As mentiras que as mulheres contam

As mentiras que as mulheres contam Luis Fernando Verissimo

Resenhas - As Mentiras que as Mulheres Contam

1 | 2 | 3 | 4

kleris aqui, @amocadotexto no ig 29/09/2017

É com pesar que escrevo: errou a mão dessa vez, Luis. Errou feio.
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

As mentiras que as mulheres contam, paralelo ao livro anterior, é um livro de contos bem curtinhos – de duas a quatro páginas no máximo. São leituras para intervalo de afazeres ou salas de espera, quando você não tem muita expectativa, mas tá afim de ler algo. Espera-se, claro, contos envolvendo situações inusitadas em que a mentira seria a grande sacada da história, com bom humor e bom senso. Não é isso que Luis nos entrega.

Boa parte das historietas são sem foco, sem habilidade, sem sustentação. Tem conto sem pé nem cabeça, tem conto que perde o gancho, tem contos totalmente puláveis! Fora os textos maldosos machistas-mor que nem pra anedota servem, os que sugerem rir da violência doméstica (NÃO!) e textos em que as mulheres mal figuram, mal tem ponto de vista.

Alguns nomes de personagens são repetidos e fica a dúvida se se tratam dos mesmos personagens em outras situações ou outros personagens com o mesmo nome. Os temas rondam em sua maioria sobre relacionamentos amorosos, marido e mulher, traições, relações (extremamente) abusivas e até violência explícita. As conversações também são truncadas. Enfim, deixou muito mesmo a desejar.

A Estatueta foi praticamente o único que me deu o vislumbre de algo interessante.

É com pesar que escrevo: errou a mão dessa vez, Luis. Errou feio.

site: http://www.dear-book.net/2017/05/resenha-as-mentiras-que-as-mulheres.html

Célia 06/05/2024

Amei !
Livro rapidinho de ler!
Uma coletânea de crônicas contadas com o irresistível humor de Luís Fernando Veríssimo!

Raffafust 03/11/2015

Humor é o que faz toda diferença na escrita de Luis Fernando Veríssimo. Fugindo dos palavrões, do riso fácil , ele sempre opta pelo humor inteligente, aquele que nos faz lembrar a cada crônica lida o como a visão do tempo atual por uma pessoa mais velha é na verdade um prêmio ao leitor. Ele analisa as mulheres e suas mentiras sadias ou não sem julgar, faz como a vida é, a mentira faz parte dela e as vezes é tão comum que nos acostumamos com praticá-la diariamente. Há os que só são felizes com a mentira, onde só há verdade fica um tédio. E Veríssimo vai nos convidando ao entrar no mundo da mulher que trai, da esposa que resolveu jogar no mesmo time, da senhora que não lembra de nada mas não esquece de mentir...a cada história vamos desvendando o universo feminino que para o autor já começa com o contato com nossas mães ao tentarem nos fazer comer inventando que a colher é um avião. Porque faltar com a verdade? Seria um hábito feminino?
O autor sabe que não , seu primeiro livro com o tema retratava o universo masculino, e agora com o mundo das mulheres ele nos faz rir de histórias simples mas carregadas de sarcasmo como da mulher que compra uma bolsa verdadeira de grife mas fica irritada porque a amiga comprou uma falsa, o desfecho é memorável.
Como tudo que Veríssimo escreve seus personagens tem muito de pessoas que conhecemos, não foge da realidade mas esbarra no humor único, aquele que só a sabedoria do autor conduz com tanta habilidade que o livro é lido em um dia.
Ser franco é defeito...será? Na visão dele ao nos contar essas histórias ele prova que há um mentiroso dentro de cada um de nós, e as mulheres tem uma habilidade nata para isso.
Sensacional.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/10/resenha-as-mentiras-que-as-mulheres.html

Mari 26/06/2020

Divertido
É leve e divertido, além disso muito bem escrito. Veríssimo é sempre uma boa forma para passar o tempo

Iury 29/09/2021

Um livro com uma linguagem muito fácil e excelente para uma leitura mais leve em momentos que não se tem tanto tempo disponível porque as crônicas são bem curtas e ideais para se descontrair da rotina.
Alguns contos não se destacam tanto, e fogem do que seria a proposta do título do livro. Mas, de toda forma, é uma boa opção de ser ter para ler no acervo.

Aline Zuim 26/07/2020

LFV, sempre LFV
O que dizer? Sempre com sua genialidade, um humor levado ao extremo, as sacadas sociais e o fantástico se misturando. Cotidiano e impossiveis. Observador do mundo. É ele, Verissimo, simples (é conplicado) assim.

Rennanzinho 25/07/2021

Hilário e diretamente de um célebre cronista
Crônicas divertidas e hilárias, para serem lidas em qualquer lugar e não se preocupar com as pessoas olhando você dar gargalhadas com um livro na mão. Luis Fernando Veríssimo capta muito bem a natureza humana, cotidiana e as relações interpessoais. Um especialista do gênero. Aqui, para as mulheres se identificarem e os homens se munirem.

Juarezs2 10/02/2016

Bacana
Achei legal, com algumas histórias bem interessantes até o meio do livro. Depois fui achando fracas e sem o viés da comédia que marca esse tipo de obra dele. As Mentiras Que Os Homens Contam venceu de longe esse outro. Mas Veríssimo é sempre muito bom de ler.

Lorena.Miranda 08/11/2023

Livro curtinho para passar o tempo
A linguagem dinâmica de Veríssimo torna esse livro uma leitura bem rápida, prendendo a nossa atenção página após página. As crônicas em sua maioria são divertidas, mas pecam por não explorar a proposta do livro de adentrar no universo feminino - a ótica lançada sobre as mulheres é inteiramente masculina, sendo uma perspectiva superficial e estereotipada dos temas abordados.

Nelita 29/12/2015

Mulheres, sempre elas...
Divertido e irreverente: foi assim que esse livro me cativou a contrariar minha promessa de ler os que estavam "em fila" na minha casa antes de comprar novos livros. Veríssimo, como sempre, surpreende dentro do habitual daqueles que o lêem: já sabemos que será divertido, já se sabe a forma clara e simples como ele escreve e te faz pensar "não é que ele tem razão"? Em alguns momentos, considerei que certos contos não correspondiam a "mentiras femininas" e outros foram reconhecidos tão prontamente que não me restou outra opção a não ser rir. E fizeram pensar: puxa... Há mentira nisso e como ele conseguiu detectar? De qualquer forma, valeu a espera de 15 anos para ler a versão feminina de um dos livros de maior sucesso dele, "As Mentiras que os homens contam". E já fica a deixa: leiam ambos, não irão se arrepender.

Pedro.Tavares 22/02/2017

Super legal
Achei engraçadíssimo, claro que...pra quem é homem vai adorar. O escritor também escreveu ao contrário: "As mentiras que os homens contam". Recomendo.

Beta 03/05/2016

fiquei na dúvida
Algumas crônicas são ótimas, outras nem tanto. Mas Veríssimo tem um jeito simples e irreverente de escrever o que deixa a leitura muito agradável.

1 | 2 | 3 | 4