Vidas Transitórias

Vidas Transitórias Ottavio Lourenço

Resenhas - Vidas Transitórias

Karol 25/07/2016

Vidas Transitórias – Ottavio Lourenço Blog Leia Ana, Leia
Conheci o autor na Le Mundi no dia que fizemos uma feirinha de troca de livros, conversamos um pouco e ele me presenteou com um dos seus livros, fiquei muito feliz!

Ottavio Lourenço nasceu em Curitiba. É músico, letrista, filósofo e compositor, além de vocalista da banda metal/hardcore “Choke”. É apaixonado pela Filosofia da qual é estudioso e pela qual nutre permanente leitura.

Pelo que Ottavio me contou, Vidas Transitórias é o terceiro livro de uma trilogia onde os livros não precisam serem lidos na ordem de lançamento. Eu li somente esse e consegui entender perfeitamente, pois o livro é composto de pequenos contos, talvez alguns deles possam ter relação com os outros livros, mas isso só vou saber quando ler os outros – que espero ser em breve!:)

Como já falei, o livro é dividido em vários contos, alguns deles têm relação um com o outro, seja com personagens ou lugares, e achei isso muito interessante. A leitura é bem rápida e fluida, com temas sobre a transitoriedade da vida, das relações humanos, encontros e desencontros.

Curitiba é o cenário de várias histórias e eu gosto bastante disso! Ver a sua cidade pelos olhos dos outros e reconhecer lugares, acho isso muito legal. O livro me lembrou muito Dalton Trevisan, pelos contos às vezes curtos e cenários curitibanos.

Nós não somos somente um o tempo todo!

Gostei da leitura e estou ansiosa para ler os outros livros do autor:) !

Vidas TransitóriasVidas Transitórias – Ottavio Lourenço

Editora Zeitgeist

80 páginas

ISBN 9788556860002

Pra quem é de Curitiba e quiser adquirir o livro, pode comprar na Le Mundi.

site: https://leiaanaleia.wordpress.com/2016/03/25/vidas-transitorias-ottavio-lourenco/

Andreia 25/07/2016

VIDAS TRANSITÓRIAS, DE OTTAVIO LOURENÇO (UMA RESENHA)
VIDAS TRANSITÓRIAS, DE OTTAVIO LOURENÇO (UMA RESENHA)
PAULO IRINEU BARRETO para paginacultural.com.br

Vocês se lembram daqueles momentos da vida que as pessoas costumam, em geral, considerar desprovidos de substancialidade, ou de importância? Um fim de tarde corriqueiro, uma ida à barbearia, à ginástica, ou mesmo um simples café da manhã? É interessante descobrir que estes momentos podem ser ricos em experiências e podem ser transformados em belas histórias ou crônicas.

Essa reflexão me acompanha há algum tempo e a vontade de escrever algo sobre ela foi trazida da potência ao ato após a leitura de um livro que recebi há alguns meses. Trata-se do livro “Vidas Transitórias”, do escritor curitibano Ottavio Lourenço. Então, o que teremos a seguir é uma resenha (eu diria, de fato, uma apresentação) deste livro.

O livro chegou às minhas mãos, enviado pelo autor, que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente. Nós nos conhecemos pelas redes sociais, que é o canal pelo qual continuamos a trocar reflexões.

Vidas transitórias é uma obra visceral, composta por breves e ricos relatos, que tanto podem ser tratados como “contos”, ou como “crônicas”. Aliando elementos da filosofia, sobretudo do existencialismo, ao cotidiano, o autor traz à tona a riqueza que repousa nos mais simples acontecimentos, como o capítulo “Hoje”, que nos alerta para o fato de que são poucos os momentos da vida nos quais realmente exercemos autonomia, como quando, por exemplo, escolhemos se iremos comer pão francês ou integral, bolacha ou misto quente. Ou o capítulo “Intriga internacional”, que narra momentos da vida de duas pessoas que, buscando romper com a rotina, partem para uma vida de disfarces e múltiplas personalidades, sem, no entanto, perceberem que esta passa a ser a rotina de suas vidas.

Lourenço divide a obra em duas partes: “Sucessivamente penso”, na qual a própria vida é tratada com uma exceção e na qual predominam relatos com desfechos aporéticos, ou socráticos. Na segunda parte: “Sucessivamente acredito”, em que se apresenta a subjetividade da liberdade e na qual os relatos trazem soluções práticas e, diríamos, certo conteúdo moral, sem pedantismo ou moralismo. Um exemplo desta afirmação é o capítulo “Vertigo”, que oferece as seguintes reflexões: “A reciprocidade do amor é inevitável quando… não é recíproco? O amor correspondido, e por isso, pleno, é impossível? Ou o amor, para ser pleno, não precisa ser correspondido?”. E, finalmente, há ainda uma provocação: “Sucessivamente digo”, na qual o autor encerra o livro com uma rápida sentença filosófica, presente desde os primórdios das reflexões humanas: “Nós não somos somente um o tempo todo!”

Enfim, o livro “Vidas Transitórias” é uma obra que nos faz pensar, nos faz ir além da mesmice própria do cotidiano, encontrando a riqueza que subjaz nos mais corriqueiros episódios. Nos faz pensar em quantas experiências ricas nós já vivemos, mas que repousam esquecidas em algum lugar de nós mesmos.

Sobre o autor: Ottavio Lourenço é músico, filósofo, compositor, vocalista da banda de metal/hardcore “Choke” e escritor, com textos publicados na Argentina, Portugal, Itália e Brasil.

Vidas Transitórias (Ficha técnica):
Autor: Ottavio Lourenço
Zeitgeist, Curitiba (PR)
Editor: Rodrigo Ricardo
80 páginas
Ano: 2015

site: http://paginacultural.com.br/vidas-transitorias-de-ottavio-lourenco-uma-resenha/