Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Fernanda631 05/01/2023

Água para Elefantes
Água para Elefantes foi escrito por Sara Gruen e foi publicado em 1 janeiro 2007.
Através da memória de Jacob, somos levados de volta ao verão de 1931, quando ele viu sua vida mudar completamente. Jacob passa de um estudante universitário prestes a se formar como veterinário e com um futuro já planejado, a condição de órfão, desprovido de herança e sem lugar para ir. Desnorteado, o rapaz foge durante os exames finais e anda sem rumo pela mata, acompanhando a linha férrea, até deparar-se com um trem em movimento no qual embarca. Para sua surpresa, ele não havia embarcado em qualquer trem, mas estava a bordo do Circo.
Jacob Jankowski é um jovem de 23 anos que era um dedicado estudante de veterinária que larga seus estudos quando recebeu a notícia do falecimento dos seus pais, em um acidente de carro, Jacob, fica desorientado e falido. Jacob, sem ter dinheiro e nem para aonde ir, resolve pegar um trem sem nem saber para aonde vai e descobre que aquele trem é de um circo. O circo "Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra". Sem ter talento circense, Jacob acaba virando veterinário, mesmo tendo abandonado a faculdade no dia da prova final.
Jacob logo passa a ser reconhecido por “ser” um veterinário e começa andar com os administradores do circo e é quando conhece Marlena. Uma artista jovem e bela, mas casada com August, o rapaz responsável por sua entrada no circo. E é assim que começa a jornada turbulenta de Jacob em salvar os animais e buscar o amor de Marlena. Trabalhando como veterinário, ele vai conhecer trabalhadores violentos, a mão dura do chefe, e uma artista encantadora. Ele é aceito para cuidar dos animais, onde é submetido a humilhações e sofrimentos constantes.
As melhores partes são quando tem o espetáculo com os animais que é muito real e do velho Jacob contando sua história. O livro é narrado pelo Jacob só que depois de velho. Ele com 93 anos em uma casa de repouso lembrando-se de seus tempos áureos. Ranzinza e já com a memória falha, ele conta como a tragédia com sua família o transformou num jovem sozinho e sem rumo, no meio da crise que abalava os EUA nos anos 30.
Me deu pena dele. E como eu disse antes, as partes dos animais me pareceram as mais reais e no final do livro eu me deparo com a nota da autora dizendo que foi inspirado em fatos.
No circo ele se depara com outros trabalhadores em situação de miséria e muitas vezes sem opção de saírem dali com vida. Seu único amigo é o anão Walter, um homem leal que não medirá esforços em ajudá-lo quando ele precisar. Seu amor por Marlena será o estopim para um conflito direto com o temeroso August.
Vários circos fecharam as portas por causa da crise financeira de 1929 – ano em que se passa a história – então Tio Al, dono do circo, resolve adquirir uma elefanta para fazer parte da trupe e que deveria ser a ultima tentativa de salvação para o circo, porém ela parece ser um animal inútil, já que aparentemente não consegue fazer nenhum truque. Com isso, Jacob e Rosie – a elefanta – criam um grande laço de amor e amizade, onde ele está disposto a tudo para defendê-la.
August é paranóico em relação à Marlena (sua mulher) e tem o humor instável. Tio Al vive em função do dinheiro e não se importa com ninguém além de si mesmo. Marlena, apesar de ser a estrela do circo, não é feliz. Os animais recebem alimentos em péssima qualidade e sofrem nas mãos de August. Os trabalhadores não recebem se o circo não lucra e trabalham como escravos. Desaparecimentos de pessoas no trem ocorrem durante o percurso de uma cidade a outra. Jacob está apaixonado por Marlena e Rosie, uma elefanta que é muito inteligente, apesar de se fazer de burra para algumas pessoas.
A elefanta que inspira o título aparece do meio para o final. Chama-se Rosie e é uma graça de animal, e talvez por isso sofra tanto nas mãos de August. Ela será um elo forte na relação entre Marlena e Jacob, aproximando-os e dando força para que eles enfrentem os perigos que rodeiam o circo. Ainda assim, achei a narrativa um pouco fraca em termos dramáticos.
Jacob se vê arrebatado pelas lembranças quando um circo chega à cidade. A história de sua vida, que foi sempre guardada a sete chaves, parece exigir ser contada. A partir daí, é inevitável que ele se recorde de como teve de abandonar o curso de veterinária quando perdeu os pais, da forma como chegou ao Circo Irmãos Benzini e, principalmente, de como se apaixonou por Marlena, a estrela do número com cavalos, e por Rosie, a elefanta que apareceu de repente no circo. Ao fim deste fascinante livro percebi que, assim como sua capa destaca, ‘a vida é o maior espetáculo da Terra’.
Em Água para Elefantes o único ponto que prende é a vilania de August, o cuidador de animais cínico, cruel e mau caráter, casado com Marlena, a artista do número com os cavalos e a donzela a ser resgatada pelo herói Jacob. Mas esses dois formam um casal tão seco e sem vida que penso ser August um antagonista bom até demais.
Os capítulos no tempo presente não servem para outra coisa senão mostrar que Jacob se tornou um velho sozinho que espera ansiosamente pela ida ao circo no fim de semana. Digo, achei um desperdício não esticar mais a narrativa do seu romance com Marlena em vez de expor a rotina de alguém numa casa de repouso discutindo com os colegas e as enfermeiras.
Sara Gruen nos leva ao maravilhoso e assustador mundo do circo. Um lugar onde adultos e crianças buscam alegria e diversão, mas que esconde em seus bastidores as duras histórias de vida daqueles responsáveis por manter a magia do picadeiro. Do trabalho extenuante de montagem das tendas à hierarquia que separa os trabalhadores, artistas e chefes e a consequente distribuição desigual de privilégios, somos apresentados a um mundo completamente diferente daquilo que o público vê.
O Circo dos Irmãos Benzini é um espetáculo que sobrevive sob suas próprias leis. Trabalhadores braçais e animais são vítimas de exploração e maus tratos em um cenário que se agrava à medida que a situação financeira do mesmo piora, em parte pelo período da Grande Depressão Americana em que a narrativa se insere, mas principalmente pela péssima administração dos responsáveis.
Aceito graças à Universidade de renome que frequentava, Jacob se vê dividido entre o mundo dos trabalhadores e artistas, sem pertencer exatamente a nenhum dos dois. É nessa situação de incerteza que será introduzido àquelas que se tornarão os dois amores de sua vida: Marlena, a estrela do circo e casada com o desequilibrado August; e Rosie, uma elefanta comilona e aparentemente burra que Jacob treina e protege de maneira a torná-la o novo grande número do picadeiro.
No livro “Água Para Elefantes”, Sara se utiliza de uma ampla pesquisa e anedotas comuns na realidade circense para dar vida à narrativa. As crueldades infringidas aos trabalhadores, as peripécias e castigos relacionados aos animais estão em questão. Conhecida por retratar a vida animal em seus livros, a própria autora admite ter tido a intenção de demonstrar o tratamento dispensado aos elefantes durante aquele período histórico.
O resultado de tudo é uma história cativante que se utiliza de uma linguagem clara, até mesmo bruta em alguns momentos, para descrever a vida sob a grande tenda, não deixando que seja omitido um detalhe sequer. Os espetáculos na tenda principal, os que acontecem na tenda secundária, as festas glamorosas nos vagões dos artistas, as farras e bebedeiras dos empregados, bem como suas conseqüências. A narrativa tem, inclusive, um número razoável de reviravoltas que consegue manter o leitor interessado até o final.
Outro aspecto positivo é que o livro consegue abordar o romance entre Jacob e Marlena sem parecer exagerado ou mesmo extremo, contudo ainda é fraco. O desenvolvimento da relação dos dois é descrita de maneira convincente e sem muitos floreios, jamais ganhando mais espaço do que o necessário, só que sendo necessário ser mais abordado de forma mais relevante.
A parte mais emocional da narrativa, porém, são os momentos em que somos trazidos de volta a realidade e novamente nos encontramos na companhia do idoso Jacob Jankowski. Difícil não se identificar com a nostalgia com a qual ele se lembra daquele que foi o período que definiu o resto de sua vida, assim como a maneira como ele tenta desesperadamente afastar-se do rótulo lhe conferido pela idade avançada e se apegar desesperadamente aos pequenos detalhes que fazem dele simplesmente um ser humano que viveu mais do que a maioria dos outros.
Nesse romance que cativa Sara Gruen transformou não apenas o circo, mas a vida, através das lembranças de Jacob, no maior espetáculo da Terra.
O romance proibido de Jacob e Marlena ganha destaca ao longo da narrativa, mas quem realmente chama atenção é Rosie – a elefanta. Rosie é determinada, sabe distinguir entre o que é bom ou ruim, sofre, ama e, acima de tudo, é fiel. Um animal que se torna humano diante de tantas características.

Mel 28/12/2022

Eu vi esse filme por volta de 2013 aos meus 14,15 anos por aí, desde então nunca tive a vontade de fazer a leitura, até quem 2022 resolvi ir na feira do livro da cidade e comprar ele de novo, pois tinha emprestado o meu. E fala sério, que livro perfeito e refletivo eu levei dias para parar de pensar em Jacob, Marlena, Walter. Um história que te prende, e te faz querer entrar dentro da história e fazer parte dela tbm, leiam muito, vcs não vão se arrepender.

Kazane 27/12/2022

Ahhhh esse livro, sofri como uma condenada, mas é bom
Eu não sou chegada em romance pois cansativo demais, mas esse livro me marcou muito, gostei bastante da história, e o melhor é que tem filme dele!

Ana 19/12/2022

Este livro é para Topsy e Old Mom?
Simplesmente um livro incrivelmente incrível, nunca tinha ouvido falaram antes sobre ele, achei por acaso em casa e não deu muito valor, pela capa ser de filme kkkkk.
Mais no final das contas descobri ser um livro extraordinário, diferente de tudo que EU já li, uma história super envolvente e com muitas reviravoltas?
Simplesmente amei!

Daph 13/12/2022

Livro Perfeito
Ele é gostoso de se ler, a história cativa bastante. Não conseguia parar de ler, tem partes que me emocionaram bastante. Recomendo muito para quem estiver buscando uma história leve O livro me atrapou desde a primeira página e o final não decepcionou.

TainA.Alexandra 02/12/2022

Eu já tinha assistido o filme, porém o livro é muito mais emocionante, chorei todas as vezes que li que Rosie estava apanhando de August, odiei ele do início ao fim do livro, porém amei o final do livro amei toda a história o amor de Jacob e Marlena foi bonito de ler. Enfim mais um livro perfeito!!
NAY 02/12/2022minha estante
Eu nunca vi o filme, mas amei o livro

TainA.Alexandra 02/12/2022minha estante
Achei o livro muuuuito mais emocionante q o filme...
Apesar de q o filme é lindo... Recomendo ambos... ??

Dominic.Medeiros 28/11/2022

Que história mais linda!
Impossível não se apaixonar pelo universo proposto, pelos personagens muito bem construídos, pela história cheia de sentimentos e pelo final que surpreende!

Lís 17/11/2022

Essa livro foi uma mistura de emoções! Comecei a ler achando que ia largar de mão, mas na verdade me apaixonei?
Chorava em quase todos os capítulos kkkk
Dante 19/11/2022minha estante
O filme é muito bom

Dante 19/11/2022minha estante
Não acredito que já tem 11 anos esse filme

Lís 19/11/2022minha estante
Simm 11 anos ksksk
O filme realmente é bom (apesar que eu gosto tudo que robert pattinson faz então )
Porém o livro é sensacional

SisterCreed 29/10/2022

Inesperado
Demorei 11 anos para pegar esse livro da minha estante e ler. Mas agora que aconteceu fico grata por ele ainda estar lá. Simplesmente não esperava.

Aline 24/10/2022

Incrível.
Uma história maravilhosa, cheia de emoções e reviravoltas em uma grande intensidade. com uma escrita bem detalhada a autora nos faz viajar nesse trem onde acontece muitas coisas, fazendo como se estivéssemos vendo tudo de uma por uma pequena fresta na porta, cada capítulo nos deixa aflitos e alegres simultaneamente.
Uma maravilhosa história sem dúvidas!

Eduardo Ogalves 22/10/2022

Sinopse
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera. **** "Não falo muito sobre esses dias. Nunca falei. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Sabia como era importante guardar o segredo dela e de fato o guardei ? pelo resto de sua vida e depois. Em 70 anos, nunca o revelei a ninguém." Jacob Jancowski tem 93 anos, vive numa casa de repouso e nunca fala de seu passado. Até que um circo chega à cidade, despertando as recordações de sua juventude. São lembranças de um mundo habitado por aberrações e palhaços, em que vigoram leis rigorosas e até mesmo irracionais. Uma atmosfera de encanto, repleto de maravilhas e paixões, mas que também abriga dor e ódio. Para o jovem Jacob, esse novo universo será tanto sua salvação quanto seu calvário. Aos 23 anos, no início do difícil período da Grande Depressão americana, ele perde os pais num acidente de carro e abandona a faculdade de veterinária. Por fim ele se junta à trupe dos Irmãos Benzini. Mesmo vivendo quase na miséria e tendo de suportar inúmeras humilhações, os trabalhadores do lugar se sentem felizes por pelo menos terem um emprego. É sob as tendas que Jacob se apaixona por Marlena, a jovem estrela do número dos cavalos, e se encantar com Rosie, a elefanta que deveria ser a solução para os problemas do circo, mas que parece ser incapaz de aprender qualquer coisa. O elo que une esse trio improvável é sua única chance de sobreviver nesse ambiente misterioso e cruel, onde nada é exatamente o que parece. Comovente, divertido e surpreendente, Água para elefantes é a história de um amor que supera todos os obstáculos, até mesmo o tempo.

Alicia.Luchetta 20/10/2022

Água para Elefantes (@li.gostei.resenhei)
A narrativa se passa em dois tempos diferentes, sendo o primeiro no presente, onde Jacob Jankowski, tem 90 anos e mora numa casa de repouso, desde a morte de sua mulher. Pela primeira vez em sua vida, ele decide se abrir e contar sua história da juventude.

A segunda narrativa é de Jacob com 23 anos, um jovem na faculdade de veterinária, com uma ótima vida, que prestes se formar, recebe a triste notícia da morte de seus pais.

Com toda essa reviravolta, Jacob decide fugir para o mais longe possível de sua cidade e acaba pulando num trem em movimento. Sem entender nada, ele se encontra no Esquadrão Voador, do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

A partir daí, descobrem do seu histórico de quase veterinário e Jacob é admitido para cuidar dos animais do circo, já que uns dos cavalos principais do espetáculo está muito doente.

Além de todas essas mudanças na vida de Jacob e da dificuldade de se trabalhar num circo, ele ainda precisa esconder os sentimentos que começa a ter por Marlena, a protagonista mais importante do circo que é casada com August, simplesmente o chefe louco de Jacob.

Por mais vontade que ele tenha de largar tudo no circo, por não concordar com os maus-tratos nos animais, ele não consegue desapegar dessas criaturinhas, principalmente de Rosie, a elefanta comprada pelo dono do circo que no começo era só um animal estúpido que não obedecia ninguém, e depois se tornou o símbolo do circo.

O livro me conquistou pelo amor de Jacob pelos animais, ele alimenta os leões, anda de mão dada com os macacos, cuida dos cavalos e ama Rosie como se fosse sua filha, é impossível não se apaixonar. Muitos dizem que é uma história de chorar, mas acho que senti muito mais ódio do que tristeza, vendo o que os donos eram capazes de fazer maltratando cada animal que não obedecesse.

Confesso que demorei bastante na leitura, apesar de o livro ser bem pequeno, achei que em alguns momentos ele não te incentiva a ler sem parar. Mas eu amei muito e indico para todos que gostam de dramas. Agora é assistir o filme.

site: https://www.instagram.com/p/Cj1kGR3rcLL/?utm_source=ig_web_copy_link

Luiza.Oliveira 18/10/2022

Amo y amo
Eu só li esse livro pq foi recomendado por outra pessoa importante na época,mas se tornou um dos meus queridinhos...
De verdade, louco como ele te faz viajar e vivenciar a rotina doida de todo mundo, além de conseguir sentir na pele cada palavra,sensação, sentimento e desejo do personagem principal. Uma leitura incrível!

Pam 03/10/2022

Lindo
Livro esplêndido, bem construído, um romance muito, muito maravilhoso. Você consegue se envolver, e se sentir dentro da estória.