Vozes de Tchernóbil

Vozes de Tchernóbil Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - Vozes de Chernobyl

Mylena.Esteves 24/03/2024

Não tem como devorar esse livro, apesar de muito bem escrito. É muito difícil de ler, é um livro muito triste, muito angustiante e achei também revoltante, pois o descaso daquele governo é de dar nojo. Eu parei várias vezes para chorar por alguns dos relatos. Termino essa leitura com o coração partido.

iammoremylrds 24/03/2024

Uma leitura pesada, densa, uma obra pra se ler em parcelas, especialmente por ser uma obra tão pesada, contando os inúmeros relatos, de modo bem respeitoso além de ser recheado de detalhes, uma obra sem igual, essencial!!

Cami 21/03/2024

Ótimo retrato do que foi Chernobyl pela visão de quem de fato viveu o que foi.
Pode ser um pouco cansativo ler tudo isso de apenas depoimento, mas vale a pena.

felipefrancica 17/03/2024

Doses fortes sobre a humanidade
Confesso que demorei um bom tempo pra ler esse livro. A leitura dele foi feita em doses. Foram doses fortes. Da metade pro final resolvi encarar de uma vez só. Cada relato é um soco no estômago, sobretudo aqueles feitos pelos liquidadores (responsáveis pela limpeza da região afetada).

Os textos relatam a dificuldade da população local de entendimento sobre o que esrava acontecendo logo após o acidente, deixam claro que os soviéticos tentaram mascarar o problema e até mesmo atribuir a responsabilidade a um inimigo imaginável.

Se está pensando em ler os relatos, colhidos com maestria pela nobel Svetlana Alexijevich, saiba que vai enfrentar cenas muito tristes.

Foi uma boa leitura para conhecer de perto um dos grandes acontecimentos do século passado.

Camila 16/03/2024

A história de Tchernobil de uma perspectiva única
O livro conta a história da tragédia nuclear a partir da perspectiva dos moradores da região, que sofreram de forma mais ou menos direta os efeitos da radiação.
Apesar de conhecermos a história de Tchernobil, a sensibilidade com que ela é contada no livro é realmente única.

Ivinha 23/02/2024

Maravilhoso.
Sou fã de tudo que a Svetlana escreve.

Dos 3 que li, até agora, esse foi o que menos me deixou devastada. Os que falam sobre a 2ª Guerra Mundial são relatos mais pesados e devastadores? mas isso não faz esse ser menos triste.

Foi muito comovente saber mais sobre a tragédia de Tchernóbil e como os russos, bielorrussos e ucranianos compararam esse desastre com uma verdadeira guerra.

Cada relato, cada história é diferente e contado (realmente) como se estivéssemos numa conversa.

Enfim, muito bom. Ja quero ler os outros que faltam dela.

carolina 19/02/2024

Guerra
Paciência é a palavra que define o livro pra mim. Paciência para entender de vez que guerra nunca foi e nunca será algo natural, é entender que dentro dela existem PESSOAS, vidas, cotidianos; e que isso será diretamente impactado independente de suas decisões, caberá à elas o fardo de tentar sobreviver a partir do que lhes sobra.

anythgs 09/02/2024

Dói sabe? :(
Svetlana tem um cuidado muito grande de contar relatos de sobreviventes de muitas catástrofes, é sempre difícil parar de ler. O nobel foi dado a uma escritora com extrema sensibilidade e o olhar humano (apesar do lado jornalista de entregar os fatos do jeito que aconteceu). Achei que tinha atingido a cota de tristeza em ?as últimas testemunhas?, mas muitos monólogos nesse livro me deixaram no chão.

principalmente o monólogo da página 138 ?

DAbora277 07/02/2024

O livro é um relato sobre o acidente nuclear de Chernobyl. Nele, a autora colhe histórias das pessoas atingidas pelo acidente, em especial na Bielorussia. Relatos de pessoas que trabalharam na área contaminada, moradores, crianças e familiares de atingidos. O mais interessante, para mim, foi entender o olhar dos atingidos pela tragédia e principalmente como o ?homem soviético? se portou diante da situação.

Aylane Nunes 04/02/2024

Depoimentos bem difíceis...
Nesta obra você irá ler depoimentos sobre o desastre de Tchernóbil.
Muito triste mesmo saber o que o povo de lá passou e as consequências que carregam, marcados na memória o que ficou estampado perante o mundo inteiro.
Considerando que muito raro se encontra sobre tal tema, recomendo fortemente a leitura!

Raiana.Hemanoella 30/01/2024

Saber que tudo isso foi e é real me deixou impactada.
Extremamente pesada e triste, relatos que me trouxeram sentimentos de tristeza, raiva e muitas vezes repulsa.

Algo que me chamou muita atenção: O tanto que as mulheres, se dedicavam aos seus maridos sem se importar com o que a radiação tinha causado a eles.
Elas só queriam estar com eles.

Maria 28/01/2024

Vozes de Tchernóbil
Que livro intenso! Tão triste!
Gostei bastante do formato, pois os relatos são diversos e você percebe as várias perspectivas e como o acidente em Tchernóbil impactou a vida das pessoas.
Recomendo muito esta leitura, achei devastador!

Bahtgirl 26/01/2024

?Lembro-me também do que me contou um velho apicultor (e depois ouvi de outras pessoas): "Saí pela manhã ao jardim e notei que faltava algo, faltava o som familiar. Nem sequer uma abelha... Eu não ouvia nem uma abelha! Nem uma! O que é isso? O que está acontecendo? No segundo dia, elas não voaram. E também no terceiro?? Depois nos informaram que tinha acontecido um acidente na central atômica, que era perto. Durante muito tempo não soubemos de nada. As abelhas sabiam, mas nós não. Agora, se noto algo estranho, vou observá-las. Nelas está a vida.?

O livro reúne depoimentos de pessoas que sobreviveram ao desastre nuclear. É um livro de difícil leitura, não pela escrita da autora, e sim pela bagagem que o livro carrega. A verdade por trás do que foi passado pelo governo para a população é dolorosa. Mães que perderam seus filhos, mulheres que perderam seus maridos, crianças que perderam sua infância, o descaso com as pessoas após o acidente e o desamparo do governo são assuntos abordados no livro de maneira crítica e reflexiva.
Esse livro é extremamente necessário para que sejam feitas reflexões a respeito do quão egoísta o ser humano pode ser, e do quanto as vezes enxergamos somente o que queremos.

RaquelSales17 23/01/2024

Uma tragédia negligenciada
É chocante ler que essa grande tragédia anunciada em que ocorreu o completo descaso das autoridades.
Os absurdos que constatamos com os testemunhos daqueles que viveram aqueles dias sombrios.
Coisa simples que poderiam ter sido feitas e pouparia tanto sofrimento que tem reflexos e consequências monstruosas que reverberam até hoje.
Nós que estamos distantes não conseguimos imaginar como as autoridades e todo o resto do mundo que simplesmente não liga. Essa é a grande verdade desse e de outros livros.
Dá muito medo.
Ninguém liga ?
Desumano o que fizeram com esse povo tão patriota em que muitos verdadeiros heróis que se dirigiram conscientemente para a morte por amor ao país é uma medalha ou certificado.
Acabei a leitura chocada e devastada.

Rafa 21/01/2024

?Por trás dos arames farpados só restou a terra..."
Narrativa em estilo jornalístico mas com a poesia e intensidade de uma grande escritora. A abordagem do terrível desastre de Tchernóbil é ao mesmo tempo chocante pelos detalhes materiais e pela ineficiência da ação das autoridades diante de um perigo mortal mas invisível e extremamente humano estampado em narrativas de pessoas que sofreram direta ou indiretamente os efeitos da terrível radiação.