O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz

Resenhas -

Pedróviz 02/04/2021

O Quinze
Raquel de Queiroz escreveu O Quinze aos vinte anos de idade baseada nas memórias da seca cearense do ano de 1915 de 15 anos antes, quando a autora tinha 5 anos de idade.
Na obra são contadas quatro histórias paralelas. A história da família de Chico bento, que de empregado numa fazenda passa a retirante estrada afora. A história de Vicente, que luta contra a seca para manter os bens da família. A história de Conceição, que parece gravitar em torno de Vicente e dos necessitados. A história de um romance mal resolvido entre Conceição e Vicente.
Raquel não é otimista no final do livro, embora existam os sinais de esperança: a chuva, o verde brotando.
Uma bela obra pela ambientação (5), pelo enredo (5), pelo clima psicológico (5), pela caracterização dos personagens (5).
Cinco estrelas.

Gilcimar 04/05/2022

Retrato atual e fiel de nosso sertão nordestino
Uma narrativa envolvente a qual retrata fielmente a dura realidade de famílias que vivem em regiões secas deste país, principalmente no sertão nordestino.
Diante de tantas situações, impossível não se emocionar com o sofrimento da família de Chico Bento na luta diária para poderem sobreviver.
Leitura super recomendada.

jamilidepaula 13/12/2023

Visceral
Demorei a ler pela dor e resignação que tinha em cada página. mas é essencial para conhecer mais da história do Brasil e dos brasileiros.

Jussara 31/12/2023

Um livro tão pequeno q carrega grandes histórias.
A situação dos retirantes é impossível, são pessoas q não podem ficar em suas terras pq vão morrer de fome se ficar, então se arriscam a tentar a vida em outro lugar, mas o caminho tbm não oferece boas chances, são movidos pela esperança de uma vida um pouquinho melhor até q até esse sentimento se torna insustentável.
É de fazer chorar! Td q eu penso é q no fim da jornada o prêmio não é lá grandes coisas, pois aí entra o preconceito contra eles, pessoas q vão se aproveitar da sua ignorância, td q estava a maioria dos retirantes dessa época é uma subvida.

Larissa.Brito 04/02/2024

Uma obra prima!
Não sei o porquê de ter tardado tanto para conhecer esse livro. É, de fato, muito bom! Só não me conformei com o final mas não irei dar spoiler.