Diário de um Louco

Diário de um Louco Nikolai Gógol

Resenhas - Diario de um louco

Clio0 20/11/2022

Diário de um Louco lembra um pouco outra obra do autor, O Capote, pela similiaridade dos protagonistas (ambos funcionários públicos de baixo escalão) e por ser em primeira pessoa. Ainda assim, é uma que se sustenta sozinha e é verdadeiramente um sarro.

Poprishchin revela em seu diário as mesquinharias e o ridículo das convenções da vida social na Rússia do século XIX. Suas ilusões de grandeza, não muito diferentes da arrogância do dia-a-dia, resistem a toda prova de desgaste e ataques por seu chefe, conterrâneos, amada e por aí vai.

Uma parte inspiradora é o momento em que o protagonista revela que consegue ler as cartas que os cães trocam - outra de suas loucuras. Mas, é a leitura de tais que revelam um humor impossível de ser reduzido.

Recomendo.

Regis 05/03/2024

Gógol, inaugurando a loucura na literatura russa
Publicado em 1835 em uma coletânea "Diário de um Louco" parece ter sido baseado em uma conversa do autor com um médico, sobre o comportamento de um louco.

Através de uma história, absurdamente, engraçada Gogol faz críticas aos títulos decadentes da nobreza, a burocracia do governo e como o serviço burocrático vai enlouquecendo o homem aos poucos; mas faz isso nos matando de rir com o diário, no mínimo curioso, de Axanti Ivanovich Poprishchin: um homem de origem nobre, mas sem um tostão no bolso e apenas uma posição insignificante no serviço público russo, que parece estar à beira da loucura e que no decorrer da história acaba por enlouquecer de vez.

O conto é narrado em primeira pessoa (essa é o única história de Gógol em primeira pessoa) e conta como a loucura se apossou de Poprishchin depois que ele descobre que Sophie, a filha do diretor de seu departamento, por quem tem uma queda, vai se casar com Teploff, um Comissário da Residência Real.

A forma como ele descobre isso é absurda, mas totalmente hilária! Quase não consegui fazer uma análise mais profunda do conto, pois não conseguia parar de rir, às gargalhadas, de Poprishchin fuçando e roubando a correspondência de duas cachorrinhas (através da qual ele descobre sobre o casamento de sua amada) e tecendo comentários sobre o estilo da escrita, analisando o assunto e ficando indignado por não encontrar o que procurava, nas cartas escritas por um cão:

"O começo até que é bastante inteligente, mas ao final a natureza canina desperta."

A gota d'água foram elas falavado sobre como os ossos de faisão são melhores que ossos comuns e ele surtando indignado:

"(Que diabo! O que é isso? Que besteira! Como se ela não tivesse nada melhor para escrever! Eu verei se não há nada melhor na segunda página.)"

Mas apesar de Poprishchin proporcionar risadas com suas excentricidades, sua condição também causa empatia e pesar. Ele parece sofrer de esquizofrenia e megalomania, o que explicaria a deterioração de sua mente depois da desilusão que sofreu.
Após ser levado, em meio a delírios, para o manicômio nada mais desperta risos e o tratamento, desumano, ao qual é submetido, com choques e banhos gelados, traz a tona todo horror dos tratamentos psiquiátricos no século XIX.
O final do conto é marcado pelo desamparo de Poprishchin implorando pela ajuda de sua mãezinha, pedindo que ela o salve e tenha piedade de "teu filhinho doente".

Assim como todas as histórias do autor, até agora, essa foi uma leitura maravilhosa, que no final, despertou reflexões sobre a imensa solidão desse pobre homem desiludido que acaba por se refugiar nos delírios psicóticos de sua mente cansada.

Essa obra de Gógol pertence ao gênero absurdo, do qual ele é considerado um dos pais, e inaugura, também, o tema da loucura na literatura russa causando grande impacto entre os autores e leitores de sua época.

Recomendo para todos.
Mel 05/03/2024minha estante
É bom, Regis??

Maravilhoso, Mel! ?

Fabio 05/03/2024minha estante
Régis, resenha magnifica!???
Parabéns pela escrita primorosa, querida!??????

Léo 05/03/2024minha estante
A resenha está perfeita, Régis. ?
Vai ser o próximo do Gógol que vou ler.

Regis 05/03/2024minha estante
Saiba que, vindo de você que escreve resenhas maravilhosas, esse é um elogio que aprecio muito receber, Fábio. ??

Regis 05/03/2024minha estante
Muito obrigada, Léo! Tenho certeza que vai gostar muito da leitura. ??

Fabio.Nunes 05/03/2024minha estante
Vc é incrível Regis. Mais um livro adicionado à fila

Regis 05/03/2024minha estante
Agradeço pelo "Incrível", Fábio! ?

Brujo 05/03/2024minha estante
Adorei a resenha !!!

Obrigada, Sidney! ?

Elton.Oliveira 05/03/2024minha estante
Muito bom ??????... Mais um autor para ter o prazer de conhecer! Obrigado Regis !!!

Regis 05/03/2024minha estante
Eu que agradeço e espero mesmo que goste do Gógol a primeira leitura, assim como aconteceu comigo, Elton. ???

Flávia Menezes 05/03/2024minha estante
Eu estou tão curiosa pra ler Gogol, por conta da biografia do Dostô que estou lendo, mas confesso que depois dessa resenha eu quero começar por esse!!
Regis, você tem uma escrita singular! Você enriquece a obra ainda mais com todo esse conhecimento que você nos traz tanto dela quanto do autor. E eu preciso dizer, que eu li, rindo junto com você!
Parabéns pela resenha, minha querida! Como diriam os antigos?você é resenhista ?de mão cheia?! ?

Fabio 05/03/2024minha estante
Regis, você é a melhor resenhista desse Skoob!?

HenryClerval 05/03/2024minha estante
Consegui ouvir suas risadas em meu pensamento enquanto lia a resenha mais perfeita que tive o prazer de contemplar esse ano. Sempre dá para sentir o júbilo em sua voz quando comenta alguma leitura comigo, minha vida é mais feliz por ser seu amigo e poder dividir leituras e conversar sobre elas com você, minha linda!!! Resenha perfeita, Régis! ????

Regis 05/03/2024minha estante
Cada elogio seu e dos Fábio me deixa muito feliz, Flávia, pois adoro as resenhas de vocês. ???

Regis 05/03/2024minha estante
Que fofo, Fábio! Mas você é o detentor desse título. ?
??
Ah... também sou sua fã. ?

Regis 05/03/2024minha estante
Ser sua amiga torna minha vida imensamente mais feliz, Leandro!!! Fiquei muito emocionada com suas palavras, meu querido amigo. ????

HenryClerval 05/03/2024minha estante
???

CPF1964 06/03/2024minha estante
No meu calendário o Carnaval já passou... Confete para cá...Confete para lá....???? ????

CPF1964 06/03/2024minha estante
Modéstia a parte ... o melhor resenhista do Skoob sou eu... Porém com intuito de dar uma oportunidade para Regis e Fábio prefiro deixar as minhas resenhas guardadas no cofre do banco. No centenário da minha passagem para outro plano elas serão divulgadas.........

CPF1964 06/03/2024minha estante
O mundo ainda não está preparado para as minhas lúcidas resenhas.....

CPF1964 06/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Regis. Simplesmente Demais.

Confetes... ???????

Obrigada, Cassius! ?

Regis 06/03/2024minha estante
Vou rir o resto da noite por causa dos confetes. ????

?????

CPF1964 06/03/2024minha estante
Na minha idade e na condição de diabético... nem confete posso mais....???

Fabio 06/03/2024minha estante
Cassius ????????????????

Cleber 06/03/2024minha estante
Adorei a resenha! Ainda não li nada do Gogol e depois da sua resenha acho que vou começar por esse.

Regis 06/03/2024minha estante
Obrigada, Cleber! Espero que esse conto seja sua porta de entrada para apreciar as outras obras do autor. Vale a pena. ???

Max 06/03/2024minha estante
Perfeito, Régis!? Colocando na lista... beep?

Obrigada, querido Max! ?

HenryClerval 22/03/2024minha estante
Régis e os autores russos... gosto muito de acompanhar. ? A resenha está perfeita e instigante como sempre!! ????

Regis 22/03/2024minha estante
Obrigada, Leandro, você, melhor que ninguém, sabe o quanto dei risada e depois fiquei arrependia. Rsrsrs

Michela Wakami 07/01/2024

A cada dia nosso protagonista fica mais louco, a vontade de ascender na sociedade, faz sua mente entrar em parafusos, e é triste ver como os loucos eram tratados naquela época.

Luan 20/07/2021

32 de julho, 20²1
? Quando acabo de ler esta estória, um gato vermelho me trouxe uma carta ? espero não ser de Meggy ?. Hehehe! Brincadeiras a parte, este conto é incrivelmente sarcástico. Me fez rir, é claro, mas também me fez ter dó do nosso querido protagonista. Que Deus o tenha! Hahaha

? Muito legal a evolução do texto decorrente a sua insanidade. No começo vemos alguns indícios, porém no final...?????

? E já sabe. Quando, se por acaso, ocorrer de ouvir seus pets falando como humanos, aí meu amigo ti recomendo a procurar os hospícios mais próximos de sua casa ;)

Max 29/03/2024

Louco...
Com uma escrita bem direta, quase simples, o autor vai discorrendo com muita naturalidade a crescente loucura do personagem. Há momentos que acreditamos nela, torcemos por ela. É aí que o conto nos pega, quando queremos que a loucura seja a realidade! Hahahaha ?

Geovana 17/08/2023

Leitora culta.
Sim, li um clássico da literatura russa só por ler. Eu pensava que a escrita seria complicada e difícil de entender por ser um clássico, mas é bem simples a escrita e um conto pequeno mas completo.

Diria que me identifiquei em algumas partes, mas isso seria preocupante.

Ingrid664 09/07/2023

Primeiro contato com Nikolai Gógol
No meu entendimento, o escritor do conto tem o interesse em criticar a nobreza Russa da época, colocando o personagem que é extremamente arrogante, se considerando melhor que qualquer outro, afirmando que tem inveja dele, desprezando pessoas mais pobres, dispondo essas características citadas de forma para ridiculariza-lo, passando a enlouquecer por seu desejo doentio em se tornar nobre.

Luan.NietzsChe 21/04/2024

Bom demais e hilário, e... trágico.
Eu adoro livros epistolares, o que não é o caso deste conto, mas se aproxima, pois são os escritos de um louco em seu diário. Chamou-me de fato a atenção justamente o seu título e, claro, saber quem é o autor. E eu gostei muito, muito, deste conto, é realmente engraçado e me tirou boas risadas, não digo gargalhadas, mas um sorriso tirou deste rosto com tendências fechadas, que de forma alguma me agrada.

O livro retrata de forma muito cômica a trajetória de Axenty Ivanovitch até o ápice de sua loucura e por fim até onde ele poderá ainda escrever em seu diário. É possível perceber de forma claríssima o seu distúrbio evoluindo a cara dia que ele escreve. O início disso tudo é quando ele escuta duas cadelas conversando, descobre que elas trocam cartas, ? e isso, para ele, é uma verdade ? chegando a acreditar que é o rei da Espanha, o que causa uma boa complicação em sua vida mais tarde.

O mais engraçado é quando ele está lendo a carta da cadela e observa:

"O estilo é muito peculiar! Dá para ver que não foi escrito por um homem. O começo até que é bastante inteligente, mas ao final a natureza canina desperta."

Impossível não rir. Enfim, como eu disse, ser rei e ter escutado as cadelas conversarem era para ele uma verdade. Mas quantas verdades temos? Nós, os lúcidos deste mundo louco, já paramos para pensar se nossas verdades são verdadeiras? Comunistas, capitalistas, cristãos, umbandistas... Digam as suas verdades, quem sabe as pego para mim, pois as minhas já duvido. (Não creiam que eu realmente queira a verdade capitalista haha)
Ramiro.ag 22/04/2024minha estante
Me arrancou muitos sorrisos também, eu amo a escrita do Gogol!

Luan.NietzsChe 22/04/2024minha estante
É muito bom, gostei bastante!!

Vinder 04/12/2022

Livro curto, mas muito bom. Em poucas páginas, descreve o adoecimento psíquico de uma pessoa, a partir de um diário.

Gabriel Capelin 19/01/2022

Cômico
Interessantíssimo ver o progressivo declínio mental do protagonista ao longo do livro. A cômica história dele é utilizada para mostrar o quanto que a vontade de ser algo, porém, com as tamanhas desigualdades sociais presentes no mundo, o sujeito então contempla a desilusão perante a ideia de que "podemos ser qualquer coisa"; por vezes os levando a loucura.

Além disso, é retratado, também de uma forma cômica, os abusos que as pessoas internadas em hospícios por vezes acabam por sofrer; tão graças a maldita da falsa ideologia humana de superioridade perante os "intelectualmente inferiores". Triste, porém real.

É aquele tipo de conto que, dependendo do ponto de vista, ou você acaba chorando de rir, ou chorando de melancolia.

Taty.Ribeiro 15/07/2021

Uma boa distração!!!
É um conto curto e interessante, uma boa distração!!!

A história é narrada em primeira pessoa e na forma de diário pelo personagem principal (o tal "Louco" do título). Basicamente demonstra em poucas páginas a deterioração do estado mental do personagem, sempre usando um tom mais "cômico" para mostrar a progressiva perda de realidade e como ele "se vê" dentro da sociedade que vive (e que destino ? essa sociedade deu a ele!).

De modo geral é um bom texto tanto para rir das situações cômicas, quanto para refletir sobre como uma sociedade pode afetar a mente de uma pessoa - no caso de "Diário de um Louco", a necessidade constante de ter um certo "status" para ser bem visto pelos outros afetou a cabeça do personagem. ?????

Fernanda Sleiman 22/07/2021

gogol
muito interessante o desenvolvimento da insanidade do personagem no desenrolar do conto até sua chegada a um hospício

Cleberson 01/01/2021

Conto muito interessante, no qual o autor não usa nenhuma palavra de maneira desnecessária. Recomendo.

Mah 16/07/2022

O conto e interessante e direto. Mas não tem nada de mais. Não tem reflexões é somente o relato de um louco.