Para Poder Viver

Para Poder Viver Yeonmi Park

Resenhas - Para Poder Viver

Rosangela Max 30/04/2023

Superação.
Um relato emocionante sobre como é viver na Coreia do Norte e também sobre como é ter seus sonhos despedaçados quando, achando que está indo para um país melhor, entra em um outro tipo de inferno na China.
Imagino o quão difícil deve ser tentar sair de um estado de ser sempre vítima (do governo norte-coreano e do seu próprio povo, de pessoas maldosas e violentas, do tráfico humano chinês e de muito preconceito na Coreia do Sul ) para um estado em que precisa agir e pensar ?por conta própria.?
A vida da autora teve muito sofrimento e rumos questionáveis que ela seguiu para se proteger e proteger a família. São em relatos desse tipo que vemos como o ser humano é podre. Capaz de cometer barbaridades com as pessoas somente por poder e por dinheiro. Até ela conseguir a tão sonhada liberdade, precisou percorrer um longo e penoso trajeto. Hoje é uma ativista de direitos humanos e um exemplo de superação.
Recomendo a leitura.
Alan kleber 05/05/2023minha estante
Esse livro, e o "Infiel" da Ayan Hirsi Ali são impressionantes. É incrível como Yenmi Park e a Ayan Hirsi Ali conseguiram vencer tantas provações. E foram tantas e tão absurdas que tem gente que ainda dúvida das histórias contadas por essas mulheres. Aqueles que duvidam é como se quisessem continuar vivendo numa bolha, sem encarar as mazelas que muitos passam.

Rosangela Max 05/05/2023minha estante
Verdade! Inimaginável que ainda há quem duvide da crueldade humana e que há as maiores vítimas são as mulheres e as crianças.
Da Ayaan Hirsi Ali eu tenho ?Infiel? e ?Herege?, mas ainda não li nenhum. Fiquei mais interessada ainda em ler.

Roberta 04/09/2023minha estante
Obrigada pela dica dos livros da escritora Ayan Hirsi Ali.

Gabi Alana 22/04/2016

VALE A PENA LER!
sinceramente eu não costumo ler livros com esse tipo de conteúdo demasiadamente sério, mas este livro VALE A PENA SER LIDO eu diria mais até , É PRECISO SER LIDO. porque norte-coreanos (sobretudo as mulheres) estão sofrendo silenciosamente, numa jornada perigosa em busca da liberdade perdendo a humanidade e dignidade, sem ninguém para dar voz a este sofrimento. neste sentido Yeonmi Park decidiu expor sua vida pessoal para dar voz a estes refugiados. o livro é divido em 3 partes: a primeira o período que viveu na Coréia do Norte, a segunda o período que viveu na China e a terceira quando se estabeleceu na Coréia do Sul. A autora expõe com riqueza de detalhes seu sofrimento, em certos momentos eu pensei: ninguém deveria sofrer assim! , mas um dos grandes medos dela era que morresse depois de tanta luta e ninguém soubesse da sua morte, quem ela era e pelo que passou. por isso acredito ser importante a leitura deste livro, precisamos saber que histórias como essas INFELIZMENTE existem, este é o primeiro passo pra tentarmos mudar a situação dos refugiados. enfim, não é uma narrativa muito pesada , e também não é um livro que exalta o capitalismo em detrimento do socialismo e o mais interessante do livro foi isso. é realmente um testemunho pessoal da autora sobre o que passou, o preconceito na Coréia do Sul e a dificuldade de voltar a ser humana e a ter sentimentos como compaixão. realmente o título faz jus ao livro, pois Yeonmi Park teve que passar muito tempo apenas SOBREVIVENDO para depois PODER VIVER .pelo menos pra mim, foi um relato sincero e corajoso dessa jovem de apenas 21 anos e que como disse na sua entrevista para a faculdade : aprendeu com a vida e tem muito para ensinar.
Luiz Antonio 17/02/2022minha estante
Realmente um relato, que nos faz sentir o valor da liberdade.

Lulita 01/10/2022minha estante
Chorei horrores com esse livro! A cada página eu me sentia tão fútil por me preocupar com tantas coisas que diante do sofrimento dos norte coreanos é nada, menos que nada. É um horror o que fazem com as pessoas nesse país, e também na China. Leitura mais que necessária! Leiam por favor!

Darlene17 08/04/2023minha estante
Um livro que nos traz um senso de realidade fora do comum.

Esta leitura me trouxe sensibilidade e gratidão por poder desfrutar dos meus 5 sentidos, uma vez que, posso saborear todo dia uma boa comida, posso ouvir músicas do meu gênero favorito, assistir a séries e filmes que eu quiser, posso tocar a quem eu amo, demonstrar o meu carinho e afeto, posso sentir o aroma das flores e de boas refeições.

Me senti afortunada por tudo que possuo. É um livro eletrizante, a gente se sente junto com ela em cada etapa torcendo pra que dê tudo certo! Cada vitória dela e da família é uma emoção e um alívio. Impossível não se emocionar. É uma lição de vida a história, a força e coragem dela! Vale a pena cada página.

Henrique_ 25/04/2020

Relatos de sofrimento nos chocam, mas quando a causa desse sofrimento vem do Estado, de onde se espera que cumpra com seu papel de assegurar a vida, a dignidade do ser humano e seu bem-estar social, esses relatos tendem a nos amedrontar. Por vezes, durante a leitura, acreditava que a autora do livro tivesse sofrido tudo que sofreu num passado distante. Mas não. Tudo se passou no alvorecer do século XXI. É assombroso, para não usar outro termo, tomar ciência que tantas pessoas vivem sob condições subumanas em um regime que massacra e priva seus cidadãos do mínimo para poder viver. O maior ensinamento deste livro, para mim, é procurar ser grato por viver em uma democracia que me permite ser livre, ainda que tenha inúmeras imperfeições. Pois este livro mostra que, sim, muitos dariam tudo que têm para pelo menos tomarem consciência da alienação a que foram submetidos e possam, com isso, exigir serem tratados como seres humanos.

Leandro. 28/01/2024

Uma história impactante.

Este livro mostra a face escondida da Coreia do Norte, um país liderado por um ditador louco, um país que prende seu povo numa ideologia ultrapassada (o Socialismo), a autora detalha como era sua vida na Coreia do Norte até sua fuga para a liberdade.

O momento mais trágico da história foi a conversa com a avó, que lhe pediu que levasse um buquê de flores para o túmulo quando a Coreia do Norte e a Coreia do Sul se tornassem uma só novamente.

Gostaria que isso ocorresse, talvez demore séculos.
Jei_ 28/01/2024minha estante
Esse livro é sensacional. Você já leu "Nada a invejar"?

Leandro. 28/01/2024minha estante
Vou colocar na lista de leitura, obrigado pela dica.

Lari Rodrigues 30/07/2022

A escravidão ainda existe
Fiquei totalmente compenetrada na história da vida da Yeonmi, que com tão pouco tempo de vida já conheceu os horrores da maldade humana e do sistema totalitário corrupto que perdura há 80 anos.

Sempre acompanhei as notícias que ela publica em seu canal no youtube sobre o regime, mas ler detalhadamente a triste trajetória que muitos refugiados passam pra sentir a liberdade pela primeira vez, é de cortar o coração.

Espero que eu ainda esteja viva para ver os norte coreanos de volta ao século XXI.

Nay Sales 17/02/2022

Muitos gatilhos
Vamos lá. Eu não faço ideia de como começar a resenhar esse livro, porque minha bolha explodiu completamente e me fez ver que existe um mundo fora da minha realidade, onde pessoas sequer tem energia... Eu quis desistir desse livro DIVERSAS vezes, eu quis chorar.. Me senti sufocada várias vezes. O livro é CHEIO de gatilhos, gatilhos PESADOS, até mesmo para uma pessoa que nunca vivenciou nada do que foi descrito. O livro é sofrimento puro, do começo ao fim. É um livro necessário? Sim, mas se você não tem estômago, se você tem gatilhos, NÃO LEIA!!! Você pode acabar se afundando em um estado depressivo se ler mesmo sabendo que não tem condiçôes. Eu abri meus olhos para a Coreia do Norte, enxergo de uma forma totalmente obscura e tenho vontade de mudar a realidade do país, mas sei que sozinha não posso fazer nada. Espalhe a história desse livro, caso você tenha conseguido ler, mas não force outras pessoas a lerem porque nem todo mundo é forte para aguentar essas 328 páginas, acredite.
Chirles0 17/02/2022minha estante
Estudando geopolítica ou mesmo geografia aplicando uma pitada de psicologia é possível compreender as dificuldades de alguém que mora no Camboja, na Argentina, China, Coreia do Norte, Paquistão, etc.
O grande lance é conhecer como as pessoas vivem e se por no lugar delas.
Mas o que fazer?
Assistir os conflitos pela televisão e torcer para que o mínimo de pessoas morram já ajuda?
Parece que estamos de mãos atadas, né?
Será que estamos?

Elizabeth 24/08/2022

Esperança
Uma leitura necessária para as pessoas entender como funciona a Coreia do Norte e como é difícil fugir. Como os outros países estão lidando com esse país. E como os líderes fazem com seu povo mesmo em outros países.

Thamiris.Treigher 25/04/2022

Devastador!
Fazia tempo que não chorava TANTO lendo um livro como chorei lendo "Para poder viver". Todos sabemos que a Coreia do Norte é um dos países mais sombrios, sangrentos e repressores do mundo. Mas ler um relato de uma jovem norte-coreana que conseguiu escapar de lá, contando todos os detalhes de como é viver nessa ditadura horrenda mostrou que, na verdade, eu não sabia quase nada.

É surreal o nível da lavagem cerebral feita pelos líderes do país. Nenhum norte-coreano tem ideia de como é o mundo lá fora, e nós, de fora, não temos a menor noção da dimensão das coisas cruéis que acontecem lá. As pessoas não sabem sequer quem é Deus, o que é religião, pois o único deus é Kim Jong-un (atualmente) e a única religião é idolatrá-lo cegamente.

A imprensa, os filmes, os programas de TV, os livros, absolutamente tudo é a respeito do governo e da visão de que a Coreia do Norte é o melhor país do mundo, e de que todos os outros são sujos, perigosos, assassinos. Nenhum norte-coreano sabe o que é liberdade.

A Coreia do Norte é um país inimaginável, onde é possível ser executado por fazer uma ligação telefônica internacional, por exemplo. São muitos absurdos, todos eles relatados pela jovem Yeonmi Park que, antes dos 21 anos, já tinha acumulado experiência suficiente para transmitir a todas as gerações.

E é isso que ela faz nesse livro extremamente corajoso. Yeonmi cresceu achando que era normal seus vizinhos desaprecerem de repente. Acostumou-se a comer plantas selvagens e insetos para não morrer de fome. Acreditava que o líder do seu país era capaz de ler seus pensamentos. Aos 13 anos, quando a fome e a prisão de seu pai tornaram a vida impossível, Yeonmi e sua mãe começaram a longa jornada para fugir do país.

A partir daí, muito sofrimentos e diversos gatilhos: tráfico de pessoas, estupro, abuso, fome, preconceitos, humilhação, traficantes, contrabandistas, desespero.

Uma história real e impressionante. Yeonmi foi denunciada pelo governo da Coreia do Norte e é considerada atualmente "títere dos direitos humanos" pela ditadura.

Esse raro relato com verdades duras precisa ser lido, conhecido, divulgado. Um livro que é incapaz de ser lido sem nos transformar de alguma forma. Yeonmi, obrigada pela sua coragem. Obrigada por nunca ter desistido de lutar pela sua liberdade e por, hoje, lutar pela liberdade de todos os norte-coreanos. Muito obrigada!
Carolina.Gomes 25/04/2022minha estante
????????

Renata Almeida 02/06/2020

"A luta de um novo recomeço."
A autobiografia de Park Yeonmi conta sobre a vida difícil com sua família na Coreia do Norte, um país extremamente fechado e autoritário, onde as pessoas não têm direitos, suas ideias são negadas, sofrendo lavagem cerebral.
Fugindo para a China, encontrando e vivenciando o tráfico de mulheres norte-coreanas, este é um plano lucrativo, explorado por traficantes (principalmente chineses). O acordo alcançado entre a China e a Coreia do Norte não concede asilo aos norte-coreanos, se forem capturados, serão devolvidos ao seu país de origem. O medo de serem presos, torturados ou mesmo mortos são gerados, por isso, eles aceitarem a situação mais cruel.
Após deixar a China, finalmente foi para a Coreia do Sul com sua família, onde encontrou esperança. Com o apoio do governo, sua situação financeira melhorou, seus objetivos foram gradualmente alcançados e uma nova história de vida começa.

Jenni Pradera 13/10/2021

Inspirador
Qualquer resenha não faria justiça a grandeza desse livro.

“Para Poder Viver”conta a história verídica de Yeonmi e sua família crescendo na Coreia do Norte. Yeonmi descreve abertamente a coragem que ela e sua família tiveram que ter para escapar da Coreia do Norte e sobreviver.
Neste livro vemos a maldade do tráfico humano na China e como Yeonmi e sua família foram forçadas a situações das quais se sentem envergonhados desde então. O relato de Yeonmi é simplesmente honesto, educativo e verdadeiramente importante.

Acompanhamos uma jovem que é resiliente e esperançosa mesmo nos momentos mais sombrios. Este livro é revelador, devastador e muito importante!
Se querem um livro inspirador, indico esse livro de olhos fechados.

Jéssica 09/07/2020

Livro que me abriu os olhos para uma realidade me diferente
Esse livro nos dá a ideia de como é a vida no país mais fechado do mundo. Fiquei aterrorizada com várias passagens do livro - temos sempre que valorizar e exigir nossa liberdade de expressão, de ir e vir, de vivermos como bem entendemos... muito triste pensar que muitas pessoas em várias partes do mundo não tem isso
jessica.guidolin 21/08/2020minha estante
este livro é um dos meus favoritos da vida!!!

Jéssica 01/09/2020minha estante
Eu também amei esse livro!

Aécio de Paula 18/04/2020

Para Poder Viver - Yeonmi Park
Livro impactante, surpreendente e emocionante dessa jovem que conta como viveu, sobreviveu e fugiu da Coreia do Norte. É um tipo de livro que eu compraria para dar de presente a um amigo porque a história, meeeu amigooo, é muito boa. Até 70% do livro eu gostei bastante, mas o resto caiu um pouco o rendimento quando ela descreve como se adaptou na Coreia do Sul e como se tornou ativista em prol da libertação dos desertores norte coreanos. Sobre a história da Coreia do Norte e a descrição dos anos 90, quando uns 3 milhões de pessoas morreram de fome, ainda prefiro o livro Nada a invejar, de uma jornalista americana.

Évelin Noah 05/07/2021

Levei um mês para concluir esse livro, não por falta de tempo ou interesse, mas sim, por falta de coragem.

A cada palavra que lia meu coração sangrava. É inconcebível que seres humanos sejam tratados da forma como narrada no livro.

Livro forte! Doloroso, mas necessário!
Leiam!