Pão e Circo

Pão e Circo Paul Veyne

Resenhas - Pão e Circo

Gustavo.Henrique 21/02/2021

Paul Veyne ja havia se consagrado como um dos meus historiadores favoritos, mas com o pão e circo ele sobe de vez para o Olimpo. É um deleite ver a versatilidade que suas teorias alcançam em seus projetos, a erudição que o autor tem sobre os mais diversos assuntos, e com pão e circo ele não somente entrega uma historiografia da política e da economia, mas uma história dos sentimentos, do egoísmo, do narcisismo, puxando a cortina de todos os sentimentos humanos que tentamos esconder mas que ele traz a tona toda nossa nudez. De fato uma obra que agrega muito conhecimento sobre o império romano (o grego também é muito referenciado e elucidado na primeira parte do livro) e sua população, nos transporta para um mundo no qual apenas podemos viajar se estivermos na condução de um grande historiador, caso contrário, vemos apenas a vitrine de uma sociedade e período, e sabemos como as vitrines por vezes nos engana e mostra apenas um reflexo de nossos desejos, escondendo o real.

Daiane.Mazzetto 26/03/2024

Difícil
Finalmente terminei!!!! Mas o capítulo 1 e o último são desnecessário. Tirando os anacronismos... achei a forma que ele escreve ruim, ñ curti.