Onze Reis - Principia

Onze Reis - Principia Tiago P. Zanetic

Resenhas - Onze Reis - Principia

Queria Estar Lendo 23/05/2018

Resenha: Onze Reis
Onze Reis é o primeiro volume da série Principia. Escrita pelo autor Tiago P. Zanetic, é uma obra completa para os apaixonados por fantasia - e por histórias muito bem contadas.

A trama é dividida em três núcleos principais, cada um deles envolvendo uma jornada e uma busca. O continente está prestes a ver outra grande guerra, mas alguns personagens podem fazer a diferença no tabuleiro para impedir que tudo pelo que eles lutam se perca.

Vocês bem sabem que quando eu gosto muito de uma história, a dificuldade de explicá-la é de mais de oito mil (meus resumos de Os Garotos Corvos não me deixam mentir). Onze Reis foi uma leitura completa, com as mais variadas cargas emocionais e espaço para um desenvolvimento rico e eletrizante.

"O mundo vai sangrar, Sttanlik, e tu podes ser a adaga do golpe final ou o torniquete que evita a hemorragia. Tua escolha depende de confiares em mim ou não."

A obra, com suas quase 500 páginas, tem tudo o que uma boa Ficção Fantástica pede. O mundo criado pelo autor é bem construído e a narrativa dá tempo ao tempo para introduzir os leitores nesse novo universo; a ambientação medieval e a magia que encabeçam a história me transportaram para um mundo fascinante - e igualmente assustador, uma vez que a ameaça da guerra está pairando sobre nossos personagens.

Os três núcleos que eu mencionei são a sustentação da trama - seus personagens, os pilares que a mantém firme. O principal deles é composto por Sttanlik, o primeiro personagem que conhecemos; ele tem a presença típica de um protagonista que caiu de paraquedas em toda a bagunça caótica e está pronto para se fortificar e lutar pelo que acredita ser certo. Sttanlik tem muito da jornada do herói e eu, como boa devota desse clichê, gostei das surpresas que a trama trouxe para o protagonista.

"- Vi feiticeiros amaldiçoarem vilarejos inteiros, reis serem coroados e os mesmos perderem a cabeça pelas mãos dos seus próprios carrascos, guerras destruírem famílias e unirem nações. E, inacreditavelmente, presenciei um mundo em paz."

Ele não é um personagem unilateral; como todos os protagonistas da obra, Sttanlik tem seus momentos de dúvida, de medo, de extrema coragem e até grandiosas burrices (que atire a primeira pedra um protagonista de Fantasia que não fez besteira, né nom?). Dá para simpatizar com o cidadão, apesar de ele não ter sido meu favorito.

"- Ter um coração bom é uma faca de dois gumes."

E eu vou falar do meu favorito agora: o companion do Sttanlik é um arqueiro com trejeitos de Han Solo e bastou uns comentários sarcásticos e umas tiradinhas afiadas pra eu estar querendo protegê-lo com a minha vida. Paptur - apelidado de Aljava Sangrenta - é a voz na consciência do Sttanlik, mas a voz sabichona que adora apontar erros e tirar sarro e, apesar de bancar o independente, se importa mais do que todo mundo. Gostei do bromance construído entre os dois, de como suas personalidades opostas se equilibravam e criaram uma amizade inusitada tão importante para o desenvolvimento do livro como um todo.

Uma coisa interessante em Onze Reis é a dimensão dos seus personagens; mesmo nos outros núcleos, com a corajosa Vanza e o destemido Ckroy - onde eles passam por provações tão perigosas quanto as de Sttanlik - as características dos aliados e dos inimigos eram cinzentas; nada de bem e mal, simplesmente, mas nuances de honra e de traição e de fúria que deixam a história muito mais interessante do que já era.

Inclusive, Vanza, que mulher. Que personagem feminina incrível, que voz e que poder e que determinação.

A garota passa por cada situação desesperadora que eu só ficava PELO AMOR DA EVA GREEN DEIXA ELA DESCANSAR UM POUCO, mas lá estava Vanza, encontrando forças para cumprir sua missão, independente dos riscos e dos sacrifícios.

"O combate fez a batalha dos deuses de outrora parecer coisa de criança."

Um personagem que pode ser citado mesmo sem ser, de fato, personagem é o próprio mundo - Relltestra. Acho que como a Terra Média, Nárnia, Ravka e tantos outros lugares fantásticos, o fato de eu ter me encantado com o passado e o presente desse universo tornou a história muito mais emocionante. A história me fez sentir parte daquele lugar, criou empatia com o que estava acontecendo e com o que tinha acontecido - com as ameaças que Relltestra sofria; a possibilidade de um futuro sombrio cair sobre o mundo.

"- Quanto maior a luz, mais densa a sombra que ela produz."

Quando você se importa com os personagens e com o universo e tem tantas batalhas eletrizantes, cenas de ação bem construídas e duelos carregados em adrenalina, é meio impossível não dar uns gritos e se desesperar pelo que pode acontecer; e os melhores livros de Fantasia são construídos assim.

"Se quisermos a paz, é melhor nos prepararmos para a guerra."

Não vou negar que o final me deixou aflita; se tem uma coisa que esse livro entrega é batalha atrás de batalha e eu só queria sair gritando DEATH! (respeita a referência) pra proteger meus personagens mais queridos.

Onze Reis é definitivamente um dos melhores livros de aventura que já li. É Ficção Fantástica no ponto perfeito para os amantes desse gênero, e também aos curiosos querendo se aventurar em uma história que fala sobre coragem, amizade e honra.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/05/resenha-onze-reis.html
Rayele 13/11/2022minha estante
Finalmente alguém que compreende a magnitude desse livro merecia mais reconhecimento ?????? simplesmente perfeito os personagens são muito bem desenvolvidos e o plot dele e incrível..

Rayele 13/01/2023minha estante
Esse livro é simplesmente incrível. Amaneira como os personagens, suas histórias e batalhas foram escritas simples me encantaram. Eu amei o livro, e li com muita ansiedade para terminar de tão bom que era ,amei me aventurar junto dos personagens em principia e em cada batalha emocionante ao decorrer do livro.espero muito a continuação dele o livro e a história são bem longas mais valeu cada segundo de leitura eu recomendo muito.

MWeirich 24/12/2021

Que grande satisfação foi ler este livro. O primeiro livro da série Onze reis: Principia.

Com personagens cativantes, um enredo incrível e vários aprendizados, o livro se torna facilmente um favorito.

Está é uma obra prima da fantasia medieval nacional! Simplesmente excelente!

Keeper of the seven keys 15/06/2016

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!
A fantasia nacional ganhou um nome de peso! Zanetic conseguiu criar um mundo rico, povoado por personagens carismáticos e incríveis! Sem contar as cenas e lutas e batalhas, que pouco devem a um Bernard Cornwell.
Sinceramente, acho que é um dos meus livros de fantasia favorito! Não devendo nada a nenhum gringo, muito pleo contrário, colocando-os pra correr!
Ansioso pelo segundo volume!
Não poderia recomendar mais!

Barone 05/01/2016

O princípio dos Onze Reis
Minha primeira leitura de 2016 foi Onze Reis – Principia, livro lançado pela Editora Callis em dezembro que marca a estreia de Tiago P. Zanetic no mundo literário – e que estreia foi essa!

Leia o restante no link!

site: http://contraversao.com/o-principio-dos-onze-reis/

Caique Apolinário | Cappuccino Cast 04/08/2016

Game of Thrones do Brasil?
Realmente este livro de dimensões épicas te inspira a continuar apostando no talento nacional. Com um enredo muito bem trabalhado, com visões de perspectiva que nos lembram autores como George RR Martin e Tolkien, e com referências apenas para os espertos como Star Wars, nos é apresentado um novo mundo para se aprofundar. Nele, estamos em eterna tensão, sem saber o que se pode vir a nos surpreender ou refletir.

Definitivamente, é um livro onde as diferenças são celebradas e o respeito é incentivado. Desde um exército de seres rejeitados e ditos como imperfeitos, até alguns personagens "diferentes" que triunfam. A aceitação a pessoas que são rejeitadas socialmente são ideias bem fortes em Onze Reis. Assim como as diferenças de crenças que são tratadas como algo em que cada um tem que respeitar a do outro, o ideal de apostasia em momentos chaves, tratando os personagens como imaturos espiritualmente e que rejeitam a religião como algo que não entregou de bandeja o que se queria é algo frequente na trama. Sendo ou uma crítica contra supostos fiéis que não sabem o que querem de uma vida religiosa ou um incentivo crítico de ateísmo vs teísmo. Prefiro acreditar na primeira ideia.

Os personagens são pesadamente sensíveis. Mesmo sendo uma estória bem violenta e com momentos de tensões emocionais, porém, incomoda o fato de tais personagens chorarem frequentemente. Mas uma personagem que trabalha muito bem todos estes elementos em meio a um arco com muitas reviravoltas é a Vanza, que rouba a cena em certos capítulos. Inclusive, as batalhas são extremamente bem descritas, te deixando bem no meio de todo o terror e de toda a ação. Podemos nos identificar facilmente com vários personagens, e muito mais se pode esperar de uma continuação que tem tudo para ser ainda melhor e mais épico. Tiago P. Zanetic faz um excelente trabalho de estreia para este universo e tem tudo para ser um maiores nomes da ficção fantástica brasileira. Ou ainda duvida do potencial tupiniquim?

site: http://multiversonews.com/resenha-onze-reis-principia-de-tiago-p-zanetic/

Sofia.Queiroz 23/03/2021

INCRÍVEL
Não há palavras para descrever o que esse livro me causou, simplesmente sensacional. Universo que o Tiago criou é insanamente incrível, com uma historia que te prende até o fim. Vou panfletar esse livro sempre.
MARAVILHOSO!!!!!!!!

Jubiii 30/11/2021

guerras e guerras
Gostei bastante, principalmente das críticas à sociedade, à religião, lideranças, etc.
Gostei muito também dos nomes hehe.
Esperando o segundo livro.

TassiDrums 26/04/2017

Me Surpreendeu!!
Uma história cheia de aventura, reviravoltas, laços bem criados entre os personagens, e que toca, sutilmente, em temas atuais. A História nos apresenta três personagens com suas missões, seus problemas e suas histórias, nos mostrando o quão grande é este novo mundo. E esta é a grande jogado do livro, que intercala as histórias fazendo com que você entre e saia de varias situações sem perder o fio da meada.
Para quem gosta de aventura, Road-Trip e guerras, este livro é pra você.

Shyvver 08/01/2021

Perfeito. Elegante. Belo. Genial!
Meu livro preferido até agora, com toda a certeza do universo. Eu já terminei a leitura a vários meses atrás, e continuo lendo denovo, e denovo, e denovo, porquê é esse efeito que o livro causa em você.

Uma história ÉPICA, incrivelmente bem contada e detalhada. Personagens carismáticos até o talo, ambientes lindos de se imaginar que aquecem e trazem comodidade ao coração de qualquer ser.
Batalhas sangrentas e estratégicas, super traçadas para não deixar ninguém de fora.

Você dá um pulo para cada plot twist que aparece em meio as inúmeras linhas ao longo do livro, é de aumentar a sua adrenalina até o ápice, e de te fazer querer abandonar sua vida de estudos, pegar uma espada e sair por aí desafiando um monte de malucos dentro de um bar enquanto você e seus rapazes se deleitam em barris de hidromel.

Um conto de paixão, duelos frenéticos, que te fazem escolher um lado da história, sem que você odeie os que estão do outro, fantástico, com todas as letras.

nacamillo_ 08/01/2024

Adorei!
Fazia muito tempo que eu não ficava realmente fascinada por uma fantasia e senti um resgate da minha adolescência (quando fantasia era tudo o que eu conhecia) lendo esse livro. O Tiago escreve bem pra 🤬 #$%!& , eu nem tenho outro adjetivo pra usar. Eu me envolvi e surtei, sou uma leitora exigente viu, e essa história me conquistou por completo.