Berlim 1945: A Queda

Berlim 1945: A Queda Antony Beevor

Resenhas - Berlim 1945: A Queda

Albert 07/01/2014

Excelente
Me identifiquei com Beevor ao ler o sensacional Stalingrado, daí ser meu escritor favorito de livros de guerra. Berlim 1945 segue na mesma linha e é um livro espetacular. Explorando a dimensão, o drama humano na guerra e os detalhes das batalhas passando até aos dramas pessoais de civis e soldados, Beevor na minha opinião é mestre nesse tipo de livro. Berlim 1945 - A Queda relata a queda da capital alemã com o avassaldor avanço russo. Minha nota é 5 estrelas e mesmo quem não não é fã da II Guerra vai adorar este livro.

Antonio Nunes 30/04/2013

Excelente para quem gosta de livro histórico
O autor (um ex-tenente comandante de tanque) narra o avanço soviético sobre Berlim no final da Segunda Guerra Mundial.
Com todos os detalhes da movimentação das tropas e dos absurdos da guerra.
No final do livro (tbm do mesmo autor) STALINGRADO, um general russo, ao aprisionar um general alemão diz:
- Olhe para nossa cidade! Berlim ficará assim.
Tendo isto como mote, o autor narra toda a destruição causada pela derrocada alemã.
O mais incrível e terrível é que a narrativa é baseada em fatos reais.

Tiago.Costa 06/11/2022

Uma obra prima, todos que estudam a 2 Guerra Mundial devem ler esse livro. Uma obra q me deixou abismado com tudo que aconteceu de terrível nessa guerra por ambas as partes.

Brauns 15/08/2010

Ótimo retrato do fim da guerra no front europeu
Antony Beevor é um verdadeiro mestre na literatura de guerra. Ele nos conta com precisão os acontecimentos finais da Segunda Guerra Mundial.

Com muita pesquisa, Beevor faz um retrato fiel das atrocidades cometidas pelos russos rumo a Berlim e dos alemães prestes a serem invadidos.

É um livro que aborda a guerra de várias formas. Em alguns momentos ele fala sobre Hitler e suas atitudes grotescas e em outros ele nos mostra o sofrimento das mulheres alemãs em meio a fúria dos soviéticos vingativos.

Como o livro está repleto de informação militar, às vezes se torna massante, principalmente quando descreve o movimento dos exércitos, táticas de guerra e coisas do tipo, ainda mais para quem não tem familiaridade com o assunto, como é o meu caso. Mas no geral, é uma escrita leve e informativa, o que transforma Berlim 1945: A Queda em um documento histórico essencial para quem quer conhecer mais do assunto.

Mas preparem-se. Não faltam descrições de atitudes violentas e nada humanas, tanto dos nazistas, como dos soviéticos.

Marcelo.Alencar 10/05/2021

Fora de série...
Um dos melhores livros de guerra já lidos. A incrível queda do nazi-fascismo escrita com enorme riqueza de informações.
Espetacular!

Biblioteca Álvaro Guerra 05/04/2024

No prestigiado best seller Stalingrado , o historiador britânico Antony Beevor narrou a devastação provocada pela invasão alemã da união soviética , Nesse livro ele conta como ocorreu a vingança ,dois anos depois ,'' È assim que Berlim vai ficar '',gritou em Stalingrado , em fevereiro de 1943...

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/6171262

Shaftiel 26/01/2009

Berlim 1945 ajuda a entender como ocorreu o fim da II Guerra Mundial. Ensina algo um pouco diferente do que vemos sobre como os americanos ajudaram a salvar o mundo, ao mostrar nesse meio o terrível avanço dos soviéticos, derrotando tudo que encontravam a sua frente enquanto rumavam para Berlim. Mostra bem as atitudes cpouco sábias de Hitler em termos de estratégia militar e como a debilidade desse líder naquele monento (já fragillizado fisicamente pelo atentado) favoreceu a derrota dos alemães.

O livro foi escrito baseando-se em muitas cartas de soldados o que permite ter uma visão do dos próprios homens que avançavam pelo terrítório alemão matando, estrupando e continuando a caminhar. Vale a pena ler.

Wes Janson 17/04/2011

Uma imersão na História
Anthony Beevor mais uma vez demonstra uma qualidade sensacional em seus livros. ao lê-los vc se sente um participante daqueles acontecimentos tão fundamentais na História da humanidade.

Com uma pesquisa histórica exaustiva, junta relatos de civis e soldados rasos aos grande líderes e generais da época, com toques de política e sociologia que completam a imersão.

A edição brasileira traz uma tradução primorosa, e mais importante ainda uma revisão técnica de qualidade, feita pelo jornalista da Folha de São Paulo Ricardo Bonalume Neto, que tem a II Grande Guerra como um de seus assuntos prediletos. Num livro que traz diversos termos técnicos e militares, a editora está de parabéns por se preocupar em fazer um trabalho de tal nível, à altura de seu autor.

Livro fundamental para todos que se interessam pelo assunto, mas também para os que procuram analisar um período da História que até hoje interfere no nosso planeta. Mostra que nem sempre os vencedores sabem se portar como tal, e que no fim das contas todos somos humanos imperfeitos...

zette 14/05/2009

Um livro grandioso que conta o termino da guerra/1945, qdo os russos, morrendo, matando , e cometendo atrocidades, chegam a Berlim até a porta do bunker de Hitler, colocando junto aos aliados um ponto final na maior tragedia vivida no século XX ,qdo milhes morreram devido ao nazismo. Para ser melhor entendido , aconselho a ler Stalingrado do mesmo autor que dá a dimensão do tamanho ódio dos russos pelos alemães.

RENE 08/01/2012

BERLIM - MAIS UMA GRANDE OBRA DE BEEVOR...
Berlim é uma continuidade de Stalingrado, que com a famosa frase deixado por um coronel soviético no final de Stalingrado - Berlim ficará exatamente como esta Stalingrado... Mostrou que o livro Berlim precisava ser escrito para o desfecho dessa, que na minha opinião, foi a batalha crucial para a derrota alemã na guerra.

Arsenio Meira 26/08/2012

Sensacional.

joabe.lins 28/02/2018

Até agora o livro mais difícil de ler, a descrição das atrocidades feita pelo exercito vermelho , o desespero das mulheres prussianas e alemães com os estupros coletivos,os suicídios em massa de mulheres e suas filhas, o genocídio do povo prussiano tudo isso torna a leitura perturbadora. Apesar de tudo, um livro que deveria ser leitura de todo estudante.

Antonio Maluco 13/03/2018

Bastidores
o livro mostra o que aconteceu com Berlim(Alemanha) em 1945 e em geral com soldados e a população alemã e as mulheres principalmente sofreram mais do que os homens nessa época da história mundial da segunda guerra mundial

Dickson 06/08/2011

Bom livro
Bom livro, muitos detalhes e informações interessantes e importantes, mas a leitura é um pouco massante às vezes.

Claudio Skora 17/01/2013

Por que odiavam os comunistas ?
A leitura deste livro permite a percepção dos motivos pelos quais a mística de ódio aos comunistas se espalhou pelo mundo. Como revanche aos que os os nazistas fizeram na campanha russa, as ordas de Stalin dissiminaram o terros na população alemã, tal qual tinham sido vítimas anteriormente. Não se trata, obviamente, de tomar partido deste ou daquele lado, mas sim de compreender a história para evitar sua repetição a todo o custo.