Os Cães de Riga

Os Cães de Riga Henning Mankell

Resenhas - Os Cães de Riga

Lucas1806 28/08/2022

Obra elementar do suspense nórdico
Meu primeiro contato com romances policiais de países escandinavos, que se destacam pela crueza dos crimes em meio às gélidas paisagens do norte europeu. É uma obra melancólica, marcada por um detetive pessimista e em conflito com a vida pessoal, a separação recente, a morte do amigo, o dilema de continuar ou não na polícia, bem como a dificuldade no trabalho, sentindo-se incapaz e ineficiente ao desempenhar sua função, marcada pelo contato constante com a tragédia e a morte.
Dessa vez, Mankell nos leva por uma viagem à sombria Letônia, então sob domínio russo, ao invés da habitual Suécia. Guerra, conflitos e lutas pela independência permeiam o escuro e triste país báltico, onde Kurt Wallander se apaixona pela idealista Baiba Liepa, viúva da vítima cujo assassinato está sendo investigado. Dadas às circunstâncias do país, Kurt logo se vê não um policial, mas um fugitivo se escondendo pela capital letã e ajudando um grupo de rebeldes a perseguir o sonho da independência.

Aninha_ac 24/12/2020

Ótimo romance policial
Não achei que fosse gostar tanto desse livro, mas me surpreendeu muito! A história é muito envolvente, e me fisgou. Fiquei torcendo pelo personagem conseguir resolver suas questões pessoais, além, é claro, de solucionar o caso.
A perspectiva histórica e geográfica também é muito interessante, não havia lido algo desse contexto, que passa durante um período opressivo, que podemos facilmente associar a outros ocorridos em outros países.
Pra quem gosta de romance policial indico muito, ou para quem se interesse em ler diversos gêneros, e literaturas que sejam de localidades diferentes das que costumamos consumir.

Naty 25/01/2010

25/01/2010
Só não dou 5 estrelas, porque não foi um livro q li e "me tirou o sossego" rsrs, mas me prendeu, e apesar do tempo q demorei para terminar não perdi o "fio da meada".

A história tem como protagonista o inspetor Kurt Wallander, que vive em uma cidade do interior na Suécia. A vida particular de Wallander sofre uma reviravolta, quando ele se vê frente à investigação de um crime envolvendo dois corpos enlaçados no fundo de um bote salva-vidas q "aportou" nas praias suecas.
O bote é a pontinha do iceberg, que o inspetor vai desvendar, em meio à viagens à Letônia, assassinatos, perseguições, conspirações mafiosas, e claro um romance.

Muito bacana, para quem já se interessa em livros policiais é uma ótima pedida.

RITA TOURINO 31/12/2022

Os Cães de Riga, é o segundo livro da série de Henning Mankell. Entretanto não é uma sequência e não é obrigatório fazer a leitura na sequência, mas se você quer acompanhar a vida dos personagens é melhor fazer a leitura na sequência, pois além das histórias acompanhamos o dia a dia dos personagens, suas vidas particulares, traumas, problemas, desafios, etc. Neste livro acompanhamos o inspetor Kurt Wallander indo para capital da Letônia para ajudar a esclarecer o assassinato de um colega, o major Liepa. “Logo que chega a Riga, é invadido por uma sensação de enorme tristeza. Prédios decrépitos, filas de ônibus imensas, janelas que não vedam, radiadores que não esquentam, aparelhos de escuta, lojas vazias e um descontentamento generalizado - é nesse ambiente que Wallander, já bastante propenso a depressões e dúvidas existenciais, tem de trabalhar.” É uma história policial cheia de suspense e tensão envolvendo muitas intrigas políticas.