As Cem Linguagens da Criança

As Cem Linguagens da Criança Carolyn Edwards...

Resenhas - As cem linguagens da criança

Tamiris 04/04/2021

A abordagem de Reggio Emília apresentada por Loris Mallaguzzi ficou conhecida com a sua forma de trazer a educação, onde a criança é o centro de todo o processo. Loris trouxe um olhar em que a criança possuem 100 linguagens mas a escola matam as 99. Seu sucesso vem da participação, das famílias e da comunidade junto a escola.

Outros pontos que chamam bastante a atenção é a forma de comunicação, exposições, participação, aulas abertas. O ateliê com variedade de materiais para que a criança possa explorar e criar.
O planejamento que surge do interesse das crianças.
Os professores que são pesquisadores e tentam de várias formas entender o que há por traz do que a criança está fazendo.
E os trabalhos em grupos que são bastante explorados.

Amanda.Camasmie 28/07/2020

Ótimo livro para estudo
É um livro que traz um panorama histórico e social de como funciona a metodologia de Reggio Emília. Traz assuntos muito pertinentes a prática docente, sem deixar de lado a importância da teoria e da documentação pedagógica para auxiliar na prática.
Mostra a partir de diversos autores seus conceitos e como aplicar, podendo ficar repetitivo algumas vezes, mas nada que atrapalhea fluidez do estudo.
Já li o volume um dos mesmos autores e recomendo que não seja lido na ordem, pois para mim a abordagem do segundo é mais específico e didático fazendo ficar familiarizados com o método, deixando para o segundo a explicação e auxílio dos percursos investigativos das crianças.

Sabrina.Leonhardt 13/03/2022

Inspirador!
Com falar super importantes e experiências marcantes, As 100 Linguagens da Criança proporciona um sentimento de que o mundo muda para melhor quando se foca na educação e põe como base o respeito às crianças pequenas.
Uma leitura extremamente significante para todos aqueles que acreditam em um futuro melhor.

Debora551 20/05/2023

Utopia?
Um sonho distante da realidade no setor público brasileiro. Que triste. Queria a perfeição desse livro, por hora, vou me inspirando e fazendo o melhor.