Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas -

Karollinesg 25/11/2020minha estante
Ahhhh pronto, agora eu quero ler ?

Tati.Tatiana 25/11/2020minha estante
Eu gostei muito viu ...??

Cristina 01/07/2020

É um romance curtinho, no estilo epistolar, mas muito interessante, já se percebe a genialidade da autora, nele podemos vislumbrar um pouco dos costumes e valores da época.

Lady Susan é uma viúva muito bonita, bastante eloquente, cheia de artimanhas, sem escrúpulos e está sempre manipulando as pessoas para atingir seus objetivos.

Midi.Gomes 02/02/2021

E lá se foram 100 histórias...
Lady Susan não foi o que eu esperava, foi muito mais. Uma personagem tão vil e dissimulada. De um egocentrismo tão profundo, e a mais alta capacidade de ludibriar.
Jane Austen mostra um conhecimento tão grande da sua sociedade e seus vícios. Uma escrita e história bem ousada. Queria tanto saber o que ela escreveria nos tempos atuais.
A cada obra lida, eu reafirmo, mais apaixonada do que nunca... Jane Austen é minha autora favorita??
Pheriannath 02/02/2021minha estante
A minha também ?? um xodó de autora ?

Midi.Gomes 02/02/2021minha estante
??

Vanessa 03/05/2021

Das obras de Austen, a menor.
Sou uma fã de Jane Austen, mas confesso que esse não é, nem de longe, o que eu considero as obras primas dela. Mas o que ela sempre consegue passar com perfeição é são os sentimentos e atitudes que tanto caracterizam o ser humano em suas relações. Conseguimos enxergar com perfeição s situações e alimentar admiração, abuso, carinho aversão aos seus personagens. Para não ficar de fora das obras e não deixar de ler Austen, vale. Mas nada se compara aos seus 6 clássicos.

Fico imagina do quem foi essa mulher vil que a inspirou para construção dessa personagem hedionda. Lady Susan é a mais pura burguesa falida e dissimulada vista apenas em Persuasão, pela irmã de Annie.

Yasmin 22/02/2022

é uma história que é engraçadinha as vezes pela quebra de expectativa das cartas da lady susan, é uma grande fofocada!
não tenho muito o que dizer mas não curti muito o livro mas é legalzinho da pra ler

Camila1495 16/06/2022

Lady Susan é um romance epistolar, ou seja, em forma de cartas, escrito durante a juventude de Jane Austen.
Conta história de Lady Susan Vernon, uma viúva com seus 30 e poucos anos, dona de uma beleza estonteante e de um vasto conhecimento do mundo. Ela é uma mulher ardilosa que usa e abusa de seu charme e inteligência para manipular e atrair todos a sua volta.
"Escandalosamente divertido e artisticamente melodramático, Lady Susan é um romance quase esquecido dentro do conjunto da obra de Jane Austen... Um romance magnificamente trabalhado, apresentando os costumes e os modos do período da Regência inglesa que irá deliciar os entusiastas de Jane Austen com sua sagacidade e elegante expressividade."

Aline / @alilendounslivros 10/05/2016

Resenha: Lady Susan
Desde que o mundo é mundo, sempre há quem queira se dar bem na vida por meios um tanto questionáveis. É claro que isso não era diferentes nos anos de 1800, época em que se passa a história de Lady Susan, uma coquete que usa suas artimanhas (beleza física e lábia) para conseguir o que quer: um bom casamento, para si própria e para a filha, que a mantenha presente e em grande estima na alta sociedade. O detalhe é que tão estimada e manipuladora dama mal saiu do luto pela morte de seu marido.

Para colocar seus planos em prática, a viúva se hospeda na casa de conhecidos e parentes do falecido esposo, causando mal-estares e transtornos decorrentes de seus flertes com homens comprometidos ou prometidos a outras mulheres, o que deixa um rastro de narizes torcidos e pessoas insatisfeitas, desejosas de sua ausência o quanto antes possível. Isso sem mencionar sua filha, que tem a índole distorcida pela própria mãe, que convence a todos de que ela é a vítima e pobre garota, a malvada da vez.

O mais interessante (ao menos a mim, pois foi minha primeira experiência neste tipo de leitura) é que ficamos sabendo de todas as tramoias da "lady" através de cartas que as personagens trocam entre si. É uma verdadeira rede de fofocas ao estilo de uma época em que não existiam prints de tela para enviar pelo WhatsApp. Isso torna tudo bem fascinante!

Embora a situação seja engraçada pela forma como é contada nas cartas, chegamos a sentir a raiva e o desgosto da cunhada de Lady Susan, que enxerga quem realmente ela é e como ela manipula a seu favor pessoas (como seu irmão) que teriam tudo para ir contra tais atitudes que esbanjam dissimulação. Assim como vibramos quando a máscara começa a cair (ela sempre cai, não é?).

"Lady Susan" é divertido, intrigante e leve. A leitura prende tanto que, quando você se dá conta, o livro acaba (como disse a pessoa que me indicou - e me emprestou) num susto! E pensar que Jane Austen escreveu essa obra epistolar na adolescência, chega a ser injusto que não seja tão reconhecida quanto seus best sellers (os quais dispensam comentários).

Para fãs de divertidas histórias de época, deixo a minha recomendação.

Brunadionisio 05/12/2016

Eu não sei como Jane conhecia tanto alma humana sendo tão pouco experiente, mas nesse curto livro que é escrito em forma de cartas, o poder de conquista de uma mulher, seus planos, suas artimanhas são bem interessantes de ler. Poderia ter sido mais explorado, mas para uma menina saindo da adolescência e sendo seu primeiro livro, é bom. Principalmente para fãs de Jane Austen

Mikhaella 17/12/2019

Uma outra face de Jane Austen
Fiquei muito feliz lendo esse livro, já li todos os outros romances dela mas esse traz um caráter muito diferente de tudo que ela escreveu sobre o caráter feminino.

Com uma protagonista cruel e insensível Lady Susan lança mão de toda a sua capacidade persuasiva e flexível a fim de manipular a todos. Incapaz de ter sentimentos ternos nem mesmo por sua filha.

Enfim, é uma outra experiência com Austen.

kellen 28/02/2020

Completamente diferente dos demais livros de Jane Austen. Lady Susan me cativou com toda a sua lábia e jogo de cintura pra conquistar o que deseja.
Leitura muito fácil e, como comentado em outra resenha aqui do Skoob, quando você menos espera, já acabou o livro!
Recomendo.

Nara 19/05/2020

"Estou cansada de submeter minha vontade aos caprichos de outros; de renunciar ao meu próprio julgamento em deferência ao julgamento daqueles a quem nada devo, e por quem não tenho respeito."

"...mas é de fato uma tola a mulher que, insultada por uma acusação, pode se deixar influenciar por elogios."

"...mas onde há uma disposição para antipatizar, motivo nunca faltará."

Neste livro conhecemos Susan, uma mulher que manipula e causa o caos, mas acima de tudo quer liberdade numa época em que mulheres eram sempre submissas.
É um livro com uma protagonista peculiar possuindo um forte gênio. Tem uma escrita fluida e rápida feita por cartas entre os personagens.
A autora mostra mais uma vez em como as mulheres são fortes e magníficas.
Recomendo muito, leiam!
Bjs.

Bia 31/08/2022

Eu amo muito os livros da Jane Austen no geral e achei que ia gostar desse também mas só me deu sono

Cristal16 19/09/2023

Interessante
Lady Susan até agora é a personagem mais interessante de Jane Austen, pois ela não é uma boa moça como as outras personagens dela. Lady Susan é uma mulher esperta e tenta controlar tudo para conseguir o que quer, e isso é algo que me deixou surpresa e com uma certa raiva. É uma história curtinha, mas não deixa de ser divertida ou interessante.

B. 07/01/2024

História incrível, edição horrível
A história é absolutamente maravilhosa! A maneira como Jane Austen desenvolve os personagens e a trama através das cartas é incrível, não consegui parar de ler até terminar tudo!
Só não gostei dessa edição. A tradução deixou a desejar, e a diagramação também poderia ser melhor, o espaçamento entre as linhas é muito pequeno, apesar de ser uma página grande, tornando a leitura um pouco desconfortável.