Escravo Bernardino

Escravo Bernardino Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Resenhas - Escravo Bernadino

Moitta 11/11/2015

O menino que é retirado da Africa à força com 8 anos de idade e vem ser escravo no Brasil. Numa fazenda cria uma família, mulher e filhos, mas é vendido pra outra. Fica mal, tenta fugir e é capturado. Vai pra outra, mas depois de pouco é novamente vendido. O sofrimento é grande, mas é comprado pela fazenda de Dona Ambrosina. Lá não há torturas ou sofrimentos impostos. Depois de tentar fugir conta sua história e a Dona manda comprar sua família. Lá conhece Mãe Benta, que reconhece nele o dom da mediunidade e o estimula a participar dos trabalhos que faz. Mas ele prefere ficar de fora.
Prestes a morrer tem sua memória, onde aprende que em outra encarnação foi um indiano poderoso, que hipnotizava servos e estudava as artes da magia. Por ter usado seus conhecimentos e poderes de forma egoísta preferiu nascer com eles adormecidos e entre seres mais primitivos.
Depois de desencarnar pede pra renascer numa família espírita, sabendo que teria seus dons mediúnicos e queria se precaver. No plano espiritual lhe dizem que para tal terá de trabalhar por 10 anos no umbral. Um tanto reticente ele concorda. Com o tempo gosta, e depois renova o tempo ficando mais 10 anos lá. Depois ainda vai adiando a reincarnação, até que o perguntam se está com medo dela. Ele diz que não, para de adiar e reencarna como neto da sua ex-sinhá que também era grande amiga.
As cidades no umbral são brevemente narradas, como a do Sal, onde vivera um mago que transformava os espíritos em estátuas de sal. O poder do mentalismo ou algo assim, como Bernardino o tinha, e que desencarnado depois dessa vida foi o que o permitiu enfrentar os que o queriam obsediar (depois de um tempo sendo importunado por eles, quando não tinha forças pra reagir). O rubi que usava na testa como proteção o era tão impactante que veio com a mancha no rosto como Bernardino.
Cada um colhe o que planta, todos merecem salvação, e a justiça divina se encarrega de tudo. Se vingar faz mal a quem tenta, pois sofre igual sem perdoar. Se aprende pela dor ou estudando, trabalhando pelo bem. Sofrer resignadamente é sempre melhor.
Belo livro.

Amauri.Santos 23/01/2019

Escravo Bernardino
Finalizei mais uma leitura, dessa vez mergulhei no universo do Escravo Bernardino, da Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, pelo espírito Antônio Carlos!
Uma história de muita luta, amor, sofrimento, sabedoria, e mistérios!
A reencarnação como sempre é a chave de todos os mistérios que envolvem essa trama, que nos prende a atenção do início ao fim!
Tempos da escravidão, impossível não ter compaixão, não sofrer junto com tudo que nossos irmãos passaram naquela época!
Uma leitura de fácil entendimento, muito bem escrita, e emocionante!
A mediunidade é um tema forte da história, e muitas opiniões se dividem em relação a isso!
O preconceito que gira em torno do que é mediunidade, ainda é muito forte!
Se muitos soubessem que todos nós já nascemos médiuns, não teria tanto problema!
Antes de procurar desenvolver mediunidade, seria melhor educa -lá, estudar os pontos fortes, aprender bastante a ser humilde, a praticar o bem, não desejar coisas ruins, pra quem não gostamos!
Bernardino, provou que temos que passar por muitas coisas, pra alcançar a tão almejada evolução!
Nada é por acaso, e o que muitas vezes parece um sofrimento sem fim, é apenas um passo para evoluirmos nessa longa jornada, que é a vida!
Indico o livro pra quem gosta de leituras fortes!
Mais uma vez parabenizo a autora Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, e o espírito Antônio Carlos, por contar uma história tão surpreendente, é muito

Viri 19/03/2022

Linguagem simples que toca o coração
Adorei o livro, e olha que já li muitos do Antônio, mas esse é especial tocou meu coração.
Bernardino nos narra sua vida muito triste desde a sua captura na África, vinda para o Brasil, torturas feitas pelos donos de fazendas a seus escravos e o amor florescendo em pessoas que tinham luz e tratavam escravos como seres que todos nós somos. Não dá para imaginar o quanto isso tudo foi importante para ele e para o outros escravos que moravam na fazenda de dona Ambrosina..
Uma das partes mais importantes para mim foi ver a importância da mediunidade e o quanto podemos evoluir aceitando o que escolhemos Anteriormente ...enfim um grande livro para ler e aprender sem julgar, apenas sentir as emoções a cada página...

Joilson Brandão 07/04/2022

Um bom livro introdutório
O livro começa com uma premissa interessante, mas infelizmente não tem um ritmo narrativo envolvente. Algumas situações se desenvolvem rápido demais, enquanto outras demoram tempo demasiado. De toda forma os ensinamentos ditos aqui são enriquecedores. Vale a pena a leitura.

Marcella 01/08/2023

Triste
Muito triste, retrata apenas pequena parte da covardia imensa cometida ao redor do mundo, onde negros foram escravizados e reduzidos a objetos.

Nathalia Neri 22/08/2015

Ensinamentos
Adoro muito os livros psicografados da Vera Lúcia, nos trás muitos ensinamentos de variados tipos de acontecimentos, o que nos ajuda a ter uma explicação mais amplas de casos cotidianos em nossa vida.
Sempre trazendo uma linda história de exemplos e superações.

Ramon 06/01/2024

Excelente livro. Nos mostra com clareza que tudo que vivemos e passamos tem uma explicação e nos ensina que com amor, fé e caridade tudo pode ser mudado

Lumar 06/01/2024

O livro conta história de um menino que é sequestrado em África e vem para o Brasil como pessoa escravizada.
Tenta fugir da fazenda, porém é capturada e passa por vários lugares de venda e sofrimento até que chega na fazenda de D. Ambrosina, onde não é machucado e nem passa por grandes privações.

Dona Ambrosina ensina a ele que com amor alcançamos um lugar mais brando, momento em que sua família é comprada pra viver junto dele.

Nessa fazenda ele também conhece a Mãe Benta, Espírito de amor e muita luz, que passa a ele todos os seus conhecimentos e o ensina porque tem visões e sonhos tão lúcidos.