O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

Arroz Leitor 24/01/2024

Não entre em pânico... esse livro tomará um espaço no seu ??
Eu li o primeiro volume dessa quintologia ainda no ensino médio. Na época eu lia muito pouco, queria mudar isso e ao conhecer o Dia da Toalha ( ou dia do Orgulho Geek), com nome baseado em um trecho desse livro, pensei que deveria lê-lo para entender melhor sobre.

E desde o início ele foi muito diferente do que eu esperava. Eu nunca havia lido um livro de ficção científica e achava que seria muito complexo, sério e chato. Mas não, ele era divertido, jovem e caótico. O narrador era bastante insano, imprevisível e cômico, o que fez do livro incrível.

De verdade, muita da nossa experiência de leitura se dá por quem a está contando e ele era bem não convencional eu diria. O que se fazia necessário para a trama já bastante insana: um narrador que poderia parar de contar a história e começar a falar da lista de compra dele a qualquer momento.

A história por sinal também era muito boa e aleatória. Inclusive, me lembro de ao contar a sinopse entre os colegas na faculdade, me perguntarem o que eu tinha fumado (Nada galera, não usem drogas colegas).

Arthur Dent sempre será pra mim uma referência de protagonista comum de meia idade, aparência regular e nenhuma característica que o destaque, que se meteu em uma aventura gigantesca e fortemente questionável. Já até me peguei lendo outro livro de ficção científica e falando ?Ele é tão Arthur Dent?. Contudo é impressionante como até em ser um sujeito perfeitamente comum esse protagonista consegue ser o melhor.

Por todos esses motivos e o grande apego que eu tive a história, gostaria de recomendar a todos os jovens e interessados em ficção científica que leiam e comunicar com satisfação que com 5 estrelas acabo de encontrar um novo favorito.

NOTA: 5/5

(P.S. é uma estranha coincidência que todos os meus livros favoritos tenham aliens, apesar de não serem do mesmo gênero)

Edy 22/01/2024

Praticamente inofensivo
Um bom livro, tem momentos em que a história se perde e fica monótona, mas no geral é uma experiência divertida.

Charles.Araujo 18/01/2024

Tem seus altos e baixos
O primeiro livro é bom e o segundo certamente é o ápice, o problema é que depois dele tem mais 3 que não chegam nem perto da graça do segundo, no geral é bom e engraçado, mas tem umas partes meio maçantes que me deixaram cansado.
Um ótimo exemplo de como as coisas escalonam muito rápido em uma história de ficção científica quando tem viagem no tempo no meio.

Fabio.Barbosa 14/01/2024

Que livro chato da por** juro que tentei mas foi na força de vontade mesmo, livro sem pé nem cabeça, quando você começa a se prender na história do nada muda tudo, pode ser até ignorância minha, mas e minha opinião, acabei lendo porque foi presente.

Fabiele1 09/01/2024

"a gente tem que deixar fluir"
Douglas Adams é um gênio! Ler o guia definitivo é cansativo, acredito que ler as edições separadas seja menos massante.
Como um todo, a história é divertida, confusa e traz boas reflexões sobre a vida. Demorei bastante pra concluir a leitura, mas valeu muito a experiência, a ficção científica é bem trabalhada, uma história bem contada e a gente acaba pegando afinidade pelos personagens e se sente parte da história.
DON'T PANIC

Ludbilla 03/01/2024

Gente não lembro mais nada
Livro muito bom, são uns 5 livros em um mas eu esqueci da existência do skoob por 6 meses e eu tô voltando só agora yeey

Laura.Julia 30/12/2023

O Mochileiro das Galáxias
Edição excelente porque inclui todos os livros em um só. A história é muito criativa, os personagens são muito doidos, é tudo ao mesmo tempo engraçado e confuso. O meu preferido foi o livro do Restaurante no fim do Universo, achei muito interessante. Amei o livro!

Nicolas.Jacob 28/12/2023

Sim, eu entrei em pânico pra cacete
Ninguém nunca vai me convencer de que a pessoa que escreveu o primeiro volume é a mesma que escreveu os outros 4. É completamente BIZARRA a forma que tudo desanda e vira um pé no saco gigantesco.

No volume 1 a história é bem contada, os personagens e os diálogos são bons, as motivações são boas e tudo prende e te deixa interessado.

A partir de o restaurante no fim do mundo a vontade de chorar é desesperadora. Chovem informações desnecessárias, é impossível ler duas páginas e não viajar completamente na maionese, nada se conecta, nada faz sentido, é de dar agonia o tanto que começa a desandar.

A irritação do último volume, praticamente inofensivo, é gigante também. Você passa 700 páginas sendo enrolado com coisas desnecessárias pra chegar no final e ter capítulo gigante atrás de capítulo gigante com apresentação de personagem novo que ninguém se importa, uma corrida pra concluir toda a baboseira que foi criada e um final completamente MERDA!!!

Eu esperava gostar muito de toda a história, tal como o guia do mochileiro das galáxias, mas infelizmente foi uma decepção sem tamanho. A edição da arqueiro é linda, mas uma desgraça pra ler, muito pela escrita ser uma total bagunça.

Não recomendo que comprem a edição com todos os volumes caso queiram se arriscar nessa tragédia, mas se alguém quiser botar a conta em risco a minha edição ta a venda por 35 reais.

O Guia do Mochileiro das Galáxias:

Precisamente:
?? 1,8/5,0

Maryz 27/12/2023

Livro de cabeceira
Acho que todo mundo deveria entrar nessa insanidade que é essa coleção pelo menos uma vez na vida. Devo ter lido pelo menos duas vezes inteiro já e cada vez encontro algum ponto diferente que passou desapercebido pela história ou algo que com o tempo descobri. Não esqueçam suas toalhas.

mariosilva81 25/12/2023

Poderia ter sido uma grande obra, mas?
Me decepcionei com a leitura. Esperava mais trechos engraçados e menos enrolação. Por vezes eu me pegava pensando por qual motivo ele havia escrito tanta besteira sem sentido, mas aí eu me lembrava do prefácio onde dizia que o Douglas Adams não gostava de escrever, e que o fazia de forma obrigatória, apenas para cumprir um compromisso que havia firmado. Pois é, isso se reflete em sua obra, onde somente o primeiro livro é minimamente interessante e engraçado. Os demais, apenas para encher linguiça.

ramiromat 17/12/2023

Livro interessante. Os dois primeiros são maravilhosos. Pra quem entende de Matemática, vai pegar referências lá. Já os outros 3 me pareceram uma repetição de acontecimentos. Tá, as histórias são legais, mas é mais do mesmo.

Rafaella27 02/12/2023

Quarenta e dois
O conjunto é muito bom, a leitura é fluída, os personagens são bem aproveitados, só esperava um pouco mais do final. Acabou que não sei a pergunta, mas a resposta é 42 xD

Rique_cwb 30/11/2023

Não entre em pânico?
?e sempre leve uma toalha com você.

O volume único da trilogia de cinco do Guia do Mochileiro das Galáxias é absolutamente incrível. É o tipo de leitura para sair de uma ressaca literária e também é aquela leitura leve que a gente busca depois de ler um thriller ou outro livro mais pesado.

Os três primeiros (O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Restaurante no Fim do Universo e A Vida, o Universo e Tudo Mais) nos prende em uma aventura cheia de reviravoltas alucinantes. Ford, Zaphod, Trillian e Arthur enfrentam os perigos mais inimagináveis e improváveis que podemos imaginar. Na verdade, é surpreendente como tudo é imprevisível.

O quarto livro (Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!) se perde um pouco. Embora os personagens mantenham a verossimilhança, o livro torna-se previsível. Da metade em diante apenas seguimos os personagens para um final que é construído logo no início.

No quinto (Praticamente Inofensiva), Douglas Adams mostra-se ?arrependido? pela forma que encaminhou os personagens no quarto livro. Com plot atrás de plot, Arthur, Ford e Trillian se reencontram pela última vez.

O final foi inesperado e definitivo.

O Guia do Mochileiro das Galáxias é um ícone da ficção científica. Apenas lendo para entender. Há aqui alguns absurdos comuns em ficção e comédia. É necessário. Os conceitos da Teoria da Relatividade de Eistein foram muito bem usados no livro, que, inclusive, se utiliza de algumas teorias de conspiração sobre abdução feita por alienígenas em vários momentos.

Vale a leitura!

Douglas14 21/11/2023

#Leituras2023 15-19/25
Recheado de tiradas geniais, ideias totalmente malucas, visões de equipamentos tecnológicos revolucionários e sarcasmo, me peguei várias vezes rindo sozinho, outras absolutamente zonzo tentando acompanhar o raciocínio do autor e as suas ?pegadinhas? com os leitores, em especial longas descrições de temas laterais. Não tem nem como falar sobre a história, só lendo para entender, e depois de começar, só dá para chegar ao fim lendo todos os cinco volumes.