonite teen que eu já nem lembrava mais do tal romance, fiquei me perguntando por que eles ainda queriam se ver. Foi muito frustrante essa leitura, fui com tanta expectativa de mais um romance fofo que eu leria em algumas horas e acabei levando 5 dias, terminando com aquela sensação de puro ódio mesmo!

Não vou recomendar não, coleguinha! =/
Silvana Barbosa 19/08/2016minha estante
kkk ai , que decepção , heim ?

Zana 19/08/2016minha estante
Adoro spoiler Érica, ando sempre em busca deles quando quero referencia de algum livro. Grata pelo seu, mas um livro riscado da minha lista \o

Patricia145 19/08/2016minha estante
Nossa amiga achei que esse livro era bom, vou tirar da lista kkkkk obrigada pelo aviso... que decepção :(

Lu 19/08/2016minha estante
Caracaaa

Bruuh 19/08/2016minha estante
kkkkkkkk Não sei se rio ou se me estresso com essa história! Amei a sua resenha, já irei tirar esse livro da lista de desejados, quero distância! kkkk

Hadassa Batista 19/08/2016minha estante
Que bad, tirei da lista

Kennia Santos | @LendoDePijamas 19/08/2016minha estante
Adooooooooro essas resenhas da Érica, como diria a Bia, quero escrever igual a você quando crescer hahahaha

Érica | @aquelacomlivros 20/08/2016minha estante
Pois é gente, foi decepcionante mesmo! Uma pena porque o outro livro dela, foi muito fofo!!!! *_*
Eu não aconselho ninguém a ler essa potroca não, maaaasss teve gente que deu 5 estrelas, então é aquilo né? Gosto é gosto! Quem sabe vocês não gostam?

Kennia Santos | @LendoDePijamas 20/08/2016minha estante
Potroca KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anne 26/08/2016minha estante
Vc me prestou um serviço enorme com essa resenha. Esse livro estava em minha meta de leitura de 2016 e, inclusive já o tenho comigo, mas depois dessa resenha, eu vou esperar bastante para ler pq estou com pouco tempo pra ler esse ano. Eu amei APEAPV, mas já tinha me decepcionado um pouco com Ser feliz é assim. Uma peninha.

Aysla.Monise 21/09/2016minha estante
Ainda bem que li essa resenha, obrigada!

Danielle 06/12/2016minha estante
Então. Entendo seus pontos. Mas para esclarecer alguns pontos, que podem servir de leve consolo. A história se passa em 2003, durante o apagão de NY, e apesar de publicado depois aqui no Brasil, o livro foi o primeiro publicado pela escritora por isso sua qualidade inferior. Ja leu Ser Feliz é assim, da mesma autora? Acredito que vai gostar mais...

Marina 26/12/2016minha estante
Amiga, to na parte que tem a palhaçada que eles conhecem outras pessoas... e eu fiquei muito perdida! Demorei 2 horas pra ler 30 páginas!!! Esse é o pior livro dela até agora. A parte (boa) é que não sou a única que fiquei perdida na história... ótima resenha.

Michelle 20/02/2017minha estante
Ainda bem que avisou... retirado da minha lista. Nem gostei tanto de "a probabilidade estatística do amor a primeira vista" e percebo que este livro leva a mesma fórmula conseguindo ser piorzinho...

Mariana 02/04/2018minha estante
Eu to passada com essa da ligação e mensagem de texto do Owen para a tal da Paislay! Como eu não percebi uma furada dessas? hahahahahahaha eu gostei um pouco do livro até, mas sua crítica ficou sensacional!

Amanda Bento 20/07/2020

Livro jovem
Então, eu gostei desse livro, acho que se tivesse lido quando tinha 14 anos teria amado mais, na verdade. Chegou um momento que não tive muita paciência pra história, por ter detalhes sobre os adolescentes que são o casal principal, mas não deixou de ser um romance bacana em que me diverti.

Guacira.GonAalves 06/07/2020

O livro conta a história de Lucy e Owen que se conhecem presos num elevador durante um blackout na cidade de Nova York. Gostei muito da história, contada em terceira pessoa, sob o ponto de vista intercalado entre os dois personagens. Adorei a primeira metade do livro, mas no meio da história, o rumo dos personagens não me agradou muito, mas a autora conserta no final, apesar deste ter sido muito curto.
Jeh 06/08/2020minha estante
Ficando curiosa... Vendo bastante postagens sobre este livro!

gigi 10/12/2021

Não rolou comigo!
O enredo da história é bom,porém, achei o livro muito entediante.
Eu amei a probabilidade estatística do amor a primeira vista e fui ler essa história com uma grande expectativa, no fim acabei de decepcionando muito.

Karina.Fernandes 09/07/2020

Aí gente... Gostei não. :(
Li esse livro para um grupo de leitura. É só terminei pra poder fazer a discussão mesmo.
Não sei se é pq eu não estou mais na vibe de livros jovens, mas não me conectei com os personagens, achei tudo muito forçado. Não foi pra mim.
Bea Laureano 16/07/2020minha estante
Grupo da pam?

Karina.Fernandes 18/07/2020minha estante
Siiiiim

Bea Laureano 19/07/2020minha estante
Também li no grupo ahhaha

isabela 03/12/2022

?Todo o início vem à custa de um fim?
Não gostei muito do livro, achei os principais um pouco sem desenvolvimento e a história bem abatida. De início eu estava achando até legalzinho de ler, mas chega uma parte que fica muito chato e embora o livro seja pequeno, a leitura não flui.
Não gostei do livro e não indiciaria.

22/07/2020

A história e os personagens não me conquistaram muito. Achei bem nada a ver a paixão louca sem quase nenhuma ideia trocada entre os dois, o que deixou o romance bem raso e não consegui me conectar com o casal.

Gio 11/04/2021

Meio Nhé
Eu gosto muito dos livros da Jennifer, são leves, fofos, apaixonantes. Mas esse faltou um pouco de substância na história para que eu acreditasse nos protagonistas enquanto um casal apaixonado. Muita coisa acontecendo, ficou tudo meio corrido e estranho

Gabriela 25/07/2020

Bléh
Nem sei o que falar sobre esse livro, apenas sentir. Sentir tédio. Quanto mais os capítulos avançavam mais entediada eu ficava. Só não abandonei porque era o livro do mês de um grupo de leitura.
Gabriel 25/07/2020minha estante
Esse grupo de leitura seria o Pamdle? rs
Eu tbm não gostei nada do livro, só fiquei interessado nas partes do Owen e só quando ele não estava falando do romance.

Larissa3666 14/08/2020

Esquecível
A grande proposta desse livro é ser uma história levinha, onde dois adolescentes se conhecem e começam se envolver em uma situação meio inusitada, assim como acontece em “ A probabilidade estatística do amor à primeira vista, outro livro da autora. Contudo, ao contrário desde, além dessa situação em que os personagens acabam se encontrando ser logo resolvida, a relação dos dois personagens principais acaba não convencendo muito (o que é incrível considerando que em um se passam meses e no outro apenas um dia).
A autora tinha uma premissa bacana, mas definitivamente que não conseguiu desenvolver de forma concisa, essa suposta ligação que a Lucy e Owen criam durante esse encontro no elevador ficando muito rasa. A impressão que fica é que faltou diálogo, faltou a autora fazer com que a gente se importasse minimamente com o que ia acontecer nessa história (acho que a única ligação que consegui criar foi com a relação do Owen com o pai dele e só), e que a desenvolvesse em vez de ficar dando saltos temporais do nada. Acaba que o fim esse livro se transforma em apenas mais um livro de romance YA, bem esquecível, e que não marca nem por ser um romance fofo ou interessante, se mantendo apenas ok.

Fabiola170 05/09/2020

O Flop de Nós Dois
Em A Geografia de Nós Dois, vamos conhecer Lucy e Owen, que se conhecem quando ficam presos em um elevador durante um black-out em Nova Iorque. Lucy mora no prédio e é de uma família rica. Já Owen mora no subsolo, pois seu pai trabalha como administrador do prédio.

Lucy ama Nova Iorque, Owen sente saudades do lar na Pensilvânia. Os dois desenvolvem uma amizade durante o black-out, mas acabam se separando quando o pai de Owen é demitido e eles partem para a Califórnia. Lucy também se muda indo morar em Edimburgo na Escócia por causa do trabalho do pai.

Eles trocam cartões postais no começo, mas depois se distanciam, apesar de terem sentimentos de algo mais que amizade.

Nessa história cheia de amor a distância, eles vão refletir sobre seus sentimentos, seus relacionamentos com os pais e sobre a distância que os separam.

Opinião: a história é bem arrastada e o relacionamento dos dois não é bem desenvolvido. Nada de interessante acontece em boa parte da história e a gente os vê mais como indivíduos sozinhos do que como um casal apaixonado.

O relacionamento do Owen com o pai é melhor trabalhando do que o da Lucy com os pais.
Sem falar que no final a autora corre com os acontecimentos pra terminar o livro, ou seja enrola no começo é corre no final.

site: https://www.instagram.com/p/CDEZdhfnrsq/