Tânatos

Tânatos Vitor Abdala




Resenhas - Tânatos


25 encontrados | exibindo 16 a 25
1 | 2


Elis 04/07/2020

Frio na espinha
Pequenos contos de terror com desfechos incriveis que nos levam a temer o invisível e acreditar no sobrenatural. Prende a sua atenção ao mesmo tempo que faz você querer parar de ler.
comentários(0)comente



Pedro Guimarães 28/04/2020

Surpresa
Esse livro me pegou de surpresa!!!

Achei que ia encontrar mais um daqueles contos nacionais enfadonhos que encontramos mofando nas prateleiras.Mas percebi talento e certa ousadia na criação e elaboração dos personagens.

Alguns contos são bem bizarros ou a bizarrice é o reflexo de seus livros para criatividade
Uma linguagem tranquila e rápida.Um livro para ler em poucas horas e só.
comentários(0)comente



Luan.Fontes 05/07/2018

Fraco
Livro pequeno que da pra ler em algum tempo livre, alguns contos previsíveis, infantis com palavras repetitivas
Vitor.Abdala 17/09/2018minha estante
Valeu, Luan. Obrigado pelo feedback. Te convido a conhecer Macabra Mente. Abração e boas leituras!




Maurício da Fonte Filho 26/01/2018

Contos de terror da melhor qualidade
Nesta antologia, Abdala nos apresenta nove contos macabros, que nos prendem para depois nos deixar com uma sensação de desconforto. Destaque para as histórias "Vodu", "Soterrados" e a minha preferida desta coletânea, "Amanhã vai ser Pior". Recomendo bastante para quem gosta de um terror bem escrito e arrepiante.
comentários(0)comente



Jackie Sabino 08/06/2017

Nacional que não perde pros queridinhos estrangeiros
Confesso que tenho os dois pés atrás com autores nacionais ainda mais de terror, que é meu tema favorito. Nenhum preconceito por trás dessa minha frase inicial.

Escrever sobre terror não é nada fácil e são pouquíssimos autores que fazem isso muito bem. Causar arrepios sem conectar imagens é muito difícil. A minha primeira impressão de Tánatos foi muito boa e achei Vitor extremamente promissor. A muito tempo não sentia arrepios e incômodos na leitura de livros ou contos de terror. Conto nos dedos os que me deixaram assim. A leitura de Tánatos é bem fluida, os contos são bem amarrados e convincentes. A linguagem não é rebruscada (ufa) e nem simplória demais (ufa de novo). Gostei demais de "Mensagem instantânea", mas foi um dos que senti que mesmo pequeno, poderia ter uma finalização melhor. Eu fiquei com frio na espinha e queria que o conto prosseguisse um pouco mais. Outra coisa que me incomodou imensamente foi o prefácio. Desculpa, mas acho que contou o livro. Sinceramente não quero saber no prefácio que nem em todos os contos as pessoas vão encontrar a morte. Terror é fator surpresa, gente. Então isso o prefácio já me tirou. Por mais que os contos me causassem incômodo do horror, eu ficava tranquila porque sabia que o prefácio já tinha me adiantado que não haveria morte. Ou não uma morte física, mas sobrenatural. Achei desnecessária essa informação. Isso me desanimou.

No mais, super indico o livro. Vitor é extremamente gentil na pré e pós venda. Fez dedicatórias fofas (sou dessas que faz muita questão) e acho que o autor tá num caminho super certo. Já sou uma seguidora pra acompanhar as novidades dele.
comentários(0)comente



Vitor Silos @vitus_livrus 29/12/2016

Nem sempre a morte é o pior
Tânatos é um livro curto e grosso, usando uma expressão bem comum, são 9 contos que falam basicamente sobre a morte ou a vontade de morrer dependendo do que acontece quando ela não vem.
Os contos são bem curtinhos, alguns até demais, gostaria de saber um pouco mais sobre os personagens e até talvez uma descrição mais apurada de certas passagens, mas acredito que a idéia do escritor Vitor Abdala seja exatamente essa, em uma curta e rápida leitura te deixar arrepiado. E foi bem sucedido! rs
As histórias são bem reais e cotidianas, você encontra facilmente folheando as páginas de jornais, o que dá uma sensação mais verídica ainda. A escrita é bem prática, de fácil leitura.
Gostei bastante, principalmente do conto Combustão, Tem uma coisa dentro de mim e Índios.
comentários(0)comente



Bia 25/10/2016

Resenha publicada no blog Lua Literária
Tânatos é o livro de estreia do jornalista Vitor Abdala, que reúne nove contos cuja temática é o terror sobrenatural. A morte está presente em todos eles, de forma direta ou indireta.
Seguindo a linha das coletâneas de contos atuais, não precisamos ler o livro na ordem. Podemos pegar um conto aleatório e ler, pois eles não tem relação no que condiz ao enredo e personagens, apenas na temática.
Como ocorre na maioria das coletâneas de contos que leio, houve aqueles que me agradaram mais outros menos.
Vou contar um pouquinho sobre os que mais gostei:
“Soterrados” tem como protagonista um ex-assessor político. A região serrana do Rio de Janeiro enfrentara uma tragédia em 2011, quando uma tempestade a atingiu. Várias pessoas morreram soterradas na lama. E o prefeito, como manda a tradição nacional, tirou vantagem disso. Assim sendo, contrariado, o assessor pedira demissão de seu cargo. Anos mais tarde, o prefeito parecia assombrado quando entrou em contato com seu antigo funcionário. Era aterrorizado por vultos, escuridão, sendo vítima de agressões em sua própria casa. Mas quando a polícia chegava, não encontrava vestígios de invasores, apenas lamas em alguns pontos de sua morada. Delírio? Consciência pesada? Ou as vítimas haviam voltado ansiando por justiça?
É o conto mais longo da coletânea e talvez por isso consegui um maior envolvimento com os personagens e a situação que eles enfrentavam. Percebi um diferencial até mesmo na escrita do autor, acredito que ele tenha chegado ao ápice dosando elementos sobrenaturais com realidade. Nos demais contos, também encontramos essa mistura, mas senti que nesse, em específico, essa característica foi melhor trabalhada, o autor teve tempo para nos fazer acreditar no que estava acontecendo, deixando a dúvida no leitor se era um delírio do político ou um acontecimento sobrenatural.
“Mensagem instantânea”, talvez o mais curto, também me agradou muito. Quem nunca recebeu uma mensagem de um remetente desconhecido? Agora vejam bem, e se seu celular, ao receber tal mensagem, não funcionasse para se comunicar com nenhuma outra pessoa, apenas com esse desconhecido que se mostra muito ameaçador? E se tal desconhecido se mostrasse ainda, totalmente sobrenatural? Me imaginei ali no lugar da personagem, e fiquei com o coração na mão quando compreendi a origem do tal desconhecido.
“Tem uma coisa dentro de mim” é sinistro. Temos dois personagens principais neste conto, irmãos gêmeos por sinal. Um deles, após ter um desconforto estomacal, passa a vomitar unhas, dentes, pedaço de carne. Repugnante, eu sei. Mas, a pergunta que não cala é: o que está dentro do estômago dessa pessoa? Fiquei perturbada, instigada e não queria piscar durante a leitura.
Em “O assassino hesitante” temos um protagonista psicótico, que desde pequeno sente prazer em matar. Mas, apesar de saber o que era esse sentimento, ainda não havia matado nenhum humano. Até que um dia toma coragem e escolhe sua vítima. O que ele não poderia imaginar, é que teria uma surpresinha bem tenebrosa.
Levando em consideração o livro como um todo, acredito que o autor deveria investir mais no que diz respeito ao envolvimento enredo-leitor. Em suma, ele foi muito objetivo na maioria dos contos, impedindo que se desenvolvesse aquela fantasia que dá o clima ao terror. A narrativa é ótima, como viram houve contos espetaculares que me prenderam por completo, porém, quando analiso o livro inteiro, sinto que faltou esse elemento fantástico que pra mim é imprescindível no gênero. Essa é minha crítica negativa, que acaba se tornando muito pessoal, já que existem leitores que preferem justamente essa objetividade.
A edição está perfeita, simples, porém significativa para os apreciadores do gênero. Fiquei apaixonada pelo efeito da capa.
Recomendo o livro, principalmente para quem busca algo rápido e sombrio para ler. Eu li em duas noites, considerando que meu tempo para leitura está bem curto.
Para o autor, meu muito obrigada pela confiança. Amei a oportunidade de ler a obra e participar desse acervo de leitores que estão te redirecionando pelo caminho da escrita. Os contos mais longos e mais sombrios por assim dizer, onde você me permitiu viajar, foram os mais envolventes a meu ver e por isso, em minha concepção, acho que deve investir em mais páginas, e ainda em aumentar esse clima do medo e mistério por parte do leitor. Esperarei (ansiosa) por mais obras.


site: http://lua-literaria.blogspot.com/2016/10/resenha-tanatos-contos-sobre-morte-e-o.html
comentários(0)comente



Nu e As 1001 Nuccias 29/10/2019

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Na mitologia grega, Tânatos era o deus que fazia personificação da morte. Ele vivia em pé de disputa com Eros, o deus do amor e da vida.

O livro que leva o mesmo nome do deus em seu título faz jus à sensação de escuridão que carrega.

"O fogo chega até meu rosto. Já não consigo gritar. A morte não chega."

Tânatos é composto por 9 contos, cada um com uma temática ocultista em especial, mas todos girando ao redor do tema mórbido.

Alguns são curtos, outros mais longos. Alguns temas já explorados em diferentes livros, outros totalmente novos.

"Ele fez um pacto com um loa, uma entidade que só responde pra ele. Só ele pode pedir pra maldição ir embora."

Dos 9, gostei mais de 3: "Amanhã vai ser pior", "Tem uma coisa dentro de mim" e "Soterrados". Vamos a eles.

AMANHÃ VAI SER PIOR:
O conto já começa na ação em si. A pessoa acorda e encontra um leve corte em seu pulso. O caso foi esquecido até o dia seguinte, quando acordou com um corte mais profundo.

E a coisa foi piorando dia após dia. Chegou o momento em que o pensamento de um invasor na casa tomou conta da pessoa. E aí ela encontrou o bilhete escrito em sangue.

A situação continua a piorar. A pessoa continua sendo cortada, cada vez mais profundo, perde membros e a sanidade. E os bilhetes? Sim... amanhã vai ser pior.

SOTERRADOS:
O conto é narrado pelo assessor do prefeito. Após uma tragédia, ele descobre que o prefeito participou de uma maracutaia nas obras de impedimento de queda de barreiras que levou à morte de mais de 300 pessoas e muitas casas perdidas.

Mas isso não foi o pior: sombras passaram a perturbar o prefeito. Sombras que invadiam seu sítio e o torturavam psicologicamente.

"Quando o colocamos sentado na poltrona, ele falou sobre sombras invadirem sua casa, sobre corpos em decomposição se aproximando dele e tentando matá-lo."

O prefeito tentou desesperadamente entender o que acontecia. Deixou o cargo, mas as sombras não o deixaram. E o assessor ainda não consegue acreditar no que viu.

TEM UMA COISA DENTRO DE MIM:
Os irmãos gêmeos moram juntos e tudo ia bem até que um deles chega correndo em casa, passando mal, reclamando do estômago.

Só que não era uma dor de estômago comum, era algo mais sensível, mais presente. Incomodava. Arranhava.

A dor piorava a cada dia. Médico nenhum via nada ou descobria o que causava tanta dor no estômago do rapaz. Os gritos de dor avançavam pela noite. Quando a dor diminuiu, coisas começaram a sair pela boca.

"Ele fez menção de vomitar, mas não expeliu nada. Então, ele colocou a mão dentro da boca e tirou um dente. Era um molar, e dos grandes. E u olhei espantado, enquanto ele punha o dente em cima da mesa. (...) constatei que todos os seus dentes estavam lá."

A situação ficou cada vez mais caótica e paranoica. Havia algo lá? O que era? E o irmão, o que fez? Só lendo para descobrir.

Gostei bastante desses, gostei de alguns outros também. No geral, o livro é bacana, mas senti vontade de mais contos. Só 9 foi pouquinho rs...

Convido vocês a conhecerem a morte mais um pouco!


site: https://1001nuccias.blogspot.com/2019/10/resenha-livro-tanatos-vitor-abdala.html
comentários(0)comente



Victor 18/01/2021

Bem na média
Há contos bons, outros nem tanto, mas ainda assim vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



lisa hallowey 31/01/2018

De boca aberta
Elisangela Domingos da Silva
Agora mesmo ·
#dicadelivro
Com certeza esse livro irá para minha lista de melhores livros de contos... Eu ainda me pergunto PQ eu demorei tanto para ler esse livro😑(pq eu sou burra😂😂) Enfim... já disse isso sobre o outro livro dele, mas vou repetir... ESSE CARA É PERTURBADO😑😂e eu sinto que sou um "anjo" ao lado dele. Se vc tem medo de contos de terror, te RECOMENDO esse livro( e o melhor horário para ler ele é as 3 da manhã😑).
Tânatos é um livro de contos que PUTA QUE PARIU. Vitor Abdala sabe muito bem explorar as tragédias, o ocultismo de uma forma que vc fica pasmo. Cara, já virei sua fã de carteirinha... Os contos que mais gostei foram Vodu, que me lembrou com perfeição o famoso culto "mortos ambulantes", que ocorre em uma aldeia no Haiti e Prisão Perpétua....
Vc está de Parabéns!
comentários(0)comente



25 encontrados | exibindo 16 a 25
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR