Hino da Tormenta

Hino da Tormenta Charles Bukowski

Resenhas - Hino da Tormenta

Luciano Luíz 10/04/2015

Um dos melhores livros de poemas do velho Buk é OPEN ALL NIGHT: NEW POEMS.
Aqui no Brasil o livro foi publicado em 4 volumes com média de 80 a 100 páginas, pela Editora Spectro.
Os livros tem um visual de fanzine, algo que por fora não é tão bonito. Mas por dentro muda de figura. Com ótima diagramação e alguns desenhos nas capas e contracapas que dão um clima depressivo, dark e de certa forma, Bukowskiano.
O próprio Buk dizia que não curtia livros com visual de fanzine, mas aqui ficou só do lado de fora mesmo...
Aliás, os dois primeiros volumes não tem orelhas. E os volumes 3 e 4, tem orelhas beeeem estreitas. Outro fator bizarro, é a diferença de tamanho entre as edições. O volume 2 é o maior, mais alto. O volume 3 é menor que o volume 1 e o volume 4 é anão dos irmãos. A largura é exatamente a mesma.
Mas como a gente sabe, o que importa de verdade, é o conteúdo. E esse conquista com vasta facilidade.
Os poemas são a mesmice. Grandes cenas do cotidiano onde o poeta das putas e bebedeiras nos brinda com o melhor que o seu acirrado cérebro narrativo tem a oferecer.
O que motivou a editora por publicar cada parte do livro, como volume independente é uma incógnita. Talvez pelo custo de Direito Autoral e também por ser uma empresa que não tem uma grande fatia do mercado editorial. Não sei se foi uma boa ideia, mas os livros tem numeração de impressão (algo para torná-los únicos, como dito no volume 3).
Outro fato curioso, foi o hiato entre uma parte e outra:

HINO DA TORMENTA - 2003

TEMPO DE VOO PARA LUGAR ALGUM - 2004

VIDA DESALMADA - 2006

À TOA EM SAN PEDRO - 2007

Seria bacana se a LP&M lançasse esse livro em seu formato original. Daria um belo volume.
Foram impressos apenas mil exemplares de cada parte pela Editora Spectro (quem será que tem as edições com o carimbo de número 1?!).
Esses livros são um pouco complicados de achar. Geralmente Mercado Livre e Estante Virtual. Mas alguns pedem valores assombrosos pelo HINO DA TORMENTA.
Tá certo que pede quanto quer, paga quem pode.
Eu achei os 4 volumes no ML por um valor muito inferior se comparado aos mercenários que querem te extorquir até a alma.
Enfim, é um livro (em 4 partes) que realmente todos os fãs do velhote safado deveriam ter na coleção. Vale cada centavo. Mais do que recomendado.

Nota: 10

L. L. Santos