O Barco das crianças

O Barco das crianças Mario Vargas Llosa

Resenhas - O Barco das crianças

Sylvia 04/09/2020

Belo livro!
Linda narrativa, apesar de baseada em fatos tristes - reais ou lendas? - da história da Cruzada das Crianças.

Lindíssimas ilustrações!!
Indicadíssimo!

Isa 05/11/2023

História e infância
Leitura rápida, mas de intensidade que perdura na mente por um bom tempo. Um livro simbólico sobre a Cruzada das crianças sob a ótica de um misterioso velho que contempla o mar todos os dias e narra suas memórias a um curioso menino. A simplicidade da linguagem encanta diante da complexidade do assunto. E as belíssimas e sóbrias ilustrações dão um toque especial á história.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/03/2018

O Barco das Crianças é uma fábula que mistura história e ficção, um convite irresistível para que leitores de todas as idades descubram o fantástico universo da literatura.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556520104

Caroline Gurgel 27/01/2017

Uma ótima contribuição de Llosa para a boa literatura infantojuvenil
O Barco das Crianças é uma bela e comovente história escrita por ninguém menos que Mario Vargas Llosa, vencedor do Nobel de Literatura de 2010, voltada para o público infantojuvenil.

História, ficção e fantasia se misturam nas conversas de um velhinho solitário e Fonchito, uma criança curiosa. De sua casa, Fonchito observava o velhinho sentado em um banco, contemplando o mar. Certo dia, ele resolve ir lá para descobrir o que tanto o homem olhava. A resposta vem em forma de uma história interessantíssima sobre a Cruzada das Crianças, contada pelo velhinho, um pouco por dia.

Aparenta ser um livro bem infantil, pelo título, capa, ilustrações e tamanho do texto, mas pode ser um pouco pesado para as crianças menores, já que fala da Cruzada das Crianças.

Uma mistura de lenda e História, essa Cruzada teria acontecido por volta do século XII, na Europa, e assim como as demais Cruzadas, tinha a intenção de recuperar Jerusalém e devolvê-la aos cristãos. As crianças teriam partido do porto de Marselha e as que não morreram de frio, de fome ou afogadas, terminaram vendidas como escravas. Ou talvez tenham terminado como nos conta o velhinho… quem sabe?!

O livro é lindo de todas as formas. As ilustrações [aquarelas] são muito bonitas, bem delicadas e tem um quê de nostalgia, tem algo que me fez lembrar-me de um livro infantil - da Coleção Mundo da Criança - que eu lia na casa da minha avó quando era pequena.

Llosa tenta resgatar nas crianças a vontade e o interesse delas em conversar com os mais velhos, em ouvir o que eles tem para lhes contar. Essa troca saudável entre gerações tão diferentes está cada dia mais rara, infelizmente. Pontos para o autor!

Além de ter muito conteúdo histórico para ser aprendido, O Barco das Crianças é meio mágico, deixa enigmas no ar e inúmeras possibilidades de interpretação.

Um livro um pouco triste, meio melancólico, mas encantador. Simples e, ao mesmo tempo, rico. Uma história singela, escrita com esmero para todas as idades. Uma contribuição e tanto de Vargas Llosa para o mundo da boa literatura infantojuvenil.

@historiasdepapel_

site: www.historiasdepapel.com.br
Isabelle.Lima 28/01/2017minha estante
Lendo essa resenha fiquei com tanta vontade de ter esse livro... Parece maravilhoso!

Caroline Gurgel 28/01/2017minha estante
Isabelle, é um infantojuvenil bem curtinho, mas encantador :)) Espero que goste!

Priscila (@priafonsinha) 10/05/2017

Para todas as idades
A cruzada das crianças é uma história já romanceada por alguns escritores sobre um fato histórico que aconteceu no começo do século XIII: crianças partiram do mediterrâneo em direção a Jerusalém para converter muçulmanos e tomar de volta a Terra Santa. Não se sabe com precisão o que aconteceu, só que foi uma tentativa fracassada. E daí surgiram lendas que misturam realidade e ficção. E é essa aventura que nos conta, à sua maneira, Mario Vargas Llosa, de uma forma encantadora para crianças de todas as idades. Um menino ouve essa história de um senhor que sempre está sentado no banco a olhar o mar. E para quem é admirador de Vargas, vai reparar que esse menino é Fonchito - aquele que se encanta pela madrasta Lucrécia, esposa de seu pai Rigoberto.
Para quem se interessar pelo tema, outro escritor, o português Afonso Cruz, também escreveu um livro infantil (A Cruzada das Crianças) baseado nesse episódio histórico, mas fez uma Cruzada com ares modernos.
"A vida e, principalmente, os livros estão cheios de histórias maravilhosas. Você pode lê-las e, se forem bem contadas, é exatamente como se as vivesse".

Daniana.Bittencourt 28/06/2022

Interessante
Iniciei a leitura sem saber do que se tratava o livro. Me apaixonei pelas ilustrações. O texto é curto e de escrita agradável. Nele, por meio de um fábula/ficção, o autor reconta uma história/lenda da época das cruzadas.
Achei interessante. Dá pra ler rapidinho.

Tatiana 02/07/2016

O barco das crianças, de Mario Vargas Llosa
A obra que ora será resenhada não é um livro de poemas, mas é um poema em forma de livro. Tanto pelo texto impecável, quanto pelas ilustrações primorosas. Escrito por Mario Vargas Llosa, escritor peruano, Prêmio Nobel de Literatura de 2010, e ilustrado por Zuzanna Celej, O barco das crianças, da Editora Alfaguara, é uma narrativa infanto-juvenil que nos apresenta o encontro entre os dois extremos da existência humana: infância e velhice. O livro conta como o menino Fonchito ficou intrigado por avistar de sua janela, todos os dias, enquanto aguardava o ônibus escolar, um certo velhinho sentado em um banco, apreciando o mar. Então, o garoto resolveu conversar com o velho para descobrir o quê, afinal, ele tanto olhava. Soube que o idoso mirava o mar na esperança de ver o barco das crianças, uma embarcação muito especial, pois só poderia ser enxergada por pessoas, também, muito especiais.

O barco das crianças, de Mario Vargas LlosaAo perceber o interesse de Fonchito pela história do barco das crianças, o velho começa a contá-la um pouquinho a cada dia, enquanto o menino aguarda o ônibus escolar. Cada conversa entre os dois, que dura breves minutos, vai revelando um pouquinho sobre os mistérios que envolvem o tal barco invisível, como se fosse um quebra-cabeças narrativo. No decorrer da história, o menino vai fazendo as suas descobertas, inclusive sobre qual a relação que existe entre o velho e o barco.

O barco das crianças, de Mario Vargas Llosa

O velho conta que, no tempo das Cruzadas, várias crianças, na Europa, seguiam em direção ao litoral a fim de tomarem embarcações que as levariam até Jerusalém. O intuito das crianças era o de libertar a cidade de Jesus. O barco pelo qual o velho espera todos os dias seria uma dessas embarcações, mas há um motivo que fez com que não pudéssemos mais enxergá-lo, algo que ocorre durante a viagem. Fonchito fica fascinado ao ouvir as aventuras vividas pela tripulação do barco, mas o seu maior deslumbramento é (e o de nós, leitores também) a forma encantadora que o velho utiliza para narrar a história.

O barco das crianças, de Mario Vargas Llosa

A leitura de O barco das crianças, de Mario Vargas Llosa foi um prazer do início ao fim. Já mencionei o texto maravilhoso e as ilustrações magníficas, além disso, o livro tem capa dura, enfim, um projeto gráfico excelente. A Editora Alfaguara caprichou na edição da obra. Recomendo a leitura para adultos e crianças, sobretudo para lerem juntos.

site: http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/2016/05/o-barco-das-criancas-de-mario-vargas.html

Jackson.Pina 20/09/2016

# Encantador !, maravilhoso !
Confesso que quando comprei este livro foi pelo título e pela capa, folheei rapidamente e vi também as ilustrações muito bem feitas por sinal.Todavia o que realmente me surpreendeu foi ,sem sombras de dúvidas, o conteúdo. Conta a estória de um menino que todos os dias pela manhã ao acordar para ir ao colégio percebe um velhinho sentando em banco observando o mar e como não resistindo de curiosidade vai até ele e pergunta o que tanto ele observa, ele diz que espera ver um barco das crianças , mas que crianças são essas ? Porque estão neste barco? Como foram parar lá ? E aí é que de fato tudo começa o dito velhinho conta uma estória incrível e cada capítulo termina e começa com pedaços da mesma estória , uma estratégia brilhante do autor para prender você e quase que obrigá-lo a ler de imediato o próximo, e o próximo capítulo , e ficar se roendo por dentro para saber como vai acabar, (acho que ele copiou a ideia da sherazade dos contos das mil e uma noites). Ora você ri,ora tem vontade de chora e, ora dá arrepios, ora você se sente destemido, é um vai e vêm de emoções. Ainda que para alguns pareça ser de fato e não nego meio pueril, afinal é uma estória para crianças, mas indubitavelmente faz você se sentir criança de novo nos remete a infância, quer dizer para aqueles que souberam e tiveram a oportunidade de aproveitar sua infância, a minha opinião é simples vale muito a pena!

Cybelle.Saffa 28/10/2016

O Barco das criançaçs
Sempre gostei de ouvir histórias. Minha bisavó e minha mãe me contavam aventuras e me faziam viajar! O barco das crianças também me levou a descobrir lugares, conhecer pessoas e suas histórias de vida. Mario Vargas Llosa tem uma maneira cativante de escrever! Ele nos deixa apaixonados por sua narrativa e com saudade de seus personagens! Vou dar continuidade á tradição dos contadores de histórias de minha família, e com certeza vou levar meus filhos, sobrinhos, netos e afilhados nessa viagem no "barco das crianças".

vasilisamorozko 03/11/2020

Pensando Ainda Se Ele Deve Ir Pra Pilha De Releituras

❝A vida e, principalmente, os livros estão cheios de histórias maravilhosas. Você pode lê-las e, se forem bem contadas, é exatamente como se as vivesse.❞

#5 - O negócio é que eu li esse livro nos primeiros dia de janeiro e eu já tinha sido pega de jeito pelo primeiro livro que tinha lido no ano então minhas expectativas pra todo resto era que teriam que ser igual ou melhor que Eleanor Oliphant ou no mínimo razoável, e esse livro não foi, vi as pessoas falando tão bem dele e eu o achei tão sem graça mesmo. Então mesmo agora em novembro (sim estou resenhando agora) eu ainda fico pensando ‘‘será que ele é tão ruim assim? Esse escritor e tão bem falado.” e me questiono se eu deveria reler, a história não é cansativa e trata de um tema interessante que me faz dizer porque não? Talvez eu pesquise mais sobre o ocorrido e releia com outros olhos, quem sabe até volte atrás e comece a gostar.

Anna 05/02/2021

Esse livro é muito lindooo. A história é muito envolvente, você pisca e quando vê acabou.
Lele 13/11/2021minha estante

Lele 14/11/2021minha estante
Quantos kkkk

isabella 01/11/2022

uma representação da realidade
esse livro nos mostra, em vários sentidos, representações da realidade oq ocorre muitas vezes mesmo sem querermos q aconteça, acabamos cometendo.

o livro a história é muiiito rapidinha, li tudo em 1hr e alguns minutos.

recomendo muito, é um livro que em momentos deixa o coração mto quentinho e em outros são meio q uma auto crítica para nós!

li por conta da escola e literalmente, adorei! ?

Gabriela2248 24/09/2023

Bem leve de ler?
Eu gostei, achei fofo e a história é boa. Apesar de ser um livro curto, ele te prende e faz vc querer saber o que vai acontecer, e foi isso que me fez terminar tão rápido.
5??

Matheus656 05/01/2024

Escrita Impecável.
Confesso que a história deste livro não é exatamente seu forte, pois ao longo dele, descobrimos poucas coisas sobre a história e muitas coisas ficam à nossa interpretação, inclusive o final aberto. Porém, é um livro muito divertido de se especular e me peguei varias vezes pensando sobre a sua história e algumas perguntas não respondidas. A escrita é muito boa, envolvente, a qual te prende no livro. Criei muito carinho por este livro e recomendo a todos!