Heavy Metal

Heavy Metal Ian Christe

Resenhas - Heavy Metal

André L. Pavesi 31/07/2011

Ótima idéia, péssima realização
Acho que é até dificil dizer como foi árduo chegar ao final desse livro - só não abandonei a leitura pela metade por que nunca abandono um livro, por pior que seja.

Quais são os problemas? Tradução porca, edição mais porca ainda, e o que é pior, erros de informação às duzias, imprecisões e generalizações, qualquer pesquisa um pouco mais séria poderia corrigir esses erros sem muito trabalho, além de um extenso desfile de clichês e frases de efeito do "verdadeiro heavy metal".

Não existe estrutura alguma no livro, as informações parecem jogadas aleatoriamente no texto, nem mesmo a estrutura de capítulos conseguiu organizar um pouco essa massa de informações. Sinceramente,durante 99% do livro fiquei com a impressão de estar lendo uma versão extendida e aborrecida dos piores artigos dos mais fuleiros fanzines de metal que já li na vida.

Acima de tudo, o autor poderia ter sido mais honesto com seus leitores e simplesmente chamar o livro de "Metallica, uma biografia puxa-saco contextualizada meia-boca no universo metal", ou algo assim.

Leonardo484 11/01/2012minha estante
Estou terminando o livro e concordo em grande parte com sua crítica. Acho que o mal dele foi ter sido escrito por um estadunidense, pois ele trata o metal europeu com um descaso irritante, mal citando as bandas alemãs e ignorando as demais... Como todo filho do Tio Sam, ele parte da premissa que os EUA são o centro do universo, o que sabemos que em termos de Metal, não é e nem nunca foi a verdade....

Matheus 29/01/2016minha estante
Eu pensei que era o único que vi o autor lambendo o chão que o Metallica pisou...

Rodrigo Fernandes 16/04/2020minha estante
E ainda tem alguns erros grotescos. Coloca o Chaos A.D. na lista de death metal e o ano de lançamento do Arise errado!!!

Gabriela 27/08/2010

Um bom livro
É com certeza um lindo e maravilhoso livro para os amantes do gênero. Contém muitos (não sei se são todos) os "subestilos" do estilo, as bandas e informações sobre as mesmas. As listas que existem em cada capítulo dão ao leitor informações rápidas sobre o que ele desejar saber. O livro também é ricamente ilustrado, contendo até algumas páginas somente com imagens coloridas, sem texto e em papel de melhor qualidade.

Ao decorrer do livro, não pude deixar de observar que Ian Christe é provavelmente um grandê fã de Metallica, pois em qualquer capítulo do livro eles são citados, o que pode dar a impressão de que Lars e cia. são "a lei".

Sendo fã de alguma banda citado no livro, você talvez encontre alguma informação um tanto equivocada, mas não é nada que tire o brilho de "Heavy Metal".

Rodrigo 01/08/2020

Melhor livro que já li sobre o assunto
Muito detalhado. E importante para ter uma ótima noção sobre o heavy metal

Luiz Cláudio 24/01/2011

Pra quem curte o gênero, obra indispensável. O autor mostra que entende e que pesquisou bastante para escrever. Conta diversos fatos históricos relevantes para o cenário do Heavy Metal.

rafaelverolla 22/02/2011

Interessante e completo(quase).
É um livro para quem gostaria de conhecer mais sobre a história do metal(obviamente) mas essencialmente focado ao redor da historia do Metallica, o que não é de todo ruim tendo em vista que o Metallica é uma das bandas mais longevas do estilo, e é a mais bem sucedida comercialmente.
O autor as vezes exagera em adjetivos, especialmente quando tenta descrever este ou aquele estilo de música de uma banda, mas nada que chegue a soar como um fã fazendo propaganda.
Recomendo ler o livro com o Youtube aberto, e ir escutando cada banda e cada música. É uma viagem ao centro do metal!
As informações são bem completas. Penso que o maior mérito do livro é que apesar de ele usar o Metallica como fio cronologico, ele não esquece que o heavy metal não é feito só pelos EUA,Inglaterra, muito pelo contrario, faz questão de citar bandas sul-americanas,japonesas,asiáticas e até mesmo árabes demonstrando não apenas o grande conhecimento que ele tem, mas o entendimento que o heavy metal é antes de tudo, um estilo de música feito por todas as nacionalidades.

Thiago 09/04/2013

Satisfatorio
É um bom livro, porém direcionado para um público "iniciado", o autor peca ao adjetivar demais certas bandas e movimentos, e dar excessiva atenção ao Metallica, fora que ignora a discografia do Megadeth, sobretudo o Rust In Peace.

Mas a escassez de livros sobre o tema no Brasil deixa o julgamento mais brando.

AndreyFerraz 12/10/2022

Muitas informações e curiosidades
O livro traz muitos detalhes interessantes sobre o universo do Heavy Metal desde os seus primeiros passos até os dias mais atuais!

Paulo 29/09/2013

Escrito por Ian Christe, com prefácio de Andreas Kisser do Sepultura, Heavy Metal (Arx, Saraiva, 2010) conta a história do mais duradouro, barulhento e perseguido sub-gênero do rock n’ roll. Já se passaram 40 anos desde os primeiros acordes sombrios do clássico e homônimo disco do Black Sabbath. A partir de então vários gigantes surgiram fazendo fãs baterem cabeça mundo afora. E eles também estão no livro: Judas Priest, Motorhead, Metallica, Antrax, Slayer, Korn, Burzum e por aí vai.
Cobrindo desde o Heavy Metal Clássico, passando pelo NWOBHM, Power, Death and Nu Metal. Enfim, bastante abrangente, há muito merecido por fãs deste gênero que é tão rico em histórias peculiares e discos multi-platinados. O livro conta ainda com inúmeras listas com os mais variados temas ajudando o leitor, iniciado ou não no mundo headbanger, a conhecer bandas que fizeram deste, um divisor de águas na história da música mundial.
A parte gráfica poderia ter sido melhor explorada, a começar pela capa, que com tantas referências visuais fornecidas por discos, logos e o próprio visual das bandas, poderia ter uma aparência mais heavy metal. O livro, rico em fotos, embora fugindo das clichês encontradas em todo lugar que se fala no assunto, acabou deixando de lado tantas outras que representam melhor o tema.
Mas nada que comprometa o resultado final deste registro importantíssimo. Para ler no volume máximo. Editora ARX, 480 páginas.

site: http://sequelacoletiva.wordpress.com/2010/08/22/livro-heavy-metal-a-historia-completa/