A vida longa dos vermes

A vida longa dos vermes Paulo Santoro

Resenhas - A vida longa dos vermes

Lindsey 02/05/2024

Ficção científica BR que não deve nada aos gringos
Ao acontecer um imprevisto durante uma experiência científica, um pesquisador acaba descobrindo uma forma de manter a vida muito além da nossa expectativa atual. Isso o leva a enfrentar um grande dilema, se deve ou não contar a todos o que descobriu. Na empolgação ele acaba compartilhando sua novidade com um amigo de infância e apenas esse singelo gesto de confiança já desencadeará grandes consequências, colocando os dois em risco, quando uma espécie de sociedade secreta traz a tona o debate das imprevisibilidades da imortalidade humana, dos interesses sociais/políticos e também o futuro de nosso planeta. Nessa trama de ficção científica que se passa no Brasil, o autor Santoro criou uma história repleta de plot twist, que faz o leitor não largar o livro até o último ponto final. Não fica devendo em nada aos famosos autores do mesmo estilo que fazem muito sucesso na gringa.

* Leia mais resenhas na minha página do Instagram @livro100spoiler

site: www.instagram.com/livro100spoiler

Thiago275 07/10/2016

Um bom começo
Muito generosamente, o autor me enviou o livro, totalmente grátis, pois viu que eu tinha interesse nele aqui no skoob. Então, desde já, fica aqui meu agradecimento.
O livro conta a história de Bruno, um cientista que descobre a fórmula da longevidade e, a partir daí, entra em conflito com interesses poderosos e antagônicos aos seus.
Seu amigo Dinarte, que tem uma personalidade forte e impulsiva, entra no meio do jogo e é o fator que faz tudo se desencadear.
A premissa da história é muito boa, dado o conflito moral que existe entre levar a longevidade a toda a humanidade ou restringi-la a alguns poucos beneficiados.
No entanto, achei o livro um pouco corrido demais, as coisas desencadeando-se sem explicações bem definidas, os personagens um pouco rasos.
Quanto ao final, achei que sintetiza o que falta no livro: um pouco mais de explicação, deixou muito a cargo da imaginação do leitor. Podem existir pessoas que gostam de finais assim. Particularmente, prefiro coisas mais concretas.
Enfim, tais características podem ser desculpadas levando-se em conta a estreia do autor, que, sinceramente, em minha opinião, tem um grande futuro na literatura.
Muito bom ler livros ambientados em nosso país com tramas que saem do comum.
Recomendo!

ingridgomes 29/12/2016

Veríssimo e enervante
Premissa imprescindível à racionalistas.O livro aborda de forma simples e realista uma das maiores negações que o ser humano faz a si mesmo.
Minha única ressalva é a falta de informações em alguns trechos, assim como o excesso delas em outros.
Paulo 28/06/2017minha estante
Resenhas e comentários sobre o livro na página oficial: