O Primeiro Beijo & Outros Contos

O Primeiro Beijo & Outros Contos Clarice Lispector

Resenhas - O Primeiro Beijo

Vynuee_ 08/12/2022

Primeiro contato com a escrita da Clarice (pelo menos por vontade própria) e acabei gostando muito.

Esse livro trás contos bastante reflexivos e bem poéticos sobre o nosso próprio cotidiano. Por ser da Clarice, acreditei que seria mais difícil de se ler, mas achei liso e um ótimo ponto de partida pra ler suas obras.

Gostei muito do segundo conto (o grande passeio) e do nono (felicidade clandestina).

Paloma Tintino 04/04/2012

O Primeiro Beijo
O livro O Primeiro Beijo e outros contos trazem doze contos em que as personagens, a partir de vivências do cotidiano, mergulham em seu mundo interior e retratou o mundo fora dos contos de fadas.
***
A autora desenvolver mostrar cotidiano das pessoas com seus repletos sentimentos. Gostei muito da maneira como a Clarice escreve e recomendo.

Mari 11/07/2023

Clarice Lispector tem algo em sua escrita que sempre me deixa confusa curiosa e perplexa. Quando acho que entendi acabo por redescobrir novos caminhos e possibilidades para os possíveis significados por trás de seus contos.

Tenho muito o que dizer sobre cada conto, porém não tenho a menor ideia de como começar a escrever tudo por aqui. Vou reduzir minhas palavras dizendo sobre como eu particularmente adorei os contos 'Misterio em São Cristóvão', 'Laços de Família' e 'A Fuga'.

Naty 08/01/2022

Queridinha Clarice Lispector
As obras de Clarice Lispector são sempre impressionantes! É como um mergulho na alma e uma reflexão da própria vida e da sociedade. Este livro acompanha alguns dos textos mais marcantes de Clarice. Textos que apresentam temas, ao mesmo tempo tão cotidianos e tão profundos. Eu amo a sinceridade, a sensibilidade e a epifania em suas obras. Particularmente, um dos preferidos deste livro "Felicidade Clandestina", um conto que ensina os segredos do pensamento e dos desejos mais íntimos do coração ?

Thalia58 05/02/2024

A magia e reflexão no cotidiano
Se você quer começar a ler Clarice, ou já leu algum livro mais complexo dela e teve dificuldade, recomendo este livro de contos. São contos curtos com situações cotidianas e a leitura é bem fluida, dá pra ler em um dia.

Neste livro, ela prova que não é preciso criar situações muito fora do normal ou sobrenaturais para escrever histórias significativas e que fazem refletir. Me chamou atenção pelos contos se tratarem de situações cotidianas e ainda sim tem uma certa magia e poesia. Muitas vezes a gente pode achar que nossas vidas são sem graça e que não vivemos grandes coisas, mas cada situação que vivemos está carregada de significado e reflexão. Ela própria fala numa entrevista do começo do livro:

“Os meus livros não se preocupam com os fatos em si, mas com a repercussão eles nos indivíduos. Isso tem muita importância para mim. É o que faço. Acho que, sob esse ponto de vista, eu também faço livros comprometidos com o homem e a realidade do homem, porque realidade não é fenômeno puramente externo.”

Essa última frase me fez lembrar de um livro que estou lendo escrito por uma neurocientista dizendo justamente isso, o nosso cérebro não sabe diferenciar os estímulos daquilo que pensamos e o que realmente vivemos.

Alguns contos deixam uma sensação leve quando termina, outros são mais pesados e tristes. Tem bastante humor também. Os meus favoritos e que deixaram uma grande impressão foram O Grande Passeio, Feliz Aniversário, Felicidade Clandestina e A Bela e a Fera ou A Ferida Grande Demais. O conto Feliz Aniversário me fez lembrar a reflexão do livro A Metamorfose de Kafka.

JAlia372 17/04/2024

Amei Clarice Lispector e tive a oportunidade ao ir na biblioteca da minha cidade, confesso que achei que os pontos seriam maiores então a minha expectativa era maior e acredito que todos dela seja, mas mesmo assim gostei muito principalmente o primeiro beijo que é o título do livro achei o conto muito interessante.

Matheus 19/06/2020

eu acho sempre muito legal ler Clarice; mesmo já tendo lido alguns contos daqui, a maioria foi nova e meu deus..

Luana 09/08/2020

Clarisse não rola pra mim
Não adianta. Não consigo amar as obras da Clarisse. Sei que é uma baita escritora, e que põe em palavras a alma e sentimentos humanos... pois que fale a alma de outrem, que a mim só entendia.

Luiza Machado 01/01/2010

Personagens humanos com sentimentos complexos e muito humanos e uma narrativa voltada para os sentimentos, e não as histórias.
Diego J D 24/03/2013minha estante
Esse foi um dos meus primeiros beijos também... Ah, aquela fonte......

Elis.Naiara 18/08/2022

Definitivamente eu não curto Clarice Lispector. Não é meu tipo de leitura. Me parece que falta informação nas histórias, começa do nada e termina do nada. Não é para mim.

Débora 01/12/2010

Águas a lubrificar a sede saciar. Escorrendo como um rio da vida
“As águas escuras, sombrias tantos, poderiam estar a centímetros da areia quando esconde o infinito.”

Águas escorrem no rio da vida nos movimentos do tempo. As purezas que dos mares de pensamentos, navegando nessa profundidade da voz que grita. Sob essa maresia Clarice expressa em palavras, O primeiro Beijo e outros contos, na atmosfera escorrida úmidas das águas.
“Um tarde plena” insólito desejo da serenidade de uma tarde. “O grande passeio”, sob o envelhecimento na esperança de um passeio para dissipar a solidão, assim é acometida pelo preconceito vulgar, das feridas do tempo.
Na inocência da semente do amor nos intensos sentimentos ardentes na sede que aclama sob a irradiação do sol, no conto O primeiro Beijo com a transgressão ao escalar.
“Talvez minutos apenas, talvez horas, enquanto sua sede era de anos.”
O mar infinito ao se a submergir no seu próprio mistério em busca de liberdade da angustia do rompimento, se encontrar na decadência do abismo da vida. Na “A fuga” “O mar está quieto, quase sem onda. O céu de um azul violento, gritante. O navio se afasta rapidamente...É em breve silencio.”Na resignação do “silencio da noite, o navio se afasta cada vez mais” .
A vitória de viver, na superação da velhice e na cólera da vida. “A morte era o seu mistério.” Vistos no conto “Feliz Aniversário”. A piedade da galinha no conto “Uma galinha”, e na ânsia da ganância que grita e o sacrifício do animal para alimentar as angustias e saciar a fome.
A passagem desconhecida e divina do corpo na hora que ilumina na “Via-Crúcis”. Ao adquirir o livro “Felicidade Clandestina” nos vínculos da inocência e ardência do desejo do mistério de paginas dentro de um livro. “Não era mais uma menina com livro, era uma mulher com o seu amante.”
A mulher bonita na luxuria soberania envolta nas riquezas e supérfluos, o mendigo na miséria. São iguais busca o dinheiro, diferem pela ausência dele. No despertar súbito ao se deparar nas feridas, nas marcar das futilidades no vazio que perturba na vida mecanizada. Mostrados “A bela e a fera ou a ferida grande demais”. O verde ao pousar a esperança flamejar como um grilo, na renúncia da sorte devotando a “Uma esperança”.
A sede no alivio da purificação da água para supri os desejos, e libertar das angustias. Transcorrendo como um rio até secar lentamente, levando à morte o inicio de outra dimensão desconhecida.

jonesygirl 15/08/2022

Clarice é Clarice
demorei um pouco para terminar essa leitura, mas foram bom os contos pra me inspirar mais a ler nessa primeira semana de aula e tal... gostei tanto.
nunca tinha lido contos antes e começar pela Clarice foi perfeito.

cecilia_brito 30/11/2020

Ótimos contos
São uma coletânea de contos muito divertidos e reflexivos. A escrita de Clarice Lispector nós pega de jeito ao nos transportar para cada conto.

Catea 15/07/2023

Tenha esperança
Me vi completamente absorta e apaixonada pela escrita de clarice. É maravilhoso como os contos são construídos parecendo supérfluos de início, mas se desenvolvem de uma maneira graciosa, fluida e filosófica.
nat_ 15/07/2023minha estante
concordo