As boas mulheres da China

As boas mulheres da China Xinran

Resenhas - As boas mulheres da China

Rafa 15/04/2023

Perturbador
Ainda que narre episódios vivenciados pelas chinesas, numa época específica, é óbvio que as experiências estendem-se à todas as mulheres do mundo. A autora revela-se uma exímia interlocutora, abordando temas perturbadores, tais como: abuso infantil e estupro.
Brenda.Podanosqui 18/04/2023minha estante
Excelente definição: esse livro é perturbador.

V_______ 10/10/2021

As Boas Mulheres da China
As Boas Mulheres da China escrito pela jornalista Xinran, ex-apresentadora de um programa de rádio popular em Nanquim e em outras cidades chinesas na década de 90 voltado ao cotidiano das mulheres chinesas, faz um compilado de casos que chegaram através de seu programa ou de matérias jornalísticas que participou pela China, com as mais variadas classes de mulheres, das proeminentes mulher chinesas as mais baixas classes, que vivem de forma completamente rudimentar. Os dramas dessas mulheres que passaram por horrores de momentos conturbados, como o revolução cultural de Mao, desastres naturais e principalmente a objetificação da mulher, impregnam o horror e geram revolta mesmo no mais impassível dos leitores.
Os relatos foram colhidos na China, mas casos como os retratados no livro acontecem em diversos lugares do planeta, não é nada difícil encontrar semelhante abusos contra as mulheres no decorre da história de qualquer lugar e sociedade do globo, quadro que infelizmente parece perpetuar geração após geração e devem ser combatidos.
Gostei do livro como um todo e da proposta que é retratar as dificuldades pelo qual as mulheres chinesas são suscetíveis.

Gabybadgirl 16/02/2021

Foi uma experiência única,a leitura desse livro, acompanhar a jornada da Xiran-uma jovem apresentadora de rádio narrando e entrevistando pessoas que sofreram com a revolução cultural.
Eu fiquei bem chocada,com um caso de abuso de um pai que era militar contra a sua própria filha e a mãe da menina não reagiu como uma mãe que defende sua filha como leoa,pelo contrário permitiu que os abusos continuasse,essa foi a parte mais pesada do livro,porém também me emocionei sobre o relatos de uma mãe que tem sua filha gravemente ferida no terremoto que desimou 300 mil vidas!
E também conhecer a história de Jingyi e Gu Da,um casal muito apaixonados se reencontram por acaso,40 anos depois porém a pobre Jingyi sofre uma decepção nesse reencontro!
É uma história muito emocionante, recomendo!

Ju Villani 02/06/2023

Um dos melhores livros que já li!
Você pode achar este livro pesado... mas é um livro incrível que te faz pensar e refletir.

Não conseguia parar de ler e depois comentar com a minha amiga que também havia lido! Li este livro por volta dos 17 anos quando eu não tinha interesse nenhum por leitura (a não ser que fosse Harry Potter). Acredito que este livro foi uma porta de entrada para o mundo da leitura.

Allynne 13/07/2023

Leitura difícil, mas muito necessária!
Incrível como a vida de uma mulher pode ser dificultada por circunstâncias que foge ao nosso controle e que na maioria das vezes é decorrente simplesmente do fato de sermos mulheres. Leitura difícil, porém necessária para exercitar a nossa empatia e compreensão da opressão que o nosso gênero é submetido ao longo do tempo em todos os cantos do mundo. A Xinran foi muito sensível e inteligente para levar luz às vidas tristes das chineses em um período tão conturbado e em meio a conflitos psicológicos e ideológicos. Ganhou mais uma fã.

Rebecca.Valenca 20/07/2021

A Escuta de realidades tão diferentes.
Ouvir os relatos desse livro, não só me trazem angústia, mas também, empatia com a vulnerabilidade feminina em todos os cantos do mundo e em todos os mais inimagináveis formatos. Se tiver a chance de ler, não perca a oportunidade. Excelente.

Elaine | @naneverso 04/03/2020

É um livro que pode tocar muito, pode fazer chorar (inclusive, chorei), mas que não sei dizer exatamente se indicaria para alguém ou não. Talvez eu tenha chegado em uma época da vida em que problematizo mais coisas do que deveria, mas não consigo olhar com outros olhos. Ou seja, recomendo, mas com (muitas) ressalvas.

Se quiser entender quais são minhas ressalvas, a resenha completa está no meu blog (naneandherwriting.art.blog)

Aylane Nunes 01/05/2023

Leitura difícil porém necessária
Um livro que em poucas páginas transmite muitos alertas, gatilhos, esmiuçando a realidade de chinesas sem voz e desamparadas.
Recomendo a leitura embora não seja para qualquer pessoa.
É preciso estar bem mentalmente para digerir as páginas de tortura.

gabriel1994 13/08/2023

Boas mulheres, terríveis histórias
Confesso que chorei. O livro evoca os mais profundos sentimentos sobre a memória, a solidão, as escolhas e principalmente a melancólia e beleza por trás deles. Addie é uma personagem que perde tudo, mas que continua vendo a beleza de tudo.

Gabi Sagaz 29/03/2022

Dolorido e cheio de gatilhos
Muitas vezes tive que parar a leitura porque as narrativas são fortes. A autora escreve de maneira magnífica e a tradução é muito boa. Algumas vezes chorei, outras fiquei com dor no estômago do incômodo criado pelas histórias.
Demonstra uma.face importante nada China e porque não... das mulheres nesse planeta.
Palavra que define: tristeza

May | @vidadaleitora 25/02/2020

As boas mulheres da China
Ooi, gente! Mayla falando aqui :)

O livro de não-ficção ?As boas mulheres da China? foi emprestado pela minha amiga e companheira do @vidadaleitora, Ingrid, essa nenê. Ela havia me adiantado que eu me depararia com assuntos ?pesados?, mas assuntos de considerável peso é minha leitura rotineira. Contudo, essa coletânea carinhosa e arduamente compilada pela jornalista Xinran trata de histórias reais.

São 15 relatos sobre o quanto as mulheres na China sofreram e ainda sofrem por causa da cultura extremamente machista e política desnecessariamente opressora que tem lá. Tudo começou com um programa de rádio que Xinran criou para ouvir e divulgar a história de mulheres anônimas espalhadas por todo o país, inclusive ela mesma.

Como mulher, foi duplamente difícil ler os relatos sem me emocionar e ficar atordoada pelas brutalidades ali contidas, pensando que enquanto eu estava brincando e comendo bem, aquelas mulheres (e crianças!) estavam sendo estupradas e morrendo de fome e frio. Confesso que preciso ?anestesiar? meu cérebro quando me recordo de alguns trechos para não sentir nojo dos homens, pois não posso generalizar. Se pensar demais, a gente segue na força do ódio.

Amo ficção, mas me obrigo periodicamente a ler esse gênero, pois tenho o objetivo de ser uma leitora crítica e com ciência da realidade, apesar de não adorá-la. É por isso que recomendo essa leitura a homens e mulheres. A forma como esse livro me marcou me obrigou a favoritá-lo.

5/5

Bruna | @livrosdebruna 16/06/2020

Surpreendente.
Eu não sei se até hoje eu já li algum livro tão pesado em toda a minha vida. Abriu meus olhos para assuntos que eu não conhecia e me vi pesquisando mais sobre a reforma cultural da China.
Recomendo a leitura para aqueles que gostam de conhecer e aprender coisas novas.

Juliene.Dechichi 03/01/2021

A China que também precisa ser conhecida
Eu nunca tinha lido historias sobre a China mas sempre tive a curiosidade sobre a cultura e entender a complexidade da vida sob o regime. A escrita de Xinran é muito envolvente, muito fluida e mostra muito bem esses muitos lados e realidades que ela mesma desconhecia.
São histórias inacreditáveis, intensas, e em muitas delas tive que parar pra respirar.. pela brutalidade, pela força que aquela mulher precisou pra seguir em frente, a força pra contar sua própria história.
Fiquei com vontade de ler os outros livros..

marta.caregnato 18/06/2021

Leiam Xinran!
Sei que o título desse livro não chama muita atenção atenção. Mas você já parou para pensar o que é ser uma "boa mulher"?
As feministas, que se incomodam tanto com os "micromachismos", ficariam horrorizadas se soubessem o que é ser uma "boa mulher" na China.

Durante a abertura econômica chinesa, Xinran teve oportunidade de estudar Jornalismo. E, na década de 80, tinha um programa de rádio chamado "Palavras na brisa notuna". Certa vez, Xinran recebeu uma carta de um garoto com uma pena de galinha, o que significava ser um pedido urgente de socorro. A carta pedia para Xinran salvar uma menina, que havia sido comprada como esposa por um homem idoso. Esse homem mantinha a garota amarrada com uma corrente grossa para evitar sua fuga. A cintura da garota estava em carne viva por causa do peso da corrente...

A partir daquele momento, Xinran começou a receber inúmeras cartas de mulheres que compartilhavam suas histórias.

"As boas mulheres da China" é uma coletânea com algumas dessas histórias.
Nesse livro, você vai conhecer como era a vida de uma mulher durante a Revolução Cultural Chinesa. Cada história é mais chocante que outra. Eis algumas delas:

?? Uma menina de 11 anos entra para o grupo de estudos da "Guarda Vermelha". Sua primeira aula é ser estuprada, para descobrirem se havia algo contrarrevolucionário em seu corpo;

?? Uma garota que se esforçava para ficar doente e poder ser internada, porque o hospital era o único lugar em que podia se livrar dos abusos sexuais do pai;

?? Uma moça que, em nome da Revolução, recebeu a missão de ser a esposa de um comandante do Partido, e viveu uma vida infernal;

?? A emocionante história da mulher que esperou seu amor por 45 anos;

?? Os sofrimentos inimagináveis de quem tivesse parentes de origem capitalista, o que era crime pelos "antecedentes familiares";

?? A impactante história das mulheres que vivem na colina dos Gritos, e muitas outras histórias que vão partir seu coração.

Cintia295 21/02/2023

Livro extremamente necessário mas não é para todo mundo pois contém muitos Gatilhos mas muitos mesmo. Dê uma pesquisada antes.
Mas se conseguir ler vai ter incrível e um soco no estômago de tão forte, real, revoltante.
Leia em doses homeopaticas, te faz ficar muito reflexiva, triste, a maldade humana não tem como explicar.
Tem um relato específico que marcou muito(apesar de todas as histórias te marcar de alguma forma), mesmo com um desastre ambiental um terremoto, pessoas morrendo, outras soterradas, outras sem abrigo o ser humano ser capaz de um est.... coletivo. COMO ASSIM????
Os Homens querem as mulheres virgens, castas, não podem chamar a atenção, não podem um monte de coisa, mas ao mesmo tempo são maltradas, est... por homens, a conta não bate, não bate.
Fico muito revoltada. E ainda estou digerindo o livro.
Gabitenorio_ 06/12/2023minha estante
Nossa!!! Esse relato foi oq mais me marcou também!!!

Cintia295 06/12/2023minha estante
Pesado demais né