Não Queira Saber

Não Queira Saber Lisa Jackson

Resenhas - Não queira saber

Helyanny 31/03/2021

Bonzinho...
Achei que ia achar um UAU, mas foi só um NHÉ...
Não é ruim, porém achei enrolado demais. Uma boa história, mas que me arrastei pra terminar.

Ellen ^.^ 06/11/2020

Plot twist até o fim
A história em seu início é um pouco confusa, entretando, passando algumas páginas ela começa a ficar mais clara, o que faz com que o leitor crie muitas hipóteses e teorias do que realmente está acontecendo. Cada capítulo que passa pode te fazer mudar de opinião e acreditar em um personagem diferente, contudo, a história tem tantas reviravoltas que mesmo chegando no final, ainda existem dúvidas sobre quem é o louco, quem foi manipulado e quem realmente tinha razão.
O livro te prende e faz querer saber o que acontece o mais rápido possível, sendo possível saber somente a verdade nas últimas páginas, literalmente no último capítulo, tornando tudo ainda mais surpreendente. É o legítimo livro que não é permitido ler a última frase, pois a mesma revela o acontecimento mais importante do livro, o qual toda a história foi baseada.

Renato 23/06/2016

Um dos melhores suspenses da atualidade
Com certeza ela é louca...
Bom, talvez ela não seja tão louca assim...
Esse filho deve estar morto...
Esse filho deve estar vivo...
Tem alguma coisa errada...
Acredito que foi ele quem armou tudo...
Acho que o problema é ela mesmo...
Pode ser um dos outros moradores também...
Caramba, não é praticamente nada do que eu pensava!

Foram mais ou menos esses pensamentos que me cercaram durante a leitura. Eu não posso falar muito sobre, porque não quero estragar as inúmeras surpresas reservadas pelo livro, mas é muito eletrizante!

Na premissa básica, a protagonista “Ava” tem pesadelos e visões (quando acordada) todos os dias do seu filho Noah a chamando, mesmo que ele tenha desaparecido misteriosamente há dois anos. Desde o ocorrido Ava não foi mais a mesma. Passou até por uma clínica psiquiátrica, pois seu estado mental não ficou bom. Ela não se lembra de nada do que aconteceu na época do desaparecimento. O pior é que ninguém parece saber ou querer explicar, como se a verdade fosse avassaladora demais para a protagonista.

Nesse cenário, a todo momento somos muito instigados a desvendar tudo, e, quanto mais pensamos que estamos descobrindo e que será uma resolução óbvia, mais a autora nos engana, de uma maneira incrível e coerente. Constantemente oscilamos entre acreditar na sanidade de Ava e ter certeza que ela está louca. Além disso, há sempre uma nova dúvida sobre as reais intenções de cada morador da mansão no decorrer do enredo. Quem é confiável? Será que todos já disseram tudo que sabiam mesmo?

Esta obra tem o efeito que todo leitor e admirador de um bom livro gosta: o de te fazer não querer parar de ler. Por várias vezes a história me lembrou o muito bom “Antes de Dormir”, mas quanto mais o enredo avança, mais temos a certeza de que “Não Queira Saber” coloca aquele no chinelo. Lisa Jackson construiu personagens incríveis. A trama é muito bem elaborada, não se torna cansativa em momento nenhum, avança em um ritmo eletrizante, desconfiamos de todo mundo e não conseguimos adivinhar praticamente nada do que aconteceu até as verdades aparecerem.

Eu sempre digo que um bom enredo não é aquele que enrola e deixa para revelar tudo somente no final, mas aquele que vai jogando revelações surpreendentes e coerentes durante a história a fim de manter o leitor completamente vidrado e fascinado. Por isso que eu digo que “Não queira saber” foi perfeito nesse quesito. Não espere chegar até as últimas páginas pra tudo ser apresentado. Bem antes disso, capítulo após capítulo, as verdades irão aparecer. Leiam, urgente! Superou todas as minhas expectativas.
Helder 01/07/2016minha estante
Resenha sensacional! Tenho que ir atrás deste livro agora.

Marianna 07/07/2016minha estante
Renato, este livro deveria se tornar uma mini-série ou um filme próprio porque é maravilhoso, tenso e mal!

Renato 26/09/2016minha estante
Obrigado pelo elogio, Helder, rsrs. Malice, concordo plenamente! Livro muito bem escrito e não te cansa em nenhum momento, =D.

Tati.Lima 16/09/2020

Sobre este livro...
MISERICÓRDIAAAAA...Q LIVRÃO!!! Só posso dizer q estou diante da minha melhor leitura de 2020 até o momento. Q história PERFEITA!!! Eu passei muita tensão, muito nervoso, muita raiva, muita angústia, tudo num clima de muito mistério q me fez teorizar até o final. Não tem como desgrudar desse livro, me fez ficar grudada querendo descobrir o tanto de suspense e mistério q envolvia a vida de nossa protagonista, Ava Garrison e todos os demais moradores de sua mansão. Meu primeiro contato com a escritora Lisa Jackson e posso dizer q ela ganhou todo o meu respeito. Com certeza entra para meus livros favoritos da vida. Nota : 6 / 5

nandaassis 15/03/2016

Sinistro
Ava Garrison acorda de mais um pesadelo, um em que seu filho Noah ainda está com ela e depois desaparece. Acorda desesperada, aos prantos, dois anos se passaram, dois anos sem pistas e sem avanços na investigação. O corpo de seu menininho nunca foi encontrado, só ficou o vazio. Emergindo do topor causado pelos remédios, Ava se sente cansada! De ser tratada como uma lunática, de ser fraca, de estar sempre apavorada e de não conseguir acreditar em ninguém. Paranoia? Ela não acredita nem no próprio marido, Wyatt.

Gente, que livro!!! Esse é o terceiro livro que leio da autora, e o mais pesado deles. O último grito foca mais no romance, Calafrios também é sinistro, mas mais fácil do leitor deduzir os desdobramentos. Nesse fiquei mais perdida do que cego em tiroteio. É tudo muito confuso, muito intricado. Eu passei o livro todo, ora acreditando em Ava e torcendo por ela, ora duvidando de tudo e achando a protagonista completamente lunática. Não saber se Ava está certa ou é, na verdade, culpada de muito do que aconteceu, me deixou roendo as unhas até o final.

Vocês não fazem ideia de como esse livro é tenso e sinistro! É de arrepiar. A mansão enorme, cheia de passagens e quartos desconhecidos, as pessoas todas parecendo estar mentindo, o lugar isolado e de arrepiar. A cada capítulo você acha que pode confiar em alguém, que descobriu algo importante e aí, descobre que não sabia mesmo era de nada. História muito intricada e cheia de reviravoltas. Caixa de pássaros foi um livro que todo mundo achou assustador, eu achei esse aqui muito mais pesado. Talvez por ser mais íntimo, o desespero de Ava para descobrir o que aconteceu e tudo o que isso causa, é perturbador.

A construção da protagonista foi interessante. Ava é uma mulher que já foi forte, inteligente, uma empresária implacável. Ela desmoronou após o sumiço de Noah e suas atitudes são completamente dúbias. Tenta ser racional e agir com segurança para tomar as rédeas de sua vida, mas a todo momento age como uma desequilibrada. Ela não consegue nem fingir que está sã, o que me deixava louca de agonia. Ou estava acontecendo um grande complô contra ela, ou Ava era realmente completamente paranoica.

Eu sei que parecia um favorito, para mim também! Mas eu não comprei um dos desdobramentos até agora. Quando eu criei uma teoria do que estava acontecendo, apesar de todo o cenário confuso, eu matei logo as intenções por trás de tudo. E até aí fez sentido, mas alguns acontecimentos sinistros não combinaram com o resto da trama. Não tem explicação para a forma como a pessoa agiu, não com aquela motivação. Pelo menos para mim. O final foi legal, mas ainda não me conformo com o tal desdobramento rs.

Ele perdeu 1 ponto por isso, mas é um suspense fantástico. Tem um romance paralelo, mas não é o foco da trama, como os outros livros que li da autora. Se você curte uma leitura mais pesada e gosta de se aventurar em algo diferente, aproveite a leitura!

Este texto pertence ao site Viagem Literária por Nanda Assis.
Plágio é crime previsto em lei: Não copie sem autorização.

site: http://www.viagemliteraria.com.br/2016/03/nao-queira-saber-lisa-jackson.html
Valdirene.Perez 18/03/2016minha estante
Adoro essa autora, pena que existam poucas obras traduzidas.

Jad 22/02/2020

Um suspense bom, vale a pena. Consegui sentir a dor e desespero da mãe querendo encontrar o filho. Apesar de ter algumas partes desnecessárias e ser um pouco cansativo, eu gostei e recomendo.

Marcos Pinto 22/03/2016

Não queira ficar sem ler
Eu tenho que concordar com Harlan Coben: sim, esse livro é de roer as unhas. Nunca tinha lido nada da Lisa Jackson e me arrependo profundamente de ter começado tão tarde. Porém, comecei a desbravar a escrita da autora muito bem; Não queira saber me ganhou de forma instantânea. Os motivos? Venha conferir.

Ava é uma mulher bem-sucedida, poderosa e rica. Aliás, ela continua rica, porém os dois adjetivos primeiros acabaram se perdendo desde que tudo aconteceu. Esse “tudo” foi o inexplicável sumiço do filho de Ava. Em uma festa, com diversos presentes, a criança sumiu sem deixar rastros. Ele estava na cama dormindo e simplesmente desapareceu. Ninguém viu, ninguém sabe de nada; ou melhor, isso é o que todos alegam.

Desde o ocorrido, Ava praticamente enlouqueceu. Ela vê coisas que não existem, ouve vozes irreais e tem pesadelos aterradores. Depois de frequentar hospitais, ela acaba voltando para casa, mas tudo ainda parece persistir. Porém, dia após dia, Ava vai demonstrando certa melhora e começa a desconfiar de todos ao seu redor. Estranhamente, todos eles parecem saber de coisas que ela não sabe; pior, parecem manter segredos, fazer conspirações. Será isso apenas imaginação ou verdade? Alucinação ou verdades? Isso é o que você e Ava precisam descobrir.

“– Sem problema. – Mas os olhos dele se fixaram nos dela, e Ava percebeu que os dois estavam mentindo. Ela detestava ser tão submissa, mas sabia que precisava agir com cuidado ou acabaria ficando em observação num hospital, tento a estabilidade mental questionada. De novo” (p. 26).

Partindo dessa premissa, Lisa Jackson cria um enredo simplesmente sensacional e quase inigualável. Isso se dá por causa do forte apelo psicológico que a autora trabalha na obra. Enquanto na maior parte das obras policiais o grande mistério é apenas o assassino, aqui temos muito mais. É necessário entender a mente de Ava e das pessoas ao seu redor, seus medos e suas ânsias; e suas razões para cometer as múltiplas possibilidades que podem ter acontecido com a criança. Ademais, precisamos descobrir se tudo não foi simples acaso ou uma conspiração. Descobrir mentiras quando a narração é feita com foco em alguém que não está controlando totalmente suas faculdades mentais é simplesmente genial.

Outro ponto que merece ser destacado é a autora ter conseguido trabalhar tudo isso de maneira que a narrativa ainda ficasse ágil e eletrizante. No começo, a autora prende o leitor na ambientação, fazendo-o que ele comece a desconfiar de Ava e de todos os personagens. Quando a ação começa, tudo fica ainda mais ágil e torna-se praticamente impossível largar a obra. A autora sabe como fisgar o leitor até nos momentos onde nada acontece.

Outro fator que contribui para o sucesso da obra é a ausência de heróis. No livro, não temos nenhum policial salvador da pátria. Isso torna a obra mais real, afinal, é muito mais fácil nos identificarmos com uma mãe desesperada do que com um policial “linha dura” que procura por provas.

“Talvez todos os membros da família que a consideravam maluca tivessem razão. Havia grandes chances de ela ser louca de pedra” (p. 40).

Além do ponto anterior, outro fator que faz com que o leitor se aproxime do enredo é a excelente construção dos personagens. Ava é uma mulher sofrida, perturbada e talvez um pouco louca. A autora consegue trabalhar cada aspecto dela de forma que se torne cada vez mais humana e real. Outros personagens da obra, como o Wyatt, marido da protagonista, também recebem esse tratamento especial da autora. Contudo, como já dito, a obra é narrada com foco principal em Ava, então todos os demais personagens são vistos como ela os vê, o que pode enganar o leitor.

Quanto à parte física, também não tenho reclamações. A capa está simplesmente maravilhosa: sombria e com um pouco de mistério, o que combina perfeitamente com o enredo. A diagramação, por sua vez, é bem simples, mas confortável. As folhas são brancas, mas como as letras possuem um bom tamanho e o espaçamento é ideal, não prejudica em nada a leitura. A revisão e tradução também foram bem feitas.

Com base em todos esses aspectos, com certeza eu indico Não queira saber. Seja você fã de livros de mistério ou não, certamente irá gostar dessa obra, pois o lado emocional e psicológico foi muito bem explorado. Só deixo um aviso prévio: não confie em ninguém.

“É para isso que serve a família, sabia? Para amar até a morte, só que arrancando o coração da gente no caminho” (p. 225).

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/03/resenha-nao-queira-saber.html

Isa Books 21/09/2018

Queira saber tudo
Thrillers são minha paixão, pois dificilmente me decepcionam. Há semanas andava meio bloqueada, livro algum conseguia livrar minha mente do embotamento e, talvez por isso, tenha iniciado a leitura de Não Queira Saber meio reticente. De início cheguei a duvidar que a trama fosse me prender, mas... prendeu em uma cela sufocante e ainda jogou a fora.

Como lidar com o sumiço de um filho? Até onde iria para reencontrá-lo? Esses são questionamentos que movem a personagem central, Ava. Ava, Ava, Ava... mulher estranha...
Tida por muitos como uma megera arrogante, um leitor esperto logo começa a juntar 2+2 e imaginar: se a mulher era uma escrota, o desaparecimento do menino não poderia ter sido uma represália? Hum...
Sábios leitores, nem comecem a fazer conjecturas pois como dizia Carlos Drummond "tem uma pedra no meio do caminho", mas aqui há rochedos enormes.

Noah, nosso menininho desaparecido, provavelmente caiu no mar e se afogou, mas não é isso que nossa nervosinha Ava pensa. Coração de mãe já se enganou alguma vez? Pois é. Se nossa Ava coração de leoa diz que o menino foi raptado, devemos acreditar não é? Hum...
Conforme meu avanço na leitura fui percebendo coisas mega estranhas: nossa personagem pirada não é louquinha sozinha. Sua família estranha é o que? Na verdade a mansão em que vivia abrigava uma penca de primos com comportamentos no mínimo suspeitos, além de empregados bisbilhoteiros, uma melhor amiga com o marido e, claro, o marido ao estilo "sou o cara" de nossa pobre Ava. Ou seja, uma mansão que mais parecia um cortiço. Um monte de gente que deveria ajudar mas que só atrapalha.

Entre outras indagações, fui surpreendida por um detalhe, ou melhor, uma verdade conforme prosseguia com a leitura: nem tudo o que parece é. Ava é completamente surtada, mas seus surtos tem fundamento? Aliás, onde é que foi parar nosso menininho de ouro desaparecido? Poderia a própria mãe ter feito algo a ele ou outra pessoa?
Quando pensava que estava no caminho certo, era surpreendida por trilhas que me levavam rumo a uma teia tão bem elaborada que você acaba por se perguntar se a louca na história é Ava ou você.

Puxei meu cabelos, desmaiei... são tantas reviravoltas que a obra traz que você sequer encontrar tempo para piscar com medo de que, no segundo em que fizer isso, perderá algum acontecimento chocante. Meu coração ficou acelerado, eu mal conseguia respirar. Duvidei de todos, até de eu mesma (se é que isso é possível).
Posso dizer com todas as letras que é um livro que marca profundamente e entrou para o rol de um dos melhores do gênero que já tive a oportunidade de ler.
Vou ali tomar mais um pouquinho de água com açúcar...

Geovanats 13/04/2020

2,5 estrelas
Um livro difícil de avaliar na minha opnião.
É um suspense gótico, bem escrito, mas descritivo demais, o que "trancou" um pouco a leitura.
Quanto a estória, alguns aspectos do enredo foram muito bem desenvolvidos e criativos, enquanto que outros foram mal feitos e ficaram com pontas soltas. Os policiais foram completos idiotas e pareciam que não sabiam fazer seu trabalho, chegando a conclusões/desconfianças totalmente absurdas que poderiam ter sido facilmente sanadas com uma simples verificação do local onde cada suspeito se encontrava no momento dos homicídios e isso me irritou muuuuito.
Acho que vale a pena a leitura, pois é um livro diferente e vai depender do gosto pessoal de cada um,

Gabriela3764 11/04/2020

Impossível largar
Um suspense daqueles!!!!
Chega uma hora que é impossível largar e você só quer saber o final.
Algumas coisas se tornam óbvias perto do final do livro, mas outra são surpreendentes, provavelmente ninguém imagina.
Único ponto negativo: Muito grande.
Achei que algumas partes poderiam nem acontecer.
Mas recomendo demais.

Nih 13/02/2021

Não queira saber..
Não sei dizer se gostei ou não desse livro. Foram tantas emoções durante a leitura, raiva, apreensão, desespero, outra dose de raiva, ansiedade, tensão e mais raiva.. A trama é bem lenta no começo, não acontece nada de interessante ate a metade do livro, e mesmo a leitura sendo fluída, o livro é absurdamente longo e com algumas partes desnecessárias. Perto do fim, dá uma boa acelerada e tudo acontece de uma vez só, e melhora 100%, entretanto, não consegui definir o que estava sentindo ao fim.. Só fiquei feliz que finalmente tinha acabado.

NathaliaPink 04/12/2023

Esperava mais
Gostei bastante da escrita, bem fluida.. porém a história me cansou um pouco, não me prendeu quanto imaginei..

Aione 06/05/2016

Fiquei intrigada e curiosa pela leitura de Não queira saber, de Lisa Jackson, desde que li sua sinopse. Embora a autora seja mundialmente conhecida por seus thrillers e tenha diversas obras publicadas pela editora Bertrand Brasil, esse foi meu primeiro contato com seu trabalho.

Aqui, temos a história de Ava Garrison, cujo filho desapareceu há dois anos sem deixar pistas. A incerteza de seu paradeiro, ainda que as evidências apontem para sua morte, levaram Ava à quase loucura: sua fragilidade emocional e psicológica fez com que ela tentasse cometer suicídio e, posteriormente, levou à sua internação em uma instituição psiquiátrica. Agora, de volta à propriedade de sua família, que era administrada por ela antes do desaparecimento de Noah, ela começa a desconfiar de que segredos estão sendo escondidos, já que pouco a pouco está recuperando sua memória e suas lembranças não condizem com a realidade momentaneamente conhecida. Ainda, ela não só continua a sonhar com seu filho como também passa a ter visões dele e a ouvir seu choro na propriedade. Estaria ela ficando louca? Ou isso é apenas o que querem que ela pense?

A primeira coisa a chamar minha atenção foi a narrativa de Não queira saber. Por ser um thriller psicológico, o esperado era que a narrativa se desse em primeira pessoa, pela visão de Ava, como os livros do gênero costumam ser, uma vez que esse é um de seus recursos estilísticos. Contudo, a narrativa aqui se dá em terceira pessoa, e ainda que majoritariamente traga a perspectiva da protagonista, traz também visões de outras personagens, de forma a termos um panorama mais amplo da trama. Ao mesmo tempo em que isso foi positivo por trazer, assim, uma visão mais completa, acabou, também, por quebrar parte da tensão própria de um thriller psicológico, pois é possível enxergarmos o que está além da visão de Ava e, portanto, o que está além de sua própria mente. Ainda assim, mesmo em terceira pessoa, permanece a dúvida sobre os acontecimentos estarem de fato ocorrendo ou se eles são apenas fruto de uma instabilidade psicológica da personagem.

ambém, senti que tive um menor envolvimento com a leitura por conta da narrativa, uma vez que não consegui me ligar às personagens. Embora todas as motivações para suas personalidades e ações façam sentido, não consegui me convencer por elas e pela trama como um todo. Tanto as personagens quanto o enredo me pareceram forçados, artificiais, de forma que não fui fisgada pelo mistério. Ao invés de enxergá-lo como bem elaborado e, até mesmo, surpreendente, apenas tive a sensação de não convencimento reforçada a cada novo capítulo. A cada vez que, por exemplo, imaginava as cenas como as de um filme, os diálogos soavam artificiais, como frutos de uma fraca interpretação dos atores, além do enredo em si soar falso.

Dessa maneira, embora a premissa da obra seja ótima e cativante, seu desenrolar não funcionou para mim como leitora, e acabei me decepcionando com a leitura. Mais do que pelo envolvimento, fui motivada a persistir nas páginas pela minha própria curiosidade pelo desfecho, e nem ele me soou muito satisfatório, ainda que tenha trazido algumas surpresas. Porém, para ser justa, li o livro em um período de dificuldade de concentração da minha parte, em que não estava conseguindo me fixar em qualquer atividade por mim executada, o que pode ter, acima de tudo, influenciado minha opinião e minha experiência com o livro. Aos que se interessaram pela trama, recomendo a leitura, até porque cada leitor tem uma diferente vivência com cada obra, e outras experiências podem ser completamente opostas à minha sobre essa.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2016/05/06/resenha-nao-queira-saber-lisa-jackson/
Beth 21/11/2016minha estante
Excelente resenha. Concordo com tua opinião. Penso que a inexperiência do tradutor é outro ponto a ressaltar.

Valdirene.Perez 28/02/2017minha estante
Confesso que foi difícil terminar essa leitura. Diferente dos outros livros dela, o enredo desse foi extremamente cansativo. Poderia ser resumido na metade. Muito repetitivo, personagens inexpressivos.

Isadora.Secchi 03/11/2016

Um livro que não vai te deixar parar de ler, até não chegar no final!
Ava tem pesadelos com o seu filho, Noah, desde que ele desapareceu misteriosamente, há dois anos.
Todos em sua família acham que ela está ficando maluca, inclusiva Ava.
Mas ela não vai desistir tão fácil assim de tentar se lembrar como foi que seu filho desapareceu. Ao longo da trama, várias coisas suspeitas irão acontecer, e nem Ava nem nós sabemos em quem ela poderá confiar. É uma história que te prende do começo ao fim. Não deixe para depois a leitura de "Não queira saber".

desiree.barbosa.5 13/04/2017

Não queira saber ...
Ava à muito tempo não é a mesma, aquela mulher determinada e cheia de si tinha ficado num passado nem tão distante assim. Após acorda num dia com os "pesadelos" decorrentes, AVA não tinha noção das descobertas que iria fazer, e os acontecimentos que iria provocar devido sua determinação em achar o filho que supostamente foi declarado morto. Inicia uma investigação que não cessa até trazer toda há verdade a tona.
Uma história emocionante cheia de desavenças, vingança e rancor, protagonizada por uma mãe louca para ter seu filho de volta.