Irmãs em Auschwitz

Irmãs em Auschwitz Heather Dune Macadam

Resenhas - Irmãs em Auschwitz

annacsfraccaro 19/07/2022

Duas vidas ligadas pela irmandade
É impressionante que não importa quantos livros eu leia sobre o Holocausto, eu nunca me ?acostume? com as atrocidades cometidas, não consigo acreditar que seres humanos fizeram isso com outros seres humanos.
É um livro bem rico em detalhes e quem contém alguns pontos que eu não tinha lido/ouvido/visto nada a respeito.
Por mais que seja um livro pesado, que conte sobre as atrocidades que o nazismo fez, é muito mais um livro sobre esperança, esperança que tudo vai acabar, esperança de voltar para sua terra, para sua família, esperança em levar sua irmã mais nova para os braços dos seus pais.
A vida de uma irmã mantinha a outra viva, foi isso que as fizeram sobreviver.
Michela Wakami 19/07/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso.??

Michela Wakami 19/05/2021

Temos que acreditar na vitória.
Que livro maravilhoso, com ricos detalhes, sobre um dos períodos mais sombrios da história da humanidade.
Com essa leitura, você vai ser levado as profundezas do sofrimento alheio, que acabam te impactando profundamente.
E nos ensinando, a lutarmos, sem sessar.
Por mais difícil que seja as nossas lutas, não podemos esmorecermos, não podemos desistir.
Pois a vitória nem sempre é certa, mas é possível.
CPF1964 19/05/2021minha estante
Que bom saber que você gostou. Vou ler. Obrigado.

Michela Wakami 19/05/2021minha estante
É maravilhoso e me rendeu umas boas lágrimas.
Acredito que vás gostar também.
Por nada.

Bruna3136 04/04/2024

Este livro é P-E-R-F-E-I-T-O
Amei este livro, a leitura me prendeu demais.
O livro te deixa em muitos momentos que nem uma louca por pensar que isso realmente aconteceu.
Juro que eu não teria aguentado nem 1/3 de tudo que a Rena passou naquele lugar.
O jeito como é contada a história e a forma como você consegue imaginar tudo aquilo acontecendo é surreal.
Este livro é triste e confesso que um pouco torturante em certos aspectos por conta de tudo que você vê que aconteceu com aquelas pessoas em Auschwitz.
Lindiane Nascimento 04/04/2024minha estante
Li as costureiras de Auschwitz e tive a mesma sensação de tristeza.

Cláudia Beccari 11/08/2020

Irmãs em Auschwitz
Livro emocionante e cheio de detalhes sobre como funcionavam os campos de extermínio durante a segunda guerra mundial. Faz a gente sentir como se estivéssemos lá dentro, vivenciando todos os horrores e medos da guerra.

Dani Vieira 21/05/2022

Leituras sobre o holocausto, sobre a segunda guerra, sempre mexem muito comigo, é algo que doi, que emociona, que causa revolta, mas eu sempre tenho em mente que essas histórias devem ser lidas, que temos o dever e a obrigação de conhecer profundamente esse período tão cruel e doloroso para que nunca mais deixemos outros Hitlers surgirem, a história de Rena e Danka, e todas as outras vítimas do nazismo me trouxe muita reflexão e muita dor, ler tudo o que passaram, ler as crueldades que se cometia contra seres humanos, em especial em Auschiwitz me causa sentimentos obscuros, me causa raiva, náusea, sofrimento, como pode pessoas terem feitos isso tudo com outras pessoas? Fico imensamente grata a Deus por Rena e Danka terem sobrevivido e com imenso pesar e tristeza por todas as outras vidas perdidas. Por favor, se tiverem oportunidade leiam, nós devemos isso aos sobrevivente!

Michel.Stefanini 29/03/2022

O livro nos mostra a realidade imposta pelo nazismo que, matou, surrou, humilhou e massacrou milhares de pessoas.

Rena nos mostra que para se manter viva em auschwitz era preciso fé, força, liderança, empatia e muita vontade de viver. Ficar muito ligada ao que acontece em sua volta E, o mais importante se manter invisível aos olhos dos inimigos.

A leitura nos proporciona toda sabedoria de rena de como ela lidou com as situações e dificuldades .
Beka 29/03/2022minha estante
Espero que eu também goste, pois é minha próxima leitura.

Michel.Stefanini 29/03/2022minha estante
??? emocionante a história n tem como não rolar uma lágrima...

cecil :) 18/03/2024

Que livro, galera!!!

Eu adoro livros de não-ficção, e adoro livros sobre a 2° Guerra, tive que ler esse.

É um livro muito difícil de ser lido, ao mesmo tempo que a escrita é boa e fluída.

Os acontecimentos do holocausto não são algo novo pra mim, mas essa leitura me deu uma riqueza de detalhes e perspectivas muito diferentes das que já conheci e tive.

A Rena é uma mulher muito forte e inteligente, fiquei muito chocada quando descobri que ela veio no primeiro trem para o campo e sobreviveu até o final junto com sua irmã.

Outra coisa que me tocou muito foi essa relação de irmandade, essa força que elas encontravam em si, que elas nunca se separavam, nunca se desgrudavam, nunca soltavam a mão uma da outra, seja qual fosse a situação. Me lembrou muita da minha relação com minha irmã, obviamente que em situações completamente distantes.

E a Rena era uma mulher tão honesta, tão boa de coração, tão corajosa, ela colocava sua vida à prova pra manter sua irmã bem, fazia o possível e o impossível para se manter e manter a irmã viva.

É uma história linda, de se emocionar, se encantar, e de se assustar.

Que nada parecido com isso aconteça novamente na história.

Jefferson Vianna 15/07/2020

Simplesmente estarrecedor...
Antes é preciso dizer que este livro é incrível e que a narrativa é muito envolvente. No entanto, confesso que eu deveria ter lido num outro momento, visto que não se trata de um livro fácil e leve. Os relatos de Rena K. Gelissen, uma das poucas sobreviventes do Holocausto é simplesmente estarrecedor, em muitos momentos fechei o livro e por um momento me recusei a acreditar nas atrocidades que Adolf Hitler foi capaz de causar a humanidade, por mera vaidade e ignorância. O livro é um relato biográfico, onde Rena narra as experiências vividas desde a sua entrega voluntária para o exercito alemão, até os incontáveis dias em que foi subordinada a escravidão nos campos de concentração nazista. A protagonista relembre com lucidez o período de aprisionamento, assim como a fome, as doenças e as torturas que encarou para sobreviver. É um relato assustador e apesar de ter sido escrito com simplicidade e elegância, deixa-nos um sentimento de incompreensão, revolta, mas, sobretudo de esperança, afinal, o relato de Rena faz-nos acreditar que a persistência e a fé podem nos levar além, para lugares melhores, onde encontraremos uma solução, mesmo em meio ao horror e a escuridão. Por um bom tempo não me esquecerei desta história. Leitura Recomendada.

Sylvia 27/12/2021

Chocante?aterrador?assustador!

Que livro intenso!

Mais uma terrível história dos sobreviventes do maior genocídio já cometido.

??

Letícia 19/10/2021

Já li vários livros sobre relatos de sobreviventes. Esse tema me chama a atenção, apesar de doer imensamente tanto sofrimento e tanta desumanidade. Como essas pessoas conseguiram sobreviver sem enlouquecer diante de tantos absurdos, de tanto medo, de tanta ansiedade? Me encanto com a força e a grandeza de cada um, mas neste, em especial, percebi o quanto nunca estamos desamparadas, o quanto mesmo mergilhados em tanta escuridão e tanta crueldade o cuidado, o amor, a bondade ainda são a melhor arma e saída. O melhor livro que li, o relato mais tocante de todos!

@stoppajoao 24/02/2022

Tenso, forte e brutal.
Três anos sendo humilhadas, fazendo trabalho escravo, infestadas de pragas pelo corpo, depiladas e com os cabelos raspados como se fossem animais?. ?dormindo? amontoadas na mesma ?cama?. Sem falar nos dias de seleção, onde ficavam o dia inteiro em pé, sem alimentação alguma, onde um dedo apontava ou para a vida, ou para a morte.

Por trás de tantas atrocidades, é fabuloso ler e sentir o amor, carinho, cuidado, dedicação e preocupação entre as irmãs Rena e Danka? sentimentos que são claramente responsáveis pela sobrevivência de ambas!!!

Com certeza esse livros estará no meu Top 5 desse ano!

San 09/06/2020

Gostei muito.
Bem, apesar do tema pesado, a leitura flui bem.
Escrito de forma bem direta.
Já li vários livros sobre o tema, e a cada livro há algo não mencionado em outros.
Foi o caso desse livro.
Para quem gosta de ler sobre, indico a leitura.

mari 13/04/2022

Esperança
"Até onde a força da mente pode nos levar?" Para Rena essa força levou-a até a liberdade. A jornada de Rena sobrevivendo ao campo de Auschwitz em quanto tenta proteger sua irmã mais nova Danka dos horrores do campo, foi uma jornada cruel e desumana, as coisas que seus olhos viram e as violações que seu corpo teve de enfrentar são de partir o coração.
Mas o que mais me impressionou em toda a história, não foram as crueldades que Rena sofreu e presenciou, mas sim o fato de ainda ter espaço para bondade em seu coração em um lugar tão horrível em condições tão hostis.
Você abriria mão de um pedaço de pão sabendo que sua sobrevivência depende disso? Arriscaria sua vida por alguém que sabe que não faria o mesmo por você?
Rena fez isso diversas vezes, mesmo quando lhe faltavam esperanças ela não deixava de ter empatia pelo próximo ( mesmo que ele não fosse digno ). Rena nos ensina a "amar em vez de odiar".
No final quando os campos são libertos e Rena está entre as sobreviventes, foi uma das coisas mais emocionantes que eu já li.
Essa história me encheu de resiliência e esperança.

Macshime 13/07/2020

História emocionante, dolorosa e necessária.