Gigantes no Coração

Gigantes no Coração Yehuda Koren...

Resenhas - Gigantes no Coração

Jerusa Schmidt 22/01/2021

Mais uma fascinante história de sobrevivência e resiliência.

Nesse livro a viagem foi para a Transilvânia para conhecer a família Ovitz. Uma história real que relata os horrores vividos durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar do seu tamanho desfavorável, os 7 anões provaram que a força e a fé nada tem a ver com elementos físicos.
E que [...] "somos demasiados pequenos para entender as intenções de Deus" Perla Ovitz

Apesar de um pouco cansativa a narrativa é interessante pois traz não só a história dos anões, mas também de outras pessoas que viviam próximo a eles e que se fizeram presentes durante e após o fim da guerra.

O livro traz também dados históricos e minuciosos, principalmente os relacionados à Mengele e seus experimentos.

Greice 16/10/2021

Um livro terrivelmente INCRÍVEL
Os sete anões de Auschwitz, como ficaram conhecidos, passaram por meses de experiências traumáticas no campo de concentração. Lá, os irmãos passaram por todos os tipos de tortura quando se depararam com o médico nazista Josef Mengele, conhecido como o Anjo da Morte.

O homem fez diversos experimentos aterrorizantes com os judeus, a família Ovitz não escapou. Eles vivenciaram uma saga de dor, sofrimento e permanente luta pela vida, após formarem uma trupe de artista itinerantes na Romênia. Difícil de acreditar que um diabo salvou a vida dessa família.

A leitura pra mim foi um aprendizado, mesmo tão forte, tão cruel ler todas as atrocidades que esses monstros foram capazes de fazer, e vou dizer não foi uma leitura fácil, foi pesada, foi forte. O livro é totalmente narrado, o que torna um pouco demorado a leitura na minha opinião.
Recomendo demais!

cid 19/06/2009

Unidos para sobreviver
Um dos meus livros favoritos, Gigantes no Coração faz pensar. Como é viver num mundo, para o qual você não é adequado? Os Ovitz enfrentam todo o tipo de dificuldade, subir em uma plataforma de trem , acessar alguns lugares, preconceitos...O que é facil para os outros , pode se tornar uma barreira . E Além de tudo, a guerra. O campo de concentração. O Dr Mengele, estava estudando o nanismo, e assim que desembarcaram em Auschwitz-Birkenau , foram selecionados para experiencias . Uma familia com anões e pessoas com estatura normal , se auxiliaram e sobrevivem.É interessante a colocação sobre o judaísmo e o nanismo.
Shimshon Eizik Ovitz desejou se tornar um rabino, e o nanismo o impediu. Teve dez filhos, sendo sete anões.

RENE 15/01/2012

MAIS UM LIVRO QUE RELATA AS CRUELDADES DO HOLOCAUSTO...
Um livro que feito em sua simplicidade, mostra o universo de uma familia de anões que com seu talento artistico, se contrapos a um cenário totalmente triste e melancólico que significavam os judeus na época Hitlerista... Acima de tudos com sua dificuldades, foram sobreviventes do pior cenario da Historia, que foi o exterminio de judeus nos campos de concentrações...

Laura Regina - @IndicaLaura 16/04/2019

Um livro sobre a Arte da Sobrevivência
Como uma família inteira, composta de 22 membros – incluindo 7 anões – sobreviveram à morte no campo de concentração de Auschwitz?

Essa história surpreendente, desconhecida do grande público (e até dos estudiosos do tema), é contada em detalhes neste livro pequeno. Todas as dificuldades enfrentadas pela família Ovitz, desde o nascimento dos filhos (10 ao total, 7 anões saudáveis) numa pequena aldeia no interiorzinho da Romênia, passando pelos guetos de judeus durante a Segunda Guerra e sobrevivendo em Auschwitz, até a retomada da vida pós-guerra.

Com escrita jornalística, o casal Eilat e Yehuda nos conta todos os possíveis ângulos dessa história – com a ajuda de diversos depoimentos de sobreviventes (tanto da família como de vizinhos e conhecidos) – não nos poupando de conhecer os defeitos e os erros dos personagens, dissecando suas histórias. O modo de narração é limpo, rápido, sem muitos adjetivos ou julgamentos, apenas apresentando os fatos e as visões das diferentes pessoas, sem muito melodrama.

A vida dos Ovitz é surpreendente (sei que já usei este termo, mas não tem outro que descreva melhor tudo que eles viveram). É inacreditável o quanto de sorte você pode ter na vida – e o quanto de competência também é necessária para não perder as oportunidades.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura