Meu Coração e Outros Buracos Negros

Meu Coração e Outros Buracos Negros Jasmine Warga

Resenhas - Meu Coração e Outros Buracos Negros

Maria 28/08/2020

Lindo, forte e ao mesmo tempo triste. Me encantei pelos personagens e por diversas vezes, quis colocá-los no meu colo para cuidar. Sorri e chorei com toda simplicidade e intensidade da escrita. Gostaria que a relação da Aysel com o pai tivesse um desfecho, esperei por isso, mas entendo as razões para não ter. Desleria para ter o prazer de ler de novo.

Rafa.Meyer 06/07/2021

Eu achei esse livro incrível e super fluido! Tem frases e ensinamentos lindos, mas é importante falar que possui gatilhos, como depressão e suicídio. Os personagens são super legais, apesar dos pensamentos difíceis causados pela depressão e me apeguei bastante a eles.

Karol 21/01/2022

"E, desta vez, sinto minha mão. Sinto tudo. E quero continuar sentindo. Mesmo as coisas dolorosas, horrendas e terríveis. Porque sentir as coisas é o que nos faz saber que estamos vivos."

Basil24 26/04/2021

Me matou
Simples assim. Esse livro de destruiu completamente. Me encontro no chão, chorando. Sugou toda a minha vontade de viver sinto q nunca mais serei feliz. Recomendo.?
Bruno236 26/04/2021minha estante
KKKKKRYING
*adicionando na lista do quero ler*

Basil24 26/04/2021minha estante
LAKSLAKSSKAKKSKSKAKZKSKWK

Com amor, Corvoraz... 22/05/2021minha estante
*Adicionado a quero ler*

Carol.Amanda 05/11/2020

Incrivel...
Eu não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro é bom, ele me destruiu em 500 pedacinhos, conseguiu me transformar e me fazer enxergar coisas da vida das quais eu não estava à par...
Não sei como dizer, só sei que TODO mundo deveria ler esse livro, ele é pesado e emocionante na mesma intensidade, eu me identifiquei muito em várias partes e o desenrolar foi um soco no meu estômago.
Simplesmente perfeito!!!!

Bianca.Cardoso. 19/12/2021

meu ? e outros buracos negros.
que livro!!

entrou na minha lista de favoritos sem dúvidas alguma, nunca tinha lido um livro onde a história se desenvolveu dessa forma tão "natural".

recomendo!!

Lu Oliveira 19/03/2016

Triste e emocionante
Triste e emocionante...
"Talvez todos nós tenhamos escuridão dentro de nós e alguns de nós são melhores em lidar com isso do que outros."

Aysel tem 16 anos e é totalmente fascinada por física e pelo que acontece com nossa energia potencial depois que morremos. Em um dos dias de trabalho ela encontra um site onde você pode achar um parceiro de suicídio. Aysel envia uma mensagem para um cara chamado "FrozenRobot" e depois marcam de se encontrar. Roman não é exatamente o tipo de suicida que ela esperava. Roman é lindo, cheio de amigos, mas por dentro está destruído. Ele tem medo que Aysel acabe desistindo, mas ela também tem seus motivos pra querer se matar. Roman escolhe o dia 07 de abril para que eles se suicidem.

Os dois sendo parceiros passam a conviver mais juntos e descobrirem mais sobre a vida um do outro. Embora Aysel não queira que ele saiba suas verdadeiras razões, ele acaba lhe dizendo o que o levou a tomar essa decisão.
Somos apresentados também às famílias dos personagens. Enquanto a família de Roman se preocupa com ele, a família de Aysel parece mal a notar, pelo menos é isso que ela acha. Os pais de Aysel se separaram quando ela era bem novinha e ela foi morar com o pai, mas depois que este cometeu um crime que assustou toda a cidade ela foi morar novamente com sua mãe e a nova família. Ela mal conversa com os irmãos ou com mãe por achar que eles tem medo dela.

Roman era o cara que todos adoram e era fera no basquete, mas depois do incidente no passado ele perde o amor por tudo que o fazia feliz.
Essa história vai mais do que dois adolescentes que foram afetados por acidentes no passado e que querem se matar juntos.
Com Roman, Aysel descobre novamente a vontade de viver, mas só isso não basta, ela quer convencer Roman a viver também, não só por ela, mas porque quer que ele seja feliz.

Eu classifiquei esse livro como bipolar, pois em certos momentos eu chorava, em outros estava sorrindo e acima de tudo, torcendo para que os personagens desistissem de se matar. A leitura é leve, apesar do tema abordado pela autora, que resolveu escrever o livro depois do suicídio de alguém próximo. Super recomendo a leitura.
Abraços!
nikki 22/07/2016minha estante
Uau, foi essa a resenha que me fez ler o livro, obrigada!

Lu Oliveira 24/07/2016minha estante
Obrigada por ter lido a resenha :D

Laura 14/07/2018minha estante
não sei o que sentir depois de ler esse livro, queria poder pegar toda a tristeza do mundo e destruir, e plantar a sementinha da esperança em todos os corações

mari 05/11/2021

MEU CORAÇÃO E OUTROS BURACOS NEGROS
completamente sem palavras..

que livro SENSACIONAL! não consigo descrever em palavras o que ele significou pra mim, é lindo, tocante, cruel, verdadeiro, impecável e me fez refletir muito. meu obrigada à autora por me permitir sentir esse livro.

nat 23/01/2021

-Porque te amar me salvou. Fez com que eu me visse de uma forma diferente, visse o mundo de forma diferente. Devo tudo isso a você.

callmedante 30/07/2021

pessimo
comecei a ler esse livro sem ver sinopse e logo no começo fiquei ??? um site pra >suicídio conjunto< pqp. sem falar q surgiu um romance muito nada a ver nesse meio tempo. serio. banaliza totalmente o assunto do livro. se houvesse comunicação/diálogo desde o começo, o livro teria umas 20 pags
Patri 04/01/2022minha estante
Simm
Fora que os dois tem zero química, no começo tava até legal mas depois pqp

callmedante 04/01/2022minha estante
exatamente kk

Agnaldo 23/02/2022

O amor é o combustível da vida
A dor das escolhas ruins é o maior veneno pra alguém que perdeu quem muito amava. Conviver com o trauma da irresponsabilidade dos nossos atos é tão difícil que muitas vezes parece ser mais abandonar tudo e desistir. Mas a vida vai além dessa dor e independente do quanto sofremos, o importante é nós mantermos caminhando até que tudo se acalme e consigamos vislumbrar uma possibilidade de mantermos vivo a maior lembrança de alguém que nos deixou. E foi isso que o livro representou pra mim, a história é muito boa e muito triste. O amor é sempre um fonte inesgotável de energia para se viver.

Angélica 27/08/2021

Gostei Muito
Gostei muito

Mesmo que o início de uma sensação de nó no peito pela temática delicada (suicídio na adolescência) com o desenrolar essa história inspira muita esperança...

Queria que o final fosse mais completinho, que mostrasse como ficaram alguns personagens, o que aconteceu com outros e tal, mas no geral foi uma leitura muito boa

Geovanna.Holanda 12/11/2021

O livro é rápido, mas a leitura é profunda.
O tema abordado é extremamente delicado, mas a forma como a autora aborda ajudou muito no exercício de empatia para com os personagens. Achei em si a estória muito boa e bem desenvolvida, os personagens são reais e forma como a protagonista descreve o que vê, que claramente é uma distorção de muitos fatos, nos ajudam a entender seus motivos e escolhas.
O final do livro é esperançoso, seria ótimo que houvesse um epílogo sobre o depois, mas de qualquer forma, gostei bastante.

Bart 22/04/2020

Meu Coração & Outros Buracos Negros
*Jasmine Warga*
312 pág, 2016.
Editora Rocco
Esse livro foi uma surpresa (não muito boa), pelo título achei que fosse rir muito. Mas o livro trata de um tema muito pesado, suicídio, e neste caso, na adolescência.
A trama conta a história de Aysel, uma moça que sofre com um grande erro cometido por seu pai no passado, trazendo p/si um sofrimento emocional de algo que não pertence à ela. Dessa maneira através de um site, ela resolve procurar um parceiro de suicídio, "Robôcongelado" (nickname), com quem acertou morrer no próximo dia 7 de Abril... o restante é com vc.
É um livro que faz pensar, em várias vertentes, a angústia crescente que toma o controle a ponto de tirar a própria vida. O quanto permito que o erro do OUTRO influencie na minha vida... no caso do livro.
Por mais difícil que esteja, sempre haverá meios de resolver da melhor maneira possível. CONVERSAR sobre, procurar ajuda profissional é a melhor decisão A ser tomada.
Em época como a que estamos passando, de uma forma nunca vista antes, é muito importante procurar um psicólogo?, que vai saber trabalhar as vivicitudes e ajudar a enfrentar as tempestades!
É um bom livro, não tenha dúvida, mas o título não tem absolutamente nada a ver com a história.
VC NÃO ESTÁ SÓ!
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS.

Cris 30/05/2021

mds
-SEM SPOILER-
a gente, vamos aos fatos, eu n recomendo esse livro. Sim, é um livro incrível, mas trata assuntos muito pesados como suicídio e depressão, e pode dar um gatilho muito grande. Eu achei uma história incrível, mas se vc for uma pessoa com um psicológico ruim, n recomendo pq só vai te destruir.

-COM SPOILER-
mano, esse casal merecia um desenvolvimento melhor, mds tinha q ter um segundo livro, ela encontrando seu pai, os dois juntos indo para a praia com o capitão Nemo, ele desenhando, ela cantarolando Mozart, sério, eu preciso disso, n consigo acreditar q simplesmente esse foi o final, eu precisa de mais.
Frases q tiveram um impacto grande em mim:

"A verdadeira viagem de descoberta consiste em não buscas novas paisagens, mas em ter novos olhos."

"Sabe, Zellie, já existem coisas quebradas demais no mundo. Você não deveria sair por aí quebrando tudo só por diversão."

"Qualquer um que já esteve triste de verdade pode dizer que não há nada de bonito, literário ou misterioso na depressão. Depressão é como um peso de que não se pode escapar. Ele esmaga você, faz até às menores coisas, tipo amarrar os tênis ou mastigar uma torrada, parecerem uma corrida de trinta quilômetros montanha acima. A depressão faz parte de você; está nos ossos e no sangue. Se sei alguma coisa sobre isso, é o seguinte: é impossível escapar."

" As vezes, fico esfomeada. É quase como se eu quisesse comer o máximo que posso para preencher o espaço vazio dentro de mim. Outros dias, mal consigo me obrigar a mordiscar um pedaço de torrada."

"É como se sua tristeza fosse tão profunda e destruidora que você tem medo de que ela vá afogar todas as pessoas da sua vida de deixá-las ficar muito perto."

"Talvez seja isso que o amor de resume: ter alguém que se importa a ponto de prestar atenção para que se tenha coragem de viajar e se transferir, fazer sua energia potencial cintilar até virar energia cinética. Talvez o que todo mundo precise é de alguém para percebê-lo, observá-lo."

"Não me importo com a camiseta, me importo com você." ESSA CENA AAAAAA

"talvez todos tenhamos a escuridão dentro de nós, e alguns de nós sejamos melhores em lidar com ela que outros."

"Porque te amar me salvou. Fez com que eu me visse de forma diferente, visse o mundo de forma diferente. Devo tudo isso a você." nessa hora eu já tava morrendo chorando.