Mourinho Rockstar

Mourinho Rockstar Luís Aguilar

Resenhas - Mourinho Rockstar

ivangabrielzj 29/12/2023

O livro é uma síntese do que o Mourinho representa e das sensações que ele desperta no fã de futebol.

Suas polêmicas, suas ideias, seus conceitos como técnico, mas também ser humano, são detalhados e mostram as facetas José Mourinho antes e depois dos gramados. Uma boa leitura e que define bem o técnico português.

skuser02844 26/02/2024

Rockstar
O livro nos mostra a persona Mourinho e seus embates com a imprensa e outros treinadores e jogadores. Não apresenta os seus pensamentos e preparações para jogos, nenhum bastidor das estratégias dos jogos importantes. Porém, é interessante descobrir os motivos do seu comportamento e as consequências desses embates. Um dos personagens mais carismático e polêmico que já existiu no futebol

Wladimir 06/06/2017

Superficial
Diferentemente de "Guardiola Confidencial", Mourinho Rockstar não retrata os bastidores da trajetória do treinador de futebol José Mourinho. Fala-se sobre sua vida profissional, afetos e desafetos, até o início de sua segunda passagem pelo Chelsea FC. No entanto, para quem acompanha o futebol internacional de perto, não passa de um resumo histórico, acrescentando pouco. Não apresenta a profundidade de "Guardiola Confidencial", livro em que o autor Marti Perarnau de fato passou um ano "vivendo Guardiola". Mourinho Rockstar não fala sobre os métodos de treinamento do português, mas traça um bom perfil sobre sua personalidade e a forma como trata suas relações interpessoais.

Victor Oliveira 10/08/2022

Um livro sobre futebol, sem falar de futebol.
Gosto muito do Mourinho. Suas idéias e personalidade, mas o livro me decepcionou.

O livro é muito focado na pessoa Mourinho. As suas várias facetas como personagem controverso para o esporte, mas fala pouco sobre futebol.

Suas idéias táticas, como ele monta suas equipes, o porque escolhe esse ou aquele jogador. Tudo isso é ignorado.

Pra quem gosta de figuras controversas e polêmicas é ótimo, mas sobre futebol agrega bem pouco.

Uma pena. Mou merecia mais.

Ingrid Faria 26/06/2022

Biografia de um anti heroi
Mourinho é o anti heroi favorito. Que ocupa o mesmo espaço de House na história dos anti herois. A biografia mostra algumas entrevistas e como o Mourinho pouco fala da vida pessoal, acredito que tenha sido suficiente para entender quem ele é. Fora que o livro é muito bem escrito, as analogias tornaram a leitura dinâmica.

Vellasco 25/05/2020

Mourinho sendo Mourinho
Uma análise muito boa sobre essa figura. Realmente se sobressai entre os outros com sua personalidade

Art 20/12/2021

Mourinho Rockstar - Conhecendo mais sobre a figura mais hollywoodiana do futebol.
Mourinho Rockstar nos traz uma outra visão do sublime treinador de futebol, o transformando em uma figura cinematográfica sem inventar ou exagerar em nenhum aspecto, apenas relatando sobre sua personalidade e acontecimentos de sua carreira. Já é de se avisar que o foco no livro não é na sua metodologia de trabalho ou coisa do tipo, como acontece em outro livro famoso de treinador, o Guardiola: Confidencial.

O foco da obra de Luís Aguilar é na personalidade de José, fazendo um paralelo entre acontecimentos da sua carreira e momentos hollywoodianos, como por exemplo: quando compara a sua relação com o zagueiro Pep, ex Real, com a de Fredo e Vito, no filme: o poderoso chefão 2.

A obra é muito rica em depoimentos de jogadores e treinadores, que demonstram seu carinho ou raiva de José.

O autor também é muito certeiro em ressaltar as rivalidades do treinador e seus grandes duelos contra Pep Guariola e Arsène Wenger, mostrando o contexto e citando grandes jogos dos duelos entre os treinadores.

Se você procura no livro um conteúdo sobre táticas e metodologia de jogo, ele não é pra você. Caso contrário, eu recomendo que você leia a obra para conhecer mais sobre a figura de José Mourinho e entender o motivo dele ser tão amado ou odiado por outros. Sendo sincero, virei fã de José Mourinho após a leitura da obra e cada vez entendo mais a admiração do treinador da minha equipe (em 20 de dezembro de 2021) por ele.

Leo 01/01/2022

Mourinho: Ame-o ou deixe-o!
O livro retrata diversos episódios da carreira de José Mourinho, treinador português que desperta um sentimento um tanto quanto maniqueísta: ou se ama Mourinho ou se odeia. O livro talvez decepcione os amantes de tática, pois trata muito mais do futebol fora de campo do que dentro. Para curiosos dos bastidores do futebol vale a pena a leitura.

vluiz 10/08/2022

Uma história rápida sobre o Special One!
Eu tenho um sério problema com biografias de personagens vivos.
Este livro tem uma leitura simples, rápida e retrata de uma maneira bem direta todas as facetas de um dos maiores técnicos do mundo. Podem falar o que quiser, mas a filosofia de Mourinho funciona em boa partes dos times em que ele atuar.
Não se pode manter-se no ápice pois assim não haveria ápice! Logo, é muito interessante ver os altos e baixos da vida de Mourinho e suas principais motivações.
Independente de qualquer coisa, chamar a atenção para si e livrar a pressão dos atletas é a melhor forma de manter a equipe leve e focada no que precisa ser feito.
Como ele é um personagem ainda em atuação, senti falta de episódios mais recentes. Espero que este livro passe por atualizações para mantê-lo com as informações mais atuais.

Calado 29/08/2022

Anti-herói
O técnico mais polêmico, rock and roll e carismático do mundo. José Mourinho é um oásis num mundo tão chato.

Victor.Fagarassi 04/12/2023

Um astro do rock num mundo cada vez mais pop
É natural que a primeira comparação do livro seja com algum dos dois volumes de Guardiola Confidencial. Mas é claro que a proposta do livro é outra, não se debruça sobre questões táticas, mas sim sobre as questões de relacionamento de Mourinho com o mundo do futebol e principalmente seus jogadores.

Eu, definitivamente, me apaixonei por José Mourinho depois de ler a obra. Além da irrefutável carreira, com muitos títulos e episódios marcantes, Mourinho é o meu tipo de personagem favorito. É o anti-herói perfeito. O autor, Luís Aguilar, tem isso como ponto principal também.

Em vários momentos ele faz metáforas acerca disso. Cita Californication, Dr House e Dexter (seriados de TV), o rock num geral (como no próprio título do livro), e uma grande citação que traça um paralelo entre a história do Poderoso Chefão e Mourinho no Real Madrid. Quase em todo capítulo tem alguma referência de fora do futebol e isso só deixou a obra mais divertida.

Também conta momento de jogadores "tão rockstares" quanto Mourinho, como o Eric Cantona e quando ele deu uma voadora em um hooligan do Crystal Palace.

O que eu mais gostei no livro foi conseguir traçar um paralelo com a vida. Mourinho é um anti-herói no futebol porque é autêntico. Porque foge e sem fugiu dos comportamentos plastificados, seja no futebol ou em qualquer parte da sociedade. Sem frases prontas, parecendo, realmente, um ser humano. Autenticidade me encanta demais e vale ouro.

Que todos nós possamos ser cada vez mais Mourinho e Cantona nas nossas vidas.

luahmoller 29/12/2023

Livro bom! É impossível não sentir vontade de ouvir mais sobre as polêmicas de Mourinho e o livro fala bem sobre várias delas. No entanto, senti falta de capítulos mais relacionados ao futebol, mostrando suas ideias táticas, como escalava seus times, escolhas técnicas, etc. Enfim, o livro foca demais na pessoa de Mourinho e em suas relações interpessoais, mas vale a pena para saber um pouco mais sobre um dos principais técnicos do futebol mundial.
ivangabrielzj 29/12/2023minha estante
GÊNIA GÊNIA GÊNIA GÊNIA GÊNIA GÊNIA GÊNIA GÊNIA GÊNIA GÊNIA GÊNIA GÊNIA

ivangabrielzj 29/12/2023minha estante
sabe demaissss amor

Edreira 27/04/2020

Mister Mou
Para quem é fã de futebol sabe a personalidade marrenta, egocêntrica, polêmica e arrogante de José Mourinho.

O livro fala da carreira do treinador português até o final da temporada 2014/2015, quando ele vence a Premier League mais uma vez pelo Chelsea, encerra um jejum pessoal de duas temporadas sem ganhar títulos (2012/2013 pelo Real Madrid e 2013/2014 pelo próprio Chelsea) e da uma resposta a quem dizia que ele já havia sido ultrapassado e superado por Pep Guardiola, Jurgen Klopp ou Diego Simone.

Bem, o engraçado é que a realidade de Mourinho mudou bastante. De 2015 para cá, soma-se mais uma saída conturbada do Chelsea, uma passagem sem muito brilho pelo Manchester United (apesar dos troféus de segunda linha tanto para o treinador quanto para o clube) e uma nova tentativa de retomar ao primeiro escalão de treinadores ao assinar o contrato com o também londrino Tottenham Hotspur.

Esperemos para ver se o "Special One" vai dar a mesma volta que ele deu nos Blues de 2015 nos Spurs de 2020.

AlexDuart05 10/02/2023

Sou suspeito pra falar de livros sobre futebol. Mas esse é uma leitura muito leve e agradável. José Mourinho é um dos melhores personagens do futebol de todos os tempos.