Stonehenge

Stonehenge Bernard Cornwell

Resenhas - Stonehenge

Ed.Costa 14/11/2020

Mais uma obra prima do autor
Um livro intrigante... uma narrativa empolgante... mais um livro imperdível de Cornwell. Recomendo!!!

Bruno Malini 15/11/2020

Bernard Cornwell é um autor que sempre vale a pena ler... Muito bom

EduardoCDias 09/12/2020

Monumento histórico
Extraordinária pesquisa histórica usada para desenvolver uma história fictícia sobre a construção de um dos maiores mistérios da humanidade. Apesar de a história não prender e nem emocionar demais, vale pelos detalhes históricos, um apanhado de tudo o que se sabe sobre o monumento, os costumes e tradições da época.

Thiago 09/12/2020

Ótimo e inesperado
Um livro que sai do normal do autor, o romance de momentos históricos, já que, obviamente, não há fontes ou explicações sobre Stonehenge.
Contudo, a história é sensacional. O autor cria um excelente pano de fundo e explicações para o monumento. Mesmo que algumas coisas sejam bastante "modernas", a verossimilhança da narrativa é soberba. Nós nos pegamos odiamos todos os vilões e torcendo pelo sucesso dos protagonistas, sofrendo com suas angústias e esperando o fim da missão.
Um ótimo livro.

Nataniele 06/01/2021

Apenas pedras
Vi muita gente fazendo críticas a narrativa ?maçante? da obra, o que me levou a protelar essa leitura. Me arrependo bastante ! Funcionou muito bem pra mim, não achei nada cansativo e só senti a narrativa leve e criativa do autor que tanto amo. Se eu pudesse citar um ponto negativo, seria o fato de não termos tantas cenas de batalhas quanto estou habituada a ver nas obras de Cornwell, mas apesar disso, ele trás uma sensação de expectativa tão boa quanto. Os personagens são repulsivos e cativantes ao mesmo tempo, eu adoro essa sensação de amor e ódio.
Enfim, Nunca me arrependo de ler esse autor e tenho uma parte no coração reservada para cada personagem seu. Aqui temos a certeza que na natureza nunca são apenas pedras, elas possuem histórias e nesse exemplar temos uma bem interessante.

Natalia (Vitória) Sousa 22/01/2021

Você já se perguntou como e por que Stonehenge surgiu?
Será que o homem pode influenciar deus?
Até onde você iria para fazer as vontades de deus?

Esses são alguns dos questionamentos inseridos nessa narrativa.
Saban, nosso protagonista se vê no meio de tudo isso e vamos descobrir junto com ele se é possível trazer os deuses para a Terra e mudar o mundo.

Sidnei 07/02/2021

Bernard Cornwell
Mais uma obra desse autor, que acho, nunca irá me decepcionar. Narrativa que prende, da primeira a última página. Apesar de não ser as Crônicas de Artur, mas não deixa nada a desejar!

denis.caldas 07/06/2024

Um épico da Idade do Bronze
Interessante como Cornwell transforma a vida simples e cercada de superstição da Idade do Bronze em um épico, histórias assim só encontrei no Velho Testamento que, na parte das guerras mais sangrentas também foi na Idade do Bronze. Também no estilo do Cornwell em mostrar como a religião instiga guerras, traições e política, independente se o templo é de pedras grosseiras em homenagem ao Sol e à Lua, ou pedras artisticamente polidas para um templo a Deus ou aos mortos.

"Um dia Saban havia sonhado em ser um guerreiro assim, mas ele se tornara um criador, em vez de um destruidor, e um homem que sentia cautela, se é que não medo absoluto, diante do inimigo. (III. O Templo dos Mortos)

"Quando os construtores ergueram Avebury e Stonehenge, então, estavam trabalhando dentro de uma tradição, só que levavam essa tradição a novas alturas. Sem dúvidas queriam impressionar. Deus pode ser cultuado adequdamente numa mesa de cozinha, mas uma pessoa que entra numa catedral tem mais probabilidade de se encher de espanto reverente e maravilha, porque os construtores fizeram algo maravilhoso que transcende o cotidiano." (da Nota Histórica)

Sara 24/09/2021

Bernard Cornwell o maior de todos
experiência imersiva histórica sensacional como sempre e essa ainda mais especial porque é sustentada em evidências arqueologicas, alguns personagens e acontecimentos inclusive tendo inspiração em descobertas e artefatos reais relacionados aos monumentos. Pra quem se interessa pelo período neolítico ou quer saber mais sobre é indispensável, e apesar da construção do monumento ser imaginação do autor a pesquisa arqueológica sobre o uso de ferramentas e suas aplicações é louvável, as últimas 100 páginas tratam quase inteiramente e de forma bem descritiva a construção do stonehenge e sinceramente foi o mais interessante de tudo pra mim

Wendel 24/10/2021

Bernard Cornwell não falha!
Sempre tive curiosidade em ler esse livro por saber que existem poucas informações sobre o monumento, tinha curiosidade em saber como Cornwell lidou com isso. E é claro que conseguiu com maestria fazer uma boa leitura!

Renato.Machado 08/12/2021

É uma história com 3 protagonistas. Conta a história fictícia desse conhecido monumento. Aliás, o autor como sempre mistura elementos históricos a uma história fictícia e o faz muito bem. O autor cria toda uma áurea de mistério e nos dá uma boa pista do que poderia ter sido o famoso Stonehenge.

Paulo Cézar 22/03/2022

Ainda é um Bernard Cornwell
Não me entenda mal, o livro é bom! Me impressiona a capacidade do Bernard Cornwell de pegar pequenos fatos históricos e criar uma mística por trás. Algo plausível é que faz sentido.

O livro em si é bem bacana, tem sacadas boas, mas não foi algo maravilhoso. Tem livros e sagas dele que me atraíram mais.

Guilherme6421 23/04/2022

Fui surpreendido
Estava com medo da história ser chata, não consiguia pensar como essa proposta seria desenvolvida, mas o autor conseguiu fazer algo muito interessante de consumir. Todo o mundo é muito real e as diferentes situações que ele cria para a história não parar e nem perder o foco são ótimas. Adorei os personagens, as crenças, as justificativas e como tudo é bem pé no chão, mesmo que "converse" com aquilo que os personagens acreditam. Uma ótima história em um mundo muito bem desenvolvido.

_Wesley_ 07/05/2022

Leite de pedra
Que Bernard Cornwell é um exímio e cativante escritor está mais que estabelecido por suas famosas obras. Em Stonehenge ele tira leite de pedra, sendo notável em alguns momentos no decorrer da trama. Famoso por suas cenas de batalhas, Cornwell se abstêm desta premissa, o que o expõe a um estilo diferente do seu habitual e assim busca preencher lacunas históricas que até hoje são mistérios. A dificuldade de se construir o templo é muito bem passada, mas seu personagem principal é muito apático não fazendo o leitor vibrar com suas decisões. Talvez o livro seja maior que o necessário, sendo sua terceira parte quase uma repetição da primeira. De todo modo Cornwell escreve muito bem e mesmo com essas dificuldades citadas, sua nota histórica sempre é uma recompensa surpreendente e enaltece sua obra.

Wallacy 21/08/2022

A primeira decepção
Sou fã de Bernard Cornwell, posso afirmar que foram os livros dele que acenderam a minha paixão pela leitura, principalmente as Crônicas de Artur e as Crônicas Saxônicas.

Então, mesmo sabendo que esse livro teria uma pegada diferente, com bem menos cenas de batalhas (com certeza o ponto forte do autor) não pude deixar de me decepcionar com a leitura.

Trata-se de uma história muito arrastada e com personagens bem esqueciveis. Infelizmente, tive que fazer um esforço tremendo para concluir a leitura, de tão maçante que se tornou.

Realmente não recomendo, e se quiserem conhecer o autor, o mesmo tem diversos livros melhores.