História da Filosofia Ocidental

História da Filosofia Ocidental Bertrand Russell

Resenhas - História da Filosofia Ocidental

Cristian Gusmão 08/05/2021

Uma bela obra
Russell faz um belíssimo trabalho retomando as raízes da filosofia ocidental neste primeiro volume. Trazendo as principais escolas filosóficas da antiga Grécia até os primórdios do período medieval com a então influencia dos primeiros pensadores. Encorporando pensamentos a seus períodos, contextualizando os acontecimentos da época.

Um belo trabalho. Para aqueles que buscam as origens da filosofia e do pensamento, uma ótima recomendação.

Bruno 17/04/2021

Sobre História e sobre Filosofia
Tive o privilégio de ter um grande professor de Filosofia em minha vida. Tudo o que sabia até a leitura deste primeiro volume, devo a ele.
Filosofia não é algo que se possa ensinar para aqueles que não estejam prontos para aprender. Russell é claro quanto a isso. Saber não é conhecer.
Quando me senti pronto para conhecer, Russell foi o escolhido para ser o meu segundo professor de filosofia. E que aula.
Um passeio que começa em Mileto de Tales e só para na decadência romana de Plotino.
Um primeiro volume à altura da reputação de Bertrand Russell.
Uma compreensão da História antiga sobre o prisma filosófico. Uma visão da Filosofia em seu contexto histórico.
Um livro completo. Não um manual de Filosofia para "quem tem pressa".
É a porta de entrada para a Filosofia antiga. Entenda o que aconteceu e escolha os autores que irá ler.
Aproveite a aula, quando sentir que está pronto.

MaurAcio.Garrido 10/06/2021

Volume 1
Enfim chego ao final deste resumo da história da filosofia ocidental, pelo menos até os filósofos pós aristotélicos. Até o período do início da cristandade.

Como sou um leitor curioso, recomendo para aquele público que conhece alguns nomes (figurinhas carimbadas), como Sócrates, Platão e Aristóteles... É muito interessante tentar entender o contexto histórico onde eles estavam inseridos... e claro conhecer outros nomes que também deixaram suas marcas, mas que mtos de nós, tampouco conhecemos.

@pedro.h1709 01/07/2023

História da Filosofia Ocidental - Livro I
O livro intitulado História da Filosofia Ocidental é muito rico em vários aspectos, primeiro porque o autor não deixa de fazer suas considerações sobre os temas abordados; segundo, pela variedade de filósofos e escolas filosóficas tratadas; e terceiro, o que considero mais importante, Bertrand Russel situa os filósofos no contexto de pensamento de suas épocas, não como figuras ilustres dissociadas de um ZeitGeist, pelo contrário, é precisamente este espírito da época que Russel busca nos ilustrar com a contextualização das eventos históricos sobre as formas de pensar. É esclarecido desta forma que o sujeito, a figura histórica, não pode ser encarado como indivíduo destacado da sociedade e da época em que vive.

Principal atenção é dada a Sócrates, Platão e Aristóteles, na forma como suas posições diante o mundo influenciaram outros períodos históricos, como a era medieval, assim como podem ser assimilados em concepções contemporâneos. Creio que esta seja a parte mais interessante de se ler um livro de filosofia, aquela na qual podemos ver como o pensamento de eras passadas ainda atravessam questões sociais e pessoais cotidianas.

O livro de que trato é um dos melhores que li esse ano, certamente terá meu carinho.

Elias.Fernando 15/06/2021

Início do pensamento
Terminado o primeiro livro do box sobre filosofia ocidental. É uma ótima fonte de conhecimento sobre os grandes filósofos e seus conceitos. Este primeiro livro começa com os pré-socraticos e termina na filosofia antiga após Aristóteles, na virada em que o cristianismo começa a tomar conta do mundo.

Anthoni.Brunetto 30/09/2023

História da filosofia ocidental
O livro é uma análise abrangente e acessível da evolução do pensamento filosófico ao longo dos séculos, começando, neste primeiro livro, com a Filosofia Antiga.

Russell explora as principais correntes de pensamento de cada período, desde os filósofos pré-socráticos, passando por Sócrates, Platão, Aristóteles, os Epicuristas, Estoicismo até Plotino, abordando contribuições de cada filósofo dentro do contexto histórico e cultural em que surgiram.

Gostei muito como o autor apresenta de forma clara e concisa as ideias e contribuições de cada filósofo, tornando a filosofia acessível ao leitor comum.

Outro aspecto notável do livro é a imparcialidade de Russell ao abordar as diferentes correntes filosóficas. Ele não se limita a uma única perspectiva ou escola de pensamento, mas apresenta uma visão abrangente e equilibrada das diferentes correntes filosóficas, destacando suas contribuições e limitações.

Esse é o primeiro dos três livros que abordam toda a História da filosofia ocidental, sendo uma obra indispensável para aqueles que desejam compreender a evolução do pensamento filosófico ao longo dos séculos.

Guilherme Brasil 11/07/2019

Livro Um da trilogia historiográfica de Russell
O livro de Bertrand Russell é primoroso ao falar dos principais filósofos da antiguidade. O autor nos dá um panorama da época dos filósofos, conta-nos sobre alguns aspectos da sua vida individual, e explica a sua filosofia incluindo alguns "prós e contras" vindos do próprio Russell (que é filósofo também). O livro me forneceu vários momentos elucidativos sobre a essência da filosofia, e apesar de ter me agradado muito, não me satisfez por completo. Isso se deve ao fato de (na minha opinião) Bertrand as vezes se prolongar nas suas criticas aos filósofos, e deixar a história um pouco de lado.

@PinkLemonade 18/06/2020

Leitura maravilhosa
Bertrand Russell se propõe através de uma leitura agradável e fluida nos explicar os principais pontos/autores/ideias/momentos da filosofia antiga.

Importante para quem deseja ter uma visão geral antes de se aprofundar em um estudo específico.

A linguagem é clara e extremamente agradável.
Tenho certeza que agradará até os leitores menos acostumados com literatura do gênero.
Recomendo.

Júlio 30/10/2020

Um retrato do mundo antigo da filosofia

A história da filosofia ocidental narrada por Bertrand Russell, sendo esse o livro 1 de uma coleção de 3 livros (1 - Filosofia Antiga, 2 - Filosofia Católica e 3 - Filosofia Moderna).

O ponto inicial desse livro vem das civilizações mais antigas e o pensamento pré-socrático, ao passo que progride passando pelos filósofos gregos e encerrando no mundo helênico. E como de se esperar, Russell é um tanto opinativo e contestador quanto as teses filosóficas apresentadas por cada filósofo; não obstante apresenta um bom retrato da época em que viveram tais filósofos, os pontos admiráveis de seus sistemas filosóficos e o que serviu de influência a suas ideias, sendo bem didático na medida do possível. No entanto, apesar dos vários elogios tecidos por mim, não considero este o melhor lugar para iniciantes começarem seus estudos em filosofia devido a complexidade de algumas ideias tratadas no livro, além do fato de que Russell é parcial e errôneo em sua visão de alguns filósofos e escolas de pensamento e pode contaminar um leigo com seu viés. No mais, ainda é uma leitura interessante para quem tenha interesse em conhecer as visões de Russell.

Roger 30/10/2021

História criticada
Trata-se de um bom livro para conhecer a linha do tempo da filosofia e os acontecimentos históricos em cada época, o que ajuda a entender alguns fatores no pensamento de cada filósofo. O que me deixou um pouco incomodado foi a crítica do autor que vinha acompanhada para cada doutrina apresentada, o que pode ser interessante por um lado mas também pode levar o leitor a um viés conclusivo influenciado pela opinião do autor. Ademais considero um bom livro.

Angelo.Miguel 18/12/2021

Um ótimo panorama sobre a filosofia antiga
Gostei bastante do livro, o autor traça um ótimo panorama sobre as principais ideais/filosofias gregas e como as mesma influenciaram as ideias/filosofias posteriores. As únicas ressalvas que tenho são sobre a linguagem pouco acessível e alguns parágrafos confusos, fora isso o livro é ótimo.