Arsène Lupin e a rolha de cristal Maurice Leblanc

Resenhas - Arsene Lupin - A rolha de cristal

Michela Wakami 07/06/2022

Excelente
Que alegria, que livro delicioso de ler, eu amei demais, faz tempo que não me sentia tão feliz ao ler um livro.
Dos quatro livros que eu li da série, esse sem dúvida é o melhor.
Um livro mais pé no chão, sem aquelas partes mirabolantes que encontrei nos livros anteriores.
O autor foi espetacular.

JessMo - @livratario 18/03/2021

Não vá esperando Sherlock!
"Por que não fui eu quem preparou o plano; e quando eu mesmo não faço alguma coisa, não fico totalmente confiante"

Uma história frenética, sem um momento para recuperar o fôlego, mas que se perde um pouco nos acontecimentos.

Lupin é um personagem um tanto excêntrico e eu costumo gostar disso. E até certo ponto, aqui não foi diferente. Fui seguindo a trama na qual Arsène Lupin se embrenha e fui gostando, mas MUITA informação é dada sem muito critério. Acontecimentos um atrás do outro que por algumas vezes eu tinha que me situar qual a ligação/razão daquilo com algo que tivesse lido anteriormente na história. E isso acabou prejudicando a leitura pra mim. Além de um meio muito repetitivo.

Por mais que a ideia seja parecida, não se pode prometer que os fãs de Conan Doyle e seu Sherlock vão gostar de Leblanc e Lupin, mas o final do livro, toda solução dada por Lupin me remeteu às revelações encontradas nos romances de Conan Doyle e trouxe um pouco de volta o gosto nessa leitura.

Creio que muito do que senti lendo teve a ver com a forma de publicação original dessa história: através de capítulos alternados no jornal, que agora trazidos em uma leitura direta, trouxe um "meio de história" que não funcionou tanto para mim quanto o começoe o fim.

"Isso acontece com quem não chega a um acordo com o senhor Lupin. Mais cedo ou mais tarde está fadado a perder."

Bel 29/06/2022

Fascinante
Lendo por ordem cronológica esse é o quarto livro da série Lupin que eu leio, e de forma disparadaa é o melhor!

Não tem nenhuma cópia de Sherlock atrapalhando e se achando, você vê literalmente Lupin se sentir derrotado, achar que não tem mais solução e desistir.

E olha que nesse livro ele nem é o culpado por se meter nesse rolo e ele da uma de Robin Hood e ajuda todo mundo.

LeleChann 09/04/2023

Leitura prazerosa e fluída
Adorei... Me interessei por causa da série da Netflix, mas que livro bom, prende na leitura, vc fica querendo saber o que aconteceu, por onde eles vão e tentando descobrir junto.

Parece o Sherlock Holmes, só que na forma de um ladrão, cafajeste e cheio de lábia, por assim dizer.

Mi Rubin 27/09/2021

O melhor do Lupin até agora.
Leitura rápida, fluída e bem intrigante pois por um bom tempo parece que não vai ter solução.

Lupin está fora da sua zona de conforto, com um adversário bem à altura e que trouxe uma camada extra de tensão à narrativa.

Recomendo!!

cardoso47 18/02/2022

Livro incrível !!
Quando você pensa que acabou tudo , vem uma reviravolta que você tem que respirar e parar de ler para entender o que aconteceu . Mais uma vez a escrita do Maurice Lebranc não decepciona , de fácil entendimento, não cansa a vista , é um livro leve e gostoso de ler ... Super recomendo !!!

Nana Bastos 07/07/2022

Arsène Lupin e a rolha de cristal
Sr. Nicole ou Sr. Arsène Lupin ... como eu rir nesse livro.
Morri de pena de Gilbert (embora só conseguia lembrar da série Anne With E) eu torci muito pra que não acontecesse nada com ele e muito menos com a sua mãe.
E eu não sabia que precisava ver Lupin tomar um pé na bunda de uma mulher até ver Lupin tomar um pé na bunda de uma mulher (risos eternos).

Beatrizalves32 26/12/2023

Lupin com sentimentos ?
? Um livro maravilhoso, com um enredo envolvente (um pouco cansativo, por ter capítulos longos), personagens super elaborados e com um desfecho MARAVILHOSO e digno de uma reviravolta q só o nosso querido Ladrão de Casaca consegue fazer kskss

? Foi bem diferente ver Lupin mais humanizado, sentimental e "gente como a gente". Pareceu q Maurice quisesse dizer q mesmo ele tendo uma mente brilhante e sendo excepcional, comete erros e sente dores assim como todos nós ?

? Sigo sendo uma amante vervorosa desses romances de aventura do magnifico Leblanc. O cara é um escritor massa demais. Recomendo superrr!!!

Giovanna 13/10/2021

esse sim entregou todo o mistério e as reviravoltas que o arsene lupin contra herlock sholmes só prometeu. o suspense foi muito bem construído e todos os elementos se uniram muito bem no final. gostei demais que mesmo ele cometendo várias burradas no meio do caminho, sempre que parecia que não tinha mais solução ele conseguia dar a volta por cima e no final das contas conseguiu derrotar os dois outros. se tornou o meu novo favorito da série até agora.

Faby 27/07/2023

O melhor de Arsene Lupin até agora
Esse foi o primeiro livro sobre Lupin que realmente eu me interessei.

A história é contada do ponto de vista de Lupin e não dos outros personagens, dessa forma conseguimos ter uma ligação maior com o personagem uma vez que passamos a conhecer suas estratégias, dificuldades e soluções. Nos demais livros que li dele, a história era contada pelo ponto de vista de outros personagens e por esse motivo não conseguia ter uma ligação com o personagem principal uma vez que ele parecia distante e quase sobrehumano devido às suas fugas quase impossíveis.

Esse livro trouxe uma perspectiva diferente, porém no último capítulo, tudo foi por água abaixo. Lupin passou ser o ser sobrenatural dos demais livros e toda ligação que construí com ele no decorrer da história acabou-se. E para piorar tudo, o último capítulo foi extremamente corrido e sem muitos detalhes dos acontecimentos que encerraram a história.

Mas, apesar de tudo, foi o melhor livro de Arsene Lupin até agora.

rhoudini 05/05/2021

Excelente aventura do cavalheiro-furtador
Autor: Maurice Leblanc
Edição: Principis
Nota: 5,0/5

**Do que o livro se trata?

Esta é, como o próprio Arsène Lupin diz ao final do livro, a aventura que mais lhe rendeu problemas e trabalho, mas que também foi uma das melhores e mais gloriosas de sua vida. Tudo começa quando um de seus furtos dá errado. Lupin, acompanhado de seus comparsas Gilbert e Vaucharay no assalto à casa de M. Daubrecq, se vê sem saída quando estes colocam tudo a perder na busca por um pequeno objeto que parece uma rolha e Vaucharay acaba assassinando o mordomo que cuidava da casa, mas que ainda conseguiu ligar para a polícia antes de expirar. Em meio à confusão, a única maneira de escapar parece ser os dois colegas ficarem para trás temporariamente, aguardando pelo resgate de seu patrão e amigo, Arsène Lupin. O problema é que, ao descobrirem que eles são cúmplices de Lupin, ambos são destinados à pena de morte, mesmo que apenas um dele estivesse envolvido no assassinato. Toda a trama gira em torno da procura pela rolha de cristal, um objeto que, embora não aparente ter valor algum, é o esconderijo do único documento que pode salvar o jovem Gilbert da guilhotina, mas ela fica muito bem guardada pelo astuto Daubrecq, o qual prova ser um dos inimigos mais formidáveis do cavalheiro-ladrão.

**Minhas impressões/pensamentos sobre o livro.

O livro é muito bom. Diferentemente de "Os bilhões de Arsène Lupin", que também li há pouco tempo, este empolga do início ao fim. Gostei muito da história, da trama em geral. É uma leitura agradável, que vale a pena. Aqui vemos o Arsène Lupin em seu auge, revertendo situações que parecem impossíveis, como já é habitual nas histórias do cavalheiro-furtador.
Sobre a edição da Editora Principis: excelente. Em outros títulos, eu já notara falhas grotescas de revisão, como o caso de não dividir os diálogos, ou o caso de recuos de parágrafos incorretos. Tudo isso deixa o leitor totalmente perdido. Nessa edição há pouquíssimas falhas, aquelas que todo livro tem: um acento errado, um erro de digitação, mas nada que comprometa a leitura. A tradução também é excelente e muito fluida. A equipe Principis está de parabéns, afinal, não deve ser simples fazer livros tão acessíveis ao público.

**Quem deveria lê-lo?

Leitura fundamental para os fãs do Arsène Lupin. Recomendado também para pessoas que gostam de ficção policial investigativa e entusiastas da ciência da dedução. Por fim, creio que é um bom livro para crianças e adolescentes em geral.

**Há alguma lição a ser aprendida?

Creio que há duas lições básicas: 1) Sempre desconfie do que é mais óbvio e que facilmente passaria despercebido; 2) Não importa quão difícil seja uma situação, enquanto houver chances de ser revertida, vale a pena continuar lutando.

**Citações de destaque

“As pessoas não desconfiam do que não parece estar escondido.” (p. 172)

Noemy.Nayara 10/03/2022

Um livro surpreendente, mostrando melhor a vida pessoal de Lupin, seus relacionamentos, sua casa e riqueza, ect. Podemos ver toda a sagacidade dele e sua capacidade de pensar em tudo, sair de qualquer situação.
Podemos ver o quando ele é inteligente, habilidoso e sempre com humor.

Sophia.Black 01/11/2022

? ????? ?? ???????
Nada como ler sobre o meu homem, sarcástico e orgulhoso, que debocha da cara de todo mundo (inclusive dele mesmo), elaborando um roubo brilhante e apanhando para um cara aleatório que na verdade estava sendo ajudado por cúmplices do meu marido que tiveram a audácia de trair ele.
Apenas Lupin para me ajudar a sair de uma ressaca 🤬 #$%!& . Digo e repito, eu amo esse homem.

Nixolaas 06/07/2023

Uma história bem ?pé no chão?
De todas as histórias que eu já li do Arsène Lupin, essa foi a história mais ?pé no chão? até agora, e isso é muito bom. Durante a história, você percebe a vulnerabilidade do Lupin, o que só nos lembra o quão humano o personagem é. Além de trazer uma profundidade maior à personagem, isso deixa o conto ainda mais ?realista? por assim dizer, dessa forma, criamos um vínculo muito grande com a história, sentimos medo, raiva, tristeza e felicidade com Lupin ao longo de toda a narrativa.