Outros Escritos

Outros Escritos Clarice Lispector

Resenhas - Outros Escritos

Allyne 28/08/2021

Curioso
Outros escritos é um compilado de vários escritos de Clarice. Desde alguns contos até a conversas com seus filhos pequenos que ela colocava no papel.

Mfarits 15/11/2021

Superou em muito minhas expectativas
Por ser um livro de outros escritos, cheguei a temer nunca ler. Pensei que ia empacar e tudo mais, mas não.
Quero deixar claro que pulei 10 páginas da parte conferencista de Clarice e não me arrepende em nenhum momento até então. Digo, ainda li um pouco de Clarice conferencista, mas não tudo.
De longe, o melhor deste livro é o caderno onde cultivava diálogos com seus filhos: Conversas com P.
Gostei muito do livro tendo em vista o objetivo!

Lari 31/01/2022

Espetacular
É o primeiro livro que realmente leio da Clarice, antes havia lido apenas textos e trechos soltos ao acaso e fiquei muito feliz por ter começado pelo "fim" com esse livro que reune suas diversas facetas e textos inéditos.
Minhas partes favoritas são da escritora iniciante, estudante,mãe e tradutora. Sua própria forma de ver a vida era arte. Sua humildade era sem tamanho e é terrível pensar que enquanto hoje (nem tanto tempo depois) sua obra é reverenciada e seus livros vendem mais que água no verão, ela vivia com escassos recursos financeiros dependendo sempre de complentar sua renda. Tantas traduções pelas quais ela não recebeu absolutamente nada.
Só posso concluir que Clarice Lispector era uma artísta no sentindo mais íntimo da palavra.

Lara 16/08/2021

Com a proposta de ser um compilado de escritos diversos da Clarice, somos apresentados às facetas diferentes da vida dessa autora: contista, jornalista, estudante, mãe, ensaísta, tradutora e muitas outras.

É um livro bastante diverso, o leitor tem um contato maior com uma variedade de escritos da autora que partem desde a sua adolescência até a sua vida adulta, bem como com uma entrevista extremamente intimista e bem humorada que ela concedeu para amigos muito próximos, como Marina Colasanti, Affonso de S'antanna e João Salgueiro.

De modo geral, ao terminar a leitura fica a sensação de ter conhecido a Clarice de fato, o que acaba se estendendo de uma forma ainda maior após o posfácio melancólico, íntimo e carinhoso de sua amiga Nélida Pinon.

Leticia 22/12/2021

Escrita fascinante!
Já tem um tempo que tenho alguns livros da Clarice parados em minha estante e até então não sentia que era o momento certo para ter esse primeiro contato com a autora, mesmo tendo curiosidade.
Até que o momento certo chegou. Esse ano, senti que estava na hora de começa a ler Clarice e não estava errada - e escolhi o livro certo para essa introdução!
Para quem nunca leu a autora, acredito que esse livro seja uma bom começo. Além de seus contos clássicos, o texto apresenta outros textos de Clarice, textos que ela escreveu na época que trabalhava em um jornal, textos de seu tempo de faculdade, além de registros pessoais sobre sua convivência com seus filhos.
Eu gostei bastante e achei a escrita dela magnífica. Admito que as histórias contadas nos contos foram razoáveis para mim (fiquei surpresa com algumas, mas, a maioria, foi só ok), porém a escrita de Clarice acaba por dar um toque diferente. O domínio que ela tinha com a língua portuguesa, a forma como se expressava, é simplesmente incrível e mesmo que história em si não esteja te fascinando, a escrita da autora te causa essa sensação.

Marcilio Duarte 12/09/2023

Geniais fragmentos históricos
Fundamental para compreender a produção jornalística e literária da jovem Clarice. Recomendo ler "Outros Escritos" paralelamente a uma das biografias - ajuda muito a entender o quadro completo de sua vida. Destaque para o "Ovo e a Galinha"

@andersssson 28/07/2011

Mil Clarices
Em "Outros Escritos", conhecemos as várias facetas de Clarice Lispector: mãe, estudante de direito, conferencista, jornalista, gost writer... Cada capítulo do livro nos revela uma personagem diferente. O termo "personagem" está de acordo com o que é revelado pelas pesquisas da Dra. Nádia Batella Gotlib - que percebeu que a própria Clarice aparece em sua obra ficcionalizada, transformando-se em um de seus personagens.

Clarice viveu seus 57 anos totalmente imersa no mundo das letras. Poderia parecer exagero utilizar todo o período de vida dela para dizer isso, mas se tratando de Clarice parece-me bem adequado, uma vez que escrevia desde muito pequena. Como costumava dizer a própria Clarice, desde bem criança já fabulava, tanto que aos oito anos resolveu inventar uma história que não terminava nunca.

Só chamo a atenção para os inúmeros equívocos cometidos por Clarice (e que passaram despercebidos por quem organizou o volume) no que diz respeito à ortografia e à pontuação. Nesse sentido, os textos apresentados são problemáticos. Entretanto, no que tange o conteúdo... (sinto-me suspeito para bem-dizer o trabalho de Clarice por ser admirador de sua obra.)O conteúdo é de uma excelência sem igual e de uma sensibilidade surpreendente.

Não recomendo o livro para iniciantes ou para aqueles que ainda não leram nenhuma obra de Clarice Lispector. O livro é para aqueles que querem conhecer as mil faces da autora e notar que a mesma sensibilidade presente em obras tão conhecidos e traduzidos pelo mundo afora está contida em textos que ela escrevera sem nenhuma ou pouca pretensão estética.
17/09/2022minha estante
"no que tange ao"

Brenno.Garcia 06/02/2023

Apresentando uma visão ampla sobre as várias facetas criativas de Clarice Lispector, o livro traz conjunto de notas, crônicas e contos que ajudam a conhecer melhor o talento multifacetado da autora.

beatriz3345 22/01/2024

Genial!
Nesse livro a gente entra em contato com as diversas faces de Clarice como escritora, e eu posso garantir que uma é mais surpreendente que a outra. em cada detalhe, há uma surpresa. em cada surpresa, apaixona-se mais. cabe a nós, então, não tentar decifrá-la, pois isso nem a própria admitia conseguir, mas saboreá-la até que o seu ato de escrever se torne para nós o que era para ela - penoso, mas indispensável.

Lilix / outrasbagatelas 23/12/2009

Clarice antes de Lispector
Parodiando Coco...

Uma seleção de textos "não literários" da escritora. Se assim se pode dizer quando falamos de Clarice Lispector.
Ótimo observar sua escrita jornalista e acadêmica.

Vale: para quem é fã.

Gabriella169 30/07/2010

Ênfase para a parte "Clarice mãe"..

As frases e conversas, anotadas pela autora ao longo da infância de seus filhos, são muito interessantes e espirituosas

Beatriz Almeida ð«ð 31/03/2024

Eu amei conhecer mais sobre cada parte intrínseca da personalidade de Clarice : a Clarice mãe , a Clarice estudante , jornalista, dramaturga e etc. Cada uma especial à seu modo?

Charlene.Ximenes 09/08/2018

Textos diversos
Clarice é a minha escritora favorita, por razões que vão além de qualquer grande explicação literária, pois seus textos me transformam e transbordam sentimentos, explicações e não entendimentos peculiares. Os contos da autora são dos melhores da literatura brasileira e mundial, seus romances falam de um "eu" que me pareceu ser sempre necessário na literatura. Cada nova leitura ou releitura é uma grande descoberta. Sua obra é rara, única e inesgotável.

No livro "Outros escritos", o mergulho é um pouco diferente, organizado por Tereza Montero e Lícia Manzo, mas não por isso menos intenso. O livro é um compilado de textos inéditos de Clarice, que se encontram assinados pela escritora iniciante, pela jornalista, pela estudante de direito, pela colunista feminina, pela dramaturga, pela mãe, pela conferencista e ensaísta. Encontra-se presente também o mais importante, mais longo e completo depoimento que Lispector jamais concedeu, uma entrevista concedida ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, em 1976 - um ano antes de sua morte.

Seus escritos unem essa mulher diversa, multifacetada, cujo olha singular, forte e imensamente sensível refletem seu gênio criativo, sua força avassaladora.
Carol Abrantes 03/07/2019minha estante
??

Laércio Becker 30/01/2021

No aniversário, um presente velho e defeituoso em embalagem nova
"Outros escritos" é um bom livro, com várias preciosidades organizadas pelo tipo de produção de Clarice Lispector. Agradecimentos à editora por disponibilizar esse material.

No entanto, esta edição, apesar de ser chamada de "comemorativa" (do centenário de nascimento da autora), não traz nada de novo em relação à anterior, exceto a questão puramente gráfica. Fora um posfácio da Nélida Piñon (que nada acrescenta), o conteúdo é basicamente o mesmo. Poderia ter incluído mais material. No mínimo, poderia ter corrigido alguns erros, p.ex., o artigo "Deve a mulher trabalhar?" foi publicado em setembro de 1941, não em agosto. E poderia ter saneado um defeito imperdoável: a injustificável ausência de um sumário. Obrigar a folhear o livro todo para encontrar o que se quer é um desrespeito ao leitor.

Em resumo, temos o seguinte: a autora evidentemente é cinco estrelas; a edição normal merece quatro (devido aos defeitos acima) e esta edição "comemorativa" merece três. Porque uma "edição comemorativa" que se limita a maquiar a edição normal parece propaganda enganosa - ou subterfúgio para aumentar o preço.

Isabelly.Godoy 14/06/2022

Um olhar diferente para Clarice
Este livro é um compilado de diversos escritos de Clarice organizados de acordo com diferentes facetas da autora, indo desde reportagens escritas por ela, até entrevistas em que ela fala livremente sobre sua vida e carreira.

Mais do que tudo, para mim, este é um livro que mostra a Clarice escritora mas também mulher, pessoa, mãe, tudo. Quem Clarice pensava ser Clarice e como ela enxergava sua própria obra. O livro todo é muito interessante, porém a entrevista final talvez seja a minha parte favorita.

Clarice viverá eterna em sua obra, um presente para a literatura brasileira.