Gramática normativa da língua portuguesa

Gramática normativa da língua portuguesa Carlos Henrique da Rocha Lima

Resenhas - Gramática normativa da língua portuguesa

ToniBooks 21/06/2021

Ferramenta Indispensável
A Gramática Normativa do Professor Rocha Lima é ideal para uma revisão geral, pois trata as matérias - fonética, morfologia e sintaxe - de forma objetiva, mas não menos aprofundada.

caio.lobo. 23/01/2021

Para quem busca uma língua portuguesa mais erudita.
Não recomendo esse livro para quem tem dificuldades no português ou queira iniciar seu estudo básico de ensino médio, mas para quem busca aprimorar o que já sabe ele será um prato cheio.

O livro tem a vantagem de sido escrito nos anos 50, então ainda tem um pouco do vigor que a língua portuguesa mantinha daquela época. Rocha Lima usa inúmeros exemplos, e o melhor, de autores clássicos e consagrados, como padre Antonio Vieira, Camões, Cruz e Sousa, Guimarães Rosa, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Augusto dos Anjos, Alphonsus de Guimaraens, Eça de Queiroz, Olavo Bilac e muitos outros autores brasileiros e portugueses. Inclusive, usa até exemplis da língua francesa e da poesia dos trovadores medievais.

Algumas seções do livro: fonemas, tonicidade e atonicidade, ortografia, morfologia, sintaxe, concordância verbal, um capítulo só sobre crase, estilística, figuras de linguagem e noções de diversificação (aliás, essa última tem somente exemplos majestosos e ótimas análises)
Ed Melo 17/06/2021minha estante
Gastei muito do seu cometário! ?
Teria um livro para indicar na introdução deseja se introduzir no estudo da gramática?

Hildeberto 27/03/2023

Excelente
"Gramática normativa da língua portuguesa", do professor Rocha Lima, é excelente! O autor é direto e claro em suas explicações, com o devido grau de aprofundamento e exemplificação pertinente. Adequado para estudos.

laura3976 24/08/2023

Eu li 655 página sobre a gramática portuguesa, sou fod@
Sério, eu sou incrível.
Até agora não acredito que consegui fazer isso.
Estou fazendo um projeto para a escola que tem como tema a implementação do ensino da linguagem inclusiva de gênero na matéria de língua portuguesa, durante o ensino fundamental II.
Por isso, li esse livro, porque tu precisa entender a gramática normativa da língua, para poder escrever sobre o assunto.
Eu li a edição de 2010, pois foi a única que encontrei em pdf, então ela não estava tão atualizada quanto eu precisava. Porém, é um livro que ensina de uma maneira muito didática e simples, mas ao mesmo tempo séria, tudo o que tu precisa saber sobre nosso idioma. O Lima é extraordinário na escrita.
Recomendo, se você quer saber dados mais atuais sobre o nosso idioma, que procure uma edição mais recente da revista, porque pelo que eu pesquisei, eles vão atualizando sempre que há uma reforma na língua. Porém, se tu só precisa aprender as áreas da língua portuguesa no geral, sem necessariamente sabendo todas as diretrizes atuais, qualquer edição desse livro é ótimo para ler com foco no estudo.
E se você quer um livro mais atualizado que não seja esse, indico o ?Nova Gramática do Português Contemporâneo??, do Celso Cunha e da Lindley Cintra ? a sétima edição lançada em 2021. Achei bem organizado e centrado, e de grande ajuda também.