When Breath Becomes Air

When Breath Becomes Air Paul Kalanithi

Resenhas - When Breath Becomes Air

Lena 21/06/2020

Esse livro foi bem mais difícil de ler do que eu gostaria que tivesse sido. Meu interesse por ele partiu de algo particular próximo a mim. Foi particularmente doloroso saber que essa não seria uma história fictícia com um final feliz, como eu sempre estou acostumada a ler.
Mas, justamente por ser dolorosa, me fez refletir e pensar, com gratidão, nas oportunidades diárias que temos em nossas mãos, em como aproveitá-las, em como dar tempo ao tempo. Ser humano significa, antes e acima de tudo, ser. Deixamos de ser quando passamos de respirações a apenas ar.

Amanda.Monteiro 23/02/2022

Era certeza que iria me emocionar e não foi diferente
"Once I had been diagnosed with a terminal illness, I began to view the world through two perspectives; I was starting to see death as both doctor and patient."

Acredito que essa frase consegue resumir bem todo o dilema de Paul ao escrever sobre tudo que estava enfrentando. Por ser um cirurgião começando sua carreira no auge dos seus 36 anos e ao ver sua vida mudar completamente por um diagnóstico de câncer terminal no pulmão, é indiscutível que qualquer um repensaria sua trajetória e propósitos de vida.
Ler "When a breath becomes air" era certeza que iria me emocionar e não foi diferente. Demorei um pouco pra engatar a leitura no começo, ainda mais porque em alguns momentos a linguagem ficou um pouco mais técnica e voltada pra área da saúde, justamente por Paul (neurocirurgião) detalhar algumas coisas que ficaram ainda mais difíceis de entender em inglês hahah Mas ao relatar tudo que sentia em primeira pessoa também trouxe pensamentos pertinentes e reflexivos a respeito da vida, morte e do seu papel como médico diante dessas circunstâncias, o que com o decorrer das páginas foi ficando mais interessante de acompanhar.

Não sei se recomendaria a todos, mas se você tem interesse de ler uma diferente perspectiva sobre tais temas (vida e morte), vale a pena tentar.

Fernanda.Delpizzo 19/01/2022

Me sinto meio idiota dando 3,5 estrelas para um livro que conta o processo de morte do autor. Gostei bastante, apesar do tema pesado é um livro bem fluido.
Como quase médica, também foi muito pessoal ler as situações pelas quais ele passou, várias coisas que facilmente me identifico.
Só que achei uma leitura as vezes penosa, deve ser porque o autor tinha um passado ali na literatura, a linguagem extrapolou meu conhecimento básico do mundo. Mesmo lendo o parágrafo mais de uma vez eu não entendia direito o que ele queria dizer. Claro, não culpa do autor, já que ele tem um talento com as palavras, mas uma barreira que nem todos os leitores conseguem cruzar para absorver o conteúdo em sua máxima.
Amanda.Monteiro 12/02/2022minha estante
Nossa, eu to sentindo demais isso da barreira. AInda mais que não sou da área médica. To em 40% do livro, mas com aquela dúvida se continuo ou não até o final

Fernanda.Delpizzo 13/02/2022minha estante
vou te dizer que só continuei pq tava muito curiosa. mas diversas partes eu li sem entender uma virgula kkkk

Amanda.Monteiro 15/02/2022minha estante
hahah ai mds