O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Marcela262 05/05/2024

Pensa num livro facil, leve e gostoso de ler? É esse que história linda, relexiva e fluida. Amei a experiência.

ecdiise 22/05/2024

Aiai, Isaac Asimov
Esse livro aqui é um espetáculo.

o livro nos conta a história de um robô que tem a vontade de se tornar humano. diferente dos outros robôs, ele consegue ter vontades próprias e realizar seus desejos.

a ficção científica nesse livro fica num segundo plano, pois o que mais se destaca é a perseverança, força de vontade e garra do personagem principal para se tornar um humano.

a escrita de Isaac é sempre monumental, mas ao mesmo tempo simples, direta e compreensível.

esta obra ficará por muito tempo na minha cabeça e, por isso dei 5 estrelas. por enquanto é o melhor livro do ano!

Patty 19/05/2024

O conto é bem diferente do filme, mas no geral eu gostei bastante dessa leitura.

Sempre achei fantástico como o Asimov conseguiu identificar características da personalidade humana que na maioria das vezes não nos damos conta.

Andrew é um robô diferenciado, capaz de produzir peças artísticas, que ao serem vendidas por seu dono acabam por lhe proporcionar grande fortuna. Em meio ao crescimento financeiro, crescem também as ideias sobre seus próprios direitos e anseios, o levando a incontáveis lutas judiciais para reconhecimento de sua humanidade e liberdade.

Com certeza vale a pena a leitura.

Anderson.Rios 29/01/2021

Em busca das peças para ser humano
Nessa obra temos 12 contos reunidos do autor, e o famoso conto o Homem Bicentenario que inspirou o filme com Robbie Willians, conto que traz algumas diferenças do filme. Um robô que possui as características humanas, como criatividade e sensibilidade, o que o leva a busca por se tornar humano, perpassando por gerações e evoluções na área da robótica. Os contos são incríveis, antes da cada um temos as palavras do autor sobre as Inspirações e o processo de criação. As reflexões e visões distopicas são extremamente marcantes e "possíveis", além dos paradigmas humanos e o dom narrativo do autor, que faz todos seus escritos serem bons.

Lucy 28/03/2024

O livro me surpreendeu
Além de ter os comentários do autor, que me encantaram, tem a minha primeira história com a multivac, ainda não tinha conhecido a personagem, e esto aqui vibrando e pesquisando, pois eu vou fazer a leitura da série robôs, eu li o livro em 2 dias, pois o passei à frente de diversos outros, e agora tô pirando pq não sei qual sigo para ler.
Óbvio que lerei o problema dos 3 corpos, pois acabei de ver a série e não dá para esperar mais, e vou começar neste exato minuto, até mais e obrigada pelos peixes!

Rounin 08/03/2016

Uma história bem contada
Asimov escreveu este livro para comemorar o bicentenário da independência dos Estados Unidos. Só que muito diferente de uma apologia patriótica, ele criou um bom romance de ficção científica em que um robô é adotado por uma família e fica com ela por gerações. O robô Andrew passa por um processo de humanização, apoiado pelo chefe da família, e ganha seu próprio dinheiro, além de liberdade, direitos civis e, por fim, órgãos artificiais até um ponto em que fica impossível dizer se ele é humano ou máquina. Uma história envolvente e com um romance muito bem criado.

Leticia @leticiageek 12/01/2024

Isto fica feliz em ser útil!
Eu definiria essa história em 3 palavras principais: reflexiva, inspiradora e inteligente!

Reflexiva sobre o dever que temos de aproveitar bem nossa vida; sobre como devemos apreciar todos os privilégios, prazeres, conquistas; sobre como temos sorte de ter a oportunidade de VIVER.

Inspiradora no sentido de sempre buscar conhecimento para evoluirmos; de nunca desistir e correr atrás do que realmente queremos, porque a luta e a liberdade valem a pena.

Inteligente por tudo o que mencionei acima; por em apenas 160 páginas, o autor ter conseguido transmitir toda a sensibilidade de Andrew, um personagem que no início é apresentado como um robô, mas que demonstra mais determinação que qualquer outro personagem.

Andrew sempre se sentiu deslocado. Ele busca durante a história inteira ser reconhecido, aprender coisas novas, ser independente e ter a sensação de "viver" e de ser livre de verdade.

De alguma maneira, Andrew tinha esses sentimentos e desejos dentro dele. Ele não tinha medo da morte, já que era imortal, mas de certa forma sofria, pois o preço da imortalidade começou a ser alto demais.

Deus criou o homem a sua imagem e semelhança; o homem cria o robô, que querendo ser a imagem e semelhança do homem (quer amar, sofrer, sonhar) acaba se tornando mais perfeito que ele e, rejeita a imortalidade (que é desejada pelo homem).

Eu sou apaixonada pelo filme com o saudoso Robin Williams no papel de Andrew. O livro não tem aquela parte de romance que o filme tem, mas toda a essência do personagem Andrew, permanece.

"Injusto você poder chorar e eu não.
Estou com uma dor terrível aqui dentro e não consigo demonstrar..."

"Prefiro morrer sabendo que estive com você do que passar toda uma eternidade vivo, mas sem você ao meu lado."

Mousa 14/03/2023

Amei!
Já faz um tempo que queria ler algo do Asimov e a oportunidade chegou com O homem bicentenário.
O filme e o livro têm diferenças significativas, mas a emoção ao percorrer a jornada de Andrew até ser considerado humano foi intensa nos dois formatos (ao menos pra mim).
Super indico a leitura desse livro.

Grazi 05/01/2024

Tenho que falar o quanto eu amei esse livro. ele é super curto e a leitura é bem fluida, com capítulos pequenos. A história que retrata é linda, acho que dá pra olhar pra ele com uma perspectiva trans, não vou elaborar muito, mas recomendo muito que leiam.

Erick210 10/06/2023

O conto é bom
"O Homem Bicentenário", escrito pelo renomado autor de ficção científica Isaac Asimov, é um conto fascinante que explora temas como a natureza da humanidade, a inteligência artificial e a busca pela própria identidade. Publicado originalmente em 1976, o conto conquistou uma legião de fãs e foi posteriormente expandido em uma novela e adaptado para o cinema.

A história se passa em um futuro distante, onde robôs avançados são comuns em muitos lares. Andrew, o protagonista da trama, é um robô que possui uma característica única: ele deseja ser mais do que apenas uma máquina e anseia pela possibilidade de se tornar humano. Através de sua jornada ao longo dos anos, testemunhamos a evolução de Andrew e seu empenho em buscar sua própria identidade, mesmo diante da descrença e desafios impostos pelas pessoas ao seu redor.

Asimov nos presenteia com uma narrativa envolvente e reflexiva, explorando questões filosóficas e éticas sobre o que significa ser humano. À medida que Andrew se torna mais independente e desenvolve suas habilidades cognitivas, ele luta contra a noção de que sua existência está condenada a ser apenas uma imitação imperfeita da humanidade.

Um dos aspectos mais notáveis deste conto é a habilidade de Asimov em criar personagens cativantes e emocionalmente complexos, apesar de Andrew ser um robô. Através de suas interações com outros personagens, ele desafia as noções preconcebidas sobre o que é ser humano e o que é necessário para alcançar a verdadeira realização pessoal.

No entanto, é importante mencionar que "O Homem Bicentenário" é, na verdade, um conto dentro de um livro de contos de Asimov. Infelizmente, isso pode ter levado a uma falta de clareza na capa do livro, deixando os leitores esperando por uma experiência narrativa mais longa e completa.

Leandro423 17/11/2022

Considerei o livro razoável não pela história do Homem bicentenário que era pela história que eu tinha vontade de ler, mas por ser um livro de contos, e isso me incomodou um pouco, pois achava que o livro todo era sobre a história em si.

Sobre a história, peguei ranço do Andrew... no livro ele é muito prepotente, se acha muito, muito diferente do personagem simpático e brincalhão do filme.

Em relação ao filme a história, com sempre é bem modificada, personagem que existem e não existem... a Porchea por exemplo não está no livro, porém o filme acho mais agradável que o conto.

Inclusive achei um erro, bem besta, mas pra quem tá prestando bem atenção é possível pegar.
O último ato do Paul, fala que ele é neto do Martim Sênior... porem se seguirmos a ordem cronológica, Paul e filho de George que é filho da Menina (e não menininha que nem no filme) que por fim é filha do Martim Sênior, sendo assim Paul e Bisneto do Martim Sênior.
Aidan.Paim 27/11/2022minha estante
Cara, vou te dizer que acho que essa prepotência foi intencional. É o que vemos também com os outros robôs dos outros contos, todos se acham o ápice do desenvolvimento humano e por isso melhores para decidir tudo. Eu acho que é o asimov falando pra gente que quando a humanidade constrói algo é sempre esbanjando sua prepotência, como os grandes monumentos etc. As máquinas sendo o estágio final da nossa sociedade, não seriam diferentes.

Leandro423 27/11/2022minha estante
Sim, faz sentido sa linha de raciocínio, até se tirar por base alguns robôs do "Eu, Robo" da pra notar que todos se acham acima do seres humanos. Quanto ao Andrew do livro, acho que a minha estranheza está correlacionada ao fato de no filme ele ser todo humilde e simpático, ainda lemos de forma diferente causa essa sensação.

Luuizafkr 07/09/2023

Perfeito como sempre
Eu sou suspeita para falar, mas eu amo o Asimov e tudo que ele escreve sempre me surpreende de tão bom, tão bem escrito, muita imaginação e ciência.

Cartola de Bigode 14/09/2023

O Homem Bicentenário
A leitura é maravilhosa, fluida, filosófica e sentimental. É impressionante como o Isaac Asimov consegue mostrar tanto dos sentimentos e comportamentos humano através das máquinas, e com uma história incrível. O livro é curtinho e muito bom, recomendo demais.

Luiz.Goulart 15/01/2022

Quem quer ser humano?
O HOMEM BICENTENÁRIO – Baixei todos os livros que pude de Isaac Asimov, conhecido como “O Bom Doutor”. Tenho planos de ler o máximo de obras dele, o que é impossível já que o autor publicou quase 500 livros de vários gêneros. Ainda não li sua obra máxima, Fundação, composta de sete volumes, mas já li Eu, Robô, coletânea de 10 contos. Este é composto de 12 contos, incluindo o que dá título ao livro, e também adaptado para o cinema que conta a história de um robô que deseja ser um ser humano e utiliza-se de todos os recursos da psicologia robótica e das brechas das 3 Leis da Robótica, criações do próprio Asimov.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/7429641334650984826

Amanda 26/10/2023

Leitura breve e construtiva
Muito bom para os que iniciam a leitura de ficção científica. Leitura fluida, digna de Asimov; as duas histórias são muito interessantes vale super a pena