Este Livro É Gay

Este Livro É Gay Juno Dawson

Resenhas - Este Livro É Gay

1 | 2 | 3 | 4

Markarroni 13/04/2020

Uma das melhores leituras que já fiz
Um ótimo livro para pessoas dispostas a aprender mais sobre homossexualidade, seja você gay, lésbica, bi, hétero, cis ou trans. Estou feliz que nossa sociedade esteja finalmente dando lugar a livros como este. Acho que não teria sido tão bem recebido há vinte anos atrás. As coisas estão mudando para melhor agora, e isso é fantástico. Nós podemos discutir sexualidade e gênero num mundo massivamente heterossexual e, muitas vezes, homofóbico/transfóbico.

Ele trata de temas importantes de uma maneira informativa, perspicaz e informal, o que torna a leitura divertida, mas é sério quando é preciso ser, como quando fala de países que ainda insistem em punir homossexuais com pena de morte. E, felizmente, posso dizer que quebrei alguns preconceitos - pois é, quem disse que gays não têm/tinham preconceito com a própria comunidade?

Eu gostei muito deste livro, embora há trechos sobre bissexualidade e transsexualidade, os gays são mais representados do que as lésbicas - bem, na época, o autor era homem, então deve ser por isso. Eu disse ?era?, porque no final de 2015, James Dawson iniciou a transição de gênero. Hoje, Juno Dawson é uma mulher trans forte e maravilhosa.

Há um pouco de informação sobre pessoas trans, mas se você quiser saber muitos detalhes, é melhor procurar outro livro. Quanto a outras identidades, como não-binários, assexuais e pansexuais, são mencionados uma ou duas vezes sem nenhuma descrição. Faltou essa inclusão, concordo, mas ainda é um ótimo livro para iniciar uma conversa e obter informações sobre homossexualidade. No entanto, de qualquer forma, o livro cumpre o que promete, afinal, o título se refere a pessoas gays.

Se você precisa de ajuda para descobrir qual é a sua identidade sexual e/ou de gênero, ou se você só quer saber o básico sobre homossexualidade, bissexualidade e pessoas trans, eu super recomendo. No final, há uma lista de sites e números de telefone úteis, caso você precise de mais suporte, ou se você quer ajuda, mas não sabe para onde ir, ou se você quer respostas para as suas perguntas. Seja qual for o caso, este deve ser um livro na sua lista de leitura.

O capítulo sobre religiões foi ótimo, pois eu sei como é ser gay e ser criado numa família religiosa, onde discutir sobre direitos LGBT é quase heresia. É uma pena que muitas pessoas ainda não consigam separar igreja e Estado. Enfim, este foi um capítulo que poderia levantar outras grandes questões e debates sobre espiritualidade e aceitação dentro de culturas religiosas.

No geral, eu realmente gostei muito deste livro e senti que ele deu uma visão geral e informativa de muitos tópicos relacionados à comunidade LGBT. É uma leitura tranquila, mas se você já se sente decentemente informado sobre os tópicos considerados básicos, eu recomendo ler outra coisa.
Lara.Leao 17/04/2022minha estante
Vale a pena investir nele

Gabi 13/05/2021

Muito bom ????
É quase como um manual, falando de termos, de LGBTs famosos, de leis contra a homofobia, de sexo, de estereótipos...
E bem divertido e rapidinho de ler, e tô meio orgulhosa do RS ter sido o primeiro estado no Brasil a permitir casamento LGBTQUIAP+.

Lacet0 06/01/2022

Necessário.
Contei a minha mãe que era bi em 2020 e só consegui falar pros meus tios e vó quase no fim de 2021 e mesmo assim não conseguia falar abertamente sobre.
Perto do natal fui no shopping e vi esse livro na sessão de filosofia da livraria e me interessei bastante. Hoje ao terminar de ler vejo o quanto ele é necessário pra qualquer pessoa, não importa sua orientação sexual ou seu gênero, o livro vai falar sobre homofobia, auto aceitação, sexo, amor, DST. Absolutamente tudo.
Saio hoje me aceitando melhor e mais feliz.

João Pedro Vera 11/12/2015

Esse livro teria me poupado de muita coisa na puberdade....
Este livro é gay trata de uma questão muito importante e, às vezes, de difícil abordagem entre professores, pais e jovens: a sexualidade. Com um texto muito claro e ilustrações engraçadas, o livro lembra um manual. O autor convida os leitores a refletir, de maneira honesta e sem preconceitos, sobre os desejos sexuais de cada um, defendendo, acima de tudo, o respeito à diversidade.
Bastante esclarecedor para quem tem dúvidas quanto à sexualidade, está entrando no "meio", enrustidos, e até héteros.
Se um aluno ou filho à beira da puberdade tivesse quaisquer dúvidas sobre o assunto, eu indicaria esse livro.

Lorena Miyuki 16/02/2016

Versão nacional merece palmas
Dou 4 estrelinhas porque algumas coisas me incomodaram no geral (apesar do livro ser teoricamente direcionado a todos, fica claro que o público-alvo são homens gays - muitas questões são abordadas superficialmente de outras perspectivas).

Mas a edição brasileira tem contribuições ótimas - com listas de ONGs nacionais, informações sobre a lei brasileira em todas as partes, retrospectos/histórico respeitando o que se seguiu no Brasil...
Achei que o trabalho de tradução pecou em algumas partes, mas em outras foi fantástico. A revisão ficou ótima.

Um livro muito didático e que deve ser usado em sala de aula (SIM! MUITO!) e em casa - daria de presente pra várias pessoas também. Fica a dica.

[resenha maior vem em breve no marcadocomletras.com]

site: http://www.marcadocomletras.com

Tiago Conejo 01/06/2016

Este livro deveria estar estar em todas as bibliotecas.
Simplesmente um trabalho ímpar feito por James Dawson e todos aqueles que participaram na construção deste livro.
Ele é ideal pra quem está descobrindo a sexualidade, mas não somente para este público. Voltado a todos que querem compreender o assunto. A linguagem é simples, divertida e direta. As gírias e o tipo de linguagem aproximam o leitor.

Pessoalmente acho que teria tido uma adolescência menos conflitante e com menos culpa se tivesse lido esse livro. Muito Bom!!!

Vini87 28/06/2020

Bem informativo e em algumas partes triste, bem legal ter esses termos explicados de outra forma(até mesmo pra mim como Gay que já conhecia 99% deles)...com depoimentos e histórias reais muito interessantes também.

Jhess 05/06/2021

Este livro é ...
Extremamente necessário! O autor James Dawson produziu um trabalho incrível!!!

A obra funciona como um espécie de guia, apresentando ao longo dos capítulos os aspectos da vida de pessoas que estão em processo de auto descoberta sobre si mesmas, seus corpos, desejos e inserções na sociedade enquanto indivíduos.

Com uma escrita cheia de humor, simples e direta, o autor convida/aconselha o(a) leitor(a) a conhecer como funcionam os primeiros passos dentro da comunidade LGBT* e na sociedade heteronormativa. A narrativa é interessante e envolvente, faz com estejamos num montanha russa de emoções, informações, depoimentos e sentimentos.

Com certeza, "Este livro é Gay... E hétero, e Bi e Trans" e você deveria lê-lo. ?????

*O autor informa que "Outras formas encontradas são também o LGBT OU LGBTQ, mas o mais comum é apenas a sigla LGBT sem asterisco."

?? Porém, saibam que existe a sigla LGBTQIAP+, na qual são inseridas todos os seguimentos da comunidade.

victor lopes 22/11/2017

...
Eu gostei muito do começo desse livro, mas conforme foi se aproximando do final comecei a me incomodar com certa superficialidade com que o autor trata os temas.
Acho que é um livro importante, provavelmente para uma pessoa na adolescência vai ser bastante esclarecedor e, esse objetivo, é totalmente válido. Mas, além de ser voltado muito mais para o G da sigla LGBT* (O autor usa * para o que vai além de LGBT, como queer, por exemplo), ele acaba entrando em alguns estereótipos, os quais ele mesmo condena, e, de certa maneira, os valida (principalmente com algumas piadas). Sem contar que talvez devesse ser um livro com muito menos opinião pessoal e mais informativo, mais imparcial.
No geral é um bom aprendizado e, como eu disse, para pessoas mais novas pode ser considerado quase essencial em relação a educação sobre quem é LGBT* e sobre entendimento de mundo e suas diferenças entre cada pessoa.

Guilherme Carvalho 16/06/2020

Bom pra quem tá começando
O início do livro é incrível, foram abordados assuntos de diversidade, gênero, orientações, etc. Pra quem ainda fica confuso, é uma boa a leitura. Porém do meio para o final, a leitura ficou cansativa e repetitiva, quase abandonei o livro. Se você é uma pessoa se descobrido agora, vale a pena ler, mas para quem já está bem resolvido, não vejo muito sentido.

Thi 12/12/2022

Importante para todo o LGBTQIA+
Esse livro é simplesmente sensacional. É um catálogo da comunidade LGBTQIA+, como um mapa de informações necessárias para a compreensão de conceitos básicos. Além de trazer uma maneira mais divertida, o livro abre um leque para a história da introdução das letras de nossa comunidade na sociedade. É um livro lindo e completo. Apesar de ser uma edição antiga, de 2015, e com estudos realizados em 2013, vejo como um livro essencial para os integrantes dessa comunidade; pois, ainda existem muitas dúvidas sobre questões como identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual e etc. São muitas informações, e, dentro do livro "Este livro é gay", muitas dúvidas são sanadas - começando pela origem de algumas palavras, como gay, Queer, lésbicas, e indo até o processo atual de viabilização de leis que asseguram a segurança de pessoas da comunidade LGBTQIA+. Ainda não cheguei a ler outros livros dessa autora, que, ao final dessa leitura, descobri que a autora fez transição para o gênero feminino, e, antes conhecido como James Dawson, se chama Juno Dawson. Foi incrível acompanhar todo o conteúdo trazido pela autora e conhecer um pouco da história dela. Estou curioso para conhecer os outros livros, e já adicionei novos livros e conceitos à lista de estudos e leitura.

Ana 13/05/2020

O livro que eu queria ter lido na adolescência
Peguei esse livro emprestado de uma amiga. Quando o vi na estante dela, todo colorido e chamativo, perguntei se era bom e a resposta que recebi foi "amiga, só te digo que queria ter lido esse livro na adolescência, várias coisas teriam sido mais fáceis".

E entendi o motivo.

Eu também queria ter lido esse livro na adolescência, quando fiquei confusa por não conseguir definir muito bem o que eu sentia por certa menina bonita do colégio sendo que até então eu só havia gostado de homens. Teria sido mais fácil.

Mesmo que hoje, bem resolvida com a minha bissexualidade e estudando/trabalhando com pessoas LGBT+, eu discorde de algumas abordagens do autor, esse livro teria sido um guia para a adolescente perdida que fui. Mais que autoconhecimento, esse livro te apresenta questões que outras pessoas da fabuloso Vale? estão vivendo - e por isso também é recomendável para heterossexuais empáticos.

fev 13/01/2021

3,5

Este livro é gay é praticamente um guia sobre pessoas LGBT* voltado, ao meu ver, para adolescentes.

A proposta é excelente e apresenta os assuntos importantes que ainda não são trabalhados na sociedade de uma forma geral. Porque, como sabemos, o mundo ainda é lgbtfóbico.

James Dawson pretende tentar trabalhar com humor, mas nas vezes que utiliza esse recurso acaba fazendo piadas de mau gosto e totalmente sem graça. No entanto, o que mais me deixou um pouco frustado foi a forma que ele tratou sexualidade/gênero como algo que você compra ou troca de um hora para outra. Isso é bem equivocado.

Dawson se sai bem quando fala sobre gay cis, pois ele é um. Mas quando tenta falar sobre outras orientações sexuais e gêneros/identidade tende a ser superficial. Mesmo que ele tenha feita uma pesquisa com centenas de pessoas antes de escrever.

De qualquer forma é um livro importante. Seria ideal se escolas adotassem esse tipo de livro (com as correções feitas). Com certeza, ajudaria inúmeras adolescentes que sofrem por causa de sua orientação sexual e também pais que não sabem lidar com o assunto.

O autor foi esforçado, mas infelizmente esbarrou em alguns aspectos importantes. Dou destaque ao tradutor que conseguiu inserir algumas partes sobre a realidade brasileira.

Não indicaria esse livro para "cidadãos de bem" porque provavelmente tirariam algum ensinamento errado.

Vanessa 14/01/2021

Incrível! A obra consegue ser divertida, leve e educativa ao mesmo tempo! Merece mais que 5 estrelas! Todos deveriam lê-la para aprender um pouco mais sobre gênero e sexualidade e abandonar os preconceitos acerca do tema! Para melhorar a narrativa, o autor ilustra os temas!

Gu 17/07/2020

null
Um excelente livro para todos aqueles que desejam entender mais sobre questões de sexualidade, identidade e gênero.

O livro aborda conceito de forma descontraída e de fácil entendimento, além de possuir várias ilustrações tornando a leitura mais empolgante.

1 | 2 | 3 | 4