Clube do beijo

Clube do beijo Marcia Kupstas

Resenhas -

Marina_amorim69 17/06/2021

O livro é bom e necessário (apesar da nota baixa q dei)
Eu recebi esse livro de uma prima minha, da época em que ela ainda estava na escola. Esse é exatamente o tipo de livro que você lê no ensino fundamental. Ótimo para iniciar um diálogo com a criança sobre educação sexual, depressão e esses tabus.
O principal tema é sexo, mas não é descrito de uma forma detalhada, que vai ensinar a criança a transar. Esse livro se passa em uma noite, como se fosse uma noite de pijama de garotas, porém, nessa noite, é a reunião do Clube do beijo. 7 meninas de aproximadamente 16 anos, se reunem toda semana para falar disso: beijos. Porém, com a chegada inusitada de um novo integrante (homem), o assunto acaba se desviando para sexo.
Cada capítulo se trata do relato de alguma experiência de alguém da rodinha. Em um deles podemos ver temas necessários, como um abuso em tom de brincadeirinha, como estupro, relacionamento abusivo, depressão, entre outros. E por falar de forma descontraída e fácil, é um livro que eu recomendaria muito para as escolas.
E voce deve estar se perguntando: se eu só falei bem, então pq dei uma nota baixa? E entenda, o único motivo disso é porque é uma leitura infantil, dianta dos outros livros que eu li nesse ano, não tem como eu dar 4 (que seria uma nota justa). Eu n posso dar a mesma nota pra esse e para Trono de vidro, por exemplo.
Eu diria que o objetivo do livro foi atingido com sucesso, e recomendo para crianças/adolescentes que ainda estão entrando e conhecendo beijo, sexo e etc.
Porém eu senti um leve ranço dos personagens por julgarem a Sarah, principalmente pq a q eu achei mais parecida comigo foi ela. Mas depois isso se resolve e pedem desculpas por julgar ela. Os personagens não gostei tanto não, por causa desse certo preconceito, mas a história é boazinha até.